Notícias | Engenharia de Software | Campus Alegrete

Unipampa se destaca na IX Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2025)

Unipampa leva caravana, apresenta 16 artigos e conquista prêmios de destaque na principal vitrine regional da área.

De 29 a 31 de outubro, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) brilhou na IX Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2025), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó) e pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Consolidado como referência na área, o encontro reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o país.A Unipampa marcou presença com uma caravana de 23 discentes, entre autores, coautores e ouvintes, acompanhados por três docentes do curso de Engenharia de Software.
A organização da caravana ficou a cargo do prof. Dr. Bernardino, que coordenou a participação institucional ao longo da programação técnico-científica e das atividades de integração.
O desempenho acadêmico foi expressivo: 16 artigos da Unipampa foram aceitos para publicação entre os 38 trabalhos apresentados no evento, reforçando a qualidade da produção em pesquisa, extensão e inovação. Além do volume de publicações, a instituição obteve premiações de destaque, evidenciando a relevância das contribuições.

Premiações Recebidas

• Best Paper – Fórum de Graduação: Implementação de uma Intervenção Digital Baseada em Mindfulness para Estudantes Universitários — Bianca Maia Ribeiro; Fábio Paulo Basso; Debóra C. P. Pellegrini; Maicon Bernardino.
• Best Paper – Fórum de Pós-Graduação: Em Direção ao Desenvolvimento de uma Ferramenta de Gerenciamento de Rubricas de Avaliação — Matheus Fialho; Erik Fontella; Maicon Bernardino; Fábio Paulo Basso.
• Best Paper – Fórum de Extensão: Proposta da Metodologia Gurias of Code: Aprendizagem Colaborativa e Criativa no Ensino de Programação — Raissa P. de Moura; Ildevana Poltronieri; Alice Finger; Vinicius S. da Silva; Rafael S. da Silva; Caio S. Borges.
Além disso, durante o evento a caravana participou de visitas técnicas ao Pollen – Parque Científico e Tecnológico de Chapecó e às empresas IXCsoft e Inovadata durante sua participação na ERES 2025.

 

A Unipampa parabeniza todas as pessoas envolvidas pelos resultados e reitera o compromisso com a formação de excelência, o avanço científico e a contribuição para o desenvolvimento tecnológico do país. Que venham mais conquistas nas próximas edições!

Próxima Edição

ERES 2026 será sediada na FAG (Fundação Assis Gurgacz), em Toledo/PR. Nos vemos lá!

Abaixo estão algumas fotos de professores e estudantes da UNIPAMPA no evento.

Relatório Atuação da Coordenação de Curso (2025/1)

1. Introdução

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Alegrete foi criado em 2010 para suprir a demanda regional por formação especializada em Tecnologia da Informação. O Curso teve sua autorização pela Portaria nº 1.776/2011 [1] e reconhecido pela Portaria nº 43/2015 [2], com oferta de 50 vagas anuais no turno noturno e com duração mínima de nove semestres, totalizando 3.300 horas de atividades acadêmicas.

A condução do Curso de Engenharia de Software é assegurada por uma Coordenação eleita bienalmente pela comunidade acadêmica, garantindo representatividade e transparência nas decisões. A configuração atual da Coordenação é composta por um Coordenador Titular e um Coordenador Substituto, ambos docentes do curso. Para o biênio 2025-2026, a comunidade acadêmica elegeu o Prof. Dr. Paulo Silas Severo de Souza como Coordenador Titular e a Profa. Dra. Ildevana Poltronieri Rodrigues como Coordenadora Substituta.

A Coordenação de Curso é responsável por assegurar a execução das finalidades e objetivos definidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) [3], articulando as demandas de gestão acadêmica, promovendo o diálogo com docentes e discentes, e alinhando as ações às diretrizes institucionais expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) [4].

O restante deste documento apresenta uma visão geral da atuação da Coordenação do Curso de Engenharia de Software, com base nos três eixos principais: (i) Indicadores de Satisfação e Relacionamento, (ii) Indicadores de Gestão e Planejamento, e (iii) Indicadores Acadêmicos.

