NOTÍCIAS

DEFESAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 2020.1

12/12/20, sábado 

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE MÚSICA DA UNIPAMPA: UM ESTUDO SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS/AS PROTAGONISTAS ENVOLVIDOS/AS

Autora: Paula Rafaela Pedroti

Orientadora: Profa. Dra. Carla Eugenia Lopardo

Banca: Profa. Dra. Diana Salomão de Freitas (UFPel) e Prof. Dr. André Müller Reck (UNIPAMPA)

Horário: 9h

Link: https://meet.google.com/rry-ecxh-gqo

A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA IDENTIDADE MUSICAL: UMA APROXIMAÇÃO AOS PROCESSOS CRIATIVOS DENTRO DO PROJETO LENHADORES DE BONSAI

Autor: Jonathan Levi Monteiro Camargo

Orientadora: Profa. Dra. Carla Eugenia Lopardo

Banca: Profa. Dra. Luana Zambiazzi dos Santos (UNIPAMPA) e Prof. Dr. André Müller Reck (UNIPAMPA)

Horário: 10h30

Link: https://meet.google.com/hjy-vztv-zxa

 

14/12/20, segunda-feira

FESTIVAL KOHOUTEK DE 1973: REFLEXÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS DE SEUS PARTICIPANTES

Autor: Renan Nishimura

Orientador: Prof. Esp. Rafael Gonçalves Oliveira da Silva

Banca: Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica (UNIPAMPA) e Profa. Dra. Lúcia Helena Pereira Teixeira (UNIPAMPA)

Horário: 10h

Link: https://meet.google.com/nrd-jujr-wwy

 

A CONSTRUÇÃO DAS CONCEPÇÕES SOBRE MÚSICA(S) ENTRE DISCENTES DO CURSO DE MÚSICA – LICENCIATURA DA UNIPAMPA

Autor: Jean Carlos da Silva Leão

Orientador: Prof. Dr. André Müller Reck

Banca: Prof. Dra. Carla Eugenia Lopardo (UNIPAMPA) e Profa. Dra. Luana Zambiazzi dos Santos (UNIPAMPA)

Horário: 16h

Link: https://meet.google.com/zmm-yujs-vyz


      O Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA manifesta sua posição de repúdio a todas as formas de opressão a vidas negras neste estado, país e planeta.

      Na véspera do Dia da Consciência Negra, mais um caso de violência racial demanda que clamemos por justiça, mediante o cotidiano racista vivenciado histórica e diariamente por negros e negras da afrodiáspora.

      Ressaltamos a importância da existência de núcleos como os NEABIs e também de pessoas e espaços institucionais que atuem na manutenção e incremento de políticas afirmativas valorativas para as questões étnico-raciais e de restituição às históricas violências e genocídios acometidos às populações negras brasileiras. Enfatizamos a necessidade de apoio a movimentos sociais negros e de valorização das suas caminhadas de luta, plurais, intensas e emergentes neste país tão desigual.

      Assumimos a necessidade de autocrítica como Curso, área de Música, universidade e, finalmente, como cidadãos brasileiros, latino-americanos e apontamos como vital a revisão dos saberes legitimados e a inclusão de novos/as narradores/as na construção de conhecimentos acadêmicos, como têm nos ensinado tantos intelectuais negros e negras deste país e do mundo.

      O Dia da Consciência Negra, ao celebrar e reiterar a trajetória de luta e resistência de populações negras no Brasil, é mais um dos momentos fundamentais para a reflexão e ação em direção ao uma Educação e, consequentemente, uma sociedade mais justa e efetivamente antirracista.

      Finalmente, solidarizamo-nos às populações negras brasileiras e esperamos que nossas ações como Curso e universidade possam servir de aliadas no combate ao racismo, na luta pela equidade e na valorização da inestimável construção cultural negra neste país, em respeito às suas ancestralidades e valores, tão expressamente marcados em seus sons, em suas músicas. Que novos tempos possam promover encontros como o narrado pelo poeta-músico-militante negro e gaúcho Oliveira Silveira, um dos idealizadores da instituição do 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra:

Encontrei minhas origens
em velhos arquivos
livros
encontrei
em malditos objetos
troncos e grilhetas
encontrei minhas origens
no leste
no mar em imundos tumbeiros
encontrei
em doces palavras
cantos
em furiosos tambores
ritos
encontrei minhas origens
na cor de minha pele
nos lanhos de minha alma
em mim
em minha gente escura
em meus heróis altivos
encontrei
encontrei-as enfim
me encontrei

Oliveira Silveira (1941-2009)


      A docente Luana Zambiazzi dos Santos, juntamente com colegas  brasileiros/as e colombianos/as da UNILAB, UFBA e UFRGS, coordenará o simpósio “Etnomusicologia e decolonialidade na América Latina”, entre os dias 23 e 24/11, como parte das atividades que integram o Congresso da Associação Latino-Americana  de Antropologia, que ocorrerá de 23 a 28 de novembro de 2020, de forma virtual. Interessados/as deverão acessar a página do evento em: http://ala2020.com.uy/.

