Projetos (2018/2019) | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Projetos (2018/2019)

Protótipo de série de animação audiovisual infantil:  Inteligência emocional aplicada à educação

  • Discente: André Carlos Marchioro
  • Orientadora: Sara Alves Feitosa
  • O projeto visa a articulação entre Indústria Criativa, Educação e Inteligência Emocional para a concepção de um protótipo de uma série audiovisual de animação 2D aplicada à educação, podendo ser utilizado como material didático por professores de crianças na faixa etária de 6 a 11 anos. Para a realização deste intento, a base teórica são as competências emocionais enunciadas por Daniel Goleman, Ph.D. (1995) bem como a Jornada Emocional de elaboração nossa. O produto se justifica pela importância de desenvolvimento das competências emocionais desde a infância, sendo a animação audiovisual uma linguagem adequada para atingir o público pretendido. Adotamos a pesquisa bibliográfica e o MD3E (Método de desdobramento em três etapas) aplicado ao desenvolvimento do protótipo.
  • Palavras-chave: Animação infantil. Inteligência Emocional. Indústria Criativa. Educação Básica.
  • Eimove

 

Projeto #Viunipampa: Vistas únicas do Pampa no Instagram

  • Discente: Fernando da Cruz
  • Orientadora: Sara Alves Feitosa
  • Através do surgimento da rede social Instagram, no ano de 2010, o relacionamento dos diferentes atores sociais que convivem e se conectam com e na Universidade Federal do Pampa passou a se estabelecer espontaneamente neste ambiente digital, por meio de uma linguagem visual estetizada e efêmera, de forma real/virtual ubíqua. Frente ao já existente hábito de produzir e compartilhar imagens do cotidiano da vida universitária nas 11 unidades da Unipampa, em um aplicativo/rede social móvel, e a possibilidade de reunie estas imagens em um local único, este projeto propõe o desenvolvimento de um banco de imagens temático da instituição e dos pontos relevantes dos municípios em que ela atua, através da produção e compartilhamento colaborativo de imagens. Configura-se assim como um projeto de comunicação como indústria criativa pois é uma atividade que se propõe a utilizar da criatividade e de produções artísticas e intelectuais para o seu desenvolvimento.
  • Palavras-chave: Fotografia, Redes Sociais, Ubiquidade, Indústrias Criativas, Instagram
  • Projeto #ViUNIPAMPA

 

Jornalismo Audiovisual Móvel na região noroeste do Rio Grande do Sul: O local no smartphone

  • Discente: Lahis Borges Welter
  • Docente: Vivian Carvalho Belochio
  • O trabalho tem como objetivo principal propor o desenvolvimento de um aplicativo de jornalismo audiovisual móvel, direcionado à região noroeste do Rio Grande do Sul. Parte-se do pressuposto de que esse tipo de produção é potencializada pelas possibilidades de desenvolvimento do jornalismo enquanto elemento da indústria criativa na realidade da cultura da convergência. A partir da produção para smartphones, considera-se possível ir além das bases tradicionais do telejornalismo e do próprio webjornalismo audiovisual, chegando a outro tipo de produção, entendido como desafio em meio às transformações da indústria criativa na contemporaneidade. Para discutir tal entendimento, este PDI descreve as características da cultura da convergência, do telejornalismo e do webjornalismo audiovisual, chegando ao jornalismo audiovisual móvel. A intenção é para entender as mudanças da produção jornalística em redes digitais ao longo dos anos, tentando traçar as possibilidades do jornalismo audiovisual móvel local em smartphones. Por fim, o trabalho expõe resultados de pesquisa exploratória que compõe o diagnóstico deste PDI, que serviu à formulação da proposta de produto desta pesquisa: um aplicativo de jornalismo audiovisual móvel para smartphones focado nos municípios de Ijuí e Cruz Alta.
  • Palavras-chave: aplicativo; jornalismo; audiovisual; móvel.

