História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 18

Mestrando do PPGCIC participa de evento no Uruguai

Entre os dias 3 e 4 de agosto, aconteceu a segunda edição do projeto Diplomatura Universitária  Trinacional em  Gestão de Políticas Culturais, em Bella Unión – Uruguai. O tema do encontro foi Economia da Cultura e Indústrias Culturais. O projeto é uma proposta de integração cultural dos municípios da tríplice fronteira – Barra do Quaraí (Brasil), Bella Uníon (Uruguai) e Monte Caseros (Argentina), que busca discutir a cultura como motor de desenvolvimento para a região.

Nosso mestrando, Elisandro Abreu Coelho, participou do evento, proferindo a palestra “Indústrias Criativas e a Cartografia da Produção Audiovisual na Fronteira São Borja-Brasil, Santo Tomé-Argentina”, a qual relata as etapas de sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, campus São Borja – PPGCIC.

Para Elisandro, “o evento foi uma oportunidade de discutir a temática da economia da cultura e também de apresentar a pesquisa que tenho desenvolvido durante o Mestrado de Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), bem como divulgar o documentário Movimentos da Produção Audiovisual na Fronteira São Borja-Brasil, Santo Tomé-Argentina, que produzi junto ao professor Joel Felipe Guindani, no primeiro ano de Mestrado”.

Elisandro, além de representar o PPGCIC (Unipampa, São Borja), também representou o Instituto Federal Farroupilha de São Borja, onde atua como relações-públicas. Os demais palestrantes do evento foram: professor de economia Mariano Pauluk da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ); Néstor Bohdan, docente de História no município de Bella Unión (Uruguai) e Diana Rosete, da  Universidad de la República (Uruguai).

PPGCIC divulga aprovados para o Regime Especial

Já está disponível, no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), a lista dos candidatos aprovados para o Regime Especial em 2018/02.  A documentação necessária para a realização das matrículas, que deverão ser realizadas entre os dias 06 e 07/08/2018, pode ser conferida aqui.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Secretaria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja. O e-mail para contato é o          posgrad.saoborja@unipampa.edu.br.

Mestrandos da segunda turma do PPGCIC apresentam seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Os mestrandos da segunda turma do nosso Mestrado realizaram hoje a apresentação de seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A PD&I, no PPGCIC, se materializa em dois momentos, sendo: o primeiro, no processo de planejamento deste processo ou produto, com ampla revisão da literatura e aferição de sua relevância social e regional; e o segundo por sua execução, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas pragmaticamente. Sua realização consiste na elaboração de um produto de comunicação enquanto indústria criativa ou um processo de comunicação para uma indústria criativa.

Cada discente projeta sua PD&I a partir de sua linha de pesquisa: Comunicação como Indústria Criativa e Comunicação para Indústria Criativa. Em 2018, nove projetos foram apresentados divididos em cada linha de pesquisa.

Na linha de Comunicação para Indústria Criativa, Alessandro Mateus Felippe propôs o “Experimenta”, um guia prático para consumo sustentável de moda em brechós na cidade de São Borja. Amanda Rafaela Lima tráz a ideia de um guia voltado ao “Radio Jornalismo no interior”. Por sua vez, Caroline Fátima Rodrigues Viana trabalhará com “Memória Institucional”, produzindo um anuário para o brique da Vila Belga em Santa Maria. Darlan Santos Grziwinski projetará “Indicadores para Indústria Criativa” como modelo para o Microempreendedores Individuais e Anderson Benites Lovato irá articular “Relações Públicas e Gamification” como proposta para inovação dos relacionamentos internos em ambientes da indústria criativa.

Para a linha Comunicação como Indústria Criativa, Lahis Borges Welter estará trabalhando o “Jornalismo Audiovisual móvel na Região Noroeste do Rio Grande do Sul” tendo a ótica do local em smartphones. “#ViUnipampa: vistas únicas do pampa no Instagram” é a proposta de Fernando da Cruz. Já Priscilla Inês Pellens Eich projetou um “Mapa Criativo da Publicidade” na cidade de Santa Maria.  E um “Protótipo de série de animação audiovisual infantil”, tendo a inteligência emocional aplicada à educação é o que propõe André Carlos Marchioro.

Durante o segundo semestre deste ano os projetos serão desenvolvidos, tendo como prazo de conclusão o mês de março de 2019. O trabalho de execução poderá ser acompanhado aqui em nosso Portal e também em nossa página no Facebook.

PPGCIC participa da Conferência Internacional de Turismo e Indústrias Criativas

Professora Marcela Guimarães e Silva

Entre os dias 1, 2 e 3 de julho, realizou-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa, a 2º edição da Conferência Internacional de Turismo e Indústrias Criativas, uma iniciativa da Associação Acadêmica Turismo e Indústrias Criativas – Tocria.

