O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa abre inscrições para auxílio PAPG 2019. A chamada interna contempla a concessão de auxílio financeiro relativo ao Programa de Auxílio da Pós-Graduação (PAPG) em favor de estudantes regularmente matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu da Unipampa, recomendados pela CAPES. O PPGCIC conta com duas cotas de auxílio, com duração de 24 meses contados a partir de agosto de 2019. As inscrições ocorrem nos dias 27 de 28 de junho de 2019, para mais detalhes leia a chamada interna do PPGCIC na aba PAPG/Unipampa
Na tarde da última sexta-feira (31), ocorreu o segundo encontro do projeto permanente “Cambiando Saberes”, organizado pela vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), Marcela Guimarães e Silva. Dessa vez, o convidado foi o diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus São Borja, Rafael Baldiati Parizi, doutorando de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Parizi falou sobre o tema “Métodos ágeis, Design Thinking e Lean Startup” com estudantes de graduação, mestrandos e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O diretor conversou sobre como os estudantes do IFFar desenvolvem aplicativos a partir do método de design thinking para atender as demandas dos clientes. Depois da apresentação, Parizi fez uma dinâmica com os participantes do evento. A atividade foi desenvolver uma proposta de aplicativo com o tema “Transporte urbano”, utilizando o método de design thinking.
Os encontros do Cambiando são abertos ao público e ocorrem uma vez por mês, com convidados diferentes. O projeto busca discutir e trocar conhecimentos com pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas e tem o apoio da Prefeitura Municipal, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB). Para saber mais, curta a página do Cambiando Saberes e acompanhe todas as notícias.
Imagine conhecer escritores e pensadores diferentes e ainda discutir filosofia em um happy hour. Pode ser prazeroso, não é mesmo?
E é essa a proposta projeto de extensão realizado pelo grupo de pesquisa T3xto (GPT3xto), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A ideia do “Happy Hour do T3xto” é que os estudantes possam conhecer e debater sobre pesquisadores clássicos como Kafka, Nietszche, Deleuze através de leitura de obras, entrevistas e conversas que vão além do ambiente universitário.
O projeto é feito uma vez por mês e o tema é escolhido por um professor do grupo. O Happy Hour desse mês ocorreu na quarta-feira (29) às 19h30 no Aldeia Pub e o assunto “O mestre ignorante de Jacques Ranciére: reflexões sobre emancipação intelectual” foi escolhido pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e pesquisadora integrante do GPT3xto, Sara Feitosa.
Com uma proposta diferente, o encontro foge da simples apresentação oral e é dividido em três momentos que buscam criar um ambiente interativo entre alunos e professores. Primeiro ocorre o “Sarau do t3xto”, uma leitura de fragmentos da obra do autor pelos estudantes participantes do projeto. Depois vem a “3ntre-vista”, quando o professor e participante do grupo Marco Bonito entrevista o professor que escolheu o tema. No evento desse mês, Bonito conversou com Sara Feitosa sobre a proposta do método universal, de Jacques Jacotot, apresentada no livro O mestre ignorante, de Rancière, um papo sobre filosofia da educação e a relação do professor com o aluno na formação acadêmica. Por último, vem o “Momento Pampa Stock”, uma atração musical para fechar o encontro. Dessa vez o show foi com o estudante do curso de Jornalismo William André.
O próximo Happy Hour do T3xto ocorre em junho com um espaço músico-filosófico aberto a toda comunidade. Para saber toda a programação basta curtir a página do projeto no Facebook.
O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e o Núcleo de Inovação e Transparência de Tecnologia do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) realizam na próxima quinta-feira (23) o Seminário temático: Comunicação, TI e Indústria Criativa. O evento busca apresentar o último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e discutir temas como tecnologia da informação e economia criativa.
O seminário ocorre em dois momentos, primeiro o relações públicas do IFFar Elisandro Coelho e o professor do PPGCIC Tiago Costa Martins debatem sobre “O lugar da Comunicação e da Tecnologia da Informação na Indústria Criativa: o mapeamento da Firjan (2019)”. Depois o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia e professor do IFFar Bruno Siqueira apresenta o Programa de Incubação em Economia Criativa do instituto federal.
