Estudantes realizam a última colheita da safra 2024 no Vinhedo Experimental da Unipampa

Na manhã desta segunda-feira (26/02), os estudantes de Enologia da Unipampa realizaram a última colheita da safra 2024 no Vinhedo Experimental da Unipampa, em Dom Pedrito/RS.

Estudantes de Práticas I acompanhados do Professor Marcos Gabbardo e do enólogo (TAE) Wellynthon Cunha

A safra 2024 trouxe muitas dificuldades, principalmente pelo acumulado de chuvas nos períodos de floração e maturação, o que desencadeou em moléstias fúngicas, como míldio e podridões. Outros problemas também foram reportados em nosso vinhedo, como o ataque de pássaros e insetos. Nas fotos a seguir, registros de doenças fúngicas e ataques de insetos obtidos em dias anteriores.

Nas fotos acima, cacho de Moscato Giallo afetado (foto de 09/01), e cacho de BRS Carmen atacado por insetos (em 21/02)

Por se tratar de um vinhedo experimental, ou seja, uma coleção de variedades, clones e porta-enxertos, muitas colheitas são realizadas ao longo da safra. Os critérios de colheita são definidos principalmente pelo ponto de maturação das uvas, mas também outros fatores são levados em consideração, como: logística, minimização de perdas e disponibilidade de matéria-prima para as aulas práticas de vinificações.

Diferentemente das safras 2022 e 2023, onde muitas uvas alcançaram elevados teores de açúcar, originando vinhos nobres (vinhos com teor alcoólico superior a 14% vol., obtido de forma natural), a safra 2024 originará vinhos de média estrutura e com menor potencial alcoólico em sua maioria, com características mais jovens.

As dificuldades impostas pela safra já citadas, somadas a uma previsão de chuvas para a semana em Dom Pedrito, tornaram necessária a realização da última colheita das uvas em nosso vinhedo no dia de hoje (26/02). Foram colhidas as uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. As uvas serão destinadas para vinificações na disciplina de Práticas Enológicas I e pesquisas de trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Cabernet Sauvignon (foto: Prof. Marcos Gabbardo)
Petit Verdot (foto: Prof. Marcos Gabbardo)
Touriga Nacional (foto: Prof. Marcos Gabbardo)
Alicante Bouschet (foto: Daniele Ereno, estudante de Enologia)

 

Texto: Wellynthon Cunha

Confira os horários propostos para o primeiro semestre de 2024

O primeiro semestre letivo (2024/1) está quase iniciando… então, chegou a hora de conhecer os horários propostos para as disciplinas de 1º, 3º, 5º e 7º semestre do Curso de Enologia.

O período para a solicitação de matrícula via internet vai de 07 a 11 de março. Lembrando que INGRESSANTES não precisam realizar esse procedimento.

Clique aqui para fazer o download dos horários referentes ao primeiro semestre de 2024

Clique aqui para acessar o Calendário Acadêmico de 2024

Entenda como são realizadas as análises de acompanhamento da maturação das uvas em nosso vinhedo experimental

Por se tratar de uma coleção de cultivares, clones e porta-enxertos, o Vinhedo Experimental da Unipampa apresenta uma grande diversidade de materiais, e isso reflete em uvas com diferentes finalidades e, consequentemente, diferentes pontos de maturação.

Dessa forma, semanalmente, são coletadas amostras de uva em todo o vinhedo. Desde o início de janeiro até o início desta semana (07/02), já foram analisadas 283 amostras. As análises determinam se as uvas estão em um ponto ideal de colheita ou não. Através dos resultados, é acompanhado o acúmulo de açúcar, o decréscimo de acidez das uvas, entre outras variáveis.

E qual o critério para a amostragem?

Como as análises são realizadas em um equipamento que requer uma pequena quantidade de amostra (WineScan SO2®, Foss Analytics), são coletadas cerca de 100 bagas de cada ponto de interesse no vinhedo. Para a coleta, deve-se percorrer toda a fila ou espaço, buscando bagas de diferentes pontos ao longo do espaço, das plantas e dos próprios cachos. No caso de análises pelo método clássico, é necessária uma maior quantidade, cerca de 300 bagas.

Ao chegar no laboratório, as identificações das coletas são revisadas, as bagas são pesadas e, então, pode ser extraído o mosto de cada uma delas. Os mostos são colocados em tubos “falcon”, centrifugados e, posteriormente, filtrados em papel antes de serem analisados no equipamento, que realiza uma análise completa das principais variáveis físico-químicas: teor de açúcar, acidez total e ácidos individuais, pH, entre outros.

Quem realiza essas coletas?

Os estudantes de Enologia do 5º e 7º semestre são os responsáveis por realizar essa coleta semanal, sob orientação de professores e técnicos do Curso.