Notas

PPGA UNIPAMPA NO III SIMPÓSIO DE AGRONEGÓCIO – SIMPAGRO

Na última quinta-feira, 05 de setembro de 2019, a mestranda do PPGA/UNIPAMPA Beatriz Scapin participou do III Simpósio do Agronegócio SIMPAGRO, realizado na UNIPAMPA, campus Dom Pedrito. Na oportunidade a mestranda apresentou um trabalho sobre a política pública de crédito, o PRONAF e sua contribuição para a agricultura familiar, intitulado  “O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: DISTRIBUIÇÃO E DESEMPENHO DE 1999 A 2017”, fruto de uma pesquisa com o economista Edenilson Tafernaberry Lencina Machado e com a docente do PPGA/UNIPAMPA Drª Alessandra Troian, que vem realizando pesquisas nesta área do conhecimento.

 

Resumo

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), criado em  meados da década de 1990, é um marco nas políticas públicas, sobretudo para a agricultura familiar. Desde sua criação, o programa passou por aperfeiçoamentos e transformações visando ampliar as linhas de crédito e o público-alvo. Neste sentido, o objetivo de presente estudo é analisar a evolução e a distribuição dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar entre as regiões brasileiras no período de 1999 a 2017. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como qualitativa, a partir do método dedutivo. Buscaram-se dados secundários junto ao Banco Central do Brasil (BCB). Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Como principais resultados destaca-se a desigualdade e concentração na distribuição do crédito. As regiões capitalizadas, Sul e Sudeste, destinam a maior parte do crédito para o custeio de safra enquanto que as regiões menos capitalizadas, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, destinam a maior parte do crédito para investimento. Dentre as principais limitações do programam destaca-se a seletividade em favor de agricultores capitalizados, produtores de commodities e a concentração regional do crédito.

 

PPGA UNIPAMPA NO 57º CONGRESSO DA SOBER

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unipampa, Rosemeri da Silva Madrid, nas fotos abaixo, participou, entre os dias 21 e 25 de julho, do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, que teve como temática central da sua 57º edição “Articular os debates sobre Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento”. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER, que se refere a uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, a partir do intercâmbio científico, da pesquisa e do ensino em ciências sociais rurais. A atual edição do evento foi sediada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na cidade de Ilhéus (BA).

A Mestra formada pelo PPGA Unipampa apresentou os artigos:

Potencialidades de Permanência de Jovens em Comunidade Rural Quilombola

Autores: Rosemeri da Silva Madrid (PPGA/UNIPAMPA); Margarete Leniza Gonçalves (UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo: O presente trabalho apresenta a perspectiva dos jovens da comunidade remanescente de Quilombo do Ibicui d’Armada, localizada no Ibicui d’Armada, área rural do município de Sant’Ana do Livramento/RS. O objetivo geral do estudo foi identificar as potencialidades de desenvolvimento da comunidade Remanescente de Quilombo, Sant’Ana em especial a percepção dos jovens da localidade rural quanto a relevância da identidade quilombola, como legado histórico e cultural. E procurou analisar as potencialidades que possam encadear o desenvolvimento humano, social e econômico principalmente dos jovens quilombolas. A pesquisa foi um estudo de caso, desenvolvido junto às trinta e uma famílias. A coleta de dados foi realizada a partir da observação participante, entrevistas e de anotações feitas em campo. Os resultados sinalizam a percepção dos jovens quanto à importância da comunidade e a vontade dos mesmos em permanecer após o término dos estudos, mesmo que não vislumbrem perspectivas concretas de desenvolvimento da população rural negra.

