História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 18

Professores do PPGCIC participam da 33ª Feira do Livro de São Borja

Integrando as estratégias de promoção e socialização da produção técnica e científica do nosso Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, as professoras Sara Feitosa e Marcela Guimarães participaram na noite de ontem, 09 de novembro, da 33ª Feira do Livro de São Borja.

Utilizando do Espaço do Autor, Sara e Marcela representaram o corpo docente do Programa para apresentar o livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”, primeiro livro do PPGCIC, organizado pelos professores Joel Felipe Guindani e Marcela Guimarães, que conta com a colaboração de professores do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, bem como de outros Programas e Universidades.

Durante o evento, as professoras caracterizaram as temáticas abordadas no livro, as atividades que o Programa realiza, sobre o papel da Unipampa junto a comunidade local e regional, bem como sobre a importância da pesquisa para a sociedade.

O livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias” está organizado em quatro seções. A primeira reúne contribuições de pesquisadores convidados a refletir sobre políticas públicas e economia criativa em termos conceituais e em distintas perspectivas, de modo que possam conduzir o nosso olhar às possibilidades de compreensão e de atuação dos profissionais da comunicação neste contexto, ampliando a discussão sobre as possíveis interconexões e trocas entre as diversas atividades criativas.

As demais seções apresentam algumas reflexões dos autores acerca da relação entre comunicação e indústria criativa, enfatizando o saber profissional da comunicação em duas condições: constituída enquanto atividade criativa, ao ser percebida enquanto comunicação como indústria criativa; e/ou constitui o setor, ao fornecer estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo, sendo reconhecida enquanto comunicação para a indústria criativa.

Interessados na obra podem acessá-lo em versão digital aqui. Outras informações sobre o livro podem ser solicitadas por e-mail: ppgcic@unipampa.edu.br.

Já estão disponíveis resultado final da prova escrita e cronograma de avaliação oral

Já está disponível, no site do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, o resultado  final da prova escrita do processo seletivo para Alunos em Regime Regular 2019.

O cronograma da prova de avaliação oral do pré-projeto também já está disponível no portal.  A Comissão de Seleção chama a atenção dos candidatos para o período da prova de avaliação oral, previsto no Edital 331/2018, item 9.1 (letra k): de 19/11/2018 até 23/11/2018.

Divulgado o resultado provisório da prova escrita

Já está disponível no site do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa o resultado provisório da prova escrita do processo seletivo para ingressantes em 2019/01. O resultado final será divulgado após o período para recursos, que se encerra em 06/11. No dia 08/11, será conhecida a lista definitiva de aprovados para a próxima etapa.

O cronograma da prova de avaliação oral do pré-projeto será disponibilizado no site do Programa até o dia 10/11. A Comissão de Seleção chama a atenção dos candidatos para o período da prova de avaliação oral, previsto no Edital 331/2018, item 9.1 (letra k): de 19/11/2018 até 23/11/2018.

PPGCIC divulga inscrições homologadas e local da prova

Já estão disponíveis no site da Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), da Universidade Federal do Pampa, e no site do PPGCIC informações sobre o resultado final das inscrições homologadas.

Os candidatos farão a prova na sala 2301, do campus 1 da Unipampa São Borja. Detalhes podem ser conferidos clicando aqui.  A Comissão de seleção recomenda atenção aos horários. A prova ocorrerá das 14h30 às 17h30. Recomenda-se a chegada dos candidatos com pelo menos 30 minutos de antecedência. Todos os dados sobre a prova e sobre a entrega dos projetos de pesquisa estão disponíveis no Edital 331/2018.

Métodos Ágeis em Relações Públicas: o modelo peso: primeiro workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa

O Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa realizou no último sábado, 19 de outubro,  1º Workshop do circuito sobre Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa.

Tendo como facilitadores, o professor Tiago Martins e o mestrando Darlan Santos, o workshop abordou “Métodos Ágeis em Relações Públicas: o modelo peso”, que trabalha com uma metodologia prática para desenvolvimento de planejamento de comunicação.

Essa metodologia surge da constatação de agir de forma mais rápida, sem perda de qualidade, simplificar processos e desburocratizar em tempos de Web 2.0, levou a elaboração de métodos ágeis que visam entregar produtos melhores, em menor tempo e com construção conjunta e contínua. Esses fatores permitem uma reavaliação constante do projeto buscando sanar ruídos que podem surgir na comunicação no decorrer das atividades.

O workshop aconteceu em dois momentos. Sendo o primeiro, no turno da manhã, com a apresentação da teoria e suas aplicações práticas. Já, a tarde, no segundo momento, os  participantes elaboraram uma campanha de Relações Públicas (hipotética) para um produto novo e com mercado consumidor restrito. Propondo  estratégias e táticas para desenvolver e distribuir o trabalho de modo simplificado, possibilitando a criação e criatividade para construir um trabalho de qualidade em pouco tempo.

Participaram do workshop alunos de graduação (Relações Públicas) e de pós-graduação (Comunicação e Indústria Criativa).

O próximo workshop acontece dia 17 de novembro e trabalhará com Gamification em Relações Públicas. Mais informações aqui.

Produção técnico-científica do PPGCIC é destaque no II SINAPIENS da Unipampa

Professores e alunos do PPGCIC participaram da 2ª edição do SINAPIENS – Seminário do Conhecimento, que ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro, na Unipampa. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa T3xto, reuniu pesquisadores em comunicação de diversas Instituições de Ensino Superior e visou compartilhar experiências acadêmicas em virtude dos processos metodológicos e transmetodológicos.

