História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 16

Fenômeno dos Fab Labs será tema do primeiro Cambiando Saberes de 2019

Em abril ocorre o primeiro encontro de 2019 do Cambiando Saberes, projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa.

Possibilitar o diálogo entre a sociedade e a universidade é um dos pilares para uma educação pública de qualidade. É com esse pensamento que surgiu o projeto Cambiando Saberes que inicia as atividades de 2019 com o bate-papo “Fablabs: espaços de criatividade na universidade aberto à comunidade acadêmica e local”.

O evento ocorre na próxima sexta-feira (12), às 14h, na sala 1207 no campus I da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e será ministrado pelo professor da UNISINOS e coordenador dos Laboratórios da Escola da Indústria Criativa e do Fab Lab Unisinos POA, André Canal Marques, e pelo  relações-públicas, doutorando em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Fabio Frá Fernandes, que em sua dissertação de mestrado pesquisou o fenômenos dos Fab Labs como ambientes da indústria criativa sob uma perspectiva comunicacional. No bate-papo, será discutida a criação de laboratórios digitais para a criação de produtos, oficinas e ações acessíveis à população.

Criado em 2018, o Cambiando Saberes é um evento permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As atividades são coordenadas pela professora Marcela Guimarães e Silva e têm o apoio de diversas instituições da cidade como a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Associação de Comércio e Indústria de São Borja (Acisb).

As atividades realizadas pelo Cambiando Saberes têm o objetivo incentivar a interação entre a comunidade de São Borja e a produção feita pelos universitários. Os encontros serão feitos uma vez por mês com diferentes temas e convidados especiais para discutir e trocar experiências com pesquisadores, estudantes e profissionais.

Divulgado resultado preliminar do PAPG

Foi divulgado hoje o resultado preliminar da seleção de beneficiários do Programa de Auxílio da Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa (PAPG) 2017. A classificação pode ser conferida aqui.

Os recursos devem ser encaminhados à Comissão de Bolsas através do e-mail do PPGCIC, no prazo de até 24 horas. A Comissão de Seleção tem 24 horas para a análise dos recursos. O resultado final será divulgado no dia 04/04, até às 19h, no site do PPGCIC.

Inscrições para auxílio PAPG são homologadas

Foram homologadas as inscrições dos candidatos ao Programa de Auxílio da Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa (PAPG). A coordenação do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e a comissão de bolsas do programa receberam e analisaram os documentos. A lista das inscrições homologadas pode ser conferida aqui.

Os recursos devem ser encaminhados à Comissão de Bolsas através do e-mail do PPGCIC,  no prazo de até 24 horas após a divulgação do deferimento das inscrições. Os resultados serão divulgados no dia 05/04/2019, até as 19h, no site do PPGCIC.

Talk Criativo reúne PD&I’s de mestrandos do PPGCIC

Na quinta-feira (21), às 19h, os mestrandos da segunda turma do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) apresentaram no Talk Criativo os produtos e processos resultantes dos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) executados no segundo semestre de 2018.  O encontro ocorreu no La Comparsa Pub e contou com a presença de docentes do mestrado, estudantes de graduação, alunos especiais e a turma de ingressantes 2019.

Inspirado na técnica Pitch Deck que tem como objetivo uma apresentação rápida e persuasiva, muito utilizada em vendas, cada mestrando teve de cinco minutos a dez minutos para expor o trabalho. As apresentações respondiam as questões: qual produto ou processo, qual problema resolve, qual a inovação e os resultados obtidos. Ao todo foram apresentados oito trabalhos que envolviam diferentes temáticas das linhas de pesquisa “Comunicação como Indústria Criativa” e “Comunicação para Indústria Criativa”.

Na linha Comunicação como Indústria Criativa, o estudante André Marchioro trouxe o episódio piloto da animação “EiMove!” que trata sobre inteligência emocional para crianças e foi orientado pela professora Sara Feitosa.

A jornalista Lahis Welter, com orientação da docente Vivian Belochio, inovou na criação de um aplicativo para notícias audiovisuais na região noroeste, o Giro Tv.

Na área da publicidade, Priscilla Eichr elaborou o “Mapa Criativo da Public

idade”, sob orientação da professora Renata Coutinho, que gerou dados sobre a profissão em Santa Maria.

Orientado por Feitosa, o projeto “#ViUnipampa: vistas únicas do Pampa” do publicitário Fernando da Cruz produziu um banco de imagens colaborativo da universidade através da rede social Instagram.

O primeiro a apresentar da linha Comunicação para Industria Criativa foi o mestrando Anderson Lovato que teve a orientação da professora Marcela Guimarães e Silva.

Em seu trabalho “Relações Públicas e Gamification”, Lovato aliou a aplicação de técnicas de Games e a atuação do profissional de Relações Públicas em empresas públicas e privadas.

A Relações Públicas Caroline Viana contribui para a memória do Brique da Vila Belga em Santa Maria ao produzir um Anuário da feira em 2018 com a orientação da professora Carmem Abreu. Orientada pela mesma docente, a jornalista Amanda Lima escreveu o livro “Radiojornalismo no interior: sugestões de como fazer”, no qual traz a sua experiência com rádio no interior com o objetivo de qualificar o trabalho de radiojornalismo na região.

O publicitário Darlan Grziwinski projetou uma plataforma com indicadores sobre empreendedores criativos do Rio Grande do Sul, o trabalho “Indicadores e Indústria Criativa: um modelo para o Microempreendedor Individual (MEI)” foi orientado pelo professor Tiago Silva.

