Engenharia de Software | Campus Alegrete

Calendário de TCCs, Estágios e Anteprojetos 2022

Calendário para defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Estágios Obrigatórios e Anteprojetos de 2022 para o curso de Engenharia de Software aprovadas em Comissão

Primeiro semestre (encerramento 20 de agosto):
Datas para TCCs II:
  • 29 de julho – Prazo máximo para entrega de trabalhos de conclusão de curso no Moodle;

  • 05 de agosto – Data máxima para defesa de TCCs II;

  • 12 de agosto – Entrega da versão final do TCC II com as correções da banca no Moodle.

Datas para TCCs I & Estágios Obrigatórios:
  • 05 de agosto – Prazo máximo para entrega de Trabalhos de Conclusão I e relatórios de estágio no Moodle;

  • 12 de agosto – Data máxima para defesa de Trabalhos de Conclusão I e Estágios Obrigatórios.

Anteprojetos:
  • 29 de julho – Data limite para entrega da primeira versão do anteprojeto dos que pretendem matricular-se em Metodologia da Pesquisa Acadêmica da turma 2022.2;

  • 12 de agosto – Data limite dos pareceres dos avaliadores;

  • 30 de setembro – Data limite para entrega da versão final do anteprojeto no Moodle.

Segundo semestre (encerramento 11 de fevereiro):
Datas para TCCs II:
  • 20 de janeiro – Prazo máximo para entrega de conclusão de curso no Moodle;

  • 27 de janeiro – Data máxima para defesa de TCCs II;

  • 03 de fevereiro – Entrega da versão final do TCC II com as correções da banca no Moodle.

Datas para TCCs I & Estágios Obrigatórios:
  • 27 de janeiro – Prazo máximo para entrega de Trabalhos de Conclusão I e relatórios de estágio no Moodle;

  • 03 de fevereiro – Data máxima para defesa de Trabalhos de Conclusão I e Estágios Obrigatórios.

Anteprojetos:
  • 20 de janeiro de 2023 – Data limite para entrega da primeira versão do anteprojeto dos que pretendem matricular-se em Metodologia da Pesquisa Acadêmica da turma 2022.2;

  • 3 de fevereiro de 2023- Data limite dos pareceres dos avaliadores.

Com relação aos modelos a serem utilizados para a manufatura dos artigos de TCCs:

  • O formato do artigo seguirá o Modelo para Artigos do SISBI da Unipampa, disponível em formato Word (.docx) em: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/files/2021/08/template-de-artigo-cientifico-atualizado2021.docx

  • ou em formato Latex, disponível em: https://www.overleaf.com/6354219174ccpfhhbqjmcj.

  • O limite mínimo dos artigos será definido pelo número de palavras, devendo o artigo ter no mínimo 4.000 (quatro mil) palavras.

  • Aos artigos publicados em Periódicos ou Anais de Eventos Científicos, o aluno poderá homologar junto a biblioteca o artigo no template original, mas deverá indicar restrição de conteúdo publicado no “SISBI/Termo de Autorização Publicação Repositório” bem como a informação do DOI (Digital Object Identifier), para evitar problemas de Direitos Autorais com as editoras ou plágios.

  • Aos artigos homologados com o template para Artigos SISBI da Unipampa com a intenção ou em processo de submissão para publicação Periódicos ou Anais de Eventos Cinetíficos, deverão indicar restrição de tempo “SISBI/Termo Autorização Publicação Repositório”.

