O Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) em parceria com o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/Unipampa) realizarão Workshops em Comunicação e Indústria Criativa nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.
As atividades ocorrerão no PPGCIC Lab, na Universidade Federal do Pampa – campus São Borja, prédio I, sala 2301. Os workshops ocorrerão aos sábados em período integral (das 9h às 12h e das 13h às 17h) e, os mesmos, gerarão certificados de 10 horas de ACG de Ensino para seus participantes. As datas, temáticas e facilitadores estão, respectivamente, apresentados abaixo:
20/10 – Métodos ágeis em RP– o modelo PESO – com Tiago Martins e Darlan Santos
17/11- Gamification em RP – com Marcela Guimarães e Anderson Lovato
24/11 – Produção audiovisual digital – com Joel Guindani e Elisandro Coelho
01/12 – Big data e avaliação em RP – com Tiago Martins, Claiton Marques e Rafaela Giovanni
As inscrições serão feitas exclusivamente via preenchimento de formulário, os quais serão disponibilizados com cinco (5) dias úteis de antecedência de cada Workshop na fanpage doOMiCult e fanpage do PPGCIC. Serão abertas, somente, 10 vagas para inscrições em cada um dos Workshops para que o mesmo seja produtivo e efetivo.
Foi prorrogado o prazo de inscrições para a seleção de aluno regular do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Até o dia 10/10 será possível a inclusão de candidatos. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.
As datas das etapas do processo seletivo, como prova escrita e prova de avaliação oral, não foram alteradas. O PPGCIC recomenda atenção aos prazos e datas importantes no edital, bem como à documentação a ser enviada.
O mestrando da primeira turma do PPGCIC, Fabio Frá Fernandes participou do INOVA – Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia e do ENIT – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE Universidade), em parceria com outras instituições de ensino superior, iniciativa privada e poder público. Os eventos aconteceram de 18 a 20 de setembro em São Bento do Sul (SC).
No congresso, Fabio apresentou um ensaio intitulado Comunicação e Indústria Criativa: o PPGCIC como ambiente para a economia criativa, onde fala sobre o Programa, suas características e diferenciais no campo da pesquisa em Comunicação e sua posição no escopo da Indústria Criativa. Comenta sobre a produção técnica e científica dos discentes e docentes, além de sua inserção na comunidade de São Borja e região. É desse cenário que Fabio posiciona o PPGCIC enquanto ambiente multidimensional e de múltiplas práticas para a comunicação e para a indústria criativa.
O INOVA encontra-se em sua 3ª edição, e é um congresso centrado nos eixos de inovação e tecnologia, abrindo espaço para debates sobre pesquisas em Modelos de Negócios Inovadores; Empreendedorismo Tecnológico; Inovação em Setores Tradicionais; Inovação em Serviços; Inovação á Sustentabilidade; Inovação Social; Cidades Inteligentes e, neste ano, com a inserção da Indústria Criativa como área temática. Sua realização ocorre em simultâneo com o ENIT, um feira para geração de negócios, que acontece há 6 anos, congregando empresas de tecnologia, indústria, comércio, prestação de serviços, instituições de ensino universitário e instituições tecnológicas do Sul do Brasil.
Para a edição de 2018 do INOVA, dentre os trabalhos submetidos, a comissão científica do congresso aceitou 32 artigos para serem publicados e apresentados. Destes 32, a comissão determinou 16 para serem apresentados de forma oral e 16 na forma de poster.
Os trabalhos publicados estarão disponíveis nos Anais do evento que podem ser acessados aqui.
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, campus São Borja, professores Vivian Belochio e Gabriel Sausen Feil, realizou o lançamento oficial do Edital para ingresso de Alunos em Regime Regular 2019. O lançamento aconteceu na tarde de 14 de setembro, durante o evento de apresentação do primeiro livro do Programa “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”.
Durante sua fala, a coordenação explicou sobre os objetivos do PPGCIC, a forma como está organizado, componentes curriculares, linhas de pesquisa e docentes. A partir dessa explanação, apresentaram as etapas que o interessados em ingressar no Programa precisam cumprir.
Nesta seleção, 12 vagas são ofertadas, sendo 06 para a linha de Comunicação como Indústria Criativa e 06 na linha de Comunicação para a Indústria Criativa. Podem ser inscrever para o processo seletivo portadores de título de graduação na área do PPGCIC ou em áreas afins (conforme grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes) e graduandos com previsão de conclusão da graduação (conforme grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Ciências
Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes) até o fim do mês de fevereiro de 2019.
As inscrições para a seleção acontecem de 17 de setembro a 05 de outubro. Podem ser efetivadas de modo presencial ou a distância, conforme explica o edital, que pode ser acessado aqui.
Na tarde de sexta-feira, 14 de setembro, aconteceu o lançamento oficial do livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”. O evento aconteceu no auditório do campus II da Unipampa São Borja e reuniu, além de autores do livro, membros da comunidade, discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade.
Para celebrar o lançamento, uma das organizadoras do livro, professora Marcela Guimarães e Silva, conduziu o evento, explicando o objetivo da obra, que busca apresentar noções introdutórias sobre os principais temas abordados nos componentes curriculares do PPGCIC. Trazendo reflexões necessárias à compreensão de processos, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.
Na sequência, alguns dos autores que compõem o livro realizaram uma breve explanação sobre o que tratam suas reflexões. As professoras Sara Feitosa e Vivian Belochio falaram sobre os textos: “Quatro Relações entre a Comunicação e Indústria Criativa” e “A narrativa transmidiática como estratégia da indústria criativa: múltiplas apreensões dos objetos culturais em distintas plataformas e o caso RBS TV”.
