Aula Magna do Curso de Engenharia de Software

No dia 18 de agosto, o curso de Engenharia de Software realizou sua Aula Magna de 2016 com a presença de praticamente todos os alunos do curso, professores e alguns alunos do curso de Ciência da Computação.

Na sala 101 com lotação completa, tivemos inicialmente a apresentação da Sociedade Brasileira de Computação pelo prof. Jean Cheiran (representante institucional da SBC na UNIPAMPA).

Sala 101 da UNIPAMPA com todos os assentos ocupados por alunos e professores e mais algumas pessoas de pé ao fundo todos atentos a uma apresentação

Em seguida, tivemos a excelente palestra sobre criptografia e a máquina Enigma ministrada pelo  prof. Avelino Zorzo (PUCRS) – convidado especial da noite.

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone para a plateia de alunos e professores com a projeção de sua palestra ao fundo

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone, mexendo em seu computador, enquanto a plateia ao fundo olha atenta

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone, mexendo em seu computador, enquanto projeta um simulador da máquina de criptografia chamada Enigma

Professor Avelino Zorzo falando ao microfone, respondendo perguntas da plateia, com o professor Elder Rodrigues próximo a ele

Professor Avelino Zorzo sorrindo e segurando o microfone e duas pequenas sacolas, enquanto o professor Elder Rodrigues larga outro microfone na mesa atrás deles com notebooks usados na apresentação

O diretor de operações da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da UNIPAMPA , Robson Gonçalves, apresentou a infraestrutura, as atividades e as oportunidades para alunos no setor, salientando a importância da participação dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação nos estágios disponibilizados pela unidade.

Diretor de operações do DTIC da UNIPAMPA, Robson Gonçalves, falando ao microfone na frente de uma projeção contendo a estrutura organizacional do DTIC e um título 'O que é o DTIC?'

Os professores João Pablo da Silva, Amanda Melo, Claudio Schepke e Paulo Aguirre dos grupos de pesquisa LESA, TESA, LEA e GAMA (respectivamente) da UNIPAMPA apresentaram os integrantes, as áreas de atuação e as possibilidades de participação dos alunos em atividades de pesquisa na universidade.

Professor João Pablo falando ao microfone com uma projeção ao fundo com título 'Objetivos e Metas do LESA'

Como último evento da noite, a profa. Aline Mello apresentou o Programa C de extensão e sua importância acadêmica, cultural e social, salientando as atividades realizadas e as próximas oportunidades para participação de alunos e professores.

Professora Aline Mello palestrando em frente a uma projeção com o título 'Resolve e Avalia!'

Novo logo do curso de Engenharia de Software

Após conclusão do processo para escolha novo logo do curso de Engenharia de Software articulado pelo Diretório Acadêmico do curso (DASoftware), divulgamos a versão oficial e final do logo:

Logo do curso de Engenharia de Software (sem nome do curso)

Logo do curso do Engenharia de Software (com nome do curso)

Descrição resumida do logo: Montado sobre um grid isométrico (de 45°), combinando as letras “E” (Engenharia) e “S” (Software) em um bloco. Os colchetes utilizados comumente em programação fazem referência às ferramentas. O “S” com duas flechas simboliza os processos e o movimento (progresso e desenvolvimento). Os colchetes aproximados e o círculo no topo do “S” referenciam as pessoas, transmitindo a ideia de um corpo abraçando tudo.

Parabenizamos o aluno Filipe Garcia Silva do curso de Engenharia de Software, responsável pela criação do logo vencedor, e agradecemos os envios de todos os demais participantes.

Horários de atendimento do ajuste presencial de matrículas 2016/2

 

Está disponível o documento PDF com os horários de atendimento de cada aluno no ajuste presencial que iniciará na segunda-feira (01/08).

1) Quem precisa aparecer no ajuste presencial?
Aqueles alunos que não conseguiram se matricular em alguma disciplina e querem verificar se ainda há vagas (incluindo alunos que não conseguiram se matricular em, ao menos, 120 horas semestrais – equivalentes a 8 créditos – conforme exigido no nosso PPC) e aqueles alunos que desejam se desmatricular de alguma disciplina.

2) Quando e onde será o ajuste presencial?
Do dia 01/08 até o dia 03/08 na secretaria acadêmica da UNIPAMPA ou na sala 230 (ainda a confirmar).

3) Quando devo aparecer para o ajuste presencial?
O documento anexo indica as faixas de horários nas quais os alunos devem se apresentar. Se você não puder vir em sua faixa de horário, avise o coordenador de curso (justificando sua impossibilidade) com antecedência para marcar um horário especial (possivelmente no final do dia previsto). Quem não aparecer no seu horário, será atendido apenas no último horário disponível no seu dia. Quem não aparecer no seu dia, será atendido apenas no último de ajustes. Isso aumenta as chances de não conseguir vaga em alguma disciplina.

4) O que preciso levar?
Preferencialmente, você deve trazer o requerimento de ajuste de matrícula já preenchido com sua proposta de ajuste. Não esqueça de preencher seu horário como está atualmente. Os códigos das disciplinas podem ser encontrados no PPC (Projeto Político-Pedagógico de Curso) no site do nosso curso.

5) Se minha matrícula estiver correta, preciso aparecer?
Não.

6) O resultado do ajuste presencial sai na hora?
Possivelmente sim. O processamento do ajuste presencial será feito imediatamente na maioria dos casos, porém está sujeito à disponibilidade dos funcionários da secretaria. Se alguns pedidos não puderem ser processados na hora, eles estarão sujeitos à disponibilidade de vagas.

Se tiver qualquer outra dúvida, envie um e-mail diretamente à coordenação do curso < jeancheiran@unipampa.edu.br >.

Horários 2016/2 para ES

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado
07:30
08:30
09:30
10:30
11:30
12:30
18:30
19:30
20:30
21:30
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado
07:30
08:30
09:30
10:30
11:30
12:30
18:30
19:30
20:30
21:30
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado
07:30
08:30
09:30
10:30
11:30
12:30
18:30
19:30
20:30
21:30
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado
07:30
08:30
09:30
10:30
11:30
12:30
13:30
14:30
15:30
16:30
17:30
18:30
19:30
20:30
21:30