Horários de Atendimento do Ajuste Remoto de Matrícula 2022/01

Prezados(as) discentes,

Ao cumprimentá-los(as) cordialmente, informamos que de 25 a 27 de abril de 2022 será o período de ajuste de matrícula híbrido (presencial e remoto) do campus Alegrete, referente ao semestre REGULAR 2022/1.
Em anexo segue os horários reservados para os alunos solicitarem o reajuste de suas matrículas.
O link do formulário eletrônico para a solicitação de ajuste será enviado segunda-feira.
Seguem algumas respostas para possíveis dúvidas que os alunos possam ter:
1) Quem precisa aparecer no ajuste remoto?
Aqueles alunos que não conseguiram se matricular em algum componente curricular e querem verificar se ainda há vagas (incluindo alunos que não conseguiram se matricular em, ao menos, 120 horas semestrais – equivalentes a 8 créditos – conforme exigido no nosso PPC) e aqueles alunos que desejam cancelar algum componente curricular.
2) Quando e onde será o ajuste?
De 25 a 27 de abril, a partir das 14:00 horas.
A sala para ajuste presencial será a Sala 118 do prédio A1.
Para ajuste remoto o link s https://meet.google.com/xhq-vftz-mgm
3) O que devo fazer para realizar o ajuste remoto?
O documento (planilha) em anexo indica as faixas de horários nas quais os alunos devem se apresentar.
Se você não puder vir em sua faixa de horário, avise via e-mail (ales@unipampa.edu.br) a Coordenação de Curso (justificando sua impossibilidade) com antecedência para marcar um horário especial (possivelmente no último dia previsto).
Quem não aparecer no seu horário, será atendido apenas no último horário disponível no seu dia.
Quem não aparecer no seu dia, será atendido apenas no último dia de ajustes. Isso aumenta as chances de não conseguir vaga em algum componente curricular.
4) O que preciso fazer?
Preferencialmente, você deve, previamente, preencher o formulário de requerimento de ajuste de matrícula remoto com os dados da sua solicitação de ajuste.
https://forms.gle/6C1Te3V7HSXZeay99
Os códigos dos componentes curriculares podem ser encontrados no PPC (Projeto Político-Pedagógico de Curso) na página do nosso curso.
https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/100
5) Se minha matrícula estiver correta, preciso comparecer?
Não.

6) O resultado do ajuste remoto sai na hora?
Possivelmente sim. O processamento do ajuste remoto será realizado imediatamente na maioria dos casos, porém está sujeito à disponibilidade dos funcionários da Secretaria Acadêmica e do Sistema.
Se alguns pedidos não puderem ser processados na hora, eles estarão sujeitos à disponibilidade de vagas.

Se tiver qualquer outra dúvida, envie um e-mail diretamente à Coordenação do Curso <ales@listas.unipampa.edu.br>.

Obs.: Os atendimentos serão realizados, exclusivamente, nos horários e na ordem agendada.

Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Engenharia de Software

É pública, é gratuita, é em Alegrete

Por Micael dos Santos Olegário – Publicação Original

“Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração…” Este é um trecho da canção Canto Alegretense de Nico Fagundes, uma das músicas mais conhecidas e tradicionais da cultura gaúcha. O Alegrete, citado na música, fica no interior do Rio Grande do Sul, cerca de 500 km de distância da capital Porto Alegre, na região do Pampa. O município possui cerca de 73 mil habitantes e foi fundado em 25 de outubro de 1831. A cidade é uma das dez que contam com um campus da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

O Campus Alegrete conta com sete cursos de graduação presencial com foco nas engenharias. Os cursos são Ciência da ComputaçãoEngenharia AgrícolaEngenharia CivilEngenharia de SoftwareEngenharia de TelecomunicaçõesEngenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. O campus ainda oferta o curso de Letras – Português na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Pública, gratuita e com professores e técnicos especializados, a Unipampa oferece uma formação de qualidade. O Campus Alegrete, por exemplo, possui laboratórios de Física, Telecomunicações, Usinagem, Informática, entre outros, e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos acadêmicos de graduação.

Segundo o diretor do Campus Alegrete, Ederli Marangon, a inovação e o empreendedorismo são aspectos diferenciais que ajudam no desenvolvimento dos estudantes, inclusive após a graduação. “O Campus Alegrete possui cursos das áreas de tecnologias e engenharias,  trabalhando não só o ensino, a pesquisa e a extensão, mas a inovação em todos os seus aspectos, incentivando o empreendedorismo dos alunos e parcerias com grandes empresas, que garantem boa inserção para os egressos no mercado de trabalho.”

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos, acesse – Cursos de graduação do Campus Alegrete

Além da Universidade, Alegrete oferece atrativos culturais, como museus abertos à visitação. A cidade conta com onze museus, entre estes estão o Museu de Arqueologia e Artes Dr. José Pinto Bicca de Medeiros (MAARA), com destaque para o acervo de pinturas, gravuras e esculturas; o Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete – Ícaro Ferreira da Costa que oferece a possibilidade de imersão na história da cultura gaúcha, com utensílios domésticos e de trabalho antigos conservados; e o Museu História Natural de Alegrete – CEPAL, com foco na arqueologia, paleontologia e história natural. É em Alegrete que acontece um dos maiores desfiles de cavalarianos do Brasil durante a Semana Farroupilha. A agricultura e a pecuária são dois dos principais setores econômicos do município.

