Coordenação do Curso | Gestão Ambiental

Coordenação do Curso

A Coordenação do Curso é composta pelo Coordenador do Curso e pelo Coordenador Substituto, o qual representa o coordenador em caso de afastamentos e impedimentos eventuais. O Coordenador do Curso e seu substituto são eleitos através de processo eleitoral por edital específico, elaborado de acordo com as diretrizes da UNIPAMPA.
As competências da Coordenação do Curso de Gestão Ambiental estão definidas no Art. 105 do Regimento Geral da UNIPAMPA, estabelecido na Resolução CONSUNI nº 5/2010 (UNIPAMPA, 2010b), tendo como objetivo assessorar a Coordenação Acadêmica na formulação, programação e implantação de diretrizes e metas articuladas com as políticas e objetivos educacionais da UNIPAMPA e do respectivo Curso. O Coordenador(a) de Curso atua no gerenciamento do Projeto Pedagógico de Curso e participa da revisão em face de necessidades de mudança, compatibilização e aperfeiçoamento do Curso no âmbito interno da instituição e no âmbito externo, em conjunto com a Coordenação Acadêmica, a Comissão do Curso e o NDE. O regime de trabalho é de tempo integral em regime de dedicação exclusiva.
O Coordenador(a) avalia o desempenho discente mediante análise de registros acadêmicos, da frequência, do aproveitamento de resultados das avaliações e de outros aspectos relacionados à vida acadêmica. São promovidas atualizações dos conteúdos programáticos e das práticas de atividades de ensino e de novas propostas de avaliação de aprendizagem em trabalho conjunto com a Comissão do Curso e NDE.
A coordenação de curso monitora as necessidades dos docentes (espaço físico, recursos computacionais, recursos audiovisuais, equipamentos e laboratórios) para a execução do Projeto Pedagógico do Curso e orienta docentes e discentes quanto aos métodos e critérios de avaliação, critérios de aprovação e processos de ensino e aprendizagem praticados no Curso de Graduação sob sua responsabilidade. Ao coordenador de curso cabe também convocar e coordenar as reuniões da Comissão de Curso para que todas as decisões sejam tomadas mediante discussão e votação dos seus membros.
A coordenação gera relatórios semestrais de evasão e propõe ações para sua redução, além de atuar no processo seletivo dos Cursos de Graduação em trabalho conjunto com a Coordenação Acadêmica e com a Comissão de Coordenação do Curso. Igualmente, convoca e dirige reuniões da respectiva Comissão do Curso e adota ad referendum da Comissão do Curso, em caso de manifesta urgência e no âmbito de sua competência, providências indispensáveis ao funcionamento do Curso.
A coordenação auxilia na organização de eventos e faz cumprir as exigências necessárias para a integralização curricular, providenciando, ao final do curso, a verificação de histórico escolar dos concluintes, para fins de expedição dos diplomas.
O Coordenador do Curso, professor Victor Paulo Kloeckner Pires, é graduado em Administração de Empresas, em Administração Pública e em Direito, é mestre e doutor em Administração e doutor em Direito. Possui experiência profissional corporativa de 20 anos e, no magistério superior, 32 anos e responsável pelos componentes curriculares de Teoria Geral da Administração, Gestão de Pessoas, Direito Ambiental I e Direito Ambiental II..
O Coordenador Substituto, Docente: Andressa Rocha Lhamby
Componentes Curriculares: Introdução à Gestão Ambiental, Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde, Projeto Integrador I, Projeto Integrador II, O Empreendedor e as Oportunidades de Mercado, Gestão Ambiental Pública
Formação: Bacharela em Gestão Ambiental, Mestra em Engenharia de Produção, Doutora em Engenharia de Produção (em andamento)
Experiências:
● Ensino Superior:8 anos