História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 17

Mestrandos do PPGCIC visitam ambientes de inovação e criatividade

Os mestrandos do PPGCIC, junto com a professora Marcela Guimarães e Silva realizaram nos dias 06 e 07 de dezembro uma visita técnica em alguns ambientes de inovação e criatividade na cidade de Santa Maria/RS, como uma das atividades do componente curricular eletivo de Comunicação, Indústria Criativa e Espaços Sociais, ministrado pela professora.

Durante o percurso os alunos puderam visitar as instalações do Coworking Lab1188 e do Coworking Pulse, localizados na região central da cidade e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) e a Incubadora Pulsar, ambas instaladas no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde foram recebidos pelo professor Silon Procath, coordenador de empreendedorismo e pelo empresário Bruno Thurner, sócio da Warp Technologie, uma das empresas do setor de games incubada pela Pulsar.

O objetivo da visita técnica foi oferecer aos mestrandos a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento desses ambientes de trabalho, favoráveis aos desenvolvimento da indústria criativa e da classe criativa, bem como identificar de que modo a comunicação, seja por seus processos, produtos ou profissionais participa da dinâmica desses ambientes.

Para encerrar os dias de visitação, os aluno participaram de uma aula especial com a professora Ada Cristina Machado Silveira, do POSCOM – UFSM, que também é professora colaboradora do PPGCIC.

Definido o período de matrículas para 2019/01

O período reservado para matrículas dos alunos ingressantes em 2019/01 se estenderá de 07/01 até 11/01/2019. Já as matrículas dos alunos veteranos, via Web, podem ser realizadas de 11/02 até 17/02/2019.

Os horários para a realização do procedimento pelos ingressantes são os seguintes:

Segundas-feiras: das 12h30 às 18h30;
Entre terças e sextas-feiras: das 8h às 14h.
Local: Secretaria Acadêmica
Endereço: Prédio: Campus 2 – Sala: 3112
Rua Monsenhor Patricio Petit Jean, 3295 – CEP: 97670-000
Telefone: 55 34309854/Ramal: 2219
E-mail: secretariaacademicasb@unipampa.edu.br

 A oferta de componentes curriculares já está disponível no site do PPGCIC. A Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) informa aos alunos ingressantes que a documentação prevista no Edital 331/2018 deve ser apresentada. Igualmente, os procedimentos apontados como necessários no referido documento devem ser cumpridos.

 

Já está disponível o resultado do processo seletivo do Edital 331

Está publicado na página do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) o resultado final provisório do processo seletivo referente ao Edital 331/2018. Os candidatos também podem conferir a lista de aprovados através de acesso individual ao Guri.

Doze candidatos foram aprovados e devem ficar atentos aos próximos procedimentos necessários, indicados no Edital.  A Comissão de Seleção chama a atenção para o período da matrícula, previsto no Edital 331.

Produção Audiovisual Digital é tema do nosso penúltimo Workshop

O mestrando da primeira turma do PPGCIC Elisandro Coelho, junto ao professora Joel  Felipe Guindani foram os facilitadores do terceiro workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa. Com o tema “Produção Audiovisual Digital, o workshop reuniu alunos de graduação (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda) e de Pós-Graduação (Comunicação e Indústria Criativa), que participaram das atividades neste sábado, 24 de novembro, no PPGCIC Lab – Laboratório de Comunicação e Indústria Criativa.

A atividade teve por finalidade abordar a prática da produção audiovisual digital a partir da utilização de smartphones e aplicativos de edição. Estes como instrumentos de produção de vídeos, podendo ser utilizados em diferentes ações de comunicação, desde pequenas reportagens jornalísticas, micro documentários, divulgação de eventos, vídeos institucionais e promocionais, entrevistas, stories para redes sociais e até mesmo experimentações estéticas em vídeo-arte.

O desafio do workshop foi de capacitar os participantes a produzirem vídeos nos mais diferentes contextos de suas atuações profissionais aproveitando os novos espaços de circulação e consumo de conteúdo audiovisual como as mídias sociais digitais e redes sociais digitais. Espaços que têm incorporado e qualificado o suporte audiovisual em suas plataformas. De acordo com dados apresentados pelo professor Joel Guindani, até 2020 o audiovisual será responsável por 80% do fluxo de conteúdo nas redes sociais.

Durante as atividades, primeiramente realizou-se um treinamento com alguns aplicativos disponíveis para a gravação e edição de vídeo em smartphones como o Cinema FV-5, Kinemaster, FilmoraGo, Quick e Inshot.

Após o treinamento teórico os participantes foram distribuídos em equipes e tiveram de produzir vídeos com base no conteúdo abordado, ou seja, gravação e captação de imagem e áudio, inserção de trilhas sonoras, textos, transições, efeitos e o processo de renderização e exportação.

O Workshop foi finalizado com uma mostra audiovisual, momento em que as equipes puderam exibir os vídeos produzidos durante a atividade prática.

Este circuito de workshops é promovido pelo Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa.

O último workshop acontece dia 01 de dezembro e trabalhará com Big Data e Avaliação em Relações Públicas. Mais informações aqui.

Divulgado o resultado da prova de avaliação oral

Já está disponível o resultado da prova de avaliação oral do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). As notas dos candidatos podem ser conferidas no site do PPGCIC e no sistema GURI, que pode ser acessado com os dados individuais de cada candidato.

O resultado final foi publicado no dia 26/11/2018, conforme consta no Item 9 (letra n) do Edital 331/2018. A Comissão de Seleção chama a atenção para as próximas etapas, previstas no Edital.

