Adrienne Reyes, egressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), teve sua pesquisa aceita pela conferência KISMIF, realizada a cada dois anos na cidade do Porto, em Portugal. Para arrecadar fundos para a viagem, Adrienne lançou uma campanha de vendas antecipadas de produtos, serviços e experiências.
A KISMIF (sigla em inglês para “Keep it simple, Make it fast”, – ou “simplifique, faça rápido”, em tradução livre), é uma conferência acadêmica, cultural e artística internacional focada na discussão e compartilhamento de informação sobre culturas underground, práticas DIY (faça vocês mesmo), artes urbanas e temas afins.
A KISMIF completa dez anos nesta edição e concentra-se em práticas culturais utilizadas para enfrentar formas massivas e uniformes de produção/criação/mediação cultural, ativando um ethos anti-hegemônico centrado na estética e nas políticas das ‘artes de fazer’ cotidianas – onde se encaixa a pesquisa de Adrienne. Seu objeto de análise foi o acampamento de rock para meninas e mulheres, Girls Rock Camp Brasil, projeto que busca a transformação social por meio da música e é realizado há doze anos na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.
O foco é refletir sobre o Rock Camp através do prisma da ‘máquina de guerra’, conceito filosófico proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Entendendo o acampamento como uma forma de provocação do status quo da indústria da música, setor que enfrenta uma brecha de gênero alarmante e problemática para mulheres e pessoas de gênero dissidente que nela atuam, outro foco de discussão pautado pela pesquisadora.
Adrienne Reyes é Mestra em Comunicação e Indústria Criativa pela Unipampa (2023), Especialista em Teoria, História e Prática de Rock pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo (2020) e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2011); é também fundadora da Design per Music, estúdio de design e comunicação para artistas, bandas e negócios da música. Adrienne foi orientada pelo Professor Dr. Gabriel Sausen Feil.
Para realizar a viagem em julho e apresentar sua pesquisa presencialmente para uma comunidade acadêmica e criativa composta por pesquisadores e artistas do mundo todo, criou a campanha chamada ‘Música é o que Move!’, com venda antecipada de produtos, serviços e experiências – como camisetas, adesivos, pacotes de identidade visual e de comunicação digital, ingressos antecipados para um espetáculo artístico inédito, ainda em desenvolvimento, entre outros.
Acesse a campanha de vendas antecipadas pelo link.
Acompanhe a Adrienne e a Design per Music nas redes sociais e saiba mais.
www.designpermusic.comInstagram.com/designpermusic
Instagram.com/designpermusic
Instagram.com/_adriennereyes