O mestrando da segunda turma do PPGCIC Anderson Lovato, junto a professora Marcela Guimarães e Silva foram os facilitadores do segundo workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa. Com o tema “Gamification em Relações Públicas, o workshop reuniu alunos de graduação (Jornalismo e Relações Públicas) e de Pós-Graduação (Comunicação e Indústria Criativa), que participaram das atividades neste sábado, 17 de novembro, no PPGCIC Lab – Laboratório de Comunicação e Indústria Criativa.
Gamification é um tipo de estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público (interno e externo) com as marcas de maneira lúdica. Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca. A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pelas interações dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas e até prêmios físicos.
Durante a atividade, foram trabalhados as possíveis utilizações de Games pelo profissional de RP nas diversas esferas de sua atuação, seja na iniciativa privada, governamental ou terceiro setor. Além de associação com outras áreas, como Recursos Humanos, Marketing, Saúde, Educação, T&D e Vida Cotidiana.
O interesse em apropriar essa estratégia a área de Relações Públicas e Comunicação surge da necessidade em transformar métodos tradicionais em métodos inovadores e criativos.
Este circuitos de workshop é promovido pelo Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa.
O próximo workshop acontece dia 24 de novembro e trabalhará com Produção Audiovisual Digital. Mais informações aqui.