Desenvolvimento como Liberdade: Jovem no Quilombo Ibicui D’armada no Município de Santana do Livramentos – RS

Autores: Rosemeri da Silva Madrid (PPGA/UNIPAMPA); Margarete Leniza Gonçalves (UNIPAMPA);
Resumo: O desenvolvimento está relacionado com a ampliação e garantia da liberdade de escolha. Este ensaio procura através da abordagem das capacitações de Amartya Sen verificar como as capacidades básicas, estão sendo vivenciada pelos jovens da comunidade quilombola do Ibicui d´Armada. O quilombo está localizado na zona rural de Sant”Ana do Livramento, distante 55 Km da zona urbana. Essa comunidade foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares em 2009 e possui 31 famílias de ancestralidade negra. Neste sentindo, o presente trabalho tem como objetivo discutir as privações de capacidades dos jovens quilombolas de Sant’Ana do Livramento. Para isto, foi feita uma breve discussão teórica sobre o desenvolvimento de jovens no meio rural e uma contextualização do debate sobre desenvolvimento como liberdade na visão Seniana. Constatou-se que os jovens não têm alternativas e por esse motivo acabam abandonando a comunidade quilombola.

Ademais, a egressa participou de palestras, painéis e outras atividades realizadas no evento.

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIPAMPA obteve artigos aprovados no XLIII Encontro da ANPAD

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UNIPAMPA obteve a aprovação de seis trabalhos para apresentação no XLIII Encontro da ANPAD 2019, considerado como maior evento de Administração do país e o segundo maior evento da área no mundo. Participaram dos referidos artigos sete docentes, duas mestrandas e duas egressas do programa.

Neste ano, o evento será realizado na Universidade Mackenzie, na cidade de São Paulo, entre os dias 02 a 05 de outubro.

Conheça os trabalhos aprovados:

Análise de Redes Sociais na Produção Científica sobre Coopetição

Autoria:  Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Cassanego Jr (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo: As redes sociais virtuais vêm sendo incorporadas nas relações de trabalho contemporâneas desempenhando um papel de disseminação da informação. Nesse contexto, tem-se com o objetivo geral analisar as redes sociais dos países, instituições de ensino superior e autores mais representativos na produção científica sobre a temática da coopetição, segundo a plataforma Web of Science. Adotou-se o método Análise de Redes Sociais pesquisando na plataforma dedados com a palavra chave “co-opetition”, chegando ao total de 594 artigos científicos. Utilizou-se o software Gephi 0.9.1 para construir e analisar a rede a partir de métricas decentralidade (de grau, grau ponderado, intermediação, proximidade e autovetor), densidade e modularidade. A partir da identificação das três redes, mapeou-se uma rede de países composta por 43 nós e 448 nós, uma rede de instituições de ensino superior composta por 183 nós e 2040arestas e uma rede de autores mais representativos composta por 199 nós e 2428 arestas. Os autores mais proeminentes da rede determinam as instituições com mais poder e influência e consequentemente os países aos quais pertencem as instituições de ensino citadas, formando uma cadeia consonante nos clusters porém heterogênea na produção cientifica sobre a temática da coopetição.

O Consumo na Era Moderna: A influência da suscetibilidade a comparação social, do materialismo e do uso do Instagram no consumo conspícuo

Autoria: Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA); Andressa Hennig Silva (PPGA/UNIPAMPA); João Garibaldi Almeida Viana (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo: Define-se o consumo conspícuo como o ato de aquisição e exibição de bens e serviços luxuosos que refletem a riqueza de um indivíduo. No que se refere aos seus aspectos influenciadores, percebeu-se a carência de investigações que verifiquem a influência de novas características sociais e pessoais nesse comportamento. Deste modo, este estudo objetivou identificar o impacto do uso da rede social Instagram, da suscetibilidade a comparação social e da conduta materialista no consumo conspícuo. Para isso, realizou-se um estudo quantitativo, a partir do método Survey, tendo como amostra 317 usuários do Instagram. A partir da análise de regressão múltipla, averiguou-se o poder explicativo de cada modelo estimado, sendo verificado que ao menos um dos atributos que constituem cada uma das variáveis independentes, influenciou a variável dependente. Por fim, evidenciou-se o impacto positivo das variáveis Opiniões, Aptidões, Popularidade, Criatividade e Centralidade no Consumo Conspícuo.

