Arquivo da categoria: Informações da coordenação

Informações da coordenação do curso para os estudantes

Relatório Atuação da Coordenação de Curso (2025/1)

1. Introdução

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Alegrete foi criado em 2010 para suprir a demanda regional por formação especializada em Tecnologia da Informação. O Curso teve sua autorização pela Portaria nº 1.776/2011 [1] e reconhecido pela Portaria nº 43/2015 [2], com oferta de 50 vagas anuais no turno noturno e com duração mínima de nove semestres, totalizando 3.300 horas de atividades acadêmicas.

A condução do Curso de Engenharia de Software é assegurada por uma Coordenação eleita bienalmente pela comunidade acadêmica, garantindo representatividade e transparência nas decisões. A configuração atual da Coordenação é composta por um Coordenador Titular e um Coordenador Substituto, ambos docentes do curso. Para o biênio 2025-2026, a comunidade acadêmica elegeu o Prof. Dr. Paulo Silas Severo de Souza como Coordenador Titular e a Profa. Dra. Ildevana Poltronieri Rodrigues como Coordenadora Substituta.

A Coordenação de Curso é responsável por assegurar a execução das finalidades e objetivos definidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) [3], articulando as demandas de gestão acadêmica, promovendo o diálogo com docentes e discentes, e alinhando as ações às diretrizes institucionais expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) [4].

O restante deste documento apresenta uma visão geral da atuação da Coordenação do Curso de Engenharia de Software, com base nos três eixos principais: (i) Indicadores de Satisfação e Relacionamento, (ii) Indicadores de Gestão e Planejamento, e (iii) Indicadores Acadêmicos.

Todos os indicadores mencionados são publicamente disponíveis através de mecanismos institucionais da UNIPAMPA, através de órgãos como a Comissão Própria de Avaliação (CPA) [5] e o Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos (NIDA) [6], garantindo transparência e acesso à informação para toda a comunidade acadêmica. Este relatório também está disponível no website do curso através do seguinte endereço: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadesoftware/?p=3644.

2. Indicadores de Satisfação e Relacionamento

Os Indicadores de Satisfação e Relacionamento são métricas que avaliam a percepção dos alunos sobre o atendimento da Coordenação do Curso. Tais indicadores são obtidos a partir de pesquisas realizadas pela CPA. Salienta-se que, dado o curto período da atual gestão, os indicadores refletem a percepção dos alunos sobre o atendimento das Coordenações de Curso de forma histórica, considerando as avaliações realizadas nos últimos anos em nível institucional.

De forma sintética, os resultados anuais da avaliação institucional organizada pela CPA demonstram uma trajetória ascendente de reconhecimento ao trabalho das Coordenações de Curso em geral. Em 2019, um dos indicadores avaliados foi o atendimento das Coordenações do Curso em relação à orientação na organização e seleção de atividades curriculares. Os resultados mostraram que 25,40% dos respondentes consideraram o atendimento inexistente ou insuficiente e 28,57% classificaram como suficiente. Isto é, mais da metade dos respondentes não considerou o atendimento bom, muito bom ou excelente.

A situação melhorou significativamente em avaliações mais recentes. Em 2023, na avaliação mais recente disponível realizada pela CPA [5], o atendimento da coordenação do curso em relação à orientação na organização e seleção de atividades curriculares foi considerado como muito bom, obtendo média de 3,87, em contraste com 3,82 pontos de média do ano anterior. Em geral, os resultados demonstram o resultado de diferentes ações de melhoria contínua implementadas a nível institucional e local, que visam aprimorar a atuação das Coordenações de Curso, refletindo positivamente na percepção dos alunos sobre o suporte prestado pela coordenação.

3. Indicadores de Gestão e Planejamento

Os Indicadores de Gestão e Planejamento reúnem evidências do cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ação da Coordenação do Curso de Engenharia de Software. Esses indicadores mensuram a capacidade de organizar processos acadêmico-administrativos, alinhar o Projeto Pedagógico às diretrizes institucionais e responder prontamente às demandas de docentes e discentes.