Na edição de 2018, o PPGCIC foi um dos apoiadores na organização do evento e esteve presente com a apresentação do trabalho “Museus: equipamentos culturais na comunicação da memória organizacional”, de autoria do mestrando Fabio Frá Fernandes e da professora Marcela Guimarães e Silva, que também participou na coordenação dos grupos de trabalhos.

 

Além das conferências e palestras, durante o evento os 9 grupos de trabalhos: Empreendedorismo e gestão de projetos; Inovação, modelos de negócios e finanças; Mídia digital e social, produção de conteúdo; Educação, formação e pesquisa metodológica; Patrimônio material e imaterial, identidade e cultura; Destinos criativos e produtos de turismo digital; Marketing, publicidade e comunicação digital; Políticas de desenvolvimento público, regional e local; Marketing e comunicação de vinhos e gastronomia, foram espaço de debate e reflexão entre os participantes e pesquisadores de universidades e unidades de investigação de vários países da América, Ásia e Europa.

O evento é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto ITRACOTUR, para transferência de conhecimento na promoção do turismo, e conta com o apoio do programa Portugal 2020, acordo de parceria da entre Portugal e a Comissão Europeia, e de outras organizações.

Comida como cultura é tema do segundo encontro do Cambiando Saberes

Memorial Casa João Goulart tornou-se espaço para a discussão sobre comida como cultura.

Na última quinta-feira, 26/06, o projeto de extensão Cabiando Saberes promoveu a palestra “Comida como cultura”, ministrada pelas professoras Aline Roque e Camila Oliveira, docentes do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal Farrouílha, Campus São Borja.

Na ocasião, as palestrantes discorreram sobre as questões culturais que envolvem a alimentação, e apresentaram o Curso

Acadêmicos da Unipampa e do IFFAR, membros do PPGCIC e da administração pública participaram do evento.

Superior de Tecnologia em Gastronomia e as atividades que são desenvolvidas a partir dele. O evento ocorreu no Memorial Casa João Goulart e contou com a presença da comunidade acadêmica, público em geral e autoridades como o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Íbaro Rodrigues.

O Projeto de Extensão “Cambiando Saberes” é um evento permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). Seu objetivo principal é possibilitar o diálogo e a interação entre o conhecimento produzido no âmbito acadêmico e o conhecimento produzido na comunidade de São Borja.

ACISB tem auditório lotado para palestra do Cambiando Saberes

Acadêmicos, membros de organizações e instituições públicas acompanharam a palestra, no auditório da ACISB. Foto: Vivian Belochio

Na última quinta-feira, 07/06, o Projeto de Extensão Cambiando Saberes promoveu a palestra “Reconfigurações da comunicação organizacional: protocolos emergentes na mediação estrutural da tecnicidade”, ministrada pela Prof. Dra. em Comunicação e Informação pela UFRGS, Mônica Pieniz. A pesquisadora é professora adjunta do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisadora da UFRGS, Mônica Pieniz, respondeu várias perguntas do público que participou do Cambiando Saberes. Foto: Vivian Belochio

O evento ocorreu em São Borja, na Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB). Com auditório lotado pela comunidade acadêmica e público externo, a palestrante abordou questões ligadas à forma como a tecnicidade vem transformando as práticas na comunicação organizacional. Mônica Pieniz apresentou os resultados de pesquisa sobre a maneira como a utilização de mídias sociais digitais ocorre em organizações e instituições. Salientou o quanto é relevante reconhecer a importância desses espaços e estar preparado para a atuação nestes.

O Projeto de Extensão “Cambiando Saberes” é um evento permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). Seu objetivo principal é possibilitar o diálogo e a interação entre o conhecimento produzido no âmbito acadêmico e o conhecimento produzido na comunidade de São Borja.

Seção de Comunicação e Indústria Criativa na Revista Animus

Através de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa com a Revista Animus do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, foi criado uma seção na revista destinada a reflexões sobre a relação entre comunicação e indústria criativa.
O espaço objetiva abarcar as pesquisas, em sua maioria recentes, no que tange os processos, atividades e técnicas dentro de duas compreensões mínimas: a comunicação reconhecida como um setor criativo que mobiliza recursos tangíveis e intangíveis e se configura na própria indústria criativa; e/ou a comunicação para a indústria criativa que, direcionada para esse setor, desenvolve estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo.
Para 2018, a Revista Animus trará a seus leitores três números, sendo o primeiro publicado na segunda quinzena de maio, o segundo número em agosto e o último no mês de dezembro.
As submissões da Revista Animus são em fluxo contínuo e sua classificação na Qualis-Capes é B1.
Informações extras sobre a revista podem ser conferidas no portal.