Todos os indicadores mencionados são publicamente disponíveis através de mecanismos institucionais da UNIPAMPA, através de órgãos como a Comissão Própria de Avaliação (CPA) [5] e o Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos (NIDA) [6], garantindo transparência e acesso à informação para toda a comunidade acadêmica. Este relatório também está disponível no website do curso através do seguinte endereço: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadesoftware/?p=3644.

2. Indicadores de Satisfação e Relacionamento

Os Indicadores de Satisfação e Relacionamento são métricas que avaliam a percepção dos alunos sobre o atendimento da Coordenação do Curso. Tais indicadores são obtidos a partir de pesquisas realizadas pela CPA. Salienta-se que, dado o curto período da atual gestão, os indicadores refletem a percepção dos alunos sobre o atendimento das Coordenações de Curso de forma histórica, considerando as avaliações realizadas nos últimos anos em nível institucional.

De forma sintética, os resultados anuais da avaliação institucional organizada pela CPA demonstram uma trajetória ascendente de reconhecimento ao trabalho das Coordenações de Curso em geral. Em 2019, um dos indicadores avaliados foi o atendimento das Coordenações do Curso em relação à orientação na organização e seleção de atividades curriculares. Os resultados mostraram que 25,40% dos respondentes consideraram o atendimento inexistente ou insuficiente e 28,57% classificaram como suficiente. Isto é, mais da metade dos respondentes não considerou o atendimento bom, muito bom ou excelente.

A situação melhorou significativamente em avaliações mais recentes. Em 2023, na avaliação mais recente disponível realizada pela CPA [5], o atendimento da coordenação do curso em relação à orientação na organização e seleção de atividades curriculares foi considerado como muito bom, obtendo média de 3,87, em contraste com 3,82 pontos de média do ano anterior. Em geral, os resultados demonstram o resultado de diferentes ações de melhoria contínua implementadas a nível institucional e local, que visam aprimorar a atuação das Coordenações de Curso, refletindo positivamente na percepção dos alunos sobre o suporte prestado pela coordenação.

3. Indicadores de Gestão e Planejamento

Os Indicadores de Gestão e Planejamento reúnem evidências do cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ação da Coordenação do Curso de Engenharia de Software. Esses indicadores mensuram a capacidade de organizar processos acadêmico-administrativos, alinhar o Projeto Pedagógico às diretrizes institucionais e responder prontamente às demandas de docentes e discentes.

Até o momento, a Coordenação do Curso de Engenharia de Software da UNIPAMPA, Campus Alegrete, alcançou duas metas significativas no âmbito do Plano de Ação [7]. A primeira meta foi a atualização do PPC do Curso, que foi atualizado em abril de 2025, garantindo que o curso esteja alinhado com as diretrizes institucionais e as demandas emergentes do campo da Engenharia de Software. As mudanças incluíram a adição de Componentes Curriculares Complementares de Graduação com base em demandas emergentes da comunidade acadêmica e adequação dos textos do PPC em conformidade com o conteúdo do PDI 2025-2029.

A segunda meta foi a articulação com o corpo discente para a oferta de vagas nas disciplinas em 2025/1. Tal atividade foi realizada durante o período de ajuste presencial de matrículas, conforme estabelecido no Calendário Acadêmico Institucional de 2025, e incluiu a oferta de vagas nas disciplinas obrigatórias e complementares, observando critérios institucionais estabelecidos (e.g., número de vagas disponíveis, etc.) junto das necessidades e particularidades das demandas dos discentes. Complementarmente, durante o período de ajuste de matrículas, a Coordenação do Curso articulou com outros cursos do campus para a oferta de vagas extras para os discentes do curso de Engenharia de Software em disciplinas compartilhadas, visando maior flexibilidade curricular para os estudantes.

4. Indicadores Acadêmicos

Os Indicadores Acadêmicos compreendem um conjunto de métricas divulgadas pelo NIDA em relatórios periódicos, refletindo o desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIPAMPA, incluindo o Bacharelado em Engenharia de Software. Os resultados desses indicadores permitem verificar, de forma transversal, os efeitos de ações realizadas pela Coordenação do Curso, como ajustes curriculares e acompanhamento individualizado dos estudantes. É válido salientar que, como o NIDA provê dados semestrais e a atual Coordenação de Curso assumiu em fevereiro de 2025, os dados apresentados a seguir compreendem uma série histórica que mostra a evolução dos indicadores acadêmicos ao longo dos anos para o curso de Engenharia de Software.