Outro assunto que será tratado é o edital aberto para projetos de economia criativa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFFar. Lançado em 10 de maio, o edital busca selecionar dois empreendimentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) que poderão ficar até dois anos na incubadora para se desenvolverem. O seminário esclarece como será a seleção, o processo de incubação e a importância do programa para empreendedorismo em São Borja. As inscrições vão até dia 31 de maio, mais informações no site do IFFar.
O evento ocorre na quinta-feira (23) às 19h na sala do PPGCIC na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Borja. Estão convidados estudantes do mestrado de Comunicação e Indústria Criativa, graduandos em comunicação e do curso de Sistema de Informação do IFFar e quem tiver interesse no tema.
O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) continua participando de eventos e compartilhando o conhecimento produzido em sala de aula. Dessa vez, a coordenadora do PPGCIC Sara Feitosa e a vice-coordenadora Marcela Guimarães e Silva representaram o programa no V Seminário Internacional Buscando o Sul, realizado pelo curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do dia 13 até 17 de maio. As professoras coordenaram o grupo de trabalho (GT) “Mídia, eleições e Indústria Criativa” na quinta-feira (16) e contribuíram com as apresentações dos estudantes no evento, buscando qualificar as discussões científicas.
Foram apresentados cinco trabalhos no GT, entre eles dois eram das estudantes do PPGCIC Madilei Rotta e Sonaira Canterle.
Sonaira, mestranda do PPGCIC, apresenta trabalho no V Buscando o Sul | Foto: Madilei RottaCom o trabalho “Comunicar Direitos Humanos: caminhos possíveis”, a jornalista Sonaira falou sobre a importância das discussões sobre comunicação e Direitos Humanos no ambiente universitário.
A publicitária Madilei Rotta apresentou um trabalho interdisciplinar sobre Indústria Criativa, “INDÚSTRIA CRIATIVA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: breves reflexões interdisciplinares” que destaca o potencial da comunicação com práticas úteis à educação.
A vice-coordenadora e professora do PPGCIC, Marcela Guimarães e Silva, participou da I Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). O tema do evento foi “Inovação para negócios” e contou com a participação de diferentes profissionais e pesquisadores das áreas de empreendedorismo, desenvolvimento e inovação.
A professora palestrou sobre “Ambientes de Inovação na Indústria Criativa” no dia 8 de maio, terceira noite do evento, onde compartilhou experiências sobre a temática com professores e estudantes de graduação da Unijuí. Além disso, Marcela falou sobre o cenário da Indústria Criativa e a importância da criatividade para a inovação na região.
Para acompanhar mais notícias do PPGCIC não esqueça de curtir a página do programa no Facebook.
As universidades, através de seus programas de pós-graduação – mestrados e doutorados – são as principais responsáveis pela produção de ciência e tecnologia no Brasil. Muito dessa produção é acessada apenas pela comunidade acadêmica, o que acaba distanciando a população em geral da pesquisa no país. Observando esse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/São Borja) propôs a elaboração de uma revista científica que circulasse além dos pares da universidade, mas podendo ser acessada pela comunidade em todas as suas instâncias.
Essa é a proposta da Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, um periódico científico escrito e organizado para ser consumido e compreendido por qualquer pessoa, sem a necessidade de domínio de determinada ciência.
O material publicado na revista é oriundo dos produtos e processos de comunicação e indústria criativa que cada mestrando do Programa planeja e executa durante seu primeiro ano de estudos. Ações que, direta ou indiretamente, beneficiam a comunidade são-borjense e da região. Por isso a importância de tornar público essa produção, valorizando os trabalhos executados e, também, servindo de insumo para futuras ações e pesquisas.
A revista é organizada pelo relações-públicas, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM) e ex-mestrando do PPGCIC, Fabio Frá Fernandes e pela professora do Programa, Dra. Marcela Guimarães e Silva. Seu conselho editorial reúne, além de professores da Unipampa, também professores da UFSM.
Em sua primeira edição, a revista compila oito artigos relatando o percurso de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de produtos de comunicação como uma indústria criativa ou processos de comunicação promovendo a indústria criativa realizados entre os anos de 2017 e 2018.
A Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação terá periodicidade anual, mas em 2019 recebe duas edições, uma já publicada referente à produção dos mestrandos da primeira turma (2017/2019) e outra dos mestrandos da segunda turma (2018/2019).
