CRIATIVOS EM AÇÃO: aluna e egresso do PPGCIC participam de projeto de extensão em escola municipal de São Borja

Novo projeto de extensão da Unipampa promove conexão entre passado, presente e futuro através do Rio Uruguai

Texto: Rayssa Mambach

Os docentes da Unipampa, Marcela Guimarães e Evandro Guindani, se reuniram, na última quarta-feira (17), com a equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Sorrilha da Costa, dando início ao projeto de extensão “Nas margens do Rio Uruguai: passado, presente e futuro”. A parceria surge da busca do professor de História da escola Ubaldo, Fredi Silva, de aproximação entre alunos da escola e a universidade, com o objetivo de estimulá-los a futuramente ingressarem no ensino superior.

Através da demanda da escola em trabalhar a temática do Rio Uruguai, Marcela, Evandro e o técnico Saryzon de Azevedo, egresso do Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), desenvolveram a iniciativa, que visa fomentar nos alunos uma conexão entre passado, presente e futuro, fazendo-os compreender que podem construir seu futuro (estudando na Unipampa) no mesmo lugar em vivem e viveram seus antepassados: nas margens do Rio Uruguai.

O projeto tem a participação da acadêmica de Ciências Humanas e ex-aluna da Escola Ubaldo, Gabrieli Dorneles de Souza e da aluna do PPGCIC, Alice Carvalho. As ações consistem em palestras aos pais e alunos com o objetivo de motivá-los a estudar na Unipampa; oficina de fotografia aos alunos do sexto ano; visita ao campus da universidade e a locais históricos da cidade; e também sessão de fotos com exposição na Unipampa e na escola.

Conforme o professor Evandro, “essas ações nas escolas de ensino fundamental possuem uma grande eficácia a médio e longo prazo, porque contribuem para que adolescentes, principalmente das periferias, possam contemplar a universidade no seu projeto de vida futura”. O professor também destaca a importância de ações articuladas nas escolas envolvendo todos os cursos do campus. Para a Professora Marcela, a escola deve ser a principal instituição parceira da universidade, pois é nela que estão os futuros alunos do ensino superior. Por isso é necessário intensificar ações que aproximem a universidade às escolas mais efetivamente. É uma via de mão dupla na qual as duas instituições ganham e aprendem juntas.

 

Foto: Marcelo Moraes

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook l Site l Instagram I Twitter l