Docente do Curso de Licenciatura em Música ministra palestra na Universidade de Aveiro

A professora do Curso de Licenciatura em Música Adriana Bozzetto, atualmente afastada para realização de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, ministrará palestra na Universidade de Aveiro (Portugal) sobre práticas artísticas e inclusão social. A palestra faz parte de suas atividades científicas durante o mês de novembro, o que inclui trabalho de arquivo intensivo na Université Lyon 2 (França). Abaixo, a divulgação do evento:

Falando sobre:
Práticas Artísticas e Inclusão Social

23 de Novembro de 2018 | 16:30 – 18:00
Anfiteatro João Branco | DeCA
Universidade de Aveiro

Seminário de Estágios – 2018/2

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, o Curso de Música promoverá o Seminário de Estágio. O evento contará com três momentos principais.

A Mostra dos Estágios será voltada aos/às estagiários/as que estão matriculados/as nos componentes curriculares Estágio Supervisionado II, III e IV, para que possam apresentar seus projetos de ensino e os materiais confeccionados para suas práticas docentes realizadas nas escolas de educação básica e em espaços não escolares, abrangendo, assim, o ensino fundamental, a EJA e oficinas de instrumentos musicais. A Mostra acontecerá tanto na segunda-feira à noite quanto na terça-feira pela manhã.

Também na segunda-feira à noite e na terça-feira pela manhã, acontecerá a Oficina ORFF, com Thiago Di Luca. Os dois encontros são oficina serão sequenciais, totalizando 4h. As vagas são limitadas.

Na terça-feira à tarde será o momento da Oficina Trangalhadanças: Músicas e Brincadeiras para Crianças, também com Thiado Di Luca. A oficina terá uma duração de 3h e tem vagas limitadas.

Todas as atividades do Seminário são gratuitas e abertas a todos/as os/as interessados/as.

Link para as inscrições nas Oficinas: https://goo.gl/forms/c76G8ufRtNUwZRes1


Sobre THIAGO DI LUCA

Thiago Di Luca é compositor e educador musical, oriundo de Porto Alegre, RS. Atua a mais de 10 anos como educador musical, tendo trabalhado com crianças e jovens com idades entre 0 até 17 anos. Tem seu trabalho voltado para a pesquisa de manifestações musicais populares rurais e urbanas do sul do Brasil e de diversas regiões do mundo. Possui certificação internacional na abordagem ORFF-SCHULWERK pelo San Francisco ORFF Institute, (CA, EUA, 2017), tendo estudado com professores de renome mundial como Doug Goodkin (EUA), Sofia Lopez Ibor (Espanha), Polo Vallejo (Espanha), James Harding (EUA), Christa Coogan (EUA) e Estevão Marques (Brasil). Ministrou Workshops para professores e oficinas para crianças em diversas cidades do Brasil e também do exterior. Possui seu trabalho de produção musical voltado para as crianças, com o espetáculo infantil Cantos de Linho, de Lã, indicado ao prêmio Açorianos de teatro, categoria Espetáculo Revelação 2015, baseado na obra do premiado escritor gaúcho Dilan Camargo (indicado ao prêmio Jabuti 2015). Recebeu o prêmio Açorianos de Dança 2015, categoria Melhor Trilha Sonora, com o espetáculo de dança “Normótico”, em parceria como grupo My House, de Porto Alegre. Em 2018 está lançando seu primeiro CD livro destinado ao público infantil: Trangalhadanças – músicas e brincadeiras para crianças. Atua como professor no colégio Monteiro Lobato (Porto Alegre) e no curso de pós graduação em Música, Ensino e Expressão da Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo, RS.


Sobre a Oficina TRANGALHADANÇAS: MÚSICAS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS

Um corpo que trangalhadança é um corpo que brinca, que explora as possibilidades do movimento, que canta e que dança! Esta oficina apresenta dinâmicas musicais, divertidas e envolventes, criadas pelo educador Thiago Di Luca para o trabalho musical em sala de aula, a partir do repertório do seu primeiro livro: Trangalhadanças: músicas e brincadeiras para crianças. Thiago apresentará possibilidades e caminhos para a sensibilização musical de crianças partindo do movimento, de danças e jogos inspirados no folclore do sul do Brasil e também de outros países. O livro Trangalhadanças estará disponível para a venda ao longo de todo o evento, com preço especial para os participantes da oficina!

SITE DO EDUCADOR – www.thiagodiluca.com

SITE PARA A COMPRA ANTECIPADA DO LIVRO – www.thiagodiluca.iluria.com

FACEBOOK DO EDUCADOR – www.facebook.com/dilucathiago

Inscrições abertas para processos seletivos – ingresso 2019/1

Estão abertas as inscrições para processos seletivos de ingresso no Curso de Música – Licenciatura em 2019/1!

