No dia 10 de junho, Caroline Andrades, egressa do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), e Marco Bonito, professor permanente do programa, palestraram sobre Acessibilidade Comunicativa para estudantes do 5º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de São Paulo (USP).
Na ocasião, Marco compartilhou sua trajetória pesquisando sobre Acessibilidade Comunicativa e explicou a proposta do conceito para os estudantes. O evento foi proposto pelo professor Luciano Guimarães, supervisor de pós-doutorado de Marco. Ambos têm trabalhado na disciplina de Laboratório de Jornalismo na qual buscam trazer as questões da Acessibilidade Comunicativa para a produção jornalística.
A egressa do PPGCIC, Caroline Andrades, apresentou seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), o Clima Acessível, falando sobre a inovação no processo comunicacional em virtude da Acessibilidade Comunicativa. Caroline, em sua apresentação, buscou destacar o emprego do conceito de Acessibilidade Comunicativa nas produções do Clima, pensando a acessibilidade do conteúdo desde a gênese da pauta. Além disso, destacou que com a produção do PD&I durante o mestrado, foi possível observar que a inclusão da acessibilidade não pode ser feita apenas após a produção do conteúdo, mas sim pensada desde o início e para isso é fundamental contar com o apoio de pessoas com deficiência para validar a acessibilidade.
A palestra foi uma oportunidade de trocar experiências com os estudantes, bem como colaborar com a conscientização da importância da inclusão da acessibilidade comunicativa desde o início da produção jornalística. Segundo Marco, quase todos os estudantes da Escola de Comunicação e Artes da USP já atuam em grandes jornais de São Paulo e nunca tinham ouvido falar sobre o assunto, ficaram interessados em poder levar esse conhecimento para a práxis cotidiana. Além disso, ambos os palestrantes buscaram apresentar a Unipampa e o PPGCIC, explicando a proposta do PD&I e a inovação presente no trabalho Clima Acessível.
Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!