Ao final do Talk Criativo, os estudantes da segunda turma foram parabenizados e receberam brindes personalizados do PPGCIC. Também foram distribuídas cópias do livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”, organizado pelos professores Joel Guindani e Marcela Guimarães e Silva (PPGCIC), à nova turma.

(texto e fotos: Larissa Burchard)

Aberta chamada de auxílios PAPG

Foi aberta hoje a chamada interna do Programa de Auxílio da Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa (PAPG). As vagas são remanescentes da Chamada PAPG 2017.  Dois mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa serão selecionados a partir da análise da documentação necessária. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), juntamente com o PPGCIC, são responsáveis pelo processo.

Confira a chamada suplementar de Auxílios PAPG 2017 clicando aqui.

ANEXOS CHAMADA SUPLEMENTAR PAPG

As inscrições podem ser feitas de 27/02 até 29/03/2019. Até as 19h da data final, os interessados podem fazer a entrega dos documentos exigidos, junto à Secretaria do PPGCIC (Sala 3113, campus II). A Comissão de Bolsas do PPGCIC ficou encarregada da análise dos materiais e posterior divulgação dos resultados. Esta ocorrerá no dia 05/04/2019, até as 19h, no site do PPGCIC.

PROPPI participa de Seminário de Ingressantes do PPGCIC

Pró-reitor, Velci Queiroz, e pró-reitor adjunto, Fábio Leivas, chamaram a atenção dos mestrandos sobre a necessidade de produções qualificadas.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) marcou presença no Seminário de Ingressantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). O evento aconteceu na Sala do Servidor da Prefeitura Municipal, no último dia 15/03. O pró-reitor, Velci Queiroz de Souza, e o pró-reitor adjunto, Fábio Gallas Leivas, estiveram presentes no evento. Eles salientaram a importância de que os programas de pós-graduação trabalhem em conjunto com os seus alunos, de modo a buscar a consolidação e o desenvolvimento dos seus cursos.

Mestrandos conheceram detalhes sobre o funcionamento do PPGCIC.

A coordenadora do PPGCIC, Sara Alves Feitosa, e a professora do mestrado profissional, Renata Coutinho, apresentaram aos mestrandos detalhes sobre o funcionamento do curso. Além disso, destacaram a importância da articulação de produções qualificadas para a representação do mestrado em eventos e publicações da área. Com isso, os alunos da turma de 2019 tiveram a oportunidade de conhecer melhor o PPGCIC e suas diretrizes.

Professor Gabriel Sausen Feil esclareceu questões sobre o preenchimento do Lattes.

No final do evento, o professor Gabriel Sausen Feil palestrou sobre a plataforma de currículos Lattes. O docente deu dicas sobre como atualizar as produções científicas e técnicas no sistema para que os estudantes possam registrar de maneira mais eficiente a trajetória acadêmica.

Professoras Sara Feitosa e Renata Coutinho conduziram o Seminário de Ingressantes, na Sala do Servidor da Prefeitura Municipal.

Apresentação de PDIs ocorrerá na próxima quinta-feira

O próximo evento a ser realizado pelo PPGCIC ocorrerá no dia 21/03/2019, no La Comparsa Pub, a partir das 19h. Na ocasião, ocorrerá a apresentação dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&Is) dos mestrandos da turma de 2018.  A ideia é reunir a comunidade acadêmica e interessados nos projetos dos mestrandos, incluindo potenciais investidores.

Divulgado chamada pública para inscrição e seleção de Alunos em Regime Especial 2019/1

 

Já está disponível a chamada pública para inscrição e seleção de Alunos em Regime Especial 2019/1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, os interessados podem realizar as suas inscrições, seguindo as orientações da chamada pública, disponível nesta página.

Os componentes curriculares que oferecem vagas para o regime especial são os seguintes: Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa, ministrada pelos professores Renata Coutinho e Joel Guindani; Comunicação para Políticas Culturais, ministrada pela professora Carmen Abreu, e Comunicação, Educação e Indústria Criativa, ministrada pelo professor Gabriel Sausen Feil e Data Science e Comunicação para Indústria Criativa, ministrada pelo professor Tiago Costa Martins. São três vagas para cada componente.

A divulgação do resultado final do processo  seletivo está prevista para o dia 28/02/2018. E as matrículas dos alunos selecionado acontece de 07 a 08 de março.

Workshops com makers e coworkers aproximam os mestrandos do PPGCIC com as tendencias do mercado de trabalho

O componente curricular eletivo de Comunicação, Indústria Criativa e Espaços Sociais, ministrado pela professora Marcela Guimarães e Silva,  trouxe aos mestrandos do PPGCIC diversas atividades relacionadas à tendencias do mercado de trabalho. Entre elas,  workshops sobre  a classe criativa e os profissionais da comunicação no mercado contemporâneo.

No dia 01 de novembro, o maker Fernando Acosta Fresinghelli, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa – campus São Borja, compartilhou suas experiências e participações em empresas multinacionais do mercado da Internet of Things (IoT), bem como apresentou o seu negócio dando dicas aos mestrando de como se inserir nesse contexto.

Já no dia 22 de novembro, o empreendedor Diego Gabbi de Azevedo, relações públicas formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), após abordar os temas empreendedorismo, inovação e criatividade, realizou o workshop “Ideias em Ação: inovação e empreendedorismo com o método Canvas”, no qual os mestrandos forma desafiados a planejar seus negócios na área da comunicação e indústria criativa.

O objetivo dos workshops foi oferecer aos mestrandos a oportunidade de trocar ideias e propostas com makers e coworkers do mercado criativo e assim se aproximar do universo da Cultura Maker e Coworking, considerados movimentos recentes e impulsionadores no processo de reconhecimento da classe criativa e das indústrias criativas no Brasil e no mundo.