Na sequência, o professor Gabriel Sausen Feil falou sobre seu texto em parceria com o professor Joel Felipe Guindani, que trata da “Comunicação como e comunicação para a indústria criativa”, seguido da professora Marcela Guimarães e Silva, que apresentou a “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação e Indústria Criativa: noções introdutórias”.
O livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias” está organizado em quatro seções. A primeira reúne contribuições de pesquisadores convidados a refletir sobre políticas públicas e economia criativa em termos conceituais e em distintas perspectivas, de modo que possam conduzir o nosso olhar às possibilidades de compreensão e de atuação dos profissionais da comunicação neste contexto, ampliando a discussão sobre as possíveis interconexões e trocas entre as diversas atividades criativas.
Na foto, alguns dos autores do livro, junto a alguns membros da comissão responsável pelo I Fórum Permanente de Cultura.
As demais seções apresentam algumas reflexões dos autores acerca da relação entre comunicação e indústria criativa, enfatizando o saber profissional da comunicação em duas condições: constituída enquanto atividade criativa, ao ser percebida enquanto comunicação como indústria criativa; e/ou constitui o setor, ao fornecer estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo, sendo reconhecida enquanto comunicação para a indústria criativa.
Após o lançamento, os presentes receberam uma cópia impressa do livro. Interessados na obra podem acessá-lo em versão digital aqui. Outras informações sobre o livro podem ser solicitadas por e-mail: ppgcic@unipampa.edu.br.
Já está disponível para consultas o edital de seleção de aluno regular da turma de 2019 do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa. O documento pode ser acessado no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da aba processo seletivo.
As inscrições podem ser realizadas de 17/09/2018 até 05/10/2018. Em 2018, 12 vagas foram abertas. Elas estão divididas entre as duas linhas de pesquisa do Mestrado: Comunicação como Indústria Criativa e Comunicação para a Indístria Criativa. Logo, seis vagas estão disponíveis em cada linha.
Confira mais informações sobre as linhas de pesquisa clicando aqui. Dados sobre os docentes do PPGCIC e suas pesquisas atuais podem ser conferidos no site do PPGCIC, junto à aba pesquisadores.
A abertura oficial do edital ocorrerá hoje, no auditório do campus II da Unipampa, às 17h30, no evento de lançamento do primeiro livro do PPGCIC, “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias“. A obra foi organizada pelos professores Marcela Guimarães e Joel Guindani.
A próxima palestra do Cambiando Saberes está marcada para o dia 13/09 e apresentará mesa redonda sobre o Síto Arqueológico de São Borja. Participarão da discussão os professores Muriel Pinto e Rodrigo Maurer, da Unipampa. O consultor jurídico do município, Marcos Rogério, e o secretário de planejamento, João Pedro Daitx, também integram a mesa. O evento ocorrerá na Câmara de Vereadores de São Borja, a partir das 19h.
Sala 1207, do campus 1, ficou lotada durante a palestra.
Dissertações e teses em foco
Na última edição do Cambiando Saberes, alunos dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e Políticas Públicas (PPGPP) e a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa lotaram a sala 1207 do Campus 1 para acompanhar palestra promovida pelo PPGCIC no último dia 24 de agosto. Na ocasião, a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), Eugenia Barichello, apresentou análises e dicas sobre “Como planejar, executar e ser autor de sua dissertação ou tese”.
Organizado pelos professores Marcela Guimarães e Silva e Joel Felipe Guindani, o livro Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias celebra a primeira obra científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa.
A obra tem como objetivo apresentar noções introdutórias sobre os principais temas abordados nos componentes curriculares do Programa. Desta forma, traz reflexões necessárias à compreensão de processo, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.
O lançamento oficial do livro acontece na sexta-feira, 14 de setembro, às 17h30 no auditório do campus II da Unipampa São Borja.
Na ocasião também acontecerá o lançamento do Edital para ingresso de Alunos em Regime Regular (2019) do PPGCIC.
As mestrandas da primeira turma do PPGCIC, Greice Meireles, Franceli Couto e Emanuelle Bueno, participaram do II Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares, que aconteceu de 29 a 31 de agosto, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Greice, Franceli e Emanuelle, além de participarem das atividades gerais do evento que, neste ano, teve como tema “Os desafios para o desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos nas sociedades contemporâneas”, compartilharam ainda, a trajetória de seus produtos e processos de comunicação e indústria criativa desenvolvidos junto ao PPGCIC.
Greice falou sobre a websérie São Borja Conectada, seu produto de comunicação e indústria criativa, produzido na forma de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A websérie é uma produção audiovisual seriada para veiculação na web, e tem como tema, as relações no ambiente urbano contemporâneo baseado na criatividade e tecnologia.
Com o título “Comunicação para indústria criativa: As multiplataformas de Divulgação Científica do Pampa para a Universidade Federal do Pampa“, Franceli apresentou seu produto de comunicação para indústria criativa, também desenvolvido na forma de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Além das sessões de apresentação de trabalhos, o evento contou com mesas temáticas com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, entre eles Lucia Santaella e Raquel Recuero.
Será realizada na próxima sexta-feira, dia 24/08, na sala 2301 do Campus I da Unipampa São Borja, a aula de abertura do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). O evento, que integra a programação do projeto de extensão Cambiando Saberes, será marcado pela realização de palestra da professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), Eugenia Barichello. O tema da apresentação é “Como planejar, executar e ser autor de sua dissertação ou tese”.
A pesquisadora Eugenia Barichello é professora titular da UFSM. Além de atuar no POSCOM/UFSM, é professora dos cursos de graduação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Jornalismo. Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London (UCL-UK), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. É bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq).
A palestra será iniciada às 14h. O evento é direcionado aos alunos do mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa, aos acadêmicos dos cursos de graduação da Unipampa e à comunidade interessada.