Auto-avaliação 2013 | Gestão Ambiental

Auto-avaliação 2013

Relatório Autoavaliação 2013

Realizou-se ano de 2013 um questionário para a auto-avaliação do Curso de Gestão Ambiental, preenchida pelos acadêmicos do curso, de forma voluntária sem que ocorresse a identificação dos mesmos.

As perguntas foram realizadas através do preenchimento de um formulário eletrônico elaborado no Google Docs onde os acadêmicos assinavam uma lista de presença, recebiam um número de controle sorteado aleatoriamente, e, posteriormente era disponibilizado um computador com o formulário. A aplicação do instrumento ocorreu no laboratório de informática, durante a realização das disciplinas, no período noturno, como forma de garantir uma efetiva participação dos alunos do curso.

            Os resultados obtidos foram tabulados e realizou-se a contagem de quantos acadêmicos responderam ao item como Desconheço, Insuficiente, Suficiente, Bom e Excelente, além de Desconheço e Conheço em algumas questões e ao final atribuíram um grau de satisfação com o curso. Estava disponível também um espaço para sugestões e críticas. A partir da tabulação dos dados realizou-se a construção de um gráfico por item avaliado, com as porcentagens de respostas para cada item, possibilitando a interpretação dos resultados obtidos.

            Por fim, destinou-se um espaço para responder de forma aberta, dissertativa, onde o discente poderia expor alguma outra informação relevante, que achasse necessária, denominado de Sugestões e Reclamações.

            Dos 150 acadêmicos matriculados no curso, 79 responderam ao questionário. Como existiam 21 acadêmicos com trancamento de matrícula, e que não realizaram a avaliação, o total da população seria de 129, portanto, 61,24% dos acadêmicos do curso responderam ao questionário, considerando a participação discente como sendo significativa e representativa.