Simpósio Etnomusicologia e Decolonialidade na AL – Congresso da ALA


Workshop Carl Orff
Inscrições abertas até dia 19 de novembro de 2020


Programação do Encontro Regional Unificado da ABEM

https://docs.google.com/document/u/0/d/1qtmBmBRlB9bRdFaroFt7lR01Lz-6I8bi5_STdhP33TQ/mobilebasic


       Dia 04/11, às 19h, o discente do curso de Música Antoniel Martins Lopes e a profª Luana Zambiazzi ministraram a aula Sons como resistência: perspectivas etnomusicólogicas para o estudo de músicas afrodiaspóricas, como parte do curso “Arte e Cultura Afro-Brasileira”, organizado pelo professor Luis César Jacinto:


Live musical de lancamento de livro didatico “Contos para Cantar”

 30 de outubro de 2020, às 20:00 horas


resultado avaliação Estadão-1


      Convidamos a todos e todas a assistirem nossa primeira live dia 30 de outubro às 20h pelo canal do YouTube do CONTOS PARA CANTAR! Uma live de lançamento do livro com muita música para crianças, suas famílias e educadores em geral !


      No dia 07 de outubro, às 15h, ocorrereu uma mesa-redonda da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) no contexto da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a temática: “Etnomusicologia contemporânea no Brasil: reflexões sonoras contra o paradigma colonial”:


Divulgação do Resultado Final da Chamada Interna PROGRAD nº 5/2020 para seleção de dois bolsistas, por curso de graduação, para monitoria de apoio à inclusão digital:

Resultado Final_Campus Bagé_Curso de Música


      Em atenção ao item 5.6 da Chamada Interna PROGRAD nº 5/2020 – Monitoria de Apoio à Inclusão Digital, o curso de Música torna públicas as homologações das inscrições e divulga a data e os horários das entrevistas de cada candidato/a como parte do processo seletivo de bolsistas.

CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 5-2020 – Homologação de inscrições, data e horários das entrevistas – MÚSICA


      Atenção discentes que cursarão os componentes Trabalhos de Conclusão de Curso I e II do semestre de ensino remoto 2020/1: Segue a organização final de orientandos/as por orientadores/as.

Distribuição de orientandos-as x orientadores-as 2020.1


      No dia 08/09, o Curso de Música realizou, às 18h, aula inaugural do semestre 2020/1. Contou, como convidada, com a professora Dra. Ana Lucía Frega, da Argentina, que proferiu palestra com o título “El presente como punto de partida”.


Confira, aqui, o novo calendário acadêmico para 2020 e a oferta para o ensino remoto no curso de Música:

Novo calendário acadêmico portaria nº 1661 de 18 de agosto de 2020

Oferta para ensino remoto 2020/1 – Música


Confraria de la Yerba lança material didático literomusical

 

      O projeto de extensão “Confraria de la Yerba” do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – está lançando o livro “Uma história com começo e sem final” da coletânea “Contos para Cantar”, Editora Cirkula. A obra está disponível no site da Editora e Livraria Cirkula e nas redes sociais.De acordo com a coordenadora do projeto, Carla Lopardo, o livro físico será divulgado, na modalidade de concertos didáticos, nas escolas públicas e privadas da rede municipal e estadual das cidades de Bagé, Porto Alegre e demais municípios interessados na proposta. “Uma história com começo e sem final” contém cinco propostas didáticas alicerçadas na Base Nacional Comum Curricular, propostas inclusivas para a sala de aula, vídeos e cifras das canções, audiodescrição dos contos e ilustrações que oferecem um olhar criativo para o desenvolvimento da imaginação e a fantasia através das histórias contadas e cantadas. Atualmente estão sendo realizadas, pelo projeto de extensão, oficinas e minicursos online e gratuitos para professores de todas as áreas e educadores musicais, através das iniciativas da Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cifor Unipampa).


        A professora Adriana Bozzetto, coordenadora do GT 2.1 Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica do XIX Encontro Regional Sul da ABEM, informa:

  “A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) vem convidar pesquisadores/as, professores/as, profissionais e estudantes da área de Educação Musical para submeterem propostas de trabalhos – em formato de vídeo-pôster, comunicação e simpósio – para os Encontros Regionais da ABEM do ano de 2020. Em função da pandemia da Covid-19, em 2020, excepcionalmente, os cinco Encontros Regionais da ABEM, com o tema A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo: proposições e ações a partir dos 30 anos de lutas, conquistas e problematizações da ABEM, acontecerão de forma unificada, em um mesmo período – de 09 a 20 de novembro –, em ambiente virtual. As conferências, painéis temáticos e mesas redondas acontecerão em forma de lives. Já as apresentações dos trabalhos (vídeo-pôsteres, comunicações e simpósios), que serão gravadas previamente em vídeo pelos/as autores com textos aprovados, estarão disponíveis do dia 16 ao dia 19 de novembro em salas virtuais. Nesses quatro dias, autores/as e público em geral poderão interagir de forma assíncrona, na área de comentários dos vídeos, e de forma síncrona, por meio de meets (reuniões virtuais), que serão conduzidos por coordenadores/as de GTs.”

