NOTÍCIAS

 

Discente do Curso de Licenciatura em Música é aprovado em seleção para Mestrado (UFRGS)

          O discente Antoniel Martins Lopes, do Curso de Licenciatura em Música, foi aprovado com indicação de bolsa de estudos para o Mestrado em Música (Etnomusicologia/Musicologia) no processo seletivo 2020/1 do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.

      Ao longo de sua trajetória acadêmica, Antoniel teve atuação intensa em projetos de ensino, extensão e pesquisa no Curso de Música. Além disso, tem participado em eventos e apresentado trabalhos acadêmicos da área, abordando as interrelações entre música e questões étnico-raciais, temática a que tem dirigido sua atenção, desde o campo da Etnomusicologia (Antropologia da Música/Som) e a partir de suas motivações como militante no movimento negro estudantil ENEGRECE. Destaca-se sua premiação na categoria “apresentação oral em pesquisa” no SIEPE de 2016, que o possibilitou apresentar trabalho sobre narrativas sônicas de um bairro popular de Bagé na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2017: https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/aluno-analisa-praticas-sonoras-de-bairros-estigmatizados-em-bage/
     Antoniel é integrante do grupo de pesquisa ETNOSÔNICAS: Grupo de Estudos em Etnomusicologia (UNIPAMPA), coletivo voltado para os estudos de músicas/sons/dimensões sônicas em seus contextos sociais/culturais/cosmológicos. O grupo é vinculado ao Curso de Licenciatura em Música e coordenado pela profa. dra. Luana Zambiazzi dos Santos.

 

 

 


6ª Semana Acadêmica do Curso de Música_Programação

Divulgação da 6ª Semana Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura.

Solicitações de quebra de pré-requisito – 07/01 a 20/02/19

Atenção, discentes!

Desde o dia 21/11/18, as solicitações e análises de quebras de pré-requisito no Curso de Música são regidas por regulamento específico.
Para o semestre 2019.1, o período para solicitação de quebra de pré-requisitos é de 07 de janeiro a 20 de fevereiro, através do preenchimento do formulário específico e entrega na Secretaria Acadêmica (conferir regulamento para solicitação e quebra de pré-requisito, no link abaixo). Após a solicitação, o/a discente deverá aguardar o resultado e, em caso de deferimento, deverá comparecer no ajuste presencial de matrícula.
Clique no link abaixo para ler o regulamento e acessar os formulários e listas de componentes curriculares com seus pré-requisitos.

Oferta 2019.1

Atenção, discentes,

Estão lançados os horários de componentes curriculares obrigatórios e complementares do Curso de Música. Além destes, outros, ministrados por docentes do núcleo de Educação, poderão ser abertos.

Confiram nos links abaixo aqueles específicos do Curso de Música:

Componentes curriculares obrigatórios_Oferta 2019.1

Componentes Curriculares Complementares_Oferta 2019.1

Mostra de Violão

As turmas dos componentes “Camerata de Violões” e “Prática Instrumental II: Violão” realizarão mostra musical, sob coordenação do prof. Davi Hackbart Covalesky, como encerramento dos componentes curriculares em 2018/2.
Segundo o coordenador da mostra, no repertório serão incluídos dois arranjos coletivos, elaborados pelos discentes no desenvolvimento do componente curricular. Haverá ainda a participação da turma do componente curricular “Praticas Musicais em Conjunto II”.
O que? Mostra de violão
Onde? Sala 4113
Quando? 10/12 (segunda-feira)
Hora? 20h
Entrada? 01 brinquedo (novo)

Conferência: Sociologia da Educação Musical: contribuições para o campo da Educação

O Curso de Licenciatura – Campus Bagé/UNIPAMPA – receberá a Profa. Dra. Jusamara Souza (UFRGS) para ministrar conferência sobre as contribuições da linha de estudos “Sociologia da Educação Musical” para o campo da Educação. O evento será no dia 04 de dezembro de 2018, no auditório do Campus Bagé/UNIPAMPA. Na ocasião estará também presente a Secretária Municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé, Adriana Lara. Serão emitidos atestados de participação para @s presentes.

Jusamara Vieira Souza é doutora e mestre em Educação Musical pela Universität Bremen, Alemanha e professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Desde 1997 tem atuado como professora no curso de Licenciatura em Música e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Dentre suas linhas de pesquisa, atua especialmente no âmbito da sociologia da Educação Musical, principalmente nas temáticas de aprendizagem e ensino de música no cotidiano, socialização musical e juventudes e música na escola. Sua vasta experiência científica e legado são vivenciados através da continuidade do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO), no qual atua como líder e mentora de gerações de docentes da educação básica e ensino superior de música.