Gamification em Relações Públicas é tema do nosso segundo Workshop

O mestrando da segunda turma do PPGCIC Anderson Lovato, junto a professora Marcela Guimarães e Silva foram os facilitadores do segundo workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa. Com o tema “Gamification em Relações Públicas, o workshop reuniu alunos de graduação (Jornalismo e Relações Públicas) e de Pós-Graduação (Comunicação e Indústria Criativa), que participaram das atividades neste sábado, 17 de novembro, no PPGCIC Lab – Laboratório de Comunicação e Indústria Criativa.

Gamification é um tipo de estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público (interno e externo) com as marcas de maneira lúdica. Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca. A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pelas interações dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas e até prêmios físicos.

Durante a atividade, foram trabalhados as possíveis utilizações de Games pelo profissional de RP nas diversas esferas de sua atuação, seja na iniciativa privada, governamental ou terceiro setor. Além de associação com outras áreas, como Recursos Humanos, Marketing, Saúde, Educação, T&D e Vida Cotidiana.

O interesse em apropriar essa estratégia a área de Relações Públicas e Comunicação surge da necessidade em transformar métodos tradicionais em métodos inovadores e criativos.

Este circuitos de workshop é promovido pelo Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa.

O próximo workshop acontece dia 24 de novembro e trabalhará com Produção Audiovisual Digital. Mais informações aqui.

PPGCIC é representado no 16º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo (SBPJor)

Dois trabalhos de membros do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa foram aprovados e apresentados no 16º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo (SBPJor). O evento, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 7/11 e 9/11, no FIAM-FAAM Centro Universitário – Ana Rosa, contou com a participação de pesquisadores em Jornalismo de todo o país.

Mestranda Nathalia Lopes da Silva apresentou os resultados do seu PD&I no evento.

A professora Dra. Vivian Belochio apresentou o trabalho intitulado como “Características do webjornalismo contemporâneo em Gaúcha ZH: transformações da plataforma jornalística”, em mesa coordenada que homenageou a pesquisadora Luciana Mielniczuk. O trabalho fala sobre a possibilidade de que as características do webjornalismo, descritas pela pesquisadora em 2003, sejam paradigmas na atualidade, configurando webjornais como plataformas jornalísticas na rede.

A mestranda Nathalia Lopes da Silva também apresentou seu trabalho, intitulado como “Comunicação e imaginário: o jornalismo como uma estratégia comunicacional para os museus públicos”. O artigo apresenta os resultados do seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), “Museus em Redes“, orientado pela professora Vivian Belochio.

Mestrandos do PPGCIC têm trabalhos premiados no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

Fabio Frá Fernandes e Franceli Couto Jorge, mestrandos da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa, foram premiados no 10º SIEPE – Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado em Santana do Livramento, entre os dias 06 e 08 de novembro.

Um total de 2.250 trabalhos foram apresentados no evento, na forma de poster ou apresentação oral, organizados por área de concentração e modalidade: pesquisa, ensino, extensão e inovação. Nas categorias de Ensino, Pesquisa e Inovação, foram premiados os trabalhos destaques em cada uma das áreas de conhecimento, conforme o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharia; Linguística, Letras e Artes. Além desses, foi acrescentada a área Multidisciplinar. A categoria Extensão é divida em oito áreas temáticas: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; trabalho. Cada área, em cada categoria e em cada modalidade premiou um trabalho. Ao todo, 56 trabalhos foram premiados no evento.

Fabio Fernandes foi premiado na categoria Inovação em Ciências Sociais Aplicadas. Seu trabalho é intitulado “Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação: comunicação organizacional e design thinking articulados à promoção do PPGCIC“. Relata brevemente o processo de planejamento e execução de seu projeto de PD&I. O trabalho tem orientação da professora Dra. Marcela Guimarães e Silva.

Já Franceli Couto Jorge foi premiada na categoria de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, com o trabalho “Comunicação para a indústria criativa: o desenvolvimento das multiplataformas de divulgação científica para a Unipampa“. Este também apresenta um breve relato do planejamento e execução da Dicipa, seu projeto de PD&I, que recebe orientação do professor Dr. Gabriel Sausen Feil.

Além de Fabio e Franceli, a mestranda da primeira turma, Emanuelle Bueno, e os mestrandos da segunda turma, Anderson Lovato, Fernando CruzPriscilla Inês Pellenz Eich, André Marchioro e Darlan Santos Grziwinski apresentaram trabalhos no evento.

O Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (10º SIEPE) é promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidad Tecnológica (TEC), Universidad de la República del Uruguay e Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL).

A lista com todos os premiados está disponível no site do evento.

Defendida primeira dissertação do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa

Intitulada “Design Thinking: uma proposta para Assessoria de Imprensa“, a primeira dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, campus São Borja, aconteceu na tarde do dia 12 de novembro. O trabalho, defendido pela mestranda Margarida Goldschmidt, foi avaliado pelas professoras Dra. Sara Feitosa (PPGCIC/Unipampa), Dra. Marcela Guimarães (PPGCIC/Unipampa) e Dr

a. Ângela Cristina Trevisan Felippi (PPG em Desenvolvimento Regional/UNISC), que co

mpuseram a banca examinadora, juntamente com o orientador do trabalho, professor Dr. Tiago Costa Martins (PPGCIC/Unipampa).

Marcela Guimarães e Silva, Margarida Goldschmidt, Sara Feitosa e Tiago Martins.

A dissertação de Margarida logo estará disponível para consulta no repositório da Biblioteca da Unipampa e também no portal do PPGCIC.