Extensão 3 – Inclusão e acessibilidade | Gestão Ambiental

Extensão 3 – Inclusão e acessibilidade

IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE

  • Componente Curricular: Extensão 3 – Inclusão e acessibilidade
  • Carga horária total: 60h
  • Extensão: 60h

 

EMENTA

A universidade e a sociedade. Extensão universitária e sua perspectiva histórico-conceitual. A extensão e seus desafios. Ações extensionistas vinculadas a programas/projetos institucionais desenvolvidos na área temática de inclusão e acessibilidade.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver atividades de extensão que possibilitem uma maior interação transformadora entre a UNIPAMPA e a sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contribuir para a formação interdisciplinar, cidadã, crítica e responsável do(a) discente.
  • Aprimorar a formação acadêmica, nos cursos de graduação, por meio da realização de práticas extensionistas e do fortalecimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Fortalecer o compromisso social da UNIPAMPA.
  • Estimular a integração e o diálogo construtivo e transformador com todos os setores da sociedade.
  • Desenvolver ações que fortaleçam os princípios éticos e o compromisso social da UNIPAMPA em todas as áreas, em especial, as de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, inclusão e acessibilidade, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena.
  • Incentivar a comunidade acadêmica a atuar na promoção do desenvolvimento humano, econômico, social e cultural.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS

ANDRADE, R. M. M. de. A extensão universitária e a democratização do ensino na perspectiva da universidade do encontro. 2019. 241. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS. Disponível em:

https://moodle.unipampa.edu.br/moodle/pluginfile.php/421303/mod_resource/content/1/Tese_Rubya%20Mara%20Munhoz%20de%20Andrade.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Resolução 317 de 29 de abril de 2021. Regulamenta a inserção das atividades de extensão nos cursos de graduação, presencial e a distância, da Universidade Federal do Pampa. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2021/05/res–317_2021-politica-de-extensao.pdf.

                 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES

BARRETO, M. A. de O. C. Educação inclusiva: contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. São Paulo: Erica, 2014. Disponível em: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php.

CAMINHA, V. L. P. dos S.; HUGUENIN, J. Y.; ASSIS, L. M. de; ALVES, P. P. (org.). Autismo: vivências e caminhos. São Paulo: Blucher, 2016. Disponível em: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php.

 

MENDES, G. F. Manual dos direitos da pessoa idosa. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php.

 

TOMASEVICIUS FILHO, E. (Coord.). Os direitos civis da pessoa com deficiência. São Paulo: Almedina, 2021. Disponível em: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php.

ULBRICHT, V. R. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher 2017. Disponível em: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php.