História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 8

Chamada pública para alunos em Regime Especial 2022/01 do PPGCIC abrirá nesta segunda

Nesta segunda (14/03), abrirá a chamada para a seleção de alunos em regime especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). Neste ano serão ofertadas ao todo 16 vagas, distribuídas em 4 componentes curriculares. O período de inscrição será do dia 14 a 16 de março, através do preenchimento da ficha de inscrição online, pelo Sistema GURI. 

A seleção de estudantes em regime especial oportuniza a participação em uma disciplina do PPGCIC durante o primeiro semestre de 2022. Conheça a seguir, os componentes que serão ofertados: 

 

Componente: Comunicação, Cultura visual e Indústria Criativa 

Docente: Profa. Dra. Juliana Salbego  

Datas: Quintas-feiras (tarde): 28/04; 05/05; 12/05; 19/05; 26/05; 02/06; 09/06; 23/06 

Vagas disponíveis: 04 

 

Componente: Produção audiovisual na Indústria Criativa 

Docente: Prof. Dr. Joel Guindani  e Dra. Carmen Abreu

Datas: Quintas-feiras (tarde): 30/06; 07/07; 14/07; 21/07; 28/07; 04/08; 11/08; 18/08 

Vagas disponíveis: 04 

 

Componente: Comunicação, Educação e Indústria Criativa 

Docente: Prof. Dr. Gabriel Feil 

Datas: Sextas-feiras (manhã): 27/05; 03/06; 10/06; 24/06; 01/07; 08/07; 15/07; 22/07 

Vagas disponíveis: 04 

 

Componente: Teorias da Comunicação e Indústria Criativa 

Docente: Profa. Dra. Marcela Guimarães e Profa. Dra. Vivian Belochio

Datas: Sextas-feiras (tarde): 20/05; 27/05; 03/06; 10/06; 24/06; 01/07; 08/07; 15/07; 22/07; 29/07 

Vagas disponíveis: 04 vagas 

 

Poderão participar da seleção portadores de diploma de curso superior, acadêmicos dos cursos de graduação da UNIPAMPA e de outras Instituições de Ensino Superior (IESs) que tenham cursado, com aproveitamento, pelo menos setenta e cinco por cento (75%) da carga horária total do seu curso de graduação. Para mais informações acesse o edital. Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que gostariam de conhecer mais o PPGCIC. 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter 

Publicação de revista marca o aniversário de 5 anos do PPGCIC

No dia 16 de dezembro de 2016 foi publicado o primeiro edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Nestes cinco anos de atividades, o PPGCIC tem buscado atuar na área da comunicação e indústria criativa, com o intuito de formar pesquisadores/profissionais no nível de mestrado profissional. 

O PPGCIC tem como objetivo principal atender demandas do contexto regional e também nacional, buscando capacitar o pesquisador/profissional a refletir e reconhecer a comunicação no âmbito da indústria criativa. Ao longo destes cinco anos, o PPGCIC possibilitou o desenvolvimento de diversos profissionais. A reflexão sobre a prática conectada a teorias, bem como o desenvolvimento de soluções criativas, são algumas das competências adquiridas ao longo do curso. 

O forte vínculo regional, observado na maioria de seus trabalhos, é uma das características marcantes no PPGCIC, que em cinco anos viabilizou diversas discussões que favoreceram o contexto profissional da comunicação e indústria criativa na área de abrangência da Universidade Federal do Pampa. 

Em alusão à celebração dos cinco anos do PPGCIC, anunciamos o lançamento do quarto volume do periódico “Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa”. 

Com linguagem acessível, a revista eletrônica busca dialogar com a comunidade, visando divulgar os processos e produtos desenvolvidos pelos mestrandos da turma 2020-2021. Esse espaço é essencial para a divulgação científica, visto que os trabalhos realizados no mestrado profissional buscam atender a demandas e solucionar problemas que envolvem a comunidade como um todo. 

A publicação é resultado do trabalho realizado através do planejamento e execução dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), componentes obrigatórios do PPGCIC. Neste trabalho, os discentes buscam propor uma inovação tecnológica ou social, através de um processo ou produto. 

Os discentes que pertencem à linha Comunicação Como Indústria Criativa  refletem sobre a comunicação enquanto indústria criativa. Já os discentes da linha Comunicação Para a Indústria Criativa visam trabalhar a comunicação através de processos ou produtos que beneficiam determinada indústria criativa. 

A quarta edição do periódico conta com 12 trabalhos inéditos que abordam os mais diversos temas como a acessibilidade comunicativa, a desigualdade de gênero nos games, estratégias para o desenvolvimento turístico, questões de gênero na ciência, entre outros. 

