Reunião de Renovação de Reconhecimento do Curso de Engenharia de Software

O curso de Engenharia de Software receberá a visita de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC) à Unipampa (Campus Alegrete) em virtude da Renovação de Reconhecimento do Curso de Engenharia de Software, que ocorrerá entre os dias 20/03/2023 e 22/03/2023. 
Desta forma, a Coordenação do Curso de Engenharia de Software convida todos os alunos veteranos (alunos não ingressantes em 2023) para uma reunião muito importante junto aos avaliadores que ocorrerá no dia 20 de março de 2023 às 19h no Auditório Márcia Cera (101) .
Contamos com a sua presença e colaboração.
Por favor, divulgue entre seus pares.
Coordenação do Curso de Engenharia de Software

Aula inaugural da Sociedade Brasileira de Computação na UNIPAMPA/Alegrete – ChatGPT e Metaverso

A aula inaugural da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma oportunidade de apresentar a maior e mais importante sociedade científica das áreas de Computação e Informática da América Latina.

A professora Aline Mello, Representante Institucional da SBC na UNIPAMPA, falará sobre o papel da SBC no contexto científico e profissional de Computação no Brasil, os eventos promovidos para estudantes, os prêmios e reconhecimentos para pesquisadores e estudantes e as vantagens da associação.

Além disso, a aula inaugural trará duas palestras sobre tecnologias importantes que continuam no centro das atenções: ChatGPT e Metaverso. Espera-se também que os participantes possam contribuir com suas percepções sobre esses temas após as apresentações, garantindo um espaço de diálogo entre estudantes e professores.

Dia: 23/03/2023 (quinta-feira) – a partir das 19h30
Local: Auditório Márcia Cera (sala 101)
As descrições das palestras seguem abaixo.
————————————————-

Título: ChatGPT e DALL-E: O começo da obsolescência humana?

Descrição: A palestra sobre ChatGPT é uma ótima oportunidade para entender um pouco sobre a tecnologia que está revolucionando a forma como interagimos com a inteligência artificial. Durante a palestra, você terá a chance de conhecer os aspectos técnicos do modelo ChatGPT, bem como sua aplicação em diferentes setores e indústrias, incluindo os possíveis impactos na sociedade. Além disso, você também terá a oportunidade de entender como o ChatGPT pode impactar a rotina de estudantes, desenvolvedores de software e outras profissões a partir de novas possibilidades e desafios. Venha participar dessa palestra e descubra como o ChatGPT pode transformar a maneira como interagimos com a tecnologia e a sociedade como um todo.

Palestrante: Marcelo Thielo possui graduação em Física, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Física Teórica. Trabalhou na indústria de Tecnologia por mais de 11 anos e leciona no ensino superior há 12 (7 dos quais na Unipampa). Aprendeu a programar por vontade própria aos 12 anos de idade e atualmente desenvolve projetos em diversas áreas, com concentração em temas relacionados à Inteligência Artificial e à Computação Gráfica.

—————————————————

Título: Metaverso e Realidade Virtual imersiva: os BOs que vamos ter que resolver

Descrição: A apresentação sobre Realidade Virtual e Metaverso é uma oportunidade para conhecer os dispositivos de Realidade Virtual existentes e os desafios relacionados ao Metaverso para diversas áreas do conhecimento. Durante a palestra, você verá como os dispositivos de Realidade Virtual estão transformando a forma como interagimos com o mundo virtual, permitindo uma imersão sem precedentes em ambientes digitais. Ainda, a apresentação irá abordar diferentes aplicações da Realidade Virtual e do Metaverso em vários contextos, além de discutir desafios técnicos, éticos e legais que precisam ser abordados para garantir uma adoção segura e responsável dessas tecnologias. Não perca esta oportunidade de conhecer melhor as possibilidades e desafios da Realidade Virtual no presente e no futuro.

Palestrante: Jean Cheiran possui graduação e mestrado em Ciência da Computação e cursa atualmente doutorado na mesma área. É professor na UNIPAMPA desde 2013 nos cursos de CC e ES. Jogador de videogame inveterado desde que ganhou um Odyssey 2 e uma TV preto-e-branco na década de 80, pesquisa atualmente a avaliação de Experiência de Usuário em Realidade Virtual imersiva, embora seja um eterno entusiasta de jogos digitais, acessibilidade e métodos ágeis.

—————————————————
Observação: Para você que leu até aqui: (1) brindes da SBC serão sorteados entre os estudantes participantes do evento e (2) as descrições das palestras e a imagem de divulgação foram criadas usando ChatGPT e DALL-E. 🙂

Guia do Estudante de Graduação

Prezados e prezadas estudantes,

Sejam bem-vindos ao curso de Engenharia de Software.

Sabemos que ingressar em uma universidade é um momento de muita felicidade, mas também de transformações e novos desafios.