Um dos principais indicadores acadêmicos fornecidos pelo NIDA em relação ao curso de Engenharia de Software é o percentual de evasão por semestre [6], que reflete a capacidade da Coordenação de Curso, junto da equipe docente e demais setores da UNIPAMPA, de promover ações que favoreçam a permanência dos discentes no curso. Para fins de comparação, em 2015/1, a taxa de evasão foi de 11,73%. Tal percentual variou ao longo dos semestres, atingindo o pico de 22,99% em 2022, o que foi um reflexo dos desafios globais enfrentados durante a Pandemia de COVID-19. No entanto, a situação estabilizou em 2024/1 com uma taxa de evasão de 15,23%, e, finalmente, em 2024/2, a taxa de evasão caiu para apenas 0,49%.

Referências

[1] Portaria nº 1.776, de 07 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a autorização do Curso de Engenharia de Software. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/4n7Bhsz>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[2] BRASIL. Portaria nº 3, de 22 de janeiro de 2015. Dispõe sobre o reconhecimento do Curso de Engenharia de Software. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/4kRKNxL>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[3] Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Software. UNIPAMPA, Campus Alegrete, 2025. Disponível em: <https://bit.ly/4jISYM3>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[4] CONSUNI, Conselho Universitário. Resolução nº 431 de 12 de dezembro de 2024. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2025 – 2029). Publicações CONSUNI, Bagé, RS, 2024. Disponível em: <https://bit.ly/4kxBuU7>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[5] Comissão Própria de Avaliação (CPA). Relatórios de Avaliação. Disponível em: <https://bit.ly/4mP6vEx>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[6] Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos (NIDA). Indicadores Acadêmicos de Evasão e Retenção. Disponível em: <https://bit.ly/43KH9Pm>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[7] Plano de Ação da Coordenação do Curso de Engenharia de Software para o Biênio 2025-2026. Disponível em: <https://bit.ly/43uhA6m>. Acesso em: 06 jun. 2025.

2ª edição do Workshop Gurias Of Code reúne participantes para desbravar a arte da programação na Unipampa Alegrete

Nos dias 24 e 25 de maio, das 9h às 18h, foi realizada, no campus Alegrete da Unipampa, a 2ª edição do Workshop Gurias Of Code, uma iniciativa gratuita voltada para mulheres a partir dos 15 anos. O evento teve como principal objetivo reduzir a lacuna de gênero na área da tecnologia, promovendo a capacitação em programação e incentivando a participação feminina no setor de Computação.

A ação integra um projeto de impacto social que visa fomentar

a diversidade no ecossistema tecnológico por meio de uma abordagem acessível, acolhedora e inspiradora. Nesta edição, o workshop recebeu 83 inscrições em apenas uma semana, das quais 35 participantes foram selecionadas, respeitando o limite de vagas disponíveis.

Durante os dois dias de imersão, as participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de bate-papos com mulheres atuantes na área de tecnologia e desenvolver uma loja virtual utilizando ferramentas e ambientes de programação. As atividades foram realizadas no Auditório Márcia Cera, no Laboratório de Informática 5 e na sala 104 do campus Alegrete.

O sucesso do evento só foi possível graças ao apoio do Fundo Social Sicredi, por meio do qual o projeto foi contemplado, e à parceria com o Ecossistema de Inovação de Alegrete, que mais uma vez se mostrou um importante aliado na realização de ações voltadas ao desenvolvimento regional.

As professoras organizadoras, Ildevana Poltronieri e Alice Finger, d

estacam a relevância da iniciativa e ressaltam o impacto positivo do evento, evidenciado nos relatos das participantes. Entre os diversos depoimentos recebidos, algumas falas merecem destaque:

“Participar do workshop me fez sentir capaz de começar uma nova carreira. Foram palestras inspiradoras e um ambiente acolhedor o suficiente para me sentir à vontade e segura.”

“Foi muito legal ver, de forma aprofundada, o trabalho de mulheres que atuam e estudam diariamente na área.”

