Curso de Nivelamento: Introdução à Lógica Matemática

Boa tarde,

Venho divulgar a abertura das inscrições para o CURSO DE NIVELAMENTO: INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA.

Onde acontecerá? Através de plataformas digitais: Moodle e Google Meet.

Quando? De 15/06/2020 à 31/07/2020.

Público-alvo? O curso foi pensado para alunos ingressantes dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software. Porém, se as 60 vagas disponíveis não forem preenchidas, alunos já matriculados e de outros cursos também poderão participar.

Período de inscrição: de 8 a 14 de junho de 2020.

Se interessou, quer obter mais informações e fazer a sua inscrição? Acesse o site pelo link.

Participem!

Programação de palestras relacionadas ao curso de Engenharia de Software

Olá!

Segue a programação de palestras relacionadas ao curso de Engenharia de Software que estão sendo organizadas por professores, DAES e alunos  do curso:

27/05 às 19h – I Ciclo de Palestras Online dos Cursos de ES e CC – “Mercado de Trabalho para Egressos da CC e ES”
Palestrantes: Profa. Andréa Bordin e Prof. Marcelo Thielo

29/05 às 19h – O Programa de Pós Graduação em Engenharias – PPEng está promovendo palestras on-line com a temática: Brasileiros no exterior.
Palestrantes: André Lopes (Innovation Technologist  – HP Inc. – EUA)

01/06 às 19h –  I Ciclo de Palestras Online dos Cursos de ES e CC – “Ações da Computação no Combate à Pandemia” 
Palestrantes: Prof. Fábio Basso, Prof. Rodrigo Mansilha, Prof. Diego Kreutz, Prof. Alexandre Bof e Prof. Elder Rodrigues

04/06 às 19h – I DevApps – Séria TechTalks: “Desenvolvimento de Apps Mobile” 
Organizada pelo grupo “Universidade Hacker”, a TechTalk tem como finalidade realizar breves apresentações com conceitos e rodas de conversa sobre o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. O principal objetivo é realizar discussões com os participantes e trocar aprendizados.
A realização é uma ideia do Prof. Diego Kreutz porém, não há qualquer ligação direta com o curso de Engenharia de Software.
O evento contará com a presença de Rogério Vargas (LabSim – Unipampa), Peterson Rodrigues (DevPampa), Gustavo Satheler (InovaDigital.app), Michael Martins (InovaDigital.app), Alex Camargo (Apus Digital) e Adriel Herter (DevPampa);
link de acesso: https://s4a.in/TechTalks

05/06 às 14h – Seminário Aberto do GEIHC: “App ParecerEdu”
Palestrante: Igor de Oliveira

Atenciosamente,

Coordenação Engenharia de Software

Ciclo de Seminários e Palestras do PPGES 2020/01

Prezado(a)s,

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software (PPGES), integrado com o projeto de extensão UniHacker.club, divulga para os interessados uma sequência palestras virtuais sobre temas de pesquisa conduzidos pelos alunos do curso de mestrado profissional em Engenharia de Software, vinculado com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de Alegrete-RS. O segundo ciclo de seminários e palestras do PPGES irá ocorrer virtualmente, a partir do dia 20/05/2020.

São 10 palestras confirmadas, disponibilizadas em até duas apresentações por semana por Google Meet, com limite de participantes. As palestras ocorrerão em dias e horários pré-estabelecidos, mas que podem sofrer alterações. As apresentações são abertas ao público externo, mas a participação necessita de autorização do palestrante responsável pelo Google Meet. Recomenda-se o ingresso na sala com o e-mail institucional.

Executaremos o evento de modo contínuo, até o fim do ano, com novas palestras sendo lançadas ao longo dos próximos meses. Esta se caracteriza como uma oportunidade para a comunidade conhecer os projetos de pesquisa conduzidos pelos orientadores. Também serão entregues certificados para os participantes.

