A Universidade Federal do Pampa dispõe de uma infraestrutura em cada um de seus dez campi, a qual disponibiliza suporte para o funcionamento dos cursos de graduação e de pós-graduação, bem como para as atividades de ensino, pesquisa e extensão por esses promovidas. Por ser uma instituição ainda jovem, permanece em desenvolvimento e, em razão disso, singularmente no campus São Gabriel, que teve sua implementação iniciada no final de 2006, algumas instalações continuam precisando de reparos e outras de serem construídas e/ou ampliadas.
A primeira construção do campus, denominada de Prédio Acadêmico I, foi concluída em 2009. Após quatro anos, em 2013, o segundo prédio acadêmico (Acadêmico II) foi finalizado e, em 2021, foi o momento do Prédio Administrativo ser entregue para uso, só então permitindo que todas as atividades didáticas e administrativas fossem desenvolvidas no mesmo local.
Por ser uma universidade pública, observam-se os requisitos previstos em lei e, em especial, os relacionados à acessibilidade. Prédios e salas contemplam o acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, segundo Dec. n° 5.296/2004. Já a acessibilidade pedagógica e atitudinal é garantida pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA), que tem caráter institucional. O campus em que o curso é oferecido possui todos os instrumentos hábeis a garantir a acessibilidade.