Inscrições para bolsas de editais PDA e PDP – projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão

As bolsas são de 12 horas (R$ 240,00) e 20 horas (R$ 400,00) em projetos de diferentes áreas, incluindo engenharia de software e computação em geral. Seguem alguns projetos que podem interessar:

  • Fundamentos Matemáticos para Computação – profa. Alice Fonseca Finger
  • TEIa – Teoria Estatística Intervalar – profa. Alice Fonseca Finger
  • Biblioteca – espaço significativo para o aprendizado e a prática da acessibilidade universal – profa. Amanda Meincke Melo
  • GEInfoEdu – Grupo de Estudos em Informática na Educação – profa. Amanda Meincke Melo
  • Provendo alto desempenho para aplicações numéricas em arquiteturas multi-core e many-core – prof. Claudio Schepke
  • Monitoria para Disciplinas de Programação – prof. Claudio Schepke
  • Desenvolvimento de jogos acessíveis para web – prof. Jean Cheiran
  • Práticas colaborativas para o desenvolvimento de habilidades de programação – prof. Jean Cheiran
  • Validação de Requisitos em Sistemas Autoadaptativos – prof. João Pablo Silva da Silva
  • Mineração de Dados de Pesquisadores – prof. Fábio Natanael Kepler
  • Análise do Impacto no Desempenho de Sistemas Embarcados pelo Uso da Programação Paralela – Márcia Cristina Cera

Os editais de seleção para cada projeto, sua descrição e seu respectivo link de inscrição no processo seletivo podem ser encontrados no sistema de inscrição de bolsistas.

As inscrições ocorrerão nos dias 16/04 e 17/04 (quando os links de inscrição estarão abertos).

Maiores informações podem ser obtidas diretamente com os coordenadores de cada projeto.

Abertas as inscrições para o ADes-ES 2015 no Moodle

Estão disponíveis as inscrições para realização da Avaliação de Desempenho em Engenharia de Software 2015 (ADes-ES 2015).

A ADes-ES é uma prova realizada anualmente que tem objetivo de avaliar a evolução individual dos alunos e identificar o estado do curso de Engenharia de Software como um todo, englobando conteúdos vistos nas diversas disciplinas do curso.

Ela compreende o Grupo V de Atividades Complementares de Graduação (ACG) em que os alunos devem, obrigatoriamente, integralizar 60 horas. Cada prova ADes-ES em que o aluno obtiver 50% ou mais de aproveitamento gera 30 horas integralizadas no Grupo V de ACG, ou seja, dessa forma cada aluno deve ser aprovado em duas edições da ADes-ES para poder se formar. Outras formas de integralizar horas no Grupo V de ACG podem ser vistas no PPC do curso de Engenharia de Software, mas se recomenda fazer as provas ADes-ES todos os anos.

Para se inscrever para a prova, basta  inscrever-se na disciplina ADes-ES 2015 no ambiente Moodle.

A data limite para inscrição na disciplina é 12/06.
A data de realização da prova é 27/06 (sábado) das 8:30 às 13:30.

Maiores informações sobre as provas podem ser obtidas diretamente na disciplina ou com os professores que fazem parte da comissão do ADes-ES 2015 (profa. Alice Finger, prof. Claudio Schepke, prof. Ewerson Carvalho e prof. Jean Cheiran).

Ajuste de matrículas presencial começa dia 9 de março

Essa etapa de matrícula serve como última oportunidade para corrigir problemas que apareceram durante as fases de matrícula pela web, incluindo obtenção de vagas em disciplinas de outros cursos.

Cada aluno deve comparecer à secretaria acadêmica no dia e no horário agendados (confira aqui a agenda para ajuste de matrícula presencial) para poder solicitar seu ajuste. Os coordenadores de cada curso estarão na secretaria acadêmica nesses horários para verificar disponibilidade de mudanças e autorizar a correção da matrícula.

Os horários de atendimento não serão antecipados (ou seja, não adianta aparecer antes do dia e do horário marcados). Aqueles que não comparecerem no período agendado serão deslocados para o final da fila (último dia e último horário), reduzindo muito as chances de conseguir vagas. No caso de impossibilidade de comparecimento, outra pessoa com procuração pode representá-lo no dia e no horário agendado.

Se tiver qualquer dúvida em relação a sua matrícula, entre em contato com a coordenação do curso.