Programação:

Palestrante: Guilherme Legramante Martins.
Orientador: Maicon Bernardino
Área de pesquisa: Teste de Desempenho
Tema de pesquisa: Definição de um processo para Teste de Desempenho Web
Resumo da palestra:Teste de desempenho é essencial para garantir a qualidade e a escalabilidade dos aplicações Web. A pesquisa foca na elicitação dos principais perfis/funções, abordagens, artefatos, métodos, estágios ou fases e fluxos de atividades relacionadas ao teste de desempenho para a instanciação de um processo bem definido que pode orientar o Engenheiro de Teste de Desempenho na condução deste tipo de teste.
Local e Data: Quarta-feira dia 20/05, às 18:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/yxh-vfwp-tra

Palestrante: Luis Guilherme Pires Moura
Orientador: Claudio Schepke
Área de pesquisa: Metodologias e Tecnologias para Engenharia de Software
Tema de pesquisa: Function as a Service versus Microservices
Resumo da palestra: O mercado de hospedagem tem previsão de um crescimento na casa dos bilhões de dólares nos próximos anos devido ao número crescente de serviços baseados na nuvem. Este mercado atrativo vem sendo disputado por grandes provedores de hospedagem, o que tem fragmentado as arquiteturas de software que derivam em grande parte do padrão Service Oriented Architecture (SOA). Dentre as derivações do padrão SOA, as mais adotadas hoje são Microservice e FaaS. Mesmo FaaS sendo uma evolução direta do padrão Microservice, as duas têm diferenças que mudam completamente a forma de trabalhar com cada uma. Neste estudo de caso investiga esta diferença para descobrir se o tipo de software proposto se adequá melhor padrão e quais as vantagens de desvantagens individuais de cada padrão de arquitetura.
Local e Data: Terça-feira dia 26/05, às 14:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/oiv-atnn-ymo

Palestrante: Douglas Montanha Giordano
Orientador: João Pablo Silva da Silva
Área de pesquisa: Engenharia de Software
Tema de pesquisa: Consequências do Turnover em Equipes de Desenvolvimento de Software
Resumo da palestra: A rotatividade de pessoas (turnover), afeta várias áreas da sociedade, como por exemplo, administração, medicina e computação. O turnover cria uma gama de riscos para atividades de desenvolvimento de software, onde a mesma se baseia muitas vezes no trabalho de uma equipe de pessoas, como por exemplo os projetos FOSS (Free and Open Source Software). Quando um membro deixa uma equipe de software, existe um grande risco de componentes do software ficarem sem manutenção ou também dificuldades de encontrar pessoas com a mesma capacidade de execução de tarefas dentro do projeto de software. Além desse problema, um grande número de consequências negativas podem ser geradas para o projeto de software. Logo, é importante o gestor da equipe, ou a equipe núcleo do projeto conhecer as possíveis consequências da saída de um membro da equipe e também estar preparado para mitigar os riscos.
Local e Data: Terça-feira dia 02/06, às 15:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/xge-zoes-rxp

Palestrante: Maurício Martinuzzi Fiorenza
Orientador: Diego Kreutz
Área de pesquisa: Firewalls em SDN
Tema de pesquisa: Gerenciamento de ambientes de firewall híbridos
Resumo da palestra: Na palestra será apresentado o andamento da pesquisa de mestrado, mostrando o que já foi concluído e os trabalhos em andamento. Será realizada uma contextualização sobre Firewalls em SDN e apresentados os objetivos serem alcançados ao fim do mestrado.
Local e Data: Terça-feira dia 26/05, às 15:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/dra-jmpe-oce