Semana Nacional dos Museus destaca PDI desenvolvido no PPGCIC

O PDI Museus em Redes foi tema de discussão em programa radiofônico de Alegrete.

A franquia de jornalismo cultural Museus em Redes, projeto de PDI da mestranda Nathalia Lopes, participou das atividades da Semana Nacional dos Museus da cidade de Alegrete. A mestranda participou, a convite, no dia 12 de maio, do programa de rádio Executivo Municipal Informa, da administração municipal de Alegrete, explicando sobre o projeto e sobre a importância dos cultural e social dos museus.

A palestra contou com a participação de munícipes e membros da administração pública.

Entre as atividades da Semana dos Museus de Alegrete, no dia 16 de maio, ocorreu, no Museu Oswaldo Aranha, a palestra “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A convite da Direção do Museu, a palestra foi ministrada, também, pela jornalista Nathalia Lopes, que discorreu sobre as potencialidades que as novas práticas e tecnologias proporcionam as instituições museais. A atividade contou com a presença de autoridades e público em geral.

2º Fórum de Comunicação Pública da UFSM está com inscrições abertas

Entre os dias 20 e 30 de maio, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove a segunda edição do Fórum de Comunicação Pública. As atividades do evento ocorrerão no Salão Imembuí, no segundo andar do prédio da Reitoria, no campus sede da UFSM, no bairro Camobi. O evento é aberto a toda a comunidade e as inscrições gratuitas podem feitas através do link, até o dia 15 de maio.

A segunda edição do Fórum tem o objetivo principal de promover o debate sobre questões emergentes da comunicação pública e do desenvolvimento regional. Busca ainda disponibilizar à sociedade conhecimentos científicos relativos à comunicação pública no sentido de capacitar servidores públicos, acadêmicos, profissionais e instituições que atuam em áreas relativas ao tema.

ATIVIDADES CONFIRMADAS

29 de maio (terça-feira)

9h | Palestra “Comunicação organizacional e sustentabilidade: discurso, responsabilidade, estratégia” com Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS);

13h | Diálogos PETCom “Comunicação e Acessibilidade” com Cristian Sehnem (UFSM);

14h30 | Palestra “Assessoria de imprensa, visibilidade e interesse público” com Prof. Dr. Basílio Sartor (UFRGS).

30 de maio (quarta-feira)

9h | Mesa “Comunicação, Redes e Desenvolvimento” com Profª. Drª Angela Fellipi (Unisc) e Prof. Dr. Bruno Kegler (Unisc);

14h | Lançamento da Política de Comunicação da UFSM;

14h30 | Palestra “Na Comunicação Pública, a qualidade da democracia” com Profª. Drª. Maria Helena Weber (UFRGS).

PARCEIROS

São parceiros do 2º Fórum de Comunicação Pública: Curso de Relações Públicas da UFSM, Laboratório de Relações Públicas (Larp), Gabinete do Reitor, Programa de Educação Tutorial (PETCom), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom-UFSM), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-Unisc), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC-Unipampa), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação – (PPGCOM-UFRGS) e os grupos de pesquisa (CNPq/UFSM): Comunicação e Desenvolvimento, Comunicação Política, e Comunicação, Identidades e Fronteiras.

Projeto Museus em Redes é atração da V Noite Cultural, de Alegrete

O projeto Museus em Redes é resultado do PDI da mestranda Nathalia Lopes.

No dia 20/4, sexta-feira, ocorreu, em Alegrete, a V Noite Cultural, que abordou o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, mesma temática da 16ª Semana Nacional dos Museus. O evento contou com uma oficina e palestras. A oficina “Conservação em suportes de papel” aconteceu na URCAMP – Campus Alegrete, e foi ministrada pelo Coordenador da 6ª região museológica, Adilson Oliveira.

As palestras ocorreram à noite, no CTG Osvaldo Aranha. Entre as atividades, ocorreu o lançamento do livro “Resgatando a diversão da piazada” de Rafael da Costa, Gustavo Moreira e Saullo Dutra, ex-piás do RS, e a palestra “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, ministrada por Adilson Oliveira.  Encerrando a noite, a jornalista responsável pelo “Museus em Redes”, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa São Borja, Nathalia Lopes, apresentou ao público a proposta e os produtos da franquia jornalística, resultado de seu PDI. O evento, que já acontece há cinco anos, é uma iniciativa do Museu Marciano Rodrigues Jacques e do CTG Osvaldo Aranha.