“Workshop maravilhoso, professoras e monitores incríveis!”

“Trabalho incrível e extremamente necessário. Obrigada pelo

tempo e esforço! Com certeza, muitas gurias, como eu, foram impactadas e motivadas. Para mim, foi um momento decisivo para seguir um novo caminho.”

“Adorei o workshop! Foi incrível participar. Me senti muito grata a todos que ajudaram. Foi um ótimo final de semana. Saio daqui muito melhor do que entrei!”

“As atividades práticas despertaram minha curiosidade e aumentaram minha vontade de seguir na área de Engenharia de Software.”

“Workshop maravilhoso! Ambos os dias foram incríveis. Organização excelente!”

Unipampa Se Destaca Na VIII Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2024)

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) brilhou na VIII Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2024), realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, realizado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santiago/RS. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), consolidando-se como uma referência na área de Engenharia de Software no Brasil, teve a participação de pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o país.

Os cursos da IES enviaram uma caravana com 8 alunos autores, co-autores e ouvintes para apresentarem seus trabalhos e participarem das atividades da programação do evento.

Com impressionantes 21 artigos aceitos para publicação entre os 29 apresentados no evento, a Unipampa reafirma sua excelência em pesquisa, extensão e inovação. Além disso, a instituição foi agraciada com prêmios de destaque, demonstrando a relevância e a qualidade de suas contribuições científicas e acadêmicas.

Premiações Recebidas:
Prêmio de Melhor Artigo (Best Paper) no Fórum de Pós-Graduação:
Pelo artigo “Especificação de Requisitos de Segurança em Firewalls de Próxima Geração: Abordagens e Desafios”, de autoria de Tiago William de Morais, Felipe Scherer, Felipe Dresch, Vagner Ereno Quincozes, Silvio Quincozes e Diego Kreutz.

Menção Honrosa no Fórum de Pós-Graduação:
Pelo artigo “Kernel for IoT Systems Software (KISS)”, de autoria de Luís Fernando Alves da Silva, Pedro Ramires da Silva Amalfi Costa, Santiago Martin Pereira, Claudio Schepke, Elder Rodrigues e Maicon Bernardino.

Menção Honrosa no Fórum de Extensão:
Pelo artigo “Especificação de Requisitos de um Software de Apoio à Enfermagem no Tratamento de Lesão por Pressão: Um Relato de Experiência”, de autoria de Sabrina Rodrigues Fernandes, Maicon Bernardino, Fábio Paulo Basso e Williamson Silva.

Além disso, os professores Rodrigo Brandão Mansilha e Maicon Bernardino foram reconhecidos como Revisores Destaque, uma honraria que valoriza o trabalho técnico criterioso e a dedicação aos processos de avaliação científica.

A Unipampa parabeniza todos os envolvidos pelos resultados obtidos e reforça seu compromisso com a formação de excelência, o avanço científico e a contribuição para o desenvolvimento tecnológico do país. Que venham mais conquistas nos próximos eventos!

A próxima edição será sediada na UnoChapecó em Chapecó/SC. Nos vemos na ERES 2025!

Links Importantes:
Premiações Recebidas: Acesse Aqui
Revisores Destaque: Acesse Aqui
Galeria de Fotos: Acesse Aqui

Ajuste Presencial 2024/02

Olá pessoal,
Gostaria, primeiramente, de estender as boas-vindas aos estudantes do curso de Engenharia de Software.
Sejam oficialmente bem-vindos à nossa comunidade acadêmica.

O período de ajuste é uma oportunidade para cada um de vocês ser atendido pela Coordenação do Curso e tratar de questões relacionadas à matrícula​. 

Anotem aí:  o ajuste será realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2024.

 

Agenda de atendimento:

2024.2 – Ajuste – Agenda de Atendimento – ES

Por fim, gostaria de ressaltar um ponto importante. Os atendimentos serão realizados exclusivamente nos horários e na ordem agendada. Caso não possam comparecer em seus horários designados, é possível autorizar um colega a realizar o ajuste em seu lugar por meio de uma procuração escrita de próprio punho, por e-mail, ou até mesmo por meio de uma reunião on-line agendada com a coordenação do curso.

Estou à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais.

Coordenação do Curso de Engenharia de Software