Aula inaugural da Sociedade Brasileira de Computação na UNIPAMPA/Alegrete – ChatGPT e Metaverso

A aula inaugural da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma oportunidade de apresentar a maior e mais importante sociedade científica das áreas de Computação e Informática da América Latina.

A professora Aline Mello, Representante Institucional da SBC na UNIPAMPA, falará sobre o papel da SBC no contexto científico e profissional de Computação no Brasil, os eventos promovidos para estudantes, os prêmios e reconhecimentos para pesquisadores e estudantes e as vantagens da associação.

Além disso, a aula inaugural trará duas palestras sobre tecnologias importantes que continuam no centro das atenções: ChatGPT e Metaverso. Espera-se também que os participantes possam contribuir com suas percepções sobre esses temas após as apresentações, garantindo um espaço de diálogo entre estudantes e professores.

Dia: 23/03/2023 (quinta-feira) – a partir das 19h30
Local: Auditório Márcia Cera (sala 101)
As descrições das palestras seguem abaixo.
————————————————-

Título: ChatGPT e DALL-E: O começo da obsolescência humana?

Descrição: A palestra sobre ChatGPT é uma ótima oportunidade para entender um pouco sobre a tecnologia que está revolucionando a forma como interagimos com a inteligência artificial. Durante a palestra, você terá a chance de conhecer os aspectos técnicos do modelo ChatGPT, bem como sua aplicação em diferentes setores e indústrias, incluindo os possíveis impactos na sociedade. Além disso, você também terá a oportunidade de entender como o ChatGPT pode impactar a rotina de estudantes, desenvolvedores de software e outras profissões a partir de novas possibilidades e desafios. Venha participar dessa palestra e descubra como o ChatGPT pode transformar a maneira como interagimos com a tecnologia e a sociedade como um todo.

Palestrante: Marcelo Thielo possui graduação em Física, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Física Teórica. Trabalhou na indústria de Tecnologia por mais de 11 anos e leciona no ensino superior há 12 (7 dos quais na Unipampa). Aprendeu a programar por vontade própria aos 12 anos de idade e atualmente desenvolve projetos em diversas áreas, com concentração em temas relacionados à Inteligência Artificial e à Computação Gráfica.

—————————————————

Título: Metaverso e Realidade Virtual imersiva: os BOs que vamos ter que resolver

Descrição: A apresentação sobre Realidade Virtual e Metaverso é uma oportunidade para conhecer os dispositivos de Realidade Virtual existentes e os desafios relacionados ao Metaverso para diversas áreas do conhecimento. Durante a palestra, você verá como os dispositivos de Realidade Virtual estão transformando a forma como interagimos com o mundo virtual, permitindo uma imersão sem precedentes em ambientes digitais. Ainda, a apresentação irá abordar diferentes aplicações da Realidade Virtual e do Metaverso em vários contextos, além de discutir desafios técnicos, éticos e legais que precisam ser abordados para garantir uma adoção segura e responsável dessas tecnologias. Não perca esta oportunidade de conhecer melhor as possibilidades e desafios da Realidade Virtual no presente e no futuro.

Palestrante: Jean Cheiran possui graduação e mestrado em Ciência da Computação e cursa atualmente doutorado na mesma área. É professor na UNIPAMPA desde 2013 nos cursos de CC e ES. Jogador de videogame inveterado desde que ganhou um Odyssey 2 e uma TV preto-e-branco na década de 80, pesquisa atualmente a avaliação de Experiência de Usuário em Realidade Virtual imersiva, embora seja um eterno entusiasta de jogos digitais, acessibilidade e métodos ágeis.

—————————————————
Observação: Para você que leu até aqui: (1) brindes da SBC serão sorteados entre os estudantes participantes do evento e (2) as descrições das palestras e a imagem de divulgação foram criadas usando ChatGPT e DALL-E. 🙂