Palestrante: Miguel da Silva Ecar
Orientador: João Pablo Silva da Silva
Área de pesquisa: Melhoria de Processo de Software
Tema de pesquisa: Software Inteligente para Suporte ao Diagnóstico em Melhoria de Processo de Software
Resumo da palestra: Projetos de Melhoria de Processo de Software (MPS) geralmente são executados com base em um modelo de referência, como CMMI, ISO 9001, SPICE, entre outros. Na maioria dos casos, há a necessidade de usar mais do que um modelo de referência ou adicionar aspectos de outros modelos. SQuaD (Software Quality Domain Ontology) é uma ontologia de domínio que ajuda a generalizar os modelos de referência de processo, corpos de conhecimento e outros recursos usados nas iniciativas de MPS.
Local e Data: 05/06, 15:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/etq-qqjb-taz

Palestrante: Luiz Daniel Garay Trindade
Orientador: Fábio Paulo Basso
Área de pesquisa: Processamento de imagens e inteligência artificial
Tema de pesquisa: Aplicações de inteligência artificial em processamento de imagens na detecção de doenças de lavouras
Resumo da palestra: Na palestra será apresentado o resultado de uma mapeamento sistemático do tema de pesquisa. A agricultura desempenha um papel importante na sociedade, sendo uma das principais fontes de alimentos do mundo. Com o crescimento da população, é necessário aumentar a produtividade e a exportação de alimentos agrícolas. Para auxiliar a produção e o rendimento das lavouras, a agricultura de precisão utiliza tecnologias para apoiar o produtor, visando maior produtividade e qualidade das commodities agrícolas. Essas tecnologias incluem sensoriamento remoto, uso de satélites, drones, veículos aéreos não tripulados, além de robôs automatizados, câmeras digitais e smartphones. Um dos problemas encontrados pelos agricultores são as doenças que afetam as plantas. A falha em detectá-las precocemente pode resultar em danos pequenos ou grandes à produção final de uma plantação. Assim, nesta palestra, apresenta-se uma revisão de estudos que utilizam processamento digital de imagens e redes neurais para a detecção de doenças em plantas.
Local e Data: Terça-feira dia 09/06, às 18:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/svv-ggar-sxq

Palestrante: Daniel Chaves Temp
Orientador: Rodrigo Brandão Mansilha
Área de pesquisa: Redes de Computadores
Tema de pesquisa: Rumo à Delegação Escalável e Segura de Gerenciamento de LANs para ISPs
Resumo da palestra: Conforme os processos pessoais (entretenimento, financeiros, segurança, etc.), suportados por uma gama crescente de dispositivos (TVs, celulares, câmeras, etc.), convergem para serviços oferecidos através da Internet of Things (IoT), os quesitos de Quality of Experience (QoE), segurança e privacidade das Local Area Networks (LANs) residenciais aumentam em complexidade (quantidade, variedade e conflitos entre aplicações e requisitos). Nesse contexto, clientes podem demandar de seus Internet Service Providers (ISPs) soluções para problemas originados em suas LANs. Porém, ISPs, particularmente os regionais, enfrentam desafios para atender tal demanda de maneira economicamente viável. O nosso objetivo geral é realizar uma ponte entre as soluções publicadas na literatura e as demandas do mercado de ISPs regionais para superar especificidades como aspectos financeiros (e.g. custo total de propriedade), legais (e.g. marco legal da Internet Brasileira) e sociais (e.g. conhecimento tecnológico de clientes e técnicos de ISPs) rumo à delegação escalável (i.e. padronizada entre clientes), segura (e.g. controlada e auditável) de gerenciamento de LANs para ISPs. Nesse contexto, esta palestra apresenta o trabalho desenvolvido durante o primeiro ano do curso de mestrado e um cronograma para estabelecer e alcançar objetivos específicos até a conclusão do curso de mestrado.
Local e Data: Quarta-feira dia 17/06, às 15:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/ref-piog-ngj