 PRAZOS IMPORTANTES

ATIVIDADE DATAS E PRAZOS
Publicação da chamada 12 de junho de 2020
Abertura do sistema para envio dos trabalhos 15 de junho de 2020
Fechamento do sistema para envio de trabalhos 1º de setembro de 2020
Avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico até 01 de outubro de 2020
Divulgação dos resultados e envio dos pareceres até 02 de outubro de 2020
Fechamento do sistema para envio da versão final dos trabalhos e dos links dos vídeos produzidos pelos/as autores/as até 15 de outubro de 2020
Divulgação dos dias, horários e links das salas virtuais 1º de novembro

 


     Comunicamos o falecimento do discente Gilmar Mendes Barela, ocorrido em 06 de agosto de 2020, e desejamos-lhe muita luz e conforto aos/às familiares e amigos.


      No dia 30 de julho de 2020, as docentes Adriana Bozzetto e Lúcia Teixeira, do curso de Música da UNIPAMPA, juntamente com as professoras Maria Cecília Torres (IPA) e Jusamara Souza (UFRGS), participaram de uma mesa-redonda no 28th Internacional Pre-Conference Seminar da ISME (International Society for Music Education), tendo por título geral: Qualitative research in Music Education: experiences in various contexts in Brazil.


      No dia 18 de julho de 2020, a professora Lúcia Teixeira participou do seminário Metodologias do Ensino do Canto: diálogos em ambiente virtual, transmitido pela plataforma Zoom, e organizado pelo curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O título da palestra foi “Canto Coral: diferentes contextos, múltiplas metodologias de trabalho.


        A professora Adriana Bozzetto participou, no último dia 02 de julho, às 17h, pela Plataforma Google Meet, de uma mesa redonda on-line cujo título foi A Formação do Educador Musical: Reflexões Epistemológicas. Esse evento fez parte do Projeto de Extensão “A Educação Musical em Tempos de Isolamento Social: um Tema em Debate”, promovido pela Universidade do Estado do Pará e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além da professora Dr.ª Adriana Bozzetto (UNIPAMPA), o evento contaou também com a presença da professora Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS), e do Pará, o Prof. Dr. Augusto Souto (UEPA).
        A mediação da mesa ficou a cargo da acadêmica e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/UERGS), Bárbara Spohr.


      A professora Amélia Bastos conduziu uma roda de conversa com discentes do Curso de Música da UNIPAMPA, no dia 18 de maio de 2020, que teve como título Efeitos do isolamento social durante o período de quarentena.


      O professor José Daniel Telles dos Santos mediou entrevista com a violonista Elodie Bouny, no dia 02 de junho de 2020, falando sobre o tema A Música, o Violão e suas Interfaces, organizado pela Divisão de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).


      Os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, através da Comissão Institucional de Formação de Profissionais da Educação Básica da UNIPAMPA (CIFORME) – uma comissão da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) – têm ofertado ações de formação continuada aos docentes da Educação Básica como forma de contribuição à sociedade durante o período de isolamento social. Nessa direção, o curso de Música – Licenciatura, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Oliveira Silveira (NEABI), ofertou, de 25/05 a 06/07, via Moodle, o curso Sons da Resistência: uma introdução às relações entre músicas e afrodiásporas, sob a coordenação geral da professora Luana Zambiazzi.


      Coordenado pela professora Carla Lopardo, o minicurso Contos para Cantar: ações multidisciplinares para a sala de aula foi ministrado pela docente, com parceria dos integrantes do grupo de extensão Confraria de la Yerba, no período de 10/06 a 08/07 de 2020.

      A docente e integrantes do grupo de extensão Confraria de la Yerba ministraram, ainda, o webinário Contos para Cantar – da canção ao canto: processos da escrita criativa, nos dias 15 e 29/07.


      O curso de Música – Licenciatura realizou a série <Pesquisas em Música: diálogos virtuais>, de 29/04 a 08/07, tendo convidado pesquisadores e pesquisadoras de diferentes subáreas da Música. A coordenação do projeto esteve a cargo da professora Luana Zambiazzi.

