NOTÍCIAS

        A professora Adriana Bozzetto, coordenadora do GT 2.1 Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica do XIX Encontro Regional Sul da ABEM, informa:

  “A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) vem convidar pesquisadores/as, professores/as, profissionais e estudantes da área de Educação Musical para submeterem propostas de trabalhos – em formato de vídeo-pôster, comunicação e simpósio – para os Encontros Regionais da ABEM do ano de 2020. Em função da pandemia da Covid-19, em 2020, excepcionalmente, os cinco Encontros Regionais da ABEM, com o tema A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo: proposições e ações a partir dos 30 anos de lutas, conquistas e problematizações da ABEM, acontecerão de forma unificada, em um mesmo período – de 09 a 20 de novembro –, em ambiente virtual. As conferências, painéis temáticos e mesas redondas acontecerão em forma de lives. Já as apresentações dos trabalhos (vídeo-pôsteres, comunicações e simpósios), que serão gravadas previamente em vídeo pelos/as autores com textos aprovados, estarão disponíveis do dia 16 ao dia 19 de novembro em salas virtuais. Nesses quatro dias, autores/as e público em geral poderão interagir de forma assíncrona, na área de comentários dos vídeos, e de forma síncrona, por meio de meets (reuniões virtuais), que serão conduzidos por coordenadores/as de GTs.”

 PRAZOS IMPORTANTES

ATIVIDADE DATAS E PRAZOS
Publicação da chamada 12 de junho de 2020
Abertura do sistema para envio dos trabalhos 15 de junho de 2020
Fechamento do sistema para envio de trabalhos 1º de setembro de 2020
Avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico até 01 de outubro de 2020
Divulgação dos resultados e envio dos pareceres até 02 de outubro de 2020
Fechamento do sistema para envio da versão final dos trabalhos e dos links dos vídeos produzidos pelos/as autores/as até 15 de outubro de 2020
Divulgação dos dias, horários e links das salas virtuais 1º de novembro

 


     Comunicamos o falecimento do discente Gilmar Mendes Barela, ocorrido em 06 de agosto de 2020, e desejamos-lhe muita luz e conforto aos/às familiares e amigos.


      No dia 30 de julho de 2020, as docentes Adriana Bozzetto e Lúcia Teixeira, do curso de Música da UNIPAMPA, juntamente com as professoras Maria Cecília Torres (IPA) e Jusamara Souza (UFRGS), participaram de uma mesa-redonda no 28th Internacional Pre-Conference Seminar da ISME (International Society for Music Education), tendo por título geral: Qualitative research in Music Education: experiences in various contexts in Brazil.


      No dia 18 de julho de 2020, a professora Lúcia Teixeira participou do seminário Metodologias do Ensino do Canto: diálogos em ambiente virtual, transmitido pela plataforma Zoom, e organizado pelo curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O título da palestra foi “Canto Coral: diferentes contextos, múltiplas metodologias de trabalho.


        A professora Adriana Bozzetto participou, no último dia 02 de julho, às 17h, pela Plataforma Google Meet, de uma mesa redonda on-line cujo título foi A Formação do Educador Musical: Reflexões Epistemológicas. Esse evento fez parte do Projeto de Extensão “A Educação Musical em Tempos de Isolamento Social: um Tema em Debate”, promovido pela Universidade do Estado do Pará e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além da professora Dr.ª Adriana Bozzetto (UNIPAMPA), o evento contaou também com a presença da professora Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS), e do Pará, o Prof. Dr. Augusto Souto (UEPA).
        A mediação da mesa ficou a cargo da acadêmica e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/UERGS), Bárbara Spohr.


      A professora Amélia Bastos conduziu uma roda de conversa com discentes do Curso de Música da UNIPAMPA, no dia 18 de maio de 2020, que teve como título Efeitos do isolamento social durante o período de quarentena.


      O professor José Daniel Telles dos Santos mediou entrevista com a violonista Elodie Bouny, no dia 02 de junho de 2020, falando sobre o tema A Música, o Violão e suas Interfaces, organizado pela Divisão de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).


      Os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, através da Comissão Institucional de Formação de Profissionais da Educação Básica da UNIPAMPA (CIFORME) – uma comissão da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) – têm ofertado ações de formação continuada aos docentes da Educação Básica como forma de contribuição à sociedade durante o período de isolamento social. Nessa direção, o curso de Música – Licenciatura, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Oliveira Silveira (NEABI), ofertou, de 25/05 a 06/07, via Moodle, o curso Sons da Resistência: uma introdução às relações entre músicas e afrodiásporas, sob a coordenação geral da professora Luana Zambiazzi.


      Coordenado pela professora Carla Lopardo, o minicurso Contos para Cantar: ações multidisciplinares para a sala de aula foi ministrado pela docente, com parceria dos integrantes do grupo de extensão Confraria de la Yerba, no período de 10/06 a 08/07 de 2020.

      A docente e integrantes do grupo de extensão Confraria de la Yerba ministraram, ainda, o webinário Contos para Cantar – da canção ao canto: processos da escrita criativa, nos dias 15 e 29/07.