Por ser um mestrado profissional, os mestrandos do PPGCIC precisam desenvolver dois produtos, sendo um de aplicação prática: Projeto de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação); e outro de cunho reflexivo, constituído na forma de dissertação. A PD&I, seguindo normas adaptadas da ABNT, se materializa em dois momentos, sendo o primeiro, pelo processo de planejamento de um processo de comunicação para a indústria criativa ou produto de comunicação enquanto indústria criativa, e o segundo pela execução desse projeto, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas na prática. O objetivo de produzir um produto ou um processo é gerar impacto positivo junto aos setores criativos da região. Por isso, as pesquisas feitas envolvem estudos de retorno social, cultural, econômico e afins, projetando os benefícios que o trabalho poderá gerar para a comunidade. O PPGCIC busca valorizar, desenvolver e preservar a Indústria Criativa trazendo alternativas de modelos de negócios e investimentos para a comunidade.
São exemplos de produtos e processos de comunicação e indústria criativa, que podem ser desenvolvidos pelos discentes e docentes do PPGCIC: ações de comunicação integrada; produção audiovisual institucional em mídia eletrônica e digital; produção gráfica e editorial; projetos culturais; protótipo de mapeamento de manifestações e equipamentos criativos e culturais; marketing de produtos e serviços criativos e culturais; campanhas de relações públicas; produção de eventos; projetos de acessibilidade cultural; produção em fotografia e memória; ações e produtos em apoio ao patrimônio e/ou ao turismo cultural, produção de moda, desenvolvimento de softwares, produção em design, fotografia, entre outros.
Dois trabalhos que exemplificam bem essas possibilidades de produtos e processos, publicados na primeira edição da Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação é o documentário Produção Audiovisual na Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina, realizado pelo relações-públicas Elisandro Coelho, com orientação do professor Joel Guindani e o Design Thinking como metodologia no processo de comunicação para a Missões Júnior, realizado pela publicitária Renata Antunes, com orientação do professor Tiago Costa Martins. No primeiro, é elaborado um produto na forma de documentário que recupera e registra a produção audiovisual, comparando suas práticas em território brasileiro e argentino. Já no segundo, a comunicação é utilizada para promover as atividades da Missões Júnior, empresa júnior do bacharelado em Sistemas da Informação do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), campus São Borja.
A proposta da PD&I no PPGCIC vai ao encontro do que a CAPES compreende e espera de um Mestrado Profissional, que precisa dar conta de qualificar seus discentes tanto como cientistas, quanto como profissionais. Desse modo, os mestrandos egressos do PPGCIC deverão ser capazes de solucionar problemas (ou saber fazer) a partir do conhecimento científico, proporcionando retornos imediatos às comunidades das quais fazem partem.
O Happy hour do t3xto está de volta! Para 2019, traz um novo foco para os encontros: foco na educação. O terceiro ano do projeto contempla seis encontros, cada um deles sendo composto por três diferentes momentos: “Sarau do t3xto” – leituras de fragmentos relacionados ao tema do encontro; “3ntre-vista” – conversa entre pesquisadores; e “Momento Pampa Stock” – atração musical.
intuito do projeto é levar ao público discussões que, geralmente, ficam restritas ao ambiente de pesquisa acadêmica. Além disso, oportuniza aos participantes a experiência de um espaço músico-filosófico, algo quase inexistente na cidade constituindo-se em espaço de atividades culturais.
O primeiro encontro – com o tema “A aula magistral de Deleuze; a fantasia de ensino de Barthes; e a polêmica de Nietzsche: universidade para todos?” – será na quinta-feira, dia 25 de abril, às 19h30, no Aldeia Pub.
Venha participar. É gratuito, aberto a todos e, para alunos da UNIPAMPA, ainda vale horas ACGs!
O projeto é coordenado pelo professor Gabriel Sausen Feil (PPGCIC/UNIPAMPA) e realizado pelos professores e alunos do Grupo de Pesquisa t3xto (CNPq/UNIPAMPA).
*Aluna de Jornalismo da UNIPAMPA e integrante da equipe executora do Happy hour do t3xto
André Marques apresentou o FabLab da Unisinos, um lugar para a construção e a produção de projetos em conjunto com a comunidade e estudantes universitários. O professor falou sobre as diferentes iniciativas desses laboratórios digitais no Brasil e na América Latina e como funcionam.
