Livro “Comunicação e Indústria Criativa” é oficialmente apresentado à comunidade de São Borja e região

Na tarde de sexta-feira, 14 de setembro, aconteceu o lançamento oficial do livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”.  O evento aconteceu no auditório do campus II da Unipampa São Borja e reuniu, além de autores do livro, membros da comunidade, discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade.

Para celebrar o lançamento, uma das organizadoras do livro, professora Marcela Guimarães e Silva, conduziu o evento, explicando o objetivo da obra, que busca apresentar noções introdutórias sobre os principais temas abordados nos componentes curriculares do PPGCIC. Trazendo reflexões necessárias à compreensão de processos, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.

Na sequência, alguns dos autores que compõem o livro realizaram uma breve explanação sobre o que tratam suas reflexões. As professoras Sara Feitosa e Vivian Belochio  falaram sobre os textos: “Quatro Relações entre a Comunicação e Indústria Criativa” e “A narrativa transmidiática como estratégia da indústria criativa: múltiplas apreensões dos objetos culturais em distintas plataformas e o caso RBS TV”.

Na sequência, o professor Gabriel Sausen Feil falou sobre seu texto em parceria com o professor Joel Felipe Guindani, que trata  da “Comunicação como e comunicação para a indústria criativa”, seguido da professora Marcela Guimarães e Silva, que apresentou  a “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação e Indústria Criativa: noções introdutórias”.

O livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias” está organizado em quatro seções. A primeira reúne contribuições de pesquisadores convidados a refletir sobre políticas públicas e economia criativa em termos conceituais e em distintas perspectivas, de modo que possam conduzir o nosso olhar às possibilidades de compreensão e de atuação dos profissionais da comunicação neste contexto, ampliando a discussão sobre as possíveis interconexões e trocas entre as diversas atividades criativas.

Na foto, alguns dos autores do livro, junto a alguns membros da comissão responsável pelo I Fórum Permanente de Cultura.

As demais seções apresentam algumas reflexões dos autores acerca da relação entre comunicação e indústria criativa, enfatizando o saber profissional da comunicação em duas condições: constituída enquanto atividade criativa, ao ser percebida enquanto comunicação como indústria criativa; e/ou constitui o setor, ao fornecer estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo, sendo reconhecida enquanto comunicação para a indústria criativa.

Após o lançamento, os presentes receberam uma cópia impressa do livro. Interessados na obra podem acessá-lo em versão digital aqui. Outras informações sobre o livro podem ser solicitadas por e-mail: ppgcic@unipampa.edu.br.