Palestrante: Giovane D’Avila Mendonça
Orientador: Gilleanes Thorwald Araujo Guedes
Área de pesquisa:Engenharia de Software Orientada a Agentes
Tema de pesquisa:Processo de Engenharia de Requisitos para Sistemas Multiagentes
Resumo da palestra:A engenharia de requisitos desempenha uma função crucial para o desenvolvimento de qualquer software pois, é nela que os requisitos são levantados, analisados, especificados e validados, ou seja, onde se define o que o software deverá oferecer. Isso é válido também para sistemas multiagentes, todavia o desenvolvimento deste tipo de sistema requer a identificação de requisitos específicos, o que trouxe vários desafios para engenharia de requisitos tradicional. Para contornar estes desafios, surgiram várias metodologias para engenharia de requisitos de sistemas multiagentes com objetivo de identificar estes requisitos e garantir que o sistema atenda as necessidades que ele se destina. Entretanto, estas metodologias não apresentam um processo completo que satisfaça todas as subáreas da engenharia de requisitos. Com isso, este estudo tem o objetivo de propor um processo de engenharia de requisitos específico para sistemas multiagentes abrangendo todas as subáreas da engenharia de requisitos.
Local e Data: Terça-feira dia 23/06, 15:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/xpf-xjda-awc

Palestrante: Giulliano Lyra Paz
Orientador: Diego Kreutz
Área de pesquisa: Big Data, IoT
Tema de pesquisa:Sistema de Monitoramento de Dispositivos IoT
Resumo da palestra:Na palestra, será apresentado o andamento da pesquisa de mestrado e do desenvolvimento do projeto. Será mostrada a arquitetura escolhida, tecnologias utilizadas e decisões tomadas. Será realizada uma contextualização sobre pipelines de dados e apresentados os objetivos já alcançados e os a serem alcançados ao fim do mestrado e do projeto.
Local e Data: Terça-feira dia 23/06, 16:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/uoo-afjc-yhv

Palestrante: Rafael Duarte Beltran
Orientador: Rodrigo Brandão Mansilha
Área de pesquisa: Redes de Computadores
Tema de pesquisa: Avaliação Experimental de ICN
Resumo da palestra: Redes Centradas em Informação (Information Centric Networking – ICN) propõem uma mudança de paradigma para tornar a disseminação de conteúdo na Futura Internet mais eficiente e segura que o paradigma da Internet atual. Após anos de pesquisas baseadas, essencialmente, em metodologias analíticas, simulacionais e emulacionais, a área de ICN atingiu um nível de maturidade adequado para ser investigada experimentalmente em ambientes distribuídos de larga escala. Esta palestra apresenta uma breve introdução sobre ICN, uma revisão sistemática sobre ambientes de avaliação experimental para ICN realizada no primeiro semestre do curso de mestrado e potenciais objetivos de pesquisa a serem almejados na dissertação.
Local e Data: Terça-feira dia 30/06, 15:00, no google meet
Link da live: meet.google.com/hmn-kqvc-pfa

Promoção: PPGES e UniHacker.Club

Atenciosamente,

Coordenação Engenharia de Software

I Ciclo de Palestras Online dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software

Prezado(a)s colegas
Convidamos vocês a participarem do  I Ciclo de Palestras Online dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.
O ciclo será composto por 6 palestras online que abordarão temas relevantes para os discentes da área de Computação.
As palestras acontecerão na plataforma Google Meet. Recomendamos a entrada com o e-mail institucional, mas as palestras estarão abertas para o público em geral.
Programação:

Palestra 1: 18/05

Conhecendo seu curso: Graduandos em Ciência da Computação e  Engenharia de Software. 

Palestrantes: Prof. Marcelo Luizelli (Coordenador da CC) e Prof. Maicon Bernardino (Coordenador da ES)

Link: meet.google.com/pmy-wmax-yqu

 

Palestra 2: 20/05

Pesquisa em Engenharia de Software

Palestrantes: Prof. Fábio Basso e Prof. Elder de Macedo Rodrigues

Link: meet.google.com/tdb-ktsx-hvp

Palestra 3: 22/05

Pesquisa em Ciência da Computação

Palestrantes: Profa. Alice Finger e Prof. Arthur Francisco Lorenzon.