 

O Mapa Criativo da Publicidade em Santa Maria – RS

  • Discente: Priscilla Inês Pellenz Eich
  • Docente: Renata Patrícia Corrêa Coutinho
  • O “Mapa Criativo da Publicidade em Santa Maria – RS” objetiva mapear a indústria criativa publicitária santa-mariense, com o intuito de ser divulgado por meio de e-book (livro digital) e site. O material apresenta a estruturação do mercado publicitário da localidade, demarcando segmentos que trabalham com propaganda (agências de publicidade, produtoras audiovisuais e empresas com setores comunicacionais) e informações acerca das possibilidades da atuação profissional publicitária em Santa Maria.
  • Palavras-chave: indústria criativa; publicidade; Santa Maria – RS; mapeamento.
  • O Mapa Criativo da Publicidade em Santa Maria – RS

 

Rádiojornalismo no interior: Sugestões de como fazer

  • Discente: Amanda Rafaela Lima
  • Docente: Carmen Regina Abreu Gonçalves
  • O  trabalho busca a criação de uma guia com sugestões para o trabalho com radiojornalismo praticado no interior. A proposta foi embasada na necessidade de criar padrões e referências para esse tipo de trabalho, conforme defendem autores da área. O guia é em formato de Ebook e distribuído de forma gratuita às emissoras e demais pessoas interessadas.
  • Palavras chave: Rádio, Rádiojornalismo, Jornalismo no Interior e Indústria Criativa

 

Relações Públicas e Gamification: Uma proposta para inovação dos relacionamentos internos em ambientes da Indústria Criativa

  • Discente: Anderson Benites Lovato
  • Docente: Marcela Guimarães e SILVA
  • O projeto busca compreender como as relações públicas podem empregar a gamification nos relacionamentos internos em ambientes da indústria criativa. Para tanto, foi empregada as etapas da gamification no Instituto Federal Farroupilha – IFFar Campus São Borja, compreendido aqui uma indústria criativa. O projeto foi realizado no período de agosto a dezembro de 2018 e o público-alvo foi o interno, ou seja, os servidores da instituição. Inicialmente, foram identificadas as falhas no relacionamento interno do espaço estudado através de entrevistas e observações in loco. Esse procedimento também possibilitou a criação do mapa de personas, referente a identificação do perfil dos jogadores, seguindo com a idealização do jogo e criação da sua mecânica. Na sequência, o jogo foi prototipado com uma porcentagem de servidores e posteriormente aplicado. Como última etapa os resultados foram mensurados através de um relatório analítico que buscou identificar o engajamento dos participantes e a eficácia do jogo.
  • Palavras-chave: Relações Públicas, Gamification, Indústria Criativa.

 

Memória Institucional – um anuário para o brique da Vila Belga

  • Discente: Caroline Fátima Rodrigues Viana
  • Docente: Carmen Regina Abreu Gonçalves
  •  Aliando inovação, indústria criativa, comunicação e memória, desenvolvemos para o Brique da Vila Belga um anuário digital, criado como uma valorização e memória referente ao terceiro ano de história do evento. Com o produto, valorizamos um local histórico e importante para a história de Santa Maria, a Vila Belga. Atendendo uma demanda da Associação Brique da Vila Belga também desenvolvemos um folder institucional. Anuário e folder são produtos de comunicação sendo ambos vistos como inovadores dentro desta comunidade trabalhada.
  • Palavras-chave: indústria criativa, patrimônio, memória e comunicação.

 

Indicadores e Indústria Criativa: Um modelo para o Microempreendedor Individual – Mei

  • Discente: Darlan Santos Grziwinski
  • Docente: Tiago Costa Martins
  • Por estar preocupado com a necessidade de contar com indicadores que possam diagnosticar a realidade e contribuir para identificar o perfil e as potencialidades dos empreendedores individuais em indústria criativa, o projeto teve como objetivo criar um sistema de indicadores através de um aplicativo para possibilitar análises em torno do Microempreendedor Individual (MEI) em Indústria Criativa na região das Missões do Rio Grande do Sul.
  • Palavras-chave: indústria criativa; indicadores; microempreendedor individual; comunicação.
  • http://omicult.org/mei/