Os Dois Lados do Cyberloafing: uma Análise Qualitativa das Percepções de Trabalhadores Acerca dos Consequentes Negativos e Positivos do Comportamento de Uso das TICs para Fins Pessoais no Ambiente de Trabalho

Autoria: Bibiana Giudice da Silva Cezar (PPGA UFRGS/EA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo: Há um interesse crescente por parte das organizações e pesquisadores em compreender o uso das TICs para fins pessoais no ambiente de trabalho, fenômeno denominado cyberloafing. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de trabalhadores usuários de TICs em organizações acerca dos consequentes negativos e positivos do comportamento de cyberloafing. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa mediante entrevistas que foram submetidas à uma análise de conteúdo. Adotaram-se como contextos de análise cinco empresas do setor de TIC situadas no Rio Grande do Sul que se diferenciavam quanto ao número de colaboradores, tempo de atuação no mercado e posicionamento em relação ao comportamento de cyberloafing. Nessas empresas foram estabelecidos como unidade de análise 20 trabalhadores que admitiram engajar-se em tal comportamento. Com relação aos consequentes negativos do comportamento de cyberloafing foram percebidas pelos entrevistados perdas em produtividade e eficiência. Apesar desse aspecto ter sido manifestado de maneira significativa, também foram percebidos consequentes positivos como o restabelecimento em situações de fadiga e estresse e o equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional. Portanto, ao considerar o contexto em que o fenômeno ocorre, pode-se auferir que seus efeitos negativos e positivos coexistem e incidem, ambos, na produtividade do indivíduo.

Quais Comportamentos para a Sustentabilidade Contribuem para a Construção de uma Universidade Verde?

Autoria: Valéria Garlet (PPGA UFSM/CCSH); Thiago Antônio Beuron (PPGA/UNIPAMPA – PPGA UFSM/CCSH); Lucas Veiga Ávila (PPGA UFSM/CCSH); Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga (PPGA UFSM/CCSH); Gustavo da Rosa Borges (PPGA/UNIPAMPA); Simone Dias Saraiva (UNIPAMPA);

Resumo: Às universidades cada vez mais atribui-se a competência de incentivar, apoiar, desenvolver e potencializar práticas voltadas para a sustentabilidade. Este trabalho teve o intuito de identificar os comportamentos para a sustentabilidade dos servidores de uma instituição federal de ensino superior. O estudo caracteriza-se como qualitativo e quantitativo (pesquisa documental e método survey). Os resultados mostram os comportamentos que mais contribuem para a construção de uma universidade verde estão voltados ao âmbito individual: Já os comportamentos que menos contribuem para uma universidade verde estão voltados para o coletivo, como participar de ações sustentáveis, utilizar transporte coletivo ou compartilhar o veículo. Os achados sugerem caminhos para a instituição estudada para promover ações e incentivar atitudes que visem ao coletivo, seja por meio de cursos de capacitação sobre educação e gestão sustentável, seja por meio de editais de fomento que priorizem projetos voltados para a sustentabilidade. Esses resultados podem ser ampliados e desenvolvidos em outras instituições. Além disso, também torna-se necessária a estruturação e organização de um setor que se encarregue das questões ambientais a nível institucional.