Segundo o site Custo de Vida, o aluguel em Alegrete varia de R$430, por uma kitnet na região periférica da cidade, a R$1.300, por um apartamento de três quartos na região central. O Campus Alegrete possui Restaurante Universitário para atender aos alunos. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o podcast no Spotify sobre o Campus Alegrete 

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Alegrete

Localização

Hotéis e imobiliárias de Alegrete

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Prefeitura de Alegrete 

Guia de Turismo

Campanha Institucional "É pública, é gratuita, é em Alegrete", Campus Alegrete em vista aérea com a cidade ao fundo

 

V Escola Regional de Engenharia de Software – ERES 2021

A Escola Regional de Engenharia de Software (ERES) é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A quinta edição da escola, a ERES 2021, ocorrerá no período de 01 a 03 de dezembro de 2021.

A programação será de forma totalmente online e todas as palestras serão no período noturno, com transmissão pelo YouTube.

A realização desta edição do evento foi organizada pela SBC em parceria com as instituições UEM/PR, UDESC/SC e Unipampa/RS, cada uma representando seu estado. O Coordenador do Curso de Engenharia de Software, prof. Maicon Bernardino participou da Coordenação Geral do Evento, enquanto que o prof. Williamson Silva foi o Chair do Fórum de Graduação.

A ERES tem por objetivo disseminar o conhecimento e boas práticas em Engenharia de Software (ES), do ponto de vista profissional e acadêmico. A ERES 2021 é um espaço regional para que possam ser apresentados os resultados de pesquisas de graduação e pós-graduação e relatos de experiência na indústria. Além disso, possibilitará um ambiente natural para a discussão de abordagens no ensino-aprendizagem na ES nas instituições de ensino superior da Região Sul do Brasil.

A realização da ERES 2021 oferecerá aos seus participantes atualizações do estado-da-arte da pesquisa científica na área de engenharia de software por meio da apresentação de palestras ministradas por pesquisadores renomados. Dessa forma, este evento irá possibilitar a divulgação de conceitos atuais na área, além de divulgar o que se está pesquisando em engenharia de software na região sul, no país e no mundo, inspirando assim o gosto pela pesquisa científica aos participantes.

A programação da ERES 2021 está sendo elaborada com palestras e submissões de artigos para serem apresentados em um Fórum de Graduação, um Fórum para Pós-Graduação e Trilha da Indústria.

Fórum para Graduação
O Fórum para Graduação da ERES 2021 é um espaço destinado para apresentação dos trabalhos de pesquisa ou relatos de experiência em Engenharia de Software, desenvolvidos por acadêmicos de graduação, principalmente das IES catarinenses, gaúchas e paranaenses.

Fórum para Pós-Graduação
O Fórum de Pós-Graduação da ERES 2021 é um espaço para apresentação de trabalhos de estudantes de pós-graduação, com o objetivo de incentivar a troca de experiências e divulgar pesquisas em andamento e/ou concluídas e resultados obtidos. Além da clareza do trabalho, relevância do tema, e qualidade da apresentação, o Comitê Científico da ERES 2021 avaliará também as contribuições científicas do trabalho.

Trilha da Indústria
A Trilha da Indústria de Software da ERES 2021 é um espaço para apresentação de trabalhos de profissionais do setor produtivo de T.I, ou de trabalhos acadêmicos resultantes de aplicações práticas na indústria de software e que apresentem real contribuição para o mercado de software. O objetivo é incentivar a troca de experiências entre profissionais da academia e indústria de software. Recomenda-se que ao menos um autor do artigo tenha sua afiliação associada a um dos setores da indústria de software.

Destaque dos Discentes e Egressos do Curso na Programação do Evento:

