Discentes do Curso de Direito presentes em Sessão do Tribunal do Júri

Discentes do terceiro semestre do Curso de Direito da Unipampa – Campus São Borja, acompanharam, no dia 21 de janeiro de 2020, a sessão do Tribunal  do Júri da Comarca de São Borja.

Em julgamento, homicídio qualificado, tendo como vítima Thalia Costa, transexual assassinada em 2018. O réu, Douglas Gluszszak Rodrigues, foi condenado a 24 anos de prisão, sendo que a defesa irá recorrer.

O convite foi feito pelo magistrado titular da 1ª Vara Criminal, Dr. Marco Antonio Preis.

A coordenadora do Curso de Direito, profª. Drª. Lisianne Sabedra Ceolin, acompanhou o grupo de acadêmicos e acadêmicas, e destacou a importância da indissociabilidade entre teoria e prática desde o início do bacharelado, com espaços diversificados  de aprendizagem, de modo que haja uma formação  abrangente e conectada com as discussões e práticas jurídicas contemporâneas.

O caso teve imensa repercussão. Na sentença, o Juiz de Direito destacou o fato da vítima ser transexual, configurando o crime uma agressão aos direitos humanos.

Curso de Direito em diálogo com o Poder Judiciário

A coordenadora do Curso de Direito, profª. Dra. Lisianne Sabedra Ceolin, recebeu, nesta quinta-feira (19/09), a visita do Juiz de Direito Marco Antonio Preis, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Borja.

Além de conhecer o campus, o magistrado destacou a importância da proximidade com a universidade, de modo que possam ser desenvolvidos projetos em conjunto com o Poder Judiciário. Também foi abordada a temática referente aos estágios dos acadêmicos do Curso de Direito. A coordenação frisou sua satisfação pelo interesse e disponibilidade do magistrado, o que certamente terá reflexos positivos tanto para os discentes quanto para a comunidade.

IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional

Docentes e discentes do Bacharelado em Direito do Campus São Borja participaram, de 28 a 30 de agosto, em Porto Alegre, do IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional, em homenagem ao Professor Paulo Bonavides.
O evento foi promovido pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e pela Associação Mundial de Justiça Constitucional.

Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito do Campus São Borja participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Subseção da OAB /São Borja

A Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito do Campus São Borja participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Subseção da OAB /São Borja para o triênio 2019/2021, no último dia 23 de agosto.

A cerimônia aconteceu na Casa do Advogado na Rua 13 de Janeiro, nº 2220, Bairro Pirahy. Em 50 anos de existência da entidade em São Borja é a primeira vez que uma mulher advogada ocupa a cadeira da Presidência.

A nova diretoria ficou assim composta: Presidente: Flávia Noeli Dornelles Ribas, Vice-Presidente, Mário Carlos Rocha Almeida, Secretário-Geral, Andréia Pereira Portela, Secretário-Geral Adjunto, William Falcão Poerscke, Tesoureiro, Rogério Lima Pinheiro.

Foram também empossados os Conselheiros titulares: Angélica Genro L. Vielmo, Claudio Tatsch da Rocha, Eduardo Souza Santos, Péricles Lima Lul, Tedy da Silva Soares e Waleska Belloc Barbosa.

Como Conselheiros suplentes os advogados: Adriano Pires Moraes, Camila Nadalon Mroginski, Caroline Bratz Silva, Eder Guimarães Costa, Graco Juliano Lima Durão e Philippe de Faria Correa Grey.

Durante a solenidade a nova Presidente Flávia Ribas destacou a importância da defesa das prerrogativas do advogado para a manutenção do Estado democrático de Direito e das conquistas da cidadania.

Na foto:  Waleska Belloc Barbosa, Lisiane Sabeedra Ceolin, Flávia Ribas, Adriana Cantini, Jorge Luis Dias Fara (vice-presidente da OAB/RS) e Moyses Lopes (ex-Presidente da OAB Secional São Borja)