Link: meet.google.com/eht-aqwq-kgh

Palestra 4: 25/05

Extensão Universitária nos Cursos de Computação  

Palestrantes: Profa. Amanda Meincke Melo e Profa. Letícia Gindri.

Link: meet.google.com/fbc-prig-tne

Palestra 5:  27/05

Mercado de trabalho para egressos da CC e ES.

Palestrantes: Profa. Andréa Bordin e Prof. Marcelo Thielo.

Link: meet.google.com/sjv-eyjs-arm

Palestra 6:  01/06

Ações da Computação no combate à pandemia

Palestrantes: Prof. Diego Kreutz, Prof. Fábio Basso, Prof. Rodrigo Mansilha, Prof. Alessandro Bof e Prof. Elder de Macedo Rodrigues.

Link: meet.google.com/and-kyuh-ttf

Será disponibilizada a lista de presença no final das palestras. A participação também será verificada no decorrer da mesma. Será tolerado um atraso de 10 minutos.
Peço ajuda para a divulgação das palestras. As artes estão em anexo.
Att.
Profa. Andréa Sabedra Bordin (andreabordin@unipampa.edu.br)
Coordenadora do evento





CHAMADA PARA BOLSISTA – Curso de Nivelamento: Introdução à Lógica Matemática

Abertas as inscrições para seleção de 01 bolsista para o Curso de Nivelamento de Introdução à Lógica Matemática (a ser realizado online via Moodle):
  • As informações necessárias seguem abaixo, no corpo deste email;
  • A bolsa prevê 12 horas semanais de trabalho do aluno contemplado, tendo o valor de R$ 240,00, com vigência de maio a julho de 2020;
  • Maiores informações consultar o documento em anexo da Chamada Interna PROGRAD Nº 02/2020.
Informações sobre o Processo Seletivo
Critérios de Avaliação:
  • Histórico do(a) aluno(a), especificamente em relação ao desempenho nas seguintes disciplinas:
    • Lógica matemática/ Lógica proposicional;
    • Teoria dos grafos (para alunos que tenham cursado, pois só é obrigatória na ES);
    • Matemática Discreta;
    • Geometria Analítica;
    • Álgebra Linear.
  • Participação em projetos de ensino ou monitoria, preferencialmente nas disciplinas supracitadas;
  • Currículo Lattes;
  • Entrevista com a orientadora.
O candidato à bolsa deve:

a) estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UNIPAMPA;
b) proceder corretamente com a inscrição, apresentando a documentação exigida;
c) ter alto desempenho acadêmico nos componentes de impacto do curso e dominar os conteúdos a serem abordados no curso de nivelamento.

Metodologia de Avaliação:
  • Entrevista com a orientadora;
  • Análise do currículo Lattes;
  • Histórico do(a) aluno(a);
  • Projetos de ensino/monitoria que participou.
Inscrição: 
Acessar o link: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/concursosAbertos/11299
E selecionar: ALEGRETE – ENG SOFT – INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA
Cronograma:
  1. Inscrição dos estudantes: 28/04 a 03/05/2020
  2. Período de seleção dos bolsistas: 04 a 06/05/2020
  3. Divulgação do resultado provisório de seleção de bolsistas: 06/05/2020
  4. Interposição de recursos (exclusivamente via e-mail prograd@unipampa.edu.br): até 07/05/2020
  5. Divulgação do resultado final de seleção de bolsistas e Início das atividades do bolsista: 08/05/2020
Informações sobre os encargos do bolsistas e os objetivos do curso
 
Público Alvo
O público-alvo são os estudantes ingressantes do curso de graduação de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Contudo, se as vagas não forem preenchidas, alunos já matriculados no curso, ou até mesmo de outros cursos poderão participar do curso de nivelamento. O número de alunos previstos é 60.
 