Outro assunto destacado é o movimento “Maker”, que tem o objetivo de capacitar as pessoas para que possam construir os próprios projetos e produtos. O FabLab como um espaço para essa atividade pode proporcionar diversas experiências, como o uso da impressora 3D para imprimir muletas ou ataduras. “A criatividade está aí para criar e o FabLab é um lugar de prática, é para conhecer e aprender fazendo”, ressaltou Marques, no encontro.
O doutorando do Poscom/UFSM, Fabio Fernandes, discutiu sobre o uso da comunicação na divulgação e ampliação dos FabLabs no Rio Grande do Sul. Para o relações públicas, o espaço é uma oportunidade para os profissionais de comunicação e para São Borja e região. “No Fablabs, eu vou trabalhar em conjunto, dividir o meu espaço. É trabalho colaborativo, que busca ampliar o conhecimento”, afirmou Fernandes, ao falar, também, sobre as equipes multidisciplinares dos laboratórios digitais.
O contato com outras universidades é uma troca de experiências que qualifica cada vez mais a produção acadêmica. Esse foi um dos objetivos da Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) que recebeu na sexta-feira (05/04) o professor Cristiano Max Pereira Pinheiro, coordenador do mestrado em Indústrias Criativas da Feevale.
Pesquisador na área de comunicação e novas tecnologias, Max palestrou sobre “Perspectivas Interdisciplinares sobre Indústrias Criativas” na Unipampa. O professor falou sobre a consolidação da área da Indústria Criativas e o caráter interdisciplinar tratado no mestrado da Feevale. Estiveram presentes no evento estudantes de graduação, as turmas do PPGCIC e professores d Universidade.
Em entrevista à equipe de comunicação do PPGCIC, Cristiano ressaltou a importância do crescimento da pesquisa sobre Indústria Criativa no Brasil e seus obstáculos atualmente. “Não consigo desconectar a crescente onda de pesquisa sobre Indústria Criativa, como setores da Moda e Publicidade, de uma discussão e aplicação prática também, em termos de matriz econômica e em termos de desenvolvimento social”, afirma Max. Para o pesquisador os mestrados de Indústria Criativa colaboram para a integração entre a produção intelectual e a aplicação na esfera educacional e política.
Sobre o profissional criativo, o professor declarou que o que falta na formação acadêmica é a discussão sobre indústria e economia criativa. “É algo que eu gosto de chamar de empoderamento criativo. No momento que o aluno percebe que o valor criativo é dado por ele, começa a cria as coisas, ele é a mola propulsora, vai criar novas relações na empresa que trabalha”, explica Cristiano. A saída de profissionais das empresas para se tornarem autônomos é uma tendência para o professor que confessa ser um ciclo para todos os estudantes de graduação. “Ele só vai se dar conta depois de alguns anos no mercado”.
Outro assunto tratado na entrevista foram os desafios da Indústria Criativa no cenário econômico. A criação de políticas públicas para a área traz a necessidade da consolidação da identidade do campo na educação e no governo. Max compreende que é preciso que os programas conversem entre si para melhorarem juntos. “É um desafio eterno mas importante porque desafia na relação da educação com o governo e como a gente se desenvolve”, ressalta o pesquisador.
Após a aula inaugural os professores do PPGCIC se reuniram com Cristiano para compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre o estudo da Indústria Criativa. “A reunião foi sensacional, é muito bom poder ver um outro mestrado com o mesmo objeto mas com viés e abordagens diferentes. Muitas vezes as dificuldades são as mesmas, assim podemos colaborar juntos”, comentou.
A agenda de eventos do Programa continua na próxima sexta-feira (12/04) com o início das atividades do projeto Cambiando Saberes. No evento os convidados André Marques, professor da Unisinos e coordenador dos laboratórios da Escola da Indústria Criativa, em especial do Fab Lab Unisinos POA, e do relações-públicas e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fabio Frá Fernandes vão conduzir um bate-papo sobre “Fab Labs: espaços de criatividade na universidade aberto à comunidade acadêmica e local”. O Cambiando Saberes ocorre uma vez por mês e é aberto a toda comunidade de São Borja.