Confira os editais nos links abaixo:

Processo Seletivo Complementar (inscrições até 12/11/2018):
Processo Reopção de Curso (inscrições até 12/11/2018):
Processo Seletivo Específico para Indígenas Aldeados ou Moradores das Comunidades Remanescentes de Quilombolas (inscrições até 14/11/2018 às 13h):

Prova de avanços musicais – Prática Instrumental II: violão

Conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA, “o licenciando que já tenha conhecimento prévio e proficiência em flauta doce, piano e/ou violão poderá obter avanço no currículo relativo aos componentes em que está matriculado, mediante prova prática que ateste seus conhecimentos e habilidades. (p. 41-42). A prova de avanço nos estudos em Prática Instrumental II: violão para o semestre 2018/2 será realizada no dia 15 de outubro de 2018, às 9 horas, na sala 4201. A banca será composta por professores do Curso de Música. Etapas:

  • O/a candidato deverá comparecer 5 minutos antes do horário da prova, para entrega do formulário preenchido em anexo à/ao docente responsável. Este formulário deverá ser impresso antecipadamente pelo/a candidato/a;
  • Às 9 horas, os/as candidatos que cumprirem os procedimentos referidos no item 1, iniciarão a prova, que consistirá na seguinte ordem;
    1. Execução de uma peça de livre escolha;
    2. Execução de uma peça dentre os números 1, 2 ou 3 dos 24 duos progressivos de Ferdinando Carulli – o/a candidato/a irá executar o violão 01 e um membro da banca executará o violão 02 (disponível em anexo);
    3. 16 Compassos de leitura à primeira vista.
  • A prova será gravada para avaliação.
  • É de responsabilidade do/a discente a afinação do instrumento e a apresentação das partituras a serem utilizadas na prova (exceto da leitura à primeira vista).
  • A execução do duo será iniciada após estabelecimento de marcação de tempo (contagem), por parte do discente, definindo assim o andamento a ser utilizado.

O resultado da prova será divulgado até o dia 17 de outubro de 2018, por e-mail aos candidatos/as e na página do Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA. A prova terá validade para o componente curricular no qual o/a discente está matriculado no presente semestre, sendo necessária a realização de nova prova para os componentes de 2019/1.

Link para partituras: Clique aqui.

Formulário: Clique aqui.

Resultado da prova de avanço em conhecimentos musicais – Fundamentos Teóricos da Música II

Os/as seguintes estudantes solicitaram avanço nos estudos no componente Fundamentos Teóricos da Música II e tiveram os seguintes pareceres:

ANA LIRA VARGAS RODRIGUES: Parecer favorável;
JACKSON ERNESTO AMARO BARBIERI: Parecer favorável;
IGOR SOUSA SANTOS: Parecer favorável;
RODRIGO DA SILVA: Parecer desfavorável.

Projeto “Física na Música e Acústica”

O projeto “Física na Música e Acústica” está aceitando inscrições até 06 de setembro de 2018 para participar do projeto. Os encontros são as sextas-feiras das 18:50 as 22:40 na sala 1207.

A inscrição pode ser realizada no dia do encontro (31/08/2018) ou via e-mail (edson.kakuno@gmail.com) até a data limite acima.

Observação: O projeto já iniciou em 2018-1 e continuará até o final de 2018-2. Será realizado um nivelamento aos novos participantes.

Inscrições abertas para Baque do Pampa

As inscrições para o grupo Baque do Pampa – Práticas Vocais Coletivas na UNIPAMPA – estarão abertas até o dia 17/08.  Interessad@s em participar em um dos grupos (infantil, juvenil ou adulto) devem manifestar interesse pelo e-mail praticasvocais.unipampa@gmail.com

O único requisito é gostar de cantar!

Os ensaios ocorrem todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, a partir do dia 22/08. Coordenação: professoras Carla Lopardo, Luana Z. dos Santos e Lúcia P. Teixeira.

 

Oferta 2018/2 e instruções para matrículas

Prezad@s discentes,

Segue o link para os horários de componentes curriculares para 2018/2.

Notem que o período para solicitação de matrículas online é de 31/07 a 06/08. Após as solicitações, deverão conferir online e ajustar possíveis erros de 08 a 10/08. É criticamente importante que façam a conferência dos pedidos nesses dias.

Com relação às solicitações de quebra de pré-requisito, caso hajam, serão recebidas até o dia 30/07. O/a discente deve encaminhar e-mail à coordenação de curso com o formulário preenchido (clique aqui para acessar o formulário de solicitação de quebra de pré-requisito). No caso de serem deferidas, o/a discente deverá comparecer ao ajuste presencial para efetivar a matrícula. O período de ajuste presencial é 13 a 17/08.

As aulas iniciarão no dia 13 de agosto. Até lá, desejamos ótimo recesso!

OFERTA 2018/2:  Clique aqui!