O Programa está estruturado em um eixo de componentes curriculares obrigatórios e outro de componentes eletivos. Se quiser conhecê-lo, clique aqui.
Em ambos, tais componentes articularão o desenvolvimento prático de um produto ou processo e a discussão/reflexão teórica sobre esse produto/processo com vistas à elaboração da dissertação. No final, o discente cumprirá 24 créditos.
O produto/processo será construído a partir do componente curricular “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” (PDI).
O PPGCIC conta com uma “Comissão de PDI” para definir as diretrizes de construção do produto/processo com impacto social. Assim, a proposta buscará ser “inovadora, com significado social, cultural e econômico visíveis, por trazer benefícios à sociedade” (CAPES, 2013, p. 01).
Uma das prioridades do PPGCIC é apoiar o ensino básico e médio.
Tal prioridade está posta nos componentes curriculares e no fomento à realização do produto/processo (entendido como o resultado do PDI) através de um estágio social (diretriz para ações de cunho social em que o processo/produto contemplará a área da educação, cultura e criatividade com foco social e regional).
O Estágio Social, contido no regimento do Programa, buscará a articulação com os governos e a sociedade civil para viabilizar os projetos dos discentes.
O PDI será entendido como um produto/processo com relevância social e regional a ser produzido pelo discente do Programa, sendo reconhecido alguns dos seguintes formatos:
- ações de comunicação integrada;
- produção audiovisual institucional em mídia eletrônica e digital;
- produção gráfica e editorial;
- projetos culturais;
- marketing de produtos e serviços criativos e culturais;
- campanhas de relações públicas;
- produção de eventos (cursos, workshops, palestras, feiras, exposições, mostras, dentre outros);
- pesquisas de opinião em ambientes da indústria criativa;
- projetos de acessibilidade cultural;
- projetos em educomunicação;
- projetos que incluem ações e estratégias em múltiplas plataformas;
- produção em fotografia e memória;
- produção de mídia impressa (revistas, jornais, catálogos, informativos, cartilhas, dentre outros);
- webjornalismo, radiojornalismo hipermidiático, webjornalismo audiovisual, jornalismo móvel;
- WebPP, publicidade móvel;
- WebRP, RP em mídias móveis;
- processos e produtos da indústria criativa na Web 2.0 (sistemas colaborativos, ações ou produtos em mídias sociais digitais, entre outros);
- ações e produtos em apoio ao patrimônio e/ou turismo cultural.
A dissertação é a discussão/reflexão teórica sobre o produto/processo desenvolvido.
- O discente precisa cumprir 24 créditos (total);
- 13 créditos em componentes obrigatórios;
- 8 créditos em componentes eletivos (no mínimo, dois componentes curriculares eletivos em sua linha de pesquisa);
- 3 créditos de dissertação.
Previsão de dias e turnos:
Quinta-feira – tarde – componentes curriculares eletivos.
Sexta-feira – manhã e tarde – componentes curriculares obrigatórios.
Consulte a matriz curricular do PPGCIC