Arquivo da categoria: Notícias Gerais

Reunião de Renovação de Reconhecimento do Curso de Engenharia de Software

O curso de Engenharia de Software receberá a visita de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC) à Unipampa (Campus Alegrete) em virtude da Renovação de Reconhecimento do Curso de Engenharia de Software, que ocorrerá entre os dias 20/03/2023 e 22/03/2023. 
Desta forma, a Coordenação do Curso de Engenharia de Software convida todos os alunos veteranos (alunos não ingressantes em 2023) para uma reunião muito importante junto aos avaliadores que ocorrerá no dia 20 de março de 2023 às 19h no Auditório Márcia Cera (101) .
Contamos com a sua presença e colaboração.
Por favor, divulgue entre seus pares.
Coordenação do Curso de Engenharia de Software

Guia do Estudante de Graduação

Prezados e prezadas estudantes,

Sejam bem-vindos ao curso de Engenharia de Software.

Sabemos que ingressar em uma universidade é um momento de muita felicidade, mas também de transformações e novos desafios.

Para auxiliar você na integração com a vida acadêmica, a UNIPAMPA elaborou disponibiliza um Guia do Estudante de Graduação da Unipampa., em que são apresentadas informações básicas sobre a Universidade, o funcionamento geral dos cursos, processos acadêmicos e outras orientações para o bom andamento de sua jornada na universidade até a conclusão do curso.

Esperamos que este guia contribua na sua formação e desejamos sucesso em sua trajetória.

Calendário de TCCs, Estágios e Anteprojetos 2023

Calendário para defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Estágios Obrigatórios e Anteprojetos de 2023 para o curso de Engenharia de Software aprovadas em Comissão

Primeiro semestre (encerramento 22 de julho):
Datas para TCCs II:
  • 30 de junho – Prazo máximo para entrega de trabalhos de conclusão de curso no Moodle;

  • 07 de agosto – Data máxima para defesa de TCCs II;

  • 17 de julho – Entrega da versão final do TCC II com as correções da banca no Moodle.

Datas para TCCs I & Estágios Obrigatórios:
  • 30 de junho – Prazo máximo para entrega de Trabalhos de Conclusão I e relatórios de estágio no Moodle;

  • 10 de julho– Data máxima para defesa de Trabalhos de Conclusão I e Estágios Obrigatórios.

Anteprojetos:
  • 30 de junho- Data limite para entrega da primeira versão do anteprojeto dos que pretendem matricular-se em Metodologia da Pesquisa Acadêmica da turma 2023.2;

  • 10 de julho- Data limite dos pareceres dos avaliadores;

  • 22 de julho– Data limite para entrega da versão final do anteprojeto no Moodle.

Com relação aos modelos a serem utilizados para a manufatura dos artigos de TCCs:

  • O formato do artigo seguirá o Modelo para Artigos do SISBI da Unipampa, disponível em formato Word (.docx) em: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/files/2021/08/template-de-artigo-cientifico-atualizado2021.docx

  • ou em formato Latex, disponível em: https://www.overleaf.com/6354219174ccpfhhbqjmcj.

  • O limite mínimo dos artigos será definido pelo número de palavras, devendo o artigo ter no mínimo 4.000 (quatro mil) palavras.

  • Aos artigos publicados em Periódicos ou Anais de Eventos Científicos, o aluno poderá homologar junto a biblioteca o artigo no template original, mas deverá indicar restrição de conteúdo publicado no “SISBI/Termo de Autorização Publicação Repositório” bem como a informação do DOI (Digital Object Identifier), para evitar problemas de Direitos Autorais com as editoras ou plágios.

  • Aos artigos homologados com o template para Artigos SISBI da Unipampa com a intenção ou em processo de submissão para publicação Periódicos ou Anais de Eventos Cinetíficos, deverão indicar restrição de tempo “SISBI/Termo Autorização Publicação Repositório”.

Horários de Atendimento do Ajuste Remoto de Matrícula 2021/02

Prezados(as) discentes,

Ao cumprimentá-los(as) cordialmente, informamos que de 3 a 5 de novembro de 2021, conforme o Calendário Acadêmico da Graduação 2021 – AEREs – Portaria n.º 669, de 11 de maio de 2021, é o período de ajuste de matrícula remoto do campus Alegrete, referente ao semestre REGULAR 2021/2.

Está disponível neste Documento Online, a planilha com o cronograma de atendimento para o ajuste remoto de matrícula 2021/2, o qual se iniciará na próxima quarta-feira (03/11) e estende-se até sexta-feira (05/11).

1) Quem precisa aparecer no ajuste remoto?
Aqueles alunos que não conseguiram se matricular em algum componente curricular e querem verificar se ainda há vagas (incluindo alunos que não conseguiram se matricular em, ao menos, 120 horas semestrais – equivalentes a 8 créditos – conforme exigido no nosso PPC) e aqueles alunos que desejam cancelar algum componente curricular.

2) Quando e onde será o ajuste remoto?
Nos dias 3, 4, e 5 de novembro, de forma remota via Google Meet:
– ID Meet: https://meet.google.com/mzf-ksxq-uno

3) O que devo fazer para realizar o ajuste remoto?
O documento (planilha) em anexo indica as faixas de horários nas quais os alunos devem se apresentar.
Se você não puder vir em sua faixa de horário, avise via e-mail (ales@unipampa.edu.br) a Coordenação de Curso (justificando sua impossibilidade) com antecedência para marcar um horário especial (possivelmente no último dia previsto).
Quem não aparecer no seu horário, será atendido apenas no último horário disponível no seu dia.
Quem não aparecer no seu dia, será atendido apenas no último dia de ajustes. Isso aumenta as chances de não conseguir vaga em algum componente curricular.

4) O que preciso fazer?
Preferencialmente, você deve, previamente, preencher o formulário de requerimento de ajuste de matrícula remoto com os dados da sua solicitação de ajuste.
Link do Formulário: https://forms.gle/MuQZPzbHdttvhDCYA
Os códigos dos componentes curriculares podem ser encontrados no PPC (Projeto Político-Pedagógico de Curso) na página do nosso curso.
https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/100

5) Se minha matrícula estiver correta, preciso comparecer?
Não.

6) O resultado do ajuste remoto sai na hora?
Possivelmente sim. O processamento do ajuste remoto será realizado imediatamente na maioria dos casos, porém está sujeito à disponibilidade dos funcionários da Secretaria Acadêmica e do Sistema.
Se alguns pedidos não puderem ser processados na hora, eles estarão sujeitos à disponibilidade de vagas.

Se tiver qualquer outra dúvida, envie um e-mail diretamente à Coordenação do Curso <ales@listas.unipampa.edu.br>.

Obs.: Os atendimentos serão realizados, exclusivamente, nos horários e na ordem agendada.

Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Engenharia de Software

Instagram Engenharia de Software

Olá!

Criei o Instagram do Curso visando melhorarmos a nossa comunicação com a comunidade acadêmica, tanto internamente na divulgação de ações de pesquisa, ensino e extensão de estudantes e professores do curso, bem como datas importantes do Calendário Acadêmico, quanto externamente na divulgação do curso com vias para captação de novos acadêmicos.

A conta será gerenciada pelo bolsista de Apoio à Gestão Acadêmica selecionado pelo curso no edital 04/2021 da PROGRAD. Solicito a todos que nos sigam nesta rede social e divulguem aos colegas e interessados. Lembrem-se de quando forem postar algo relacionado ao Curso ou Unipampa, não esqueçam de nos marcar @engenhariadesoftware.unipampa