Professora do Curso de Direito da Unipampa participa de formação na Escola Judicial do TRT12 em Florianópolis

A Professora Dra. Adriana Hartemink Cantini, coordenadora substituta do Curso de Direito do Campus São Borja e coordenadora da Pós-Graduação em Práticas de Comunicação Não-Violenta e Cultura de Paz, participou do 2º Módulo de Formação Continuada/2019 da Escola Judicial do TRT 12ª Região – do Tribunal Regional do Trabalho em Florianópolis, em Santa Catarina, nos dias 12 a 14 de junho.
Convidada pelo desembargador e diretor da escola Roberto Basilone Leite e pela vice-diretora Juiza Maria Beatriz Gubert, ela abriu o evento com o workshop “Direitos Humanos e Práticas de Comunicação Não violenta.”
Na oportunidade, defendeu que a “Comunicação Não-Violenta é ferramenta poderosa para a conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho e pode auxiliar os magistrados na resolução dos conflitos”. Para a professora, que também atua como conciliadora e mediadora judicial certificada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, “quando a ação finda com uma sentença, surge a sensação do ganha/perde e as partes envolvidas no processo nem sempre ficam satisfeitas, porque outra pessoa (Juiz) resolveu o conflito.” Enfatizou ainda, que quando as partes participam ativamente do processo, resolvendo suas demandas, saem fortalecidas e empoderadas da situação conflitiva e o grau de satisfação com a Justiça aumenta. A relação que se estabelece com os direitos humanos está no acesso a justiça, que, com essas práticas inovadoras, buscam o desafogamento do Judiciário acompanhado da celeridade processual. No final do workshop os magistrados e desembargadores foram presenteados com os livros publicados pelo Campus São Borja, que refletem a interdisciplinaridade e a produção intelectual dos alunos, professores e técnicos. Na oportunidade a professora Adriana também falou sobre o novo Curso de Direito e a relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais que preveem o estudo da Comunicação Não-Violenta e dos métodos autocompositivos de resolução de conflitos.