O acesso à revista pode ser feito através do site do PPGCIC.

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter 

Mestrandos do PPGCIC apresentam a execução dos PD&Is

Nesta quinta-feira (09), os mestrandos da turma de 2021 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) apresentaram de forma online os processos e produtos resultantes das atividades que realizam em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Com objetivo de desafiar os acadêmicos em suas práticas profissionais a desenvolver produtos ou processos comunicacionais que dialoguem com as demandas da comunidade, o PD&I é realizado durante dois semestres, sendo um deles dedicado ao planejamento do projeto e o outro a sua execução. Os trabalhos apresentados envolveram os mais diversos temas, como a música, feiras, arquitetura, educação, tatuagem, artes visuais e suas respectivas relações com a Comunicação e a Indústria Criativa. As apresentações foram em formato online, encerrando mais um ano de atividades remotas do PPGCIC, devido a pandemia de Covid-19. 

Os mestrandos apresentaram  aos docentes as atividades já realizadas até o momento. Na linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa participaram os estudantes Katiele Cristiane Zingler, Rodrigo Weber Klahr, Bianca Obregon do Nascimento, Matheus Bernardes Paim Lalis  e Gabrielli Leiria Padilha, com produções que visam abordar as aproximações entre a comunicação enquanto Indústria Criativa. 

Já na linha de pesquisa Comunicação para a Indústria Criativa, os projetos visam utilizar a comunicação em benefício de determinada Indústria Criativa; apresentaram trabalhos nesta linha, os estudantes Adrienne Pinheiro Reyes, Marina Beatriz Freitag, Douglas Barbosa Pinto de Moura,  Camila Klein Severo, Priscila Bicca Urach, Laura Coelho de Almeida e Alice Disconsi Carvalho. 

Em breve, os resultados dos trabalhos apresentados estarão disponíveis no site do PPGCIC.

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter 

Mestrando do PPGCIC qualifica nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 10 de dezembro, ocorrerá a banca de Qualificação do discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), Italo Yeltsin Pereira Bicca, às 16h, por videoconferência.

Título do Trabalho:
“LUMINILAB: Orientações para a produção audiovisual científica”

Banca Examinadora:
Orientador Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil
Membros – Prof. Dr. Joel Felipe Guindani e Prof. Dr. Tiago Costa Martins

A banca ocorrerá por videoconferência, para assistir basta solicitar o link com a mestranda através do e-mail: ipbicca@gmail.com 

Cambiando Saberes debaterá sobre Audiovisual em Redes

O Cambiando Saberes promoverá live no dia 7 de dezembro, às 19h30min, com transmissão através da página do Facebook do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). O tema a ser discutido nesta live é  “Audiovisual em Redes: Derivas Conceituais” , com a Prof.ª Dr.ª Juliana Gutmann da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Juliana é professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, é jornalista graduada pela UFBA e mestre em Comunicação e Cultura. Pós doutorado sênior na Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Pesquisa CHAOS – Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades  e integra o TRACC – Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação . Orienta e desenvolve pesquisas em torno das seguintes temáticas: materialidades e linguagens do audiovisual; historicidades da cultura audiovisual; análise do audiovisual em contexto digital; música e cultura pop, televisão e novas ecologias do televisivo; performances e audiovisual em redes sociais digitais. É autora dos livros “Audiovisual em Rede: derivas conceituais” (2021) e “Formas do telejornal: linguagem televisiva, jornalismo e mediações culturais” (2014).

O evento segue em formato online,  através da página do Facebook do PPGCIC. O Cambiando Saberes é um projeto permanente do PPGCIC que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento por meio de atividades científicas e possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, discentes e profissionais. Este será o último encontro promovido pelo Cambiando Saberes em 2021, não fique de fora.

Quer saber sobre o que vem por aí? Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter

Mestranda do PPGCIC qualifica na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 6 de dezembro, ocorrerá a banca de Qualificação da discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), Hedi Laura Guidolin do Santos, às 14h, por videoconferência.

Título do Trabalho:
“SMART TOURISM COMO OBJETO CULTURAL DIFERENCIADO DA INDÚSTRIA CRIATIVA: A TRANSFORMAÇÃO DAS NOVAS MÍDIAS NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA”

Banca examinadora: 

Orientadora – Prof.ª Dra. Vivian de Carvalho Belochio
Membros: Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva, Prof. Dr. Marco Antonio Bonito e Prof.ª Dra. Roberta Roos Thier

A banca ocorrerá por videoconferência, para assistir basta solicitar o link com a mestranda através do e-mail: disgf@yahoo.com.br

PPGCIC participou do I Encontro de Pesquisadores da Rede Ibero-americana Interdisciplinar de Economia Criativa

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, o PPGCIC participou  do I Encontro de Pesquisadores da Rede Ibero-americana Interdisciplinar de Economia Criativa. 

