Revista A Mira

A revista A MIRA fez uma divulgação em sua pagina sobre o evento realizado pelo curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, durante a Semana Acadêmica 2019.


Leia Mais em: http://amiranet.com.br/noticia/engenharia-cartografica-e-de-agrimensura-da-universidade-federal-do-pampa-302

Revista A Mira – Agrimensura e Registros Públicos / Editora e Livraria Luana Ltda.

Avenida Centenário, 3708 – Sala 201 – Centro Comercial GP

Caixa Postal, 3112 – CEP 88801-971 – Criciúma – SC

E-mail: amira@amiranet.com.br

Semana Acadêmica 2019 dia 5.

Quinto e ultimo dia da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Palestra: Astronomia, com a palestrante professora Eliade Ferreira Lima.

Contemplados nos sorteios realizados durante o evento.

Palestra: Rede Hidrometeorológica Nacional e os Sistemas de Alertas Hidrológicos da CPRM, com palestrante Franco Buffon.

Palestra: Uso de Geotecnologias aplicadas no serviço geológico do Brasil, com a palestrante Giana Grupioni Rezente.

 

Semana Acadêmica 2019 dia 4.

Mesa Redonda: Projeto GeoMaçambara, com a equipe da esquerda para direita, professor Leonard Niero Silveira, José Emiliano de Souza Bisneto, Lucas Santos, Rafaela Marques, Rafaela Valadares, Mariana Segabinazi, MarcelaTrachta, GuilhermeMuzi.

Mini Curso: Currículo Lattes, com a ministrante Professora Karla Beatriz Vivian Silveira.

Mini Curso: Os Sistemas Globais de Posicionamento por Satélite, com ministrante professor Leonard Silveira.

Mini Curso: AutoCAD, com ministrantes Christopher Ferrari, Elias Keivison, Marcia Afonso  e Igor Silveira.

 

Semana Acadêmica 2019 dia 3.

Palestra: Relato sobre a Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Estrutura (SEMA), com Diego Melo Pereira.

Palestrante Diego Melo Pereira.  Com formação em Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS. Tem experiência na área de Biotecnologia, Microbiologia e Bioprocessos, com ênfase em desenvolvimento de spawn, micropropagação clonal, cultivo de esporos e banco ativo de germoplasma de fungos filamentosos.

Mini Curso: Verificação de Níveis Óticos, com ministrante o professor Isaac Ramos.

Mini Curso: QGis, com os ministrantes Lucas Santos e Richard Assis.

 

Semana Acadêmica 2019 dia 2.

Segundo dia de Semana Acadêmica no curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Mini Curso: Saúde e Segurança do Trabalho, com ministrante Paulo Eduardo Paiva.

Palestras realizadas no Teatro Prezewodowski, um dos mais antigos da América Latina, inaugurado em 1886. Leva o nome do capitão comandante da Flotilha de Guerra do Alto Uruguai, sediada em Itaqui, de 1872 a 1874, Estanislau Prezewodowski, que teve participação destacada anteriormente na Guerra do Paraguai. Localizado em frente a praça central da cidade. Ponto turístico imperdível para os visitantes.

Palestra: Princípios Físicos de Sensoriamento Remoto e Aplicações, com Waterloo Pereira Filho. Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of Victoria – Canadá. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atua principalmente nos seguintes temas: Limnologia, Uso da Terra e Geotecnologias.

Palestra: Estimativa da Temperatura de Superfície com uso do Infravermelho termal, em reservatório,  com  Giseli Kramer.

Palestra: Identificação de áreas de ocorrência de macrófitas aquáticas e uso do sensoriamento remoto em locais sem gelo na Antártica,  com  Cristiano  Niederauer  da  Rosa.

Mini Curso: Excel, com ministrantes, Franciele Munieweg e Gregory Dalosto.

Semana Acadêmica 2019 dia 1.

Eventos do primeiro dia de SAECA 2019.

Mesa Redonda: Experiência de Ex-aluno e alunos, com Samuel Tarso, Israel Passos e Christopher Thums.

 Comissão de Organização da Semana Acadêmica.

Palestra: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na regularização fundiária, com Luis Carlos da Silveira. Há mais de duas décadas, a Revista A Mira consolida-se entre os principais veículos de comunicação do setor da Engenharia de Agrimensura mundial. A publicação surgiu como um informativo da Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), no início dos anos 80, em razão da necessidade de criar um vínculo com seus associados. A partir daí surgiu o jornal O Azimute, iniciativa do idealizador, o engenheiro agrimensor Luiz Carlos da Silveira, na época, presidente da associação e hoje editor da Revista A Mira

Theatro Prezewodowski é um teatro brasileiro situado no município de Itaqui, no Rio Grande do Sul. É um dos mais antigos da América Latina. A pedra fundamental foi lançada em 1883 e o prédio foi inaugurado em 1886.

Visita Técnica às Obras de Saneamento da Cidade de Uruguaiana-RS.

Foi realizada na sexta-feira dia 07/06 uma viagem de estudos para visita técnica às obras de saneamento da cidade de Uruguaiana-RS, assim como nas estações de tratamento de água e estação de tratamento de esgotos, incluindo uma estação elevatória de esgotos. A visita foi realizada pelas turmas das componentes Hidráulica Aplicada e Hidrologia Aplicada do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, sob a responsabilidade provisória do Prof. Leonard Niero da Silveira.
Os alunos foram recepcionados pelo Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor Samuel Tarso da Silva, pela Engenheira Civil da BRK Ambiental, Elizele Arend e pelo responsável pelo setor de comunicação e responsabilidade social Anderson Cruz.
A visita iniciou-se em duas frentes de trabalho para assentamento da tubulação da rede de esgoto cloacal em dois bairros de Uruguaiana e depois os discentes foram conhecer a estação de captação e recalque de água bruta do Rio Uruguai e posteriormente a estação de tratamento de água da cidade (recebimento da água bruta, etapas de tratamento, armazenamento da água tratada e distribuição).
À tarde os alunos conheceram os processos de coleta, escoamento e tratamento do esgoto por meio de uma visita realizada à uma estação elevatória e à estação de tratamento de esgotos.

Feira da Educação.

UNIPAMPA na Praça! Integração, conhecimento, criatividade e cidadania = Universidade. 👏👏😊 Resultado do trabalho dos discentes, técnico-administrativos, docentes e funcionários terceirizados. Agradecemos o apoio da direção do Campus Itaqui, da Secretaria da Saúde, da Prefeitura Municipal e das Rádios: Liberdade, Pitangueira e Cruzeiro.

Equipe de Xadrez, com exposição dos jogos e participação da comunidade presente no evento.

LabSIM

A Engenharia Cartográfica e de Agrimensura também teve sua representação no evento.