As professoras do PPGCIC, Sara Feitosa e Renata Coutinho conduziram a abertura oficial do evento, com a palestra “Comunicação e Indústria Criativa: as especificidades do Mestrado Profissional e as perspectivas de pesquisa”, apresentando as especificidades do Programa, sua área de concentração, linhas de pesquisa e aplicabilidade; visando chamar tenção para a oportunidade da pós-graduação na área da Indústria Criativa.

Os mestrandos da primeira turma, Nathalia Lopes, Renata Antunes, Emanuelle Bueno e Franciele Couto apresentaram os primeiros aspectos de suas pesquisas para a dissertação. Já o mestrandos da segunda turma, Caroline Viana, Fernando Silva, Priscila Pellenz, Anderson Lovato, Amanda de Lima, Lahis Welter, André Marchioro e Darlan Santos compartilharam os percursos de seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Darlan Santos, mestrando do PPGCIC, participou de evento nacional sobre desenvolvimento regional

O mestrando da segunda turma do PPGCIC, Darlan Santos participou do 2º Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional, realizado nas Faculdades Integradas de Taquara, RS (FACCAT), de  04 a 05 de outubro.  Darlan, no evento, apresentou o trabalho “Perspectivas do Microempreendedor Individual em Indústria Criativa na região das Missões”, tema de seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que está em fase de execução.

O Seminário contou com a presença de representantes de Universidades do Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, e teve como tema os “Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Regional”.

Dentre sua programação, vale destacar a apresentação de mais de 70 trabalhos de mestrandos, um momento único de troca de experiências e aprendizado.

OMiCult e PPGCIC promovem Workshops

Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) em parceria com o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/Unipampa) realizarão Workshops em Comunicação e Indústria Criativa nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

As atividades ocorrerão no PPGCIC Lab, na Universidade Federal do Pampa – campus São Borja, prédio I, sala 2301. Os workshops ocorrerão aos sábados em período integral (das 9h às 12h e das 13h às 17h) e, os mesmos, gerarão certificados de 10 horas de ACG de Ensino para seus participantes. As datas, temáticas e facilitadores estão, respectivamente, apresentados abaixo:

  • 20/10 – Métodos ágeis em RP – o modelo PESO – com Tiago Martins e Darlan Santos
  • 17/11- Gamification em RP – com Marcela Guimarães e Anderson Lovato
  • 24/11 – Produção audiovisual digital – com Joel Guindani e Elisandro Coelho
  • 01/12 – Big data e avaliação em RP – com Tiago MartinsClaiton Marques e Rafaela Giovanni

As inscrições serão feitas exclusivamente via preenchimento de formulário, os quais serão disponibilizados com cinco (5) dias úteis de antecedência de cada Workshop na fanpage do OMiCult e fanpage do PPGCIC. Serão abertas, somente, 10 vagas para inscrições em cada um dos Workshops para que o mesmo seja produtivo e efetivo.

Prorrogado o prazo de inscrições para seleção de aluno regular

Foi prorrogado o prazo de inscrições para a seleção de aluno regular do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Até o dia 10/10 será possível a inclusão de candidatos. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.

As datas das etapas do processo seletivo, como prova escrita e prova de avaliação oral, não foram alteradas. O PPGCIC recomenda atenção aos prazos e datas importantes no edital, bem como à documentação a ser enviada.

Reflexão sobre o PPGCIC é apresentado em congresso nacional de inovação e tecnologia

O mestrando da primeira turma do PPGCIC, Fabio Frá Fernandes participou do INOVA – Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia e do ENIT – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE Universidade), em parceria com outras instituições de ensino superior, iniciativa privada e poder público. Os eventos aconteceram de 18 a 20 de setembro em São Bento do Sul (SC).

No congresso, Fabio apresentou um ensaio intitulado Comunicação e Indústria Criativa: o PPGCIC como ambiente para a economia criativa, onde fala sobre o Programa, suas características e diferenciais no campo da pesquisa em Comunicação e sua posição no escopo da Indústria Criativa. Comenta sobre a produção técnica e científica dos discentes e docentes, além de sua inserção na comunidade de São Borja e região. É desse cenário que Fabio posiciona o PPGCIC enquanto ambiente multidimensional e de múltiplas práticas para a comunicação e para a indústria criativa.

O INOVA encontra-se em sua 3ª edição, e é um congresso centrado nos eixos de inovação e tecnologia, abrindo espaço para debates sobre pesquisas em Modelos de Negócios Inovadores; Empreendedorismo Tecnológico; Inovação em Setores Tradicionais; Inovação em Serviços; Inovação á  Sustentabilidade; Inovação Social; Cidades Inteligentes e, neste ano, com a inserção da Indústria Criativa como área temática. Sua realização ocorre em simultâneo com o ENIT, um feira para geração de negócios, que acontece há 6 anos, congregando empresas de tecnologia, indústria, comércio, prestação de serviços, instituições de ensino universitário e instituições tecnológicas do Sul do Brasil.​

Para a edição de 2018 do INOVA, dentre os trabalhos submetidos, a comissão científica do congresso aceitou 32 artigos para serem publicados e apresentados. Destes 32, a comissão determinou 16 para serem apresentados de forma oral e 16 na forma de poster.

Os trabalhos publicados estarão disponíveis nos Anais do evento que podem ser acessados aqui.