Até o momento, a Coordenação do Curso de Engenharia de Software da UNIPAMPA, Campus Alegrete, alcançou duas metas significativas no âmbito do Plano de Ação [7]. A primeira meta foi a atualização do PPC do Curso, que foi atualizado em abril de 2025, garantindo que o curso esteja alinhado com as diretrizes institucionais e as demandas emergentes do campo da Engenharia de Software. As mudanças incluíram a adição de Componentes Curriculares Complementares de Graduação com base em demandas emergentes da comunidade acadêmica e adequação dos textos do PPC em conformidade com o conteúdo do PDI 2025-2029.

A segunda meta foi a articulação com o corpo discente para a oferta de vagas nas disciplinas em 2025/1. Tal atividade foi realizada durante o período de ajuste presencial de matrículas, conforme estabelecido no Calendário Acadêmico Institucional de 2025, e incluiu a oferta de vagas nas disciplinas obrigatórias e complementares, observando critérios institucionais estabelecidos (e.g., número de vagas disponíveis, etc.) junto das necessidades e particularidades das demandas dos discentes. Complementarmente, durante o período de ajuste de matrículas, a Coordenação do Curso articulou com outros cursos do campus para a oferta de vagas extras para os discentes do curso de Engenharia de Software em disciplinas compartilhadas, visando maior flexibilidade curricular para os estudantes.

4. Indicadores Acadêmicos

Os Indicadores Acadêmicos compreendem um conjunto de métricas divulgadas pelo NIDA em relatórios periódicos, refletindo o desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIPAMPA, incluindo o Bacharelado em Engenharia de Software. Os resultados desses indicadores permitem verificar, de forma transversal, os efeitos de ações realizadas pela Coordenação do Curso, como ajustes curriculares e acompanhamento individualizado dos estudantes. É válido salientar que, como o NIDA provê dados semestrais e a atual Coordenação de Curso assumiu em fevereiro de 2025, os dados apresentados a seguir compreendem uma série histórica que mostra a evolução dos indicadores acadêmicos ao longo dos anos para o curso de Engenharia de Software.

Um dos principais indicadores acadêmicos fornecidos pelo NIDA em relação ao curso de Engenharia de Software é o percentual de evasão por semestre [6], que reflete a capacidade da Coordenação de Curso, junto da equipe docente e demais setores da UNIPAMPA, de promover ações que favoreçam a permanência dos discentes no curso. Para fins de comparação, em 2015/1, a taxa de evasão foi de 11,73%. Tal percentual variou ao longo dos semestres, atingindo o pico de 22,99% em 2022, o que foi um reflexo dos desafios globais enfrentados durante a Pandemia de COVID-19. No entanto, a situação estabilizou em 2024/1 com uma taxa de evasão de 15,23%, e, finalmente, em 2024/2, a taxa de evasão caiu para apenas 0,49%.

Referências

[1] Portaria nº 1.776, de 07 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a autorização do Curso de Engenharia de Software. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/4n7Bhsz>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[2] BRASIL. Portaria nº 3, de 22 de janeiro de 2015. Dispõe sobre o reconhecimento do Curso de Engenharia de Software. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/4kRKNxL>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[3] Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Software. UNIPAMPA, Campus Alegrete, 2025. Disponível em: <https://bit.ly/4jISYM3>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[4] CONSUNI, Conselho Universitário. Resolução nº 431 de 12 de dezembro de 2024. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2025 – 2029). Publicações CONSUNI, Bagé, RS, 2024. Disponível em: <https://bit.ly/4kxBuU7>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[5] Comissão Própria de Avaliação (CPA). Relatórios de Avaliação. Disponível em: <https://bit.ly/4mP6vEx>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[6] Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos (NIDA). Indicadores Acadêmicos de Evasão e Retenção. Disponível em: <https://bit.ly/43KH9Pm>. Acesso em: 06 jun. 2025.
[7] Plano de Ação da Coordenação do Curso de Engenharia de Software para o Biênio 2025-2026. Disponível em: <https://bit.ly/43uhA6m>. Acesso em: 06 jun. 2025.

Ajuste Presencial 2023/1

O ajuste presencial é um momento em que cada aluno é atendido pela Coordenação do Curso para tratar de questões relacionadas à sua matrícula. No semestre 2023/01, o ajuste presencial será nos dias 21 e 22 de março, das 08:00 às 16:30.

Agenda de atendimento:

2023.1 – Ajuste Presencial – Agenda de Atendimento da ES

Obs.: Os atendimentos serão feitos exclusivamente nos horários e na ordem agendada. Quem não puder vir em seu horário, pode solicitar que outro colega venha em seu nome. Para isso, basta escrever de próprio punho uma procuração autorizando o colega a realizar o ajuste em seu lugar.