Organizado pelo professor Cristiano Max (FEEVALE), o evento reuniu pesquisadores de diferentes instituições entre as quais a UNIPAMPA, ESPM, UNICAP, UFRGS, UCPorto, UFSC e  UFV. Os docentes do PPGCIC participaram do encontro compartilhando experiências sobre os cinco anos do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa. 

As mesas de discussões ocorreram por videoconferência e tiveram como objetivo a exposição das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa, as especificidades do PPGCIC e suas linhas de pesquisa e as aproximações e articulações possíveis a serem realizadas  entre os pesquisadores em parcerias futuras.

A Rede tem previsão de realizar o II Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa em setembro de 2022 em Novo Hamburgo, RS. Os anais do I Congresso que também contou a participação do PPGCIC está disponível em: https://www.ciiec2020.sinteseeventos.com.br/download/download?ID_DOWNLOAD=51  

 

As inscrições para o PPGCIC encerram amanhã!

Encerra amanhã, dia 26  de novembro, o período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja

O PPGCIC ofertará 12 vagas para o ingresso de alunos regulares e conta com as linhas de pesquisa: Comunicação para a Indústria Criativa; e Comunicação como Indústria Criativa.

Podem se inscrever egressos ou graduandos com previsão de conclusão de graduação de cursos de Comunicação ou em áreas afins, como Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes.

Não perca essa oportunidade. Para mais informações acesse o edital.

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais.

Facebook – Instagram – Twitter

 

 

 

 

 

 

 

PPGCIC com Inscrições Abertas

O programa de pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, estará com inscrições abertas do dia 01 a 22 de novembro. Podem participar da seleção, formados nas áreas das Ciências Sociais aplicadas, Ciências Humanas, Linguísticas, Letras e Artes. 

A Indústria Criativa se configura por ser interdisciplinar e abranger setores em que o exercício da criatividade é central, sendo este o motivo para que o Mestrado abrigue profissionais de diferentes áreas. O curso oferece uma visão tanto acadêmica quanto do mercado de trabalho para os alunos, que desenvolvem projetos práticos durante o processo de aprendizagem. 

O PPGCIC possui duas linhas de pesquisa, “Comunicação como Indústria Criativa”, cuja reflexão se volta para o entendimento da atividade comunicacional como uma Indústria Criativa, e “Comunicação para Indústria Criativa”, no qual o produto ou processo comunicacional está direcionado a auxiliar determinada Indústria Criativa.

Para participar, o candidato deve realizar a inscrição através do portal https://guri.unipampa.edu.br/. A homologação dos documentos solicitados e o edital podem ser consultados no site da Unipampa. A seleção ocorrerá dos dias 24 de janeiro a 8 de fevereiro de 2022. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 17 de fevereiro e o resultado final para o dia 21.

Estão sendo disponibilizadas 12 vagas, sendo que 10 delas são universais, 1 reservada para candidato técnico administrativo da Unipampa, 1 vaga para candidato negro, preto ou pardo, para candidato indígena e para pessoa com deficiência. Para mais informações, acesse o site https://unipampa.edu.br/saoborja/, ou  ligue para o número (55) 3430-9854.

 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais! 

FacebookInstagramTwitter

PPGCIC participa do I Encontro da Rede Brasileira de Mestrados Profissionais em Comunicação

Na manhã do sábado, dia 09/10/21, como parte da programação do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação  – o maior congresso brasileiro de Comunicação realizado pela Intercom e pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) -,  ocorreu o I ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM COMUNICAÇÃO.

A mesa-redonda “Entre avaliações e produções: o desafio da sustentabilidade dos mestrados profissionais em Comunicação” foi coordenada por Juliano Domingues (Unicap/INTERCOM) e teve como debatedores: Eliezer Pires da Silva (Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Capes), João Batista Freitas Cardoso (Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público – PPGCOM/USCS), Renata Corrêa Coutinho (Coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa – PPGCIC/Unipampa), Luiz Carlos Pinto Júnior (Coordenador do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas – PPGCriativas/Unicap) e José Ribamar Ferreira Júnior (Mestrado profissional em Comunicação da UFMA).

Na ocasião os convidados trataram da oficialização da rede de mestrados profissionais em Comunicação, compartilharam algumas experiências e discutiram ações que deverão ser planejadas conjuntamente para fortalecimento da modalidade.

 

 

Intercom 2021:  I Encontro da Rede Brasileira de Mestrados Profissionais em Comunicação