Para auxiliar você na integração com a vida acadêmica, a UNIPAMPA elaborou disponibiliza um Guia do Estudante de Graduação da Unipampa., em que são apresentadas informações básicas sobre a Universidade, o funcionamento geral dos cursos, processos acadêmicos e outras orientações para o bom andamento de sua jornada na universidade até a conclusão do curso.

Esperamos que este guia contribua na sua formação e desejamos sucesso em sua trajetória.

Ajuste Presencial 2023/1

O ajuste presencial é um momento em que cada aluno é atendido pela Coordenação do Curso para tratar de questões relacionadas à sua matrícula. No semestre 2023/01, o ajuste presencial será nos dias 21 e 22 de março, das 08:00 às 16:30.

Agenda de atendimento:

2023.1 – Ajuste Presencial – Agenda de Atendimento da ES

Obs.: Os atendimentos serão feitos exclusivamente nos horários e na ordem agendada. Quem não puder vir em seu horário, pode solicitar que outro colega venha em seu nome. Para isso, basta escrever de próprio punho uma procuração autorizando o colega a realizar o ajuste em seu lugar.

Semana da Acolhida 2023/1

O Magnífico Reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, e a Pró-reitora de Graduação, Shirley Grazieli da Silva Nascimento, convidam a Comunidade Acadêmica (discentes, docentes e técnicos-administrativos) a participarem das atividades de início de semestre, a saber:

20 de março:

13h30 | Abertura do semestre e Aula Magna: Educação e Cidadania
Palestrante: Prof. João Carlos Salles – UFBA
Mediação: Roberlaine Ribeiro Jorge – Reitor
Evento híbrido – Presencial: Campus São Borja | On-line: youtube.com/UnipampaOficial

19h | Apresentação dos programas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC)
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves – Pró-Reitor PRAEC
Assista em: youtube.com/UnipampaOficial

19h30 | Roda de Conversa: Esporte Universitário: relato de estudantes em eventos estaduais e nacionais
Mediador: Bruno dos Santos Lindemayer – Pró-Reitor Adjunto PRAEC
Acadêmicos convidados: Larissa Gusmão Oliveira (Campus Santana do Livramento), Lauriano Morais Magalhães (Campus Alegrete), Matheus Maydana Mendes (Campus Bagé) e Regis da Silveira de Leon (Campus São Borja)
Assista em: youtube.com/UnipampaOficial

21 de março:

10h30 | Estágio e Mobilidade Internacional: as oportunidades no exterior
Palestrante: Paula Oliveira Pinheiro – Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (DAIINTER)
Assista em: youtube.com/UnipampaOficial

14h | Povos Originários e Resistência
Palestrante: Neidinha Bandeira – Coordenadora de Projetos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé – Ativista dos direitos humanos e meio ambiente
Assista em: youtube.com/UnipampaOficial

22 de março:

9h | Biblioteca Digital: Plataforma da Minha Biblioteca
Palestrante: Hyngryd Goulart – Analista Sucesso do Cliente na Minha Biblioteca
Mediação: Verônica Antunes – Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Assista em: youtube.com/UnipampaOficial

10h30 | Apresentação do Sistema de Bibliotecas (SiSBi) e dos principais serviços oferecidos
Palestrante: Alexandra Porto – Bibliotecária no Campus Itaqui
Mediação: Silvia Bentancourt – Bibliotecária no Campus Dom Pedrito
Assista em: youtube.com/UnipampaOficial

16h | Encontro de Formação Pedagógica: “Educação contemporânea: quando o aprender a aprender é mais importante do que o que foi aprendido”
Palestrante: Prof. Ronaldo Mota – Membro Titular da Academia Brasileira de Educação
Mediação: Shirley Nascimento – Pró-Reitora de Graduação
Assista em: youtube.com/ProgradUnipampa

18h30 | Empatia na Universidade: a competência do futuro
Palestrante: Prof.ª Alexandra Anastacio Monteiro Silva – UFF
Mediação: Charles Carpes – PROGRAD/Campus Itaqui
Assista em: youtube.com/UnipampaOficial

Programação Campus Alegrete

23 de março

9h | Acolhida da equipe diretiva do Campus Alegrete

11h | Roda de Conversa com o NuDE: Programas e ações de apoio ao estudante

14h | Conversa com coordenadores de curso e equipe diretiva do campus, seguida de tour presencial pelo campus

16h | Roda de Conversa com o NuDE: Programas e ações de apoio ao estudante

Horário a confirmar | Oficina Básico de Algoritmos

18h30 | Momento de acolhida da coordenação e das comissões de curso

24 de março:

Horário a confirmar | Oficina de Cálculo Zero

17h | Roda de conversa: Luau com setores/núcleos/grupos do campus

17h às 21h | Evento Project Manegement Institute – Rio Grande do Sul (PMI-RS)