Chamada para apresentação de trabalhos – VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação

VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação

A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal

26, 27 e 28 de novembro de 2018

Instituto de Educação da Universidade do Minho – Braga –  Portugal

https://sociologiadaeducac.wixsite.com/vilusobrasileiro

Envio dos trabalhos até 20 de agosto de 2018

Seleção de licenciand@s em Música para o Programa Institucional de Residência Pedagógica/UNIPAMPA/2018

Car@s estudantes,

É com entusiasmo que o Curso de Licenciatura em Música anuncia a seleção de licenciand@s bolsistas para o Programa Institucional de Residência Pedagógica/2018.

O edital pode ser acessado AQUI.

As inscrições vão até o dia 19 de junho. No ato de inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário eletrônico, informando os dados solicitados e anexar os seguintes documentos:
a) currículo lattes;
b) currículo gerado pela Plataforma Freire;
c) histórico atual;
d) carta de intenções para participação no Programa de Residência Pedagógica;
e) declaração de Compromissos.

A professora Elaine Martha Daenecke, coordenadora do Programa no Curso de Música informa que são 24 vagas com bolsa que devem ser preenchidas. Caso essas vagas não sejam preenchidas, não haverá nosso núcleo de residência.  Para @s interessad@s, haverá uma reunião no dia 15 de junho, sexta-feira, às 16h, na sala 4307. A professora Elaine solicita que o edital seja lido previamente para aproveitar o encontro para tratar das dúvidas.

“Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um(a) discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado docente orientador” (EDITAL Nº 233/2018).

Seminário de Estágio 2018/1

Na próxima quarta-feira, dia 06 de junho de 2018, o Curso de Música promoverá o Seminário de Estágio. O evento contará com três momentos principais.
A Mostra dos Estagiários será voltada aos estagiários que estão matriculados no componente curricular Estágio Supervisionado III, para que possam apresentar materiais confeccionados para suas práticas docentes realizadas nas escolas de educação básica, em especial, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
O grupo de crianças do projeto Baque do Pampa, regido pela professora Carla Lopardo, apresentará músicas que vem sendo trabalhadas ao longo do semestre, mostrando o processo de criação e de ensaio do repertório.
O Seminário terminará com a palestra A Profissionalidade Emergente de Estagiários de Música, que será apresentada pela Profª Me. Aline Clissiane Ferreira da Silva.
Todas as atividades do Seminário são gratuitas e abertas a todos/as os/as interessados/as.

Nota de falecimento

É com pesar que o Curso de Licenciatura em Música noticia o falecimento do músico pianista Ivonléo Monteiro. Ivonléo Monteiro atuou profissionalmente no campo da música durante mais de 50 anos, deixando em sua trajetória as marcas de gerações de cantores por ele acompanhados. Agradecimentos do Curso de Música pelo seu exemplo de vida, especialmente como músico, salientando que as lembranças do pianista seguirão ressoando no cotidiano musical da cidade de Bagé. Desejamos que a família tenha conforto e que os ensinamentos de Ivonléo durem em nossas memórias.
Além de homenageado constantemente na cidade, o músico foi entrevistado no projeto Memória do Ensino de Música em Bagé e fez parte da pesquisa etnográfica desenvolvida durante o TCC da já licenciada Niandra Lacerda.
Ivonléo Monteiro no “Memórias do Ensino de Música em Bagé”:

https://www.youtube.com/watch?v=ARc40GqM_nI

Trabalho de Conclusão de Curso “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS:

http://dspace.unipampa.edu.br:8080/handle/riu/720