História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 15

Divulgado chamada pública para inscrição e seleção de Alunos em Regime Especial 2019/1

 

Já está disponível a chamada pública para inscrição e seleção de Alunos em Regime Especial 2019/1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, os interessados podem realizar as suas inscrições, seguindo as orientações da chamada pública, disponível nesta página.

Os componentes curriculares que oferecem vagas para o regime especial são os seguintes: Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa, ministrada pelos professores Renata Coutinho e Joel Guindani; Comunicação para Políticas Culturais, ministrada pela professora Carmen Abreu, e Comunicação, Educação e Indústria Criativa, ministrada pelo professor Gabriel Sausen Feil e Data Science e Comunicação para Indústria Criativa, ministrada pelo professor Tiago Costa Martins. São três vagas para cada componente.

A divulgação do resultado final do processo  seletivo está prevista para o dia 28/02/2018. E as matrículas dos alunos selecionado acontece de 07 a 08 de março.

Workshops com makers e coworkers aproximam os mestrandos do PPGCIC com as tendencias do mercado de trabalho

O componente curricular eletivo de Comunicação, Indústria Criativa e Espaços Sociais, ministrado pela professora Marcela Guimarães e Silva,  trouxe aos mestrandos do PPGCIC diversas atividades relacionadas à tendencias do mercado de trabalho. Entre elas,  workshops sobre  a classe criativa e os profissionais da comunicação no mercado contemporâneo.

No dia 01 de novembro, o maker Fernando Acosta Fresinghelli, egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa – campus São Borja, compartilhou suas experiências e participações em empresas multinacionais do mercado da Internet of Things (IoT), bem como apresentou o seu negócio dando dicas aos mestrando de como se inserir nesse contexto.

Já no dia 22 de novembro, o empreendedor Diego Gabbi de Azevedo, relações públicas formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), após abordar os temas empreendedorismo, inovação e criatividade, realizou o workshop “Ideias em Ação: inovação e empreendedorismo com o método Canvas”, no qual os mestrandos forma desafiados a planejar seus negócios na área da comunicação e indústria criativa.

O objetivo dos workshops foi oferecer aos mestrandos a oportunidade de trocar ideias e propostas com makers e coworkers do mercado criativo e assim se aproximar do universo da Cultura Maker e Coworking, considerados movimentos recentes e impulsionadores no processo de reconhecimento da classe criativa e das indústrias criativas no Brasil e no mundo.

Mestrandos do PPGCIC visitam ambientes de inovação e criatividade

Os mestrandos do PPGCIC, junto com a professora Marcela Guimarães e Silva realizaram nos dias 06 e 07 de dezembro uma visita técnica em alguns ambientes de inovação e criatividade na cidade de Santa Maria/RS, como uma das atividades do componente curricular eletivo de Comunicação, Indústria Criativa e Espaços Sociais, ministrado pela professora.

Durante o percurso os alunos puderam visitar as instalações do Coworking Lab1188 e do Coworking Pulse, localizados na região central da cidade e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) e a Incubadora Pulsar, ambas instaladas no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde foram recebidos pelo professor Silon Procath, coordenador de empreendedorismo e pelo empresário Bruno Thurner, sócio da Warp Technologie, uma das empresas do setor de games incubada pela Pulsar.

O objetivo da visita técnica foi oferecer aos mestrandos a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento desses ambientes de trabalho, favoráveis aos desenvolvimento da indústria criativa e da classe criativa, bem como identificar de que modo a comunicação, seja por seus processos, produtos ou profissionais participa da dinâmica desses ambientes.

Para encerrar os dias de visitação, os aluno participaram de uma aula especial com a professora Ada Cristina Machado Silveira, do POSCOM – UFSM, que também é professora colaboradora do PPGCIC.

Definido o período de matrículas para 2019/01

O período reservado para matrículas dos alunos ingressantes em 2019/01 se estenderá de 07/01 até 11/01/2019. Já as matrículas dos alunos veteranos, via Web, podem ser realizadas de 11/02 até 17/02/2019.

Os horários para a realização do procedimento pelos ingressantes são os seguintes:

Segundas-feiras: das 12h30 às 18h30;
Entre terças e sextas-feiras: das 8h às 14h.
Local: Secretaria Acadêmica
Endereço: Prédio: Campus 2 – Sala: 3112
Rua Monsenhor Patricio Petit Jean, 3295 – CEP: 97670-000
Telefone: 55 34309854/Ramal: 2219
E-mail: secretariaacademicasb@unipampa.edu.br

 A oferta de componentes curriculares já está disponível no site do PPGCIC. A Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) informa aos alunos ingressantes que a documentação prevista no Edital 331/2018 deve ser apresentada. Igualmente, os procedimentos apontados como necessários no referido documento devem ser cumpridos.

