Discentes do Curso de Direito presentes em Sessão do Tribunal do Júri

Discentes do terceiro semestre do Curso de Direito da Unipampa – Campus São Borja, acompanharam, no dia 21 de janeiro de 2020, a sessão do Tribunal  do Júri da Comarca de São Borja.

Em julgamento, homicídio qualificado, tendo como vítima Thalia Costa, transexual assassinada em 2018. O réu, Douglas Gluszszak Rodrigues, foi condenado a 24 anos de prisão, sendo que a defesa irá recorrer.

O convite foi feito pelo magistrado titular da 1ª Vara Criminal, Dr. Marco Antonio Preis.

A coordenadora do Curso de Direito, profª. Drª. Lisianne Sabedra Ceolin, acompanhou o grupo de acadêmicos e acadêmicas, e destacou a importância da indissociabilidade entre teoria e prática desde o início do bacharelado, com espaços diversificados  de aprendizagem, de modo que haja uma formação  abrangente e conectada com as discussões e práticas jurídicas contemporâneas.

O caso teve imensa repercussão. Na sentença, o Juiz de Direito destacou o fato da vítima ser transexual, configurando o crime uma agressão aos direitos humanos.

Curso de Direito em diálogo com o Poder Judiciário

A coordenadora do Curso de Direito, profª. Dra. Lisianne Sabedra Ceolin, recebeu, nesta quinta-feira (19/09), a visita do Juiz de Direito Marco Antonio Preis, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Borja.

Além de conhecer o campus, o magistrado destacou a importância da proximidade com a universidade, de modo que possam ser desenvolvidos projetos em conjunto com o Poder Judiciário. Também foi abordada a temática referente aos estágios dos acadêmicos do Curso de Direito. A coordenação frisou sua satisfação pelo interesse e disponibilidade do magistrado, o que certamente terá reflexos positivos tanto para os discentes quanto para a comunidade.

IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional

Docentes e discentes do Bacharelado em Direito do Campus São Borja participaram, de 28 a 30 de agosto, em Porto Alegre, do IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional, em homenagem ao Professor Paulo Bonavides.
O evento foi promovido pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e pela Associação Mundial de Justiça Constitucional.

Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito do Campus São Borja participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Subseção da OAB /São Borja

A Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito do Campus São Borja participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Subseção da OAB /São Borja para o triênio 2019/2021, no último dia 23 de agosto.

A cerimônia aconteceu na Casa do Advogado na Rua 13 de Janeiro, nº 2220, Bairro Pirahy. Em 50 anos de existência da entidade em São Borja é a primeira vez que uma mulher advogada ocupa a cadeira da Presidência.

A nova diretoria ficou assim composta: Presidente: Flávia Noeli Dornelles Ribas, Vice-Presidente, Mário Carlos Rocha Almeida, Secretário-Geral, Andréia Pereira Portela, Secretário-Geral Adjunto, William Falcão Poerscke, Tesoureiro, Rogério Lima Pinheiro.

Foram também empossados os Conselheiros titulares: Angélica Genro L. Vielmo, Claudio Tatsch da Rocha, Eduardo Souza Santos, Péricles Lima Lul, Tedy da Silva Soares e Waleska Belloc Barbosa.

Como Conselheiros suplentes os advogados: Adriano Pires Moraes, Camila Nadalon Mroginski, Caroline Bratz Silva, Eder Guimarães Costa, Graco Juliano Lima Durão e Philippe de Faria Correa Grey.

Durante a solenidade a nova Presidente Flávia Ribas destacou a importância da defesa das prerrogativas do advogado para a manutenção do Estado democrático de Direito e das conquistas da cidadania.

Na foto:  Waleska Belloc Barbosa, Lisiane Sabeedra Ceolin, Flávia Ribas, Adriana Cantini, Jorge Luis Dias Fara (vice-presidente da OAB/RS) e Moyses Lopes (ex-Presidente da OAB Secional São Borja)

Curso de Direito encerra as atividades de oferta de dois Componentes Curriculares de Inverno

O Curso de Direito encerra as atividades de oferta de dois Componentes Curriculares de Inverno: Direitos Humanos e Gênero e Direito do Idoso, ministrados pela Professora Ma. Waleska Belloc Barbosa.
A a aula de encerramento contou com a participação de Carine Trindade Fagundes dos Santos (Assistente Social do Asilo São Vicente de Paula); Laureane da Rocha Escoto (Assistente Social do CRAS Leonel Brizola e do Projeto Despertando Valores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social); Etiane Amaro Friederich (Corodenadora do CRAS e CDI) e Mariele Medeiros Leiria (Coordenadora do CRAS Centro).
Na oportunidade foi realizada uma roda de conversa sobre os serviços oferecidos pela rede de proteção aos idosos em São Borja, com foco nos direitos e nas políticas públicas.

Apresentação de trabalhos reúne alunos do curso de Direito e Serviço Social em discussões na disciplina de Direitos Humanos.

Nos dias 27 e 28 de Junho os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Direito e  do 3º semestre do Curso de Serviço Social participaram de uma atividade interdisciplinar no componente curricular de Direitos Humanos, ministrado pela professora Dra. Adriana Hartemink Cantini.

 Os acadêmicos compartilharam experiências de aprendizagem com o uso de metodologias ativas. Os temas trabalhados foram: Direitos dos Indígenas, dos Afrodescendentes, da População Quilombola e LGBT’s. Nessa aula foram partilhados saberes sob o aspecto jurídico e social dos grupos e os acadêmicos trocaram suas impressões a respeito da legislação de proteção e da política pública com foco na preservação dos direitos.

 “A interdisciplinaridade promovida colabora com a aproximação do compartilhar de ideias e de conteúdos, que na academia se fazem importantes para a formação desses profissionais.”, relata a Dra. Adriana Cantini.

 As atividades foram realizadas na sala 2309 no campus I, da Universidade Federal do Pampa, São Borja.

Por: Érika Rebés, acadêmica do curso de Jornalismo, 5°Semestre, UNIPAMPA.