      O curso de Música – Licenciatura realizou a série <Pesquisas em Música: diálogos virtuais>, de 29/04 a 08/07, tendo convidado pesquisadores e pesquisadoras de diferentes subáreas da Música. A coordenação do projeto esteve a cargo da professora Luana Zambiazzi.

   


O Curso de Música externa mensagem de conforto aos familiares e de muita luz à nossa estimada ex-discente, Renata Tunholi, falecida em 18 de junho de 2020.


Inscrições Abertas para os seguintes Projetos de Extensão:


Discente do Curso de Licenciatura em Música é aprovado em seleção para Mestrado (UFRGS)

          O discente Antoniel Martins Lopes, do Curso de Licenciatura em Música, foi aprovado com indicação de bolsa de estudos para o Mestrado em Música (Etnomusicologia/Musicologia) no processo seletivo 2020/1 do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.

      Ao longo de sua trajetória acadêmica, Antoniel teve atuação intensa em projetos de ensino, extensão e pesquisa no Curso de Música. Além disso, tem participado em eventos e apresentado trabalhos acadêmicos da área, abordando as interrelações entre música e questões étnico-raciais, temática a que tem dirigido sua atenção, desde o campo da Etnomusicologia (Antropologia da Música/Som) e a partir de suas motivações como militante no movimento negro estudantil ENEGRECE. Destaca-se sua premiação na categoria “apresentação oral em pesquisa” no SIEPE de 2016, que o possibilitou apresentar trabalho sobre narrativas sônicas de um bairro popular de Bagé na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2017: https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/aluno-analisa-praticas-sonoras-de-bairros-estigmatizados-em-bage/
     Antoniel é integrante do grupo de pesquisa ETNOSÔNICAS: Grupo de Estudos em Etnomusicologia (UNIPAMPA), coletivo voltado para os estudos de músicas/sons/dimensões sônicas em seus contextos sociais/culturais/cosmológicos. O grupo é vinculado ao Curso de Licenciatura em Música e coordenado pela profa. dra. Luana Zambiazzi dos Santos.

 

 


 


6ª Semana Acadêmica do Curso de Música_Programação

Divulgação da 6ª Semana Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura.

Solicitações de quebra de pré-requisito – 07/01 a 20/02/19

Atenção, discentes!

Desde o dia 21/11/18, as solicitações e análises de quebras de pré-requisito no Curso de Música são regidas por regulamento específico.
Para o semestre 2019.1, o período para solicitação de quebra de pré-requisitos é de 07 de janeiro a 20 de fevereiro, através do preenchimento do formulário específico e entrega na Secretaria Acadêmica (conferir regulamento para solicitação e quebra de pré-requisito, no link abaixo). Após a solicitação, o/a discente deverá aguardar o resultado e, em caso de deferimento, deverá comparecer no ajuste presencial de matrícula.
Clique no link abaixo para ler o regulamento e acessar os formulários e listas de componentes curriculares com seus pré-requisitos.

Oferta 2019.1

Atenção, discentes,

Estão lançados os horários de componentes curriculares obrigatórios e complementares do Curso de Música. Além destes, outros, ministrados por docentes do núcleo de Educação, poderão ser abertos.

Confiram nos links abaixo aqueles específicos do Curso de Música:

Componentes curriculares obrigatórios_Oferta 2019.1

Componentes Curriculares Complementares_Oferta 2019.1

Mostra de Violão

As turmas dos componentes “Camerata de Violões” e “Prática Instrumental II: Violão” realizarão mostra musical, sob coordenação do prof. Davi Hackbart Covalesky, como encerramento dos componentes curriculares em 2018/2.
Segundo o coordenador da mostra, no repertório serão incluídos dois arranjos coletivos, elaborados pelos discentes no desenvolvimento do componente curricular. Haverá ainda a participação da turma do componente curricular “Praticas Musicais em Conjunto II”.
O que? Mostra de violão
Onde? Sala 4113
Quando? 10/12 (segunda-feira)
Hora? 20h
Entrada? 01 brinquedo (novo)

Conferência: Sociologia da Educação Musical: contribuições para o campo da Educação

O Curso de Licenciatura – Campus Bagé/UNIPAMPA – receberá a Profa. Dra. Jusamara Souza (UFRGS) para ministrar conferência sobre as contribuições da linha de estudos “Sociologia da Educação Musical” para o campo da Educação. O evento será no dia 04 de dezembro de 2018, no auditório do Campus Bagé/UNIPAMPA. Na ocasião estará também presente a Secretária Municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé, Adriana Lara. Serão emitidos atestados de participação para @s presentes.

Jusamara Vieira Souza é doutora e mestre em Educação Musical pela Universität Bremen, Alemanha e professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Desde 1997 tem atuado como professora no curso de Licenciatura em Música e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Dentre suas linhas de pesquisa, atua especialmente no âmbito da sociologia da Educação Musical, principalmente nas temáticas de aprendizagem e ensino de música no cotidiano, socialização musical e juventudes e música na escola. Sua vasta experiência científica e legado são vivenciados através da continuidade do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO), no qual atua como líder e mentora de gerações de docentes da educação básica e ensino superior de música.