   


O Curso de Música externa mensagem de conforto aos familiares e de muita luz à nossa estimada ex-discente, Renata Tunholi, falecida em 18 de junho de 2020.


Inscrições Abertas para os seguintes Projetos de Extensão:


Discente do Curso de Licenciatura em Música é aprovado em seleção para Mestrado (UFRGS)

          O discente Antoniel Martins Lopes, do Curso de Licenciatura em Música, foi aprovado com indicação de bolsa de estudos para o Mestrado em Música (Etnomusicologia/Musicologia) no processo seletivo 2020/1 do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.

      Ao longo de sua trajetória acadêmica, Antoniel teve atuação intensa em projetos de ensino, extensão e pesquisa no Curso de Música. Além disso, tem participado em eventos e apresentado trabalhos acadêmicos da área, abordando as interrelações entre música e questões étnico-raciais, temática a que tem dirigido sua atenção, desde o campo da Etnomusicologia (Antropologia da Música/Som) e a partir de suas motivações como militante no movimento negro estudantil ENEGRECE. Destaca-se sua premiação na categoria “apresentação oral em pesquisa” no SIEPE de 2016, que o possibilitou apresentar trabalho sobre narrativas sônicas de um bairro popular de Bagé na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2017: https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/aluno-analisa-praticas-sonoras-de-bairros-estigmatizados-em-bage/
     Antoniel é integrante do grupo de pesquisa ETNOSÔNICAS: Grupo de Estudos em Etnomusicologia (UNIPAMPA), coletivo voltado para os estudos de músicas/sons/dimensões sônicas em seus contextos sociais/culturais/cosmológicos. O grupo é vinculado ao Curso de Licenciatura em Música e coordenado pela profa. dra. Luana Zambiazzi dos Santos.

 

 


 


6ª Semana Acadêmica do Curso de Música_Programação

Divulgação da 6ª Semana Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura.

Solicitações de quebra de pré-requisito – 07/01 a 20/02/19

Atenção, discentes!

Desde o dia 21/11/18, as solicitações e análises de quebras de pré-requisito no Curso de Música são regidas por regulamento específico.
Para o semestre 2019.1, o período para solicitação de quebra de pré-requisitos é de 07 de janeiro a 20 de fevereiro, através do preenchimento do formulário específico e entrega na Secretaria Acadêmica (conferir regulamento para solicitação e quebra de pré-requisito, no link abaixo). Após a solicitação, o/a discente deverá aguardar o resultado e, em caso de deferimento, deverá comparecer no ajuste presencial de matrícula.
Clique no link abaixo para ler o regulamento e acessar os formulários e listas de componentes curriculares com seus pré-requisitos.

Oferta 2019.1

Atenção, discentes,

Estão lançados os horários de componentes curriculares obrigatórios e complementares do Curso de Música. Além destes, outros, ministrados por docentes do núcleo de Educação, poderão ser abertos.

Confiram nos links abaixo aqueles específicos do Curso de Música:

Componentes curriculares obrigatórios_Oferta 2019.1

Componentes Curriculares Complementares_Oferta 2019.1

Mostra de Violão

As turmas dos componentes “Camerata de Violões” e “Prática Instrumental II: Violão” realizarão mostra musical, sob coordenação do prof. Davi Hackbart Covalesky, como encerramento dos componentes curriculares em 2018/2.
Segundo o coordenador da mostra, no repertório serão incluídos dois arranjos coletivos, elaborados pelos discentes no desenvolvimento do componente curricular. Haverá ainda a participação da turma do componente curricular “Praticas Musicais em Conjunto II”.
O que? Mostra de violão
Onde? Sala 4113
Quando? 10/12 (segunda-feira)
Hora? 20h
Entrada? 01 brinquedo (novo)

Conferência: Sociologia da Educação Musical: contribuições para o campo da Educação

O Curso de Licenciatura – Campus Bagé/UNIPAMPA – receberá a Profa. Dra. Jusamara Souza (UFRGS) para ministrar conferência sobre as contribuições da linha de estudos “Sociologia da Educação Musical” para o campo da Educação. O evento será no dia 04 de dezembro de 2018, no auditório do Campus Bagé/UNIPAMPA. Na ocasião estará também presente a Secretária Municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé, Adriana Lara. Serão emitidos atestados de participação para @s presentes.

Jusamara Vieira Souza é doutora e mestre em Educação Musical pela Universität Bremen, Alemanha e professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Desde 1997 tem atuado como professora no curso de Licenciatura em Música e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Dentre suas linhas de pesquisa, atua especialmente no âmbito da sociologia da Educação Musical, principalmente nas temáticas de aprendizagem e ensino de música no cotidiano, socialização musical e juventudes e música na escola. Sua vasta experiência científica e legado são vivenciados através da continuidade do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO), no qual atua como líder e mentora de gerações de docentes da educação básica e ensino superior de música.