Objetivo
O objetivo do curso é proporcionar aos discentes a aquisição de conhecimentos básicos necessários ao processo de aprendizagem dos componentes curriculares dos cursos de graduação. Conteúdos relacionados à matemática são essenciais para o andamento no curso, sendo um pré-requisito para qualquer disciplina. O curso de nivelamento tem como objetivo-consequência, melhorar o desempenho e aproveitamento dos componentes curriculares, contribuindo ao combate da evasão e retenção.
 
Conteúdos do Curso
  1. Teoria dos conjuntos: especificação de conjuntos, igualdade de conjuntos, conjunto vazio, relação de inclusão, cardinalidade, operações com conjuntos, conjuntos de conjuntos, conjunto potência, partição, produto cartesiano;
  2. Relações: domínio e imagem, restrição de relações, relações de identidade, relação inversa, imagem e imagem inversa de conjuntos sob uma relação, composição de relações, transitividade, fecho de uma relação, relação de ordem, relação de equivalência; relações n-árias;
  3. Funções: definição, domínio e imagem de uma função, construção do gráfico cartesiano, raízes de uma função, propriedades de uma função, função par e função ímpar, funções crescente e decrescente, função composta, função inversa;
  4. Análise combinatória: fatorial, permutações e arranjos, combinação;
  5. Vetores: reta e segmento orientado, direção e sentido, segmentos equipolentes, definição de vetor, operações com vetores, produto escalar;
  6. Probabilidade: definições e conceitos básicos, probabilidade condicional, eventos independentes, probabilidade da união de eventos;
  7. Logaritmos: definição, propriedades operatórias, cologaritmo, mudança de base, cálculo on-line de logaritmos;
  8. Matrizes: introdução e conceitos básicos, notação geral, matriz linha, coluna e quadrada, matriz nula, diagonal e identidade, matriz transposta, simétrica e oposta, adição e subtração de matrizes, multiplicação de um número real por uma matriz, multiplicação de matrizes;
  9. Determinantes: introdução, menor complementar, cofator, teorema de Laplace, propriedades dos determinantes;
  10. Introdução à lógica matemática: operadores lógicos, tabela-verdade, valor lógico de proposições, implicação lógica, equivalência lógica, método dedutivo, argumentos;
  11. Técnicas de demonstração: método direto, método da contrapositiva, método da redução ao absurdo, demonstrações de teoremas do tipo “se e somente se’’, indução matemática.
Carga Horária: 60h
Encargos do bolsista:
  • O material didático será elaborado pelo bolsista selecionado com suporte do orientador;
  • O curso ocorrerá na forma online, via Moodle. O bolsista irá trabalhar como tutor online durante a realização do curso;
  • Elaborar exercícios e corrigi-los;
  • Revisar a bibliografia do tema do curso conforme os conteúdos aprovados na proposta, a partir da orientação inicial do professor orientador;
  • Elaborar o material didático-pedagógico necessário para a realização do curso, o qual será supervisionado pelo orientador. Em um segundo momento o bolsista irá atuar na divulgação do curso de nivelamento ao público-alvo;
  • Ministrar o curso de nivelamento, além de cumprir horários de atendimento extraclasse aos inscritos para solução de dúvidas;
  • Elaborar o relatório final das atividades realizadas, destacando os impactos obtidos com a atividade;
  • O tempo destinado às atividades extraclasse ocorrerá Online, por exemplo no Google Meet, e em horários a serem combinados com os estudantes matriculados no curso.
Qualquer outra dúvida que não esteja respondida neste email pode ser encaminhada para:
leticiagindri@unipampa.edu.br com o título: Dúvida sobre Curso de Nivelamento: Introdução à Lógica Matemática
Atenciosamente,
Prof. Dr. Maicon Bernardino da Silveira
Coordenação Engenharia de Software