Horários de Atendimento do Ajuste Remoto de Matrícula 2021/02

Prezados(as) discentes,

Ao cumprimentá-los(as) cordialmente, informamos que de 3 a 5 de novembro de 2021, conforme o Calendário Acadêmico da Graduação 2021 – AEREs – Portaria n.º 669, de 11 de maio de 2021, é o período de ajuste de matrícula remoto do campus Alegrete, referente ao semestre REGULAR 2021/2.

Está disponível neste Documento Online, a planilha com o cronograma de atendimento para o ajuste remoto de matrícula 2021/2, o qual se iniciará na próxima quarta-feira (03/11) e estende-se até sexta-feira (05/11).

1) Quem precisa aparecer no ajuste remoto?
Aqueles alunos que não conseguiram se matricular em algum componente curricular e querem verificar se ainda há vagas (incluindo alunos que não conseguiram se matricular em, ao menos, 120 horas semestrais – equivalentes a 8 créditos – conforme exigido no nosso PPC) e aqueles alunos que desejam cancelar algum componente curricular.

2) Quando e onde será o ajuste remoto?
Nos dias 3, 4, e 5 de novembro, de forma remota via Google Meet:
– ID Meet: https://meet.google.com/mzf-ksxq-uno

3) O que devo fazer para realizar o ajuste remoto?
O documento (planilha) em anexo indica as faixas de horários nas quais os alunos devem se apresentar.
Se você não puder vir em sua faixa de horário, avise via e-mail (ales@unipampa.edu.br) a Coordenação de Curso (justificando sua impossibilidade) com antecedência para marcar um horário especial (possivelmente no último dia previsto).
Quem não aparecer no seu horário, será atendido apenas no último horário disponível no seu dia.
Quem não aparecer no seu dia, será atendido apenas no último dia de ajustes. Isso aumenta as chances de não conseguir vaga em algum componente curricular.

4) O que preciso fazer?
Preferencialmente, você deve, previamente, preencher o formulário de requerimento de ajuste de matrícula remoto com os dados da sua solicitação de ajuste.
Link do Formulário: https://forms.gle/MuQZPzbHdttvhDCYA
Os códigos dos componentes curriculares podem ser encontrados no PPC (Projeto Político-Pedagógico de Curso) na página do nosso curso.
https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/100

5) Se minha matrícula estiver correta, preciso comparecer?
Não.

6) O resultado do ajuste remoto sai na hora?
Possivelmente sim. O processamento do ajuste remoto será realizado imediatamente na maioria dos casos, porém está sujeito à disponibilidade dos funcionários da Secretaria Acadêmica e do Sistema.
Se alguns pedidos não puderem ser processados na hora, eles estarão sujeitos à disponibilidade de vagas.

Se tiver qualquer outra dúvida, envie um e-mail diretamente à Coordenação do Curso <ales@listas.unipampa.edu.br>.

Obs.: Os atendimentos serão realizados, exclusivamente, nos horários e na ordem agendada.

Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Engenharia de Software

Suspensão do ADes-2020

A Comissão de Curso, em reunião extraordinária, realizada no dia 17 de novembro de 2020, deliberou sobre a suspensão do ADes-2020, tendo em vista o situação imposta pela pandemia de Covid-19. Além disso, a Comissão de Curso deliberou sobre o abono das horas de ACGs do Grupo V – Avaliação de Desempenho àqueles alunos que, EXCLUSIVAMENTE, irão colar grau neste ano letivo ou enquanto perdurar o período de suspensão das aulas presenciais.

Esta decisão impacta exclusivamente os alunos matriculados no currículo 2010, visto que o currículo 2018 não possui a Avaliação de Desempenho.

Resultado Final da Chamada Interna PROGRAD nº 08/2020 Ações de Apoio à Gestão Acadêmica

O Coordenador de Curso Maicon da Silveira torna público o resultado final da Chamada Interna PROGRAD nº 08/2020 Ações de Apoio à Gestão Acadêmica, no segmento do Curso de Engenharia de Software, através do Despacho sob nº de processo 23100.012074/2020-18.

Confira na íntegra: Resultado Final da CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 08/2020