Restringir ou Não? Eis a Questão! Um Estudo Acerca de Diferentes Posicionamentos Organizacionais Diante do Comportamento de Cyberloafing

Autoria: Bibiana Giudice da Silva Cezar (PPGA UFRGS/EA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo: Considerando o cyberloafing como um comportamento recorrente nas dinâmicas organizacionais, as empresas têm se posicionado em relação ao uso das TICs para fins pessoais no ambiente de trabalho por parte de seus colaboradores. Esses posicionamentos, que podem ser classificados de maneira geral em permissivos ou restritivos, usualmente são apoiados em estratégias e medidas de controle do cyberloafing. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é analisar quais estratégias e medidas de controle do uso das TICs para fins pessoais no ambiente de trabalho são utilizadas em empresas que se diferenciam por seu posicionamento organizacional diante do comportamento de cyberloafing. Sendo assim, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa cujos dados foram coletados a partir de entrevistas com gestores e colaboradores de três empresas com posicionamento permissivo diante do comportamento de cyberloafing e duas com posicionamento restritivo. Os resultados demonstraram que as empresas permissivas caracterizam-se pela efetivação de estratégias atentas a fatores humanos e medidas coercitivas alternativas enquanto as empresas restritivas caracterizam-se, em especial, pelos mecanismos eletrônicos de bloqueio embora efetuem outras estratégias e medidas de controle. Entretanto, ressalta-se que essa medida pode apresentar brechas na sua efetivação e discute-se acerca da satisfação dos funcionários em relação a tais posicionamentos.

Discriminação do Gênero Feminino no Ambiente de Trabalho: Uma Análise à Luz da Teoria Institucional de Thorstein Veblen

Autoria: Martiele Gonçalves (PPGA/UNIPAMPA); Carolina Freddo Fleck (PPGA /UNIPAMPA); João Garibaldi Almeida Viana (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo: A desigualdade de gênero se faz presente na sociedade brasileira e mostra-se fortemente arraigada nos comportamentos dos indivíduos. Sabendo disso, pretendeu-se analisar os hábitos e comportamentos que demonstram e promovem a discriminação no ambiente de trabalho de mulheres que atuam em uma rede de varejo, sob a ótica vebleniana, que entende que as instituições são a forma de pensar dos homens e que os indivíduos têm costumes, hábitos e comportamentos que legitimam novas instituições ou corroboram as já existentes. Por meio de um estudo de caso, do tipo descritivo-exploratório e de cunho qualitativo, analisou-se a instituição da discriminação da mulher no mercado de trabalho. A diferenciação do ser mulher e o ser homem está fortemente arraigado na cultura da empresa estudada, sendo que há claramente o espaço laboral feminino e o masculino configurando-se assim, a divisão sexual do trabalho. Mulheres ocupam cargos característicos do sexo feminino que demandam organização, delicadeza e cuidado e os homens ocupam funções superiores de maior poder ou cargos que exijam força física. Apesar de a empresa sustentar o discurso da igualdade de gênero, a discriminação da mulher no trabalho está enraizada no comportamento dos funcionários, logo, no seu contexto organizacional, institucionalizando a discriminação de gênero.

 

 

Parabenizamos os autores pela aprovação e desde já desejamos um ótimo evento!

I Semana Acadêmica do PPGA

Na última semana, durante os dias 03/06 e 07/06, ocorreu na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento a I Semana do PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração. Evento promovido pelos alunos e docentes do Mestrado, que visou fomentar discussões acerca de metodologias que possam auxiliar o processo de desenvolvimento científico e pedagógico da comunidade acadêmica envolvida. Realizada concomitante com a Semana Acadêmica do campus, foram organizadas oficinas para os alunos da graduação com o objetivo de propiciar a integração entre os cursos e apresentar aos alunos dos cursos de graduação da Unipampa normas científicas para trabalhos acadêmicos e esclarecer princípios básicos de metodologia científica. Além disso, foram ofertados cursos para os docentes e discentes do PPGA, tendo como objetivo possibilitar qualificação sobre método de pesquisa e artigos acadêmicos. Recebemos a visita da professora Dra. Jordana Marques Kneipp, Editora Adjunta da Revista de Administração da UFSM, que ministrou o minicurso – Transformando sua Pesquisa em um Artigo de Alto Impacto” e também do Prof.º Dr. Wesley Vieira da Silva (PPGOP/UFSM) que ofertou o minicurso de Revisão Sistemática de Literatura.