Participação em Eventos

 

 

A docente Adriana Bozzetto, em afastamento para realização de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, participou do 45º ENCONTRO
NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS, na USP, de 23 a 25 de maio de
2018, apresentando sua pesquisa de pós-doutorado em andamento. A comunicação,
intitulada “O conceito de socialização em periódicos, dissertações e teses: um estudo
no campo da Educação e da Educação Musical de 1990 a 2015”, integrou a Sessão
Educação I. No evento, a profa. Adriana também coordenou Sessão de Comunicação
de trabalhos e discussões.


O discente Guilherme Moreira de Melo, a convite da professora Teresa Mateiro (UDESC), ministrou em 03 de abril de 2017 um curso Recursos Tecnológicos e Trabalhos Acadêmicos no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. O curso foi voltado para alunos de graduação e pós-graduação e teve como foco o aprofundamento dos conhecimentos relacionados as tecnologias voltadas à trabalhos acadêmicos, configurações e medidas de segurança para a proteção de dados.


Entre os dias 21 e 22 de novembro de 2016, a professora Adriana Bozzetto participou como palestrante convidada do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL, na mesa redonda intitulada “Produção acadêmica e científica das Instituições de Ensino Superior no RS”. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Profissionais em Música, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUS-UFRGS). A professora Adriana resgatou momentos significativos e memórias da construção e implantação do Curso de Música da UNIPAMPA, contextualizando demandas, perspectivas e desafios dos quase cinco anos como docente e coordenadora do curso.


Em 10 de novembro de 2016, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, a professora Adriana Bozzetto participou como pianista convidada do show “Congruências”, do compositor e instrumentista Matheus Kleber, CD que mescla elementos da música gaúcha e erudita.

 

 


Em 21 de outubro de 2016, a discente Rosane Serpa de Fraga apresentou o trabalho “Grupo para Estudos de Musicografia Braille da Unipampa” na 15ª Mostra da Produção Universitária da FURG, na cidade de Rio Grande, RS. O trabalho apresentado foi um relato de experiência da discente sobre as atividades do referido grupo de estudos, no qual ela apresentou os objetivos do projeto, a metodologia utilizada, descrevendo os procedimentos e os materiais e softwares que são utilizados para a realização das transcrições de exercícios, solfejos e canções para a Musicografia Braille. Por fim, a discente apresentou suas considerações finais destacando a importância do estudo de Musicografia Braille em sua formação, relatando que já tem utilizado essas partituras em componentes curriculares do Curso de Música, como “Fundamentos da Regência”, “Harmonia” e “Percepção Musical”.


A professora Lúcia Teixeicurso-uberlandia-lucia-teixeirara foi convidada, pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (MG), a ministrar minicurso, no dia 26 de setembro de 2016, durante o XVI Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte. O minicurso teve como título “A voz falada e cantada como recurso pedagógico em sala de aula” e contou com a participação de professores das redes públicas de ensino de Uberlândia, bem como de docentes e discentes daquela Universidade


simn_2016O professor Bruno Angelo é compositor selecionado para o Simpósio Internacional de Música Nova 2016 (setembro, Curitiba), para o qual compôs a peça para piano Limalhas dos Dizeres de Amor, que será apresentada em sessão de leitura pela pianista Luciane Cardassi.

 


Entre 0luana-argentina1 e 02 de setembro de 2016 a professora Luana Zambiazzi dos Santos participou do evento “III Jornadas Internacionales de Enseñanza de la Lengua Portuguesa: Lengua, arte y comunicación”, na Universidad Nacional de Entre Ríos, campus Concordia, Argentina. O evento é voltado para professores de PLE (Português como Língua Estrangeira) da educação básica, graduação e pós-graduação na Argentina e busca promover um espaço de formação continuada e reflexão acadêmica, incitando o estudo da língua desde marcos socioculturais. No segundo dia do evento, a professora Luana palestrou como conferencista internacional, problematizando e refletindo sobre as potencialidades da dimensão sônica na dinamização de experiências urbanas em bairros populares brasileiros. A participação da professora no evento também motivou o estabelecimento e intensificação de redes institucionais no Mercosul.