 

Já está disponível o resultado do processo seletivo do Edital 331

Está publicado na página do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) o resultado final provisório do processo seletivo referente ao Edital 331/2018. Os candidatos também podem conferir a lista de aprovados através de acesso individual ao Guri.

Doze candidatos foram aprovados e devem ficar atentos aos próximos procedimentos necessários, indicados no Edital.  A Comissão de Seleção chama a atenção para o período da matrícula, previsto no Edital 331.

Produção Audiovisual Digital é tema do nosso penúltimo Workshop

O mestrando da primeira turma do PPGCIC Elisandro Coelho, junto ao professora Joel  Felipe Guindani foram os facilitadores do terceiro workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa. Com o tema “Produção Audiovisual Digital, o workshop reuniu alunos de graduação (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda) e de Pós-Graduação (Comunicação e Indústria Criativa), que participaram das atividades neste sábado, 24 de novembro, no PPGCIC Lab – Laboratório de Comunicação e Indústria Criativa.

A atividade teve por finalidade abordar a prática da produção audiovisual digital a partir da utilização de smartphones e aplicativos de edição. Estes como instrumentos de produção de vídeos, podendo ser utilizados em diferentes ações de comunicação, desde pequenas reportagens jornalísticas, micro documentários, divulgação de eventos, vídeos institucionais e promocionais, entrevistas, stories para redes sociais e até mesmo experimentações estéticas em vídeo-arte.

O desafio do workshop foi de capacitar os participantes a produzirem vídeos nos mais diferentes contextos de suas atuações profissionais aproveitando os novos espaços de circulação e consumo de conteúdo audiovisual como as mídias sociais digitais e redes sociais digitais. Espaços que têm incorporado e qualificado o suporte audiovisual em suas plataformas. De acordo com dados apresentados pelo professor Joel Guindani, até 2020 o audiovisual será responsável por 80% do fluxo de conteúdo nas redes sociais.

Durante as atividades, primeiramente realizou-se um treinamento com alguns aplicativos disponíveis para a gravação e edição de vídeo em smartphones como o Cinema FV-5, Kinemaster, FilmoraGo, Quick e Inshot.

Após o treinamento teórico os participantes foram distribuídos em equipes e tiveram de produzir vídeos com base no conteúdo abordado, ou seja, gravação e captação de imagem e áudio, inserção de trilhas sonoras, textos, transições, efeitos e o processo de renderização e exportação.

O Workshop foi finalizado com uma mostra audiovisual, momento em que as equipes puderam exibir os vídeos produzidos durante a atividade prática.

Este circuito de workshops é promovido pelo Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa.

O último workshop acontece dia 01 de dezembro e trabalhará com Big Data e Avaliação em Relações Públicas. Mais informações aqui.

Divulgado o resultado da prova de avaliação oral

Já está disponível o resultado da prova de avaliação oral do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). As notas dos candidatos podem ser conferidas no site do PPGCIC e no sistema GURI, que pode ser acessado com os dados individuais de cada candidato.

O resultado final foi publicado no dia 26/11/2018, conforme consta no Item 9 (letra n) do Edital 331/2018. A Comissão de Seleção chama a atenção para as próximas etapas, previstas no Edital.

Gamification em Relações Públicas é tema do nosso segundo Workshop

O mestrando da segunda turma do PPGCIC Anderson Lovato, junto a professora Marcela Guimarães e Silva foram os facilitadores do segundo workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa. Com o tema “Gamification em Relações Públicas, o workshop reuniu alunos de graduação (Jornalismo e Relações Públicas) e de Pós-Graduação (Comunicação e Indústria Criativa), que participaram das atividades neste sábado, 17 de novembro, no PPGCIC Lab – Laboratório de Comunicação e Indústria Criativa.

Gamification é um tipo de estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público (interno e externo) com as marcas de maneira lúdica. Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca. A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pelas interações dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas e até prêmios físicos.

Durante a atividade, foram trabalhados as possíveis utilizações de Games pelo profissional de RP nas diversas esferas de sua atuação, seja na iniciativa privada, governamental ou terceiro setor. Além de associação com outras áreas, como Recursos Humanos, Marketing, Saúde, Educação, T&D e Vida Cotidiana.

O interesse em apropriar essa estratégia a área de Relações Públicas e Comunicação surge da necessidade em transformar métodos tradicionais em métodos inovadores e criativos.

Este circuitos de workshop é promovido pelo Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa.

O próximo workshop acontece dia 24 de novembro e trabalhará com Produção Audiovisual Digital. Mais informações aqui.