  • Comparação de ferramentas de análise estática para detecção de defeitos de software usando mutante
    • Yury Lima (Universidade Federal do Pampa)
    • Maicon Bernardino (Universidade Federal do Pampa)
    • Elder Rodrigues (Universidade Federal do Pampa)
    • Jonas M. Chagas (Universidade Federal do Pampa)
    • João Pablo S. da Silva (Federal University of Pampa)
    • Igor Fonseca (Universidade Federal do Pampa)
  • Avaliação de Usabilidade do app ParecerEdu
    • Marina Otokovieski (Universidade Federal do Pampa)
    • Amanda Melo (Universidade Federal do Pampa)
    • Ícaro Crespo (Universidade Federal do Pampa)
  • Avaliação Remota de Usabilidade do Site do Campus Alegrete da Unipampa • Ícaro Crespo (Universidade Federal do Pampa)
    • Marina Otokovieski (Universidade Federal do Pampa)
    • Amanda Melo (Universidade Federal do Pampa)
  • Uma Proposta de Ferramenta de Apoio ao Processo de Avaliação de Usabilidade em Linguagens Específicas de Domínio
    • Allan Pedroso (Universidade Federal do Pampa)
    • Ildevana Poltronieri (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
    • Maicon Bernardino (Universidade Federal do Pampa)
  • Multivocal Literature Mapping on DSLs and Tools for Entity-Relationship Modeling
    • Jonnathan Riquelmo (Universidade Federal do Pampa)
    • Maicon Bernardino (Universidade Federal do Pampa)
    • Fábio Basso (Universidade Federal do Pampa)
    • Elder Rodrigues (Universidade Federal do Pampa)
  • BPMN, SPEM e Essence no contexto da Modelagem de Processos de Software: uma Revisão Sistemática da Literatura
    • Igor O. da Fonseca (Universidade Federal do Pampa)
    • Luiz Guilherme Fritsch (Universidade Federal do Pampa)
    • Maicon Bernardino (Universidade Federal do Pampa)
    • Fabio Basso (Universidade Federal do Pampa)
  • Explorando a Integração de Ferramentas para a Engenharia de Software Contínua com o OSLC e Eclipse Lyo
    • Bruno Marcelo Soares Ferreira (Universidade Federal do Pampa)
    • Fábio Basso (Universidade Federal do Pampa)
  • Um Estudo Exploratório do Cooja para Simulação de Cenário em Internet das Coisas
    • Dienefer Fialho dos Santos (Universidade Federal do Pampa)
    • Fábio Basso (Universidade Federal do Pampa)
    • Marcelo Caggiani Luizelli (Universidade Federal do Pampa)
    • Saimon Martins Cabrera (Universidade Federal do Pampa)

Acesse o site do evento ERES 2021

 

Novo Calendário de TCCs e Estágios 2021/2

Os integrantes do NDE-ES deliberaram sobre o calendário dos TCCs e Estágios, estabelecendo os prazos relacionados para as defesas de TCCs, estágios e entregas de anteprojetos. Por votação da maioria ficou definido o seguinte calendário:

  • O período de 07/03/2022 a 11/03/2022 será reservado para a semana de defesas. Essas datas foram estabelecidas na reunião da Comissão Local de Ensino do dia 10 de novembro.
  • A data de 11/03/2022 é a data limite para defesa. Porém, será permitido aos alunos realizarem a defesa a qualquer momento, desde que não ultrapasse a data limite.
  • Para que um aluno possa defender seu estágio ou TCC, ele obrigatoriamente, deve entregar os volumes no Moodle pelo menos uma semana antes da defesa. Assim, 4 de março de 2022 às 23:55 horas é o limite máximo para entregas dos TCCs ou estágios para posterior defesa dentro de uma semana.
  • O volume final dos TCCs II devem ser entregues até o prazo limite de 21 de março de 2022 às 23:55 horas para que possam ser encaminhados à biblioteca.
  • A data limite para entrega da primeira versão do anteprojeto dos que pretendem matricular-se em Metologia da Pesquisa Acadêmica da turma 2022.1 é dia 11/03/2022 às 23:55 horas. A data limite dos pareceres do avaliadores é dia 25/03/2022 Às 23:55, horas respeirando o prazo de duas semanas para o retorno do parecer. Após o dia 25/03, os alunos terão até o dia 15/04 às 23:55 horas para entregar a versão final do anteprojeto no Moodle.
  • Destaca-se que a semana não inviabiliza a realização das aulas no período, porém deve-se evitar realizar avaliações durante a semana de defesa.

Além disso, os integrantes do NDE-ES deliberaram sobre o formato do Artigo do TCC II proposto pelo Coordenador de TCCs, estabelecendo o formato e tamanho mínimo conforme previsto no Art. 33º e §2º Norma de TCCs. Por votação da maioria ficou definido o seguinte:

  • O formato do artigo seguirá o Template para Artigos do SISBI da Unipampa, disponível em formato Word (.docx) em: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/files/2021/08/template-de-artigo-cientifico-atualizado2021.docx
  • ou em formato Latex, disponível em: https://www.overleaf.com/6354219174ccpfhhbqjmcj.
  • O limite mínimo dos artigos será definido pelo número de palavras, devendo o artigo ter no mínimo 4.000 (quatro mil) palavras.
  • Aos artigos publicados em Periódicos ou Anais de Eventos Científicos, o aluno poderá homologar junto a biblioteca o artigo no template original, mas deverá indicar restrição de conteúdo publicado no “SISBI/Termo de Autorização Publicação Repositório” bem como a informação do DOI (Digital Object Identifier), para evitar problemas de Direitos Autorais com as editoras ou plágios.
  • Aos artigos homologados com o template para Artigos SISBI da Unipampa com a intenção ou em processo de submissão para publicação Periódicos ou Anais de Eventos Cinetíficos, deverão indicar restrição de tempo “SISBI/Termo Autorização Publicação Repositório”.