encontro-bncc-2016-smed-poaA convite da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a professora Adriana Bozzetto participou, como palestrante, do “7º Encontro de Educação Musical de Porto Alegre/6º Encontro de Educação Musical do Rio Grande do Sul”, em 27 de agosto de 2016, Porto Alegre/RS. O Encontro promoveu discussões sobre o ensino de música na Educação Básica, aprofundando a legislação a respeito, o debate teórico-metodológico sobre a educação musical no Brasil, bem como a partilha de experiências em educação musical. A professora Adriana participou do Painel I: “O Ensino de Música na Base Nacional Comum Curricular”, apresentando os objetivos para a música na escola, redigidos com o intuito de permitir que as escolas e os professores possam colocá-los em prática a partir de suas escolhas teórico-metodológicas, diferentes didáticas e contextos sociais. Também, abriu reflexões sobre o papel das universidades para essa formação docente, apontando as complexidades presentes nessas práticas educativas.


luana-slA docente Luana Zambiazzi dos Santos participou do simpósio “Mapeando Cenas da Música Pop: Cidades, Mediações, Arquivos”, em 25 e 26 de agosto de 2016, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS. No evento, que tinha por objetivo discutir e debater cenas da “música pop”, a professora apresentou um recorte da sua pesquisa de doutorado, realçando as experiências urbanas a partir da cena musical onde realizou trabalho de campo, um conjunto habitacional popular da cidade de São Leopoldo/RS.


joao-pessoaDurante os dias 03 a 06 de agosto de 2016, a professora Luana Zambiazzi dos Santos participou e apresentou comunicação de pesquisa na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), realizada no Campus Central da UFPB (João Pessoa). Ao refletir sobre a abordagem narrativa e etnográfica desenvolvida na sua tese doutorado através de “crônicas sônicas”, a professora apresentou no GT “Onde estava escrito? Criatividade, inovação e teoria etnográfica”, coordenado pelos professores Guilherme José da Silva e Sá (UnB) e Karina Bondi (Unicamp), tendo como proposta refletir e discutir sobre estratégias metodológicas inovadoras na Antropologia Social.


O Curso de Música da Universidade Federal do Pampa, nos dias 18 e 19 de julho de 2016, contribuiu com o “Curso de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Bagé”, através de parceria firmada com a SMED. Os professores Adriana Bozzetto, Alexandre M. Takahama, André M. Reck e Rafael R. da Silva ministraram quatro módulos: 1) “Preciso de instrumentos musicais pra fazer música? A música com fontes sonoras do cotidiano na escola”, ministrante: Rafael Rodrigues da Silva; 2) “Prática(s) de ensino de música”, ministrante: André Müller Reck; 3) “Ouvir e sentir a música: experiências práticas e reflexões”, ministrante: Adriana Bozzetto e 4) “Apreciação de música sinfônica”, ministrante: Alexandre Machado Takahama. O curso de formação aconteceu em salas de aula do Campus Bagé, na UNIPAMPA.


v2O evento “Violões do Pampa”, com o objetivo de integrar a comunidade local e acadêmica, aconteceu dia 08 de julho de 2016, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, em Bagé, com início às 20 horas. Coordenado prelo professor de violão José Daniel Telles dos Santos, a música brasileira e latino-americana foram homenageadas. O evento “Violões do Pampa” foi uma iniciativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) e Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras. A entrada para o concerto foi uma peça de agasalho, doada posteriormente. Nesta noite especial, a Unipampa recebeu o curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Grupo de Violões da instituição (Gruvi), que fez o encerramento do evento junto com a Camerata Pampeana de Violões, projeto de extensão da Unipampa. “Através deste projeto, pretende-se difundir parte da produção acadêmica, ampliando o processo de democratização do acesso aos bens e serviços culturais produzidos pela Unipampa buscando-se, assim, agregar ações ao cenário cultural local e ampliar o papel protagonista da universidade em nossa região”, explica o professor do Curso de Música da Unipampa e coordenador do “Violões do Pampa”, José Daniel.


bruno_20106_junhoO professor Bruno Angelo apresentou nova etapa de sua pesquisa sobre composição e análise musical no I Seminário de Produção Cultural e Literária da Unipampa, ocorrido em junho de 2016 no Campus Jaguarão. Além da comunicação de seu trabalho, Bruno também ministrou um mini curso chamado Inefável, só que não: uma oficina de escrita criativa sobre música, onde desenvolveu trabalhos práticos junto a outros artistas e escritores.


ceru-2016-uspA professora Adriana Bozzetto participou do 43º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS, na USP, de 30 de maio a 01 de junho de 2016, apresentando a comunicação de pesquisa intitulada: Orquestra como espaço socializador na formação musical de crianças e jovens dos meios populares: impactos e efeitos nas famílias. No evento, também coordenou sessão de comunicação de trabalhos.


Dias 06 e 07 i-seminario-internacionalde maio de 2016, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado, aconteceu o I Seminário Internacional Música na Escola, contando com a presença do Prof. Andreas Lehmann, da Universidade de Hannover, Alemanha. O I Seminário Internacional Música na Escola foi a culminância do Projeto “Música nas Escolas do RS”, financiado pelo MEC através do FORPROF/UFRGS, realizado através do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música, em parceria com a UERGS, UNIPAMPA, UFPel, FEEVALE, IFRS, Prefeitura Municipal de Gramado e Secretaria de Educação do RS. No Seminário Internacional, participaram docentes do Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA – professores Adriana Bozzetto, Elaine Martha Daenecke, Luana Zambiazzi dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira e Matheus de Carvalho Leite. A participação dos docentes do Curso de Música envolveu coordenações/mediações de mesas redondas e apresentações de trabalhos dos polos participantes, através de relato de experiência dos municípios de Bagé e Alegrete, RS.


Encontro_de_História_Oral_2016

De 01 a 04 de maio de 2016 as professoras Adriana Bozzetto e Lúcia Helena Pereira Teixeira participaram do XIII ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, apresentando comunicações de pesquisa, participando como ouvintes da oficina “História Oral e História Comunitária”, ministrada por João Carlos Tedesco (UPF) e Maria Catarina Chitolina Zanini (UFSM) e, também, participando dos Simpósios Temáticos “Juventudes e formação profissional: usos da história oral na perspectiva interdisciplinar” e “História oral e memória das artes, da cultura e da criatividade”. O evento aconteceu na cidade de Porto Alegre, RS, organizado pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


 

emco-salvador-2016Os professores do Curso de Música – Adriana Bozzetto, Lúcia Teixeira e Matheus Leite – participaram como palestrantes da mesa redonda “Políticas Públicas e Educação Musical: Relatos do Projeto Música na Escola no Rio Grande do Sul” durante o XI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO MUSICAL E COTIDIANO organizado pelos GRUPOS DE PESQUISA EDUCAÇÃO MUSICAL E COTIDIANO – EMCO e INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL – EMIC. O Encontro foi realizado entre os dias 28 e 30 de abril de 2016 na EMUS – UFBA, cidade de Salvador, BA.


Em 22 de março de 2016, no auditório Therezinha Petry Cardona, da FUNDARTE, a professora Adriana Bozzetto participou como pianista convidada do Concerto de Lançamento do CD “Congruências”, do compositor e instrumentista Matheus Kleber.

 


Curso_Musicografia_BrailleEntre os dias 14 e 17 de outubro de 2015, o Curso de Licenciatura em Música recebeu a professora Isabel Bertevelli do Instituto de Cegos Padre Chico, que veio ministrar um curso de Musicografia Braille. A Musicografia Braille é uma notação musical padrão utilizada internacionalmente, que contém todas as informações musicais possíveis de serem notadas em partitura, utilizando para isso a codificação Braille, o que possibilita aos músicos cegos ensinar, compor, interpretar e aprender suas músicas. Participaram deste curso a aluna do curso de Licenciatura em Música Rosane Serpa de Fraga e o TAE/Músico Igor Krüger. Embora o curso tenha sido ministrado de forma intensiva, em dois turnos diários (manhã e tarde), os participantes puderam aprender e exercitar uma ampla gama de possibilidades de leitura e escrita da Musicografia Braille, abordando a notação das notas e figuras de duração, praticando exercícios de solfejo e ditados rítmicos e melódicos, notação de acordes, ligaduras de expressão e prolongação, dedilhados para flauta doce, escrita para piano a duas mãos, cifras e análise harmônica. Este curso foi realizado através de uma parceria entre o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e o Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA.


Apresentação_de_pesquisa_no_CERU_USP

A professora Adriana Bozzetto participou do 42º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS/CERU, na Universidade de São Paulo/USP, de 26 a 28 de agosto de 2015, apresentando comunicação oral de pesquisa de Doutorado. No evento, contextualizou sua atuação no curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA e falou sobre a implantação do referido curso. Os Encontros do CERU se caracterizam pela discussão aprofundada de temas relacionados à pesquisa social, história oral e abordagens qualitativas.


bruno_2015Em 2015, o professor Bruno Angelo foi bolsista de composição na 46ª edição do Festival Internacional de Inverno Campos do Jordão, que ocorre anualmente nessa cidade e em São Paulo. Lá, recebeu o prêmio de composição do evento por sua obra Pequenas Paisagens do que Não Há (assista a um trecho da obra aqui), para quinteto de sopros. Na 47ª edição, em 2016, Bruno foi novamente ao Festival, desta vez para assistir à estreia de seu 2º Quarteto de Cordas (Passaggio), encomendada pela direção artística do Festival e tocada pelo Quatuor Diotima.


4113No dia 19 de junho de 2015, discentes do Curso de Música representaram o curso na II FEIRA DE PROFISSÕES, organizada pelo Grupo PET-Engenharias, evento que tem como objetivo apresentar os cursos ofertados pela Unipampa/campus Bagé para a comunidade, dando enfoque aos alunos de segundo grau. A Feira ocorreu no hall do bloco 3 do campus Bagé, das 13:30 às 17:30.


Monitor_Rafael_em_curso_de_percussãoDe 06 a 07 de junho de 2015 o professor Matheus de Carvalho Leite e o discente monitor de percussão, Rafael Oliveira, participaram do “Workshop de Percussão Rudimentar” ministrado pelo americano Jonh Grant. O evento foi promovido pela Associação Cultural dos Músicos de Gravataí – AMUG. .

 


f1No dia 28 de abril de 2015 aconteceu o 1º Fórum Inter Regional de Cultura de Bagé. O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, teve a mesa dos trabalhos presidida por José Martins, da FAMURS, e foi composta por representantes locais das Artes Plásticas, do Cinema, da Dança, da Literatura e da Música. Sobre esta, falou o aluno do curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA Alessandro Mattos, que traçou um perfil do que vem sendo desenvolvido no cenário regional e dos anseios de quem empreende neste seguimento, tendo como referência a trajetória musical do Grupo Sonido del Alma Gaucha. Também estiveram presentes, na Plenária, o aluno do 7º semestre Diego Kaupe e o professor Matheus Leite, ambos do Curso de Música da UNIPAMPA, que usou da palavra para fazer questionamentos sobre o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura.


VI_Mostra_das_LicenciaturasNo dia 10 de janeiro de 2015, sábado, no Campus Bagé, aconteceu a VI Mostra das Licenciaturas que teve, como objetivo, desenvolver o diálogo entre alunos estagiários das diferentes licenciaturas do campus, entre elas a Química, a Matemática, a Física, a Letras e a Música. A dinâmica realizada para iniciar a discussão foi a Roda de Conversa, a partir da qual, em pequenos grupos, os alunos analisaram, discutiram e refletiram sobre as experiências nos estágios curriculares de cada um dos integrantes da roda. Após o primeiro momento de discussão e debate, foi realizada uma atividade lúdica na qual os pequenos grupos apresentaram suas sínteses utilizando alguma estratégia lúdica para expressar as ideias mais relevantes da discussão como, por exemplo, através da dramatização de uma música e de um texto. No início da tarde, alunos do componente curricular Canto Coral II, do Curso de Música, se apresentaram interpretando três peças do repertório em estudo e, no final da tarde, foi realizada uma Dança Circular envolvendo todos os participantes como encerramento da Mostra.


PACTOA professora Carla Eugenia Lopardo representou o Curso de Música nas ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no decorrer da segunda etapa da formação, especialmente na ação desenvolvida junto a dois alunos do curso de música (Carla Daneris e Márcio Irala) e com o professor José Daniel Telles dos Santos. Esta ação foi a composição e gravação da canção do Pacto/Unipampa, interpretada pelos alunos e o professor de violão do curso. Na foto, o momento da apresentação ao vivo da canção do Pacto no encerramento da segunda etapa, realizada no auditório do Campus Bagé, em 10 de dezembro de 2014.


proextA professora Adriana Bozzetto participou do I ENCONTRO NACIONAL do PROGRAMA e APOIO à EXTENSÃO UNIVERSITARIA – PROEXT, ocorrido em Brasília, de 02 a 04 de dezembro de 2014. No Encontro, representou a UNIPAMPA em todas as atividades, palestras e debates que compuseram o evento, compartilhando a experiência do Programa “Educação Musical no Pampa: ações e reflexões”, como vice-coordenadora do PROEXT/MEC 2014, Campus Bagé, que tem como coordenador o professor Alexandre M. Takahama.


Menção_honrosaCom a participação de alunos, técnicos e professores do curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA, o curso recebeu menção honrosa dentro da premiação do VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira pela trilha sonora composta para o curta metragem “Latorre alma, terra e sangue”. O VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira ocorreu em Bagé/RS, de 24 a 29 de novembro de 2014 e teve como objetivo divulgar o cinema de longa e curta metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada na região da Campanha, incentivar a produção audiovisual local e de cidades vizinhas, além de discutir meios e estratégias para fomentar a produção e distribuição audiovisual local e a formação de plateia para o cinema.


f4Durante os dias 21 de novembro a 01 de dezembro de 2014 a professora Luana Zambiazzi estará em viagem de estudos na cidade de Londres, Inglaterra. A professora visitará oficialmente o grupo de pesquisa em Etnomusicologia da universidade King’s College London e participará de uma conferência do British Forum for Ethnomusicology, na City University, iniciando uma interlocução que possa se desdobrar em parcerias futuras da UNIPAMPA com tais instituições.


f5O professor José Daniel Telles dos Santos, integrante do “LATINO-AMÉRICA DUO”, através do projeto “Música sem Fronteiras”, divulgou a música brasileira e sul-americana a alunos de escolas públicas, pensando o fazer musical como ferramenta de formação nos espaços escolares, de 02 a 10 de outubro de 2014. A iniciativa faz parte da série “Concertos Didáticos”, promovida pela Funarte e Ministério da Cultura. O “LATINO-AMÉRICA DUO” tem como principal objetivo difundir a música instrumental através das cordas do violão, formado pelos violonistas gaúchos Alexandre Simon e José Daniel, ambos graduados no Bacharelado em Música da UFPel. Alexandre Simon é professor de violão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre e José Daniel é docente do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde coordena o projeto de extensão “CAMERATA PAMPEANA DE VIOLÕES”. A experiência com o ensino de música tem mostrado cada vez mais a estes educadores que Música e Educação são intrínsecas: “Em nossa proposta de formação e difusão cultural, através da arte dos sons, acreditamos que não é possível pensar a música longe da educação”, afirmam os educadores. A proposta do duo é apresentar a estudantes de doze escolas públicas das cidades de Santana do Livramento, Bagé e Rio Grande, um concerto didático contemplando gêneros como a milonga, o tango, o choro e o samba canção, buscando levar a pluralidade e a diversidade cultural brasileira e latino-americana aos espaços escolares.
Conheça mais sobre o projeto em: www.latinoamericaduo.blogspot.com


f2A professora Adriana Bozzetto, juntamente com discentes do Curso de Música, participou do XVI ENCONTRO REGIONAL SUL da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM, apresentando relato de experiência intitulado “Implantação de um curso de Licenciatura em Música: partilhas de um processo em construção”. O evento aconteceu na cidade de Blumenau/SC, na FURB, de 11 a 13 de setembro de 2014., e teve como tema “Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento”.


Alunos_com_Yamandu_CostaA Camerata de Violões da UNIPAMPA, projeto de extensão coordenado pelo professor José Daniel, participou das atividades de formação do VI Festival de Violão da UFRGS entre os dias 21 a 25 de setembro de 2014, em Porto Alegre. Reunindo alguns dos maiores expoentes do violão da atualidade, o evento contou com a participação de profissionais consagrados da música brasileira, como Egberto Gismonti, Turíbio Santos, Marco Pereira e João Pedro Borges. Do exterior, a presença do alemão Daniel Göritz (professor da Escola Superior de Música de Berlim) e do premiado violonista mexicano Francisco Gil. Ao longo do evento, os alunos da UNIPAMPA participaram de palestras, workshops, master classes e assistiram aos concertos realizados pelos professores do festival. Esta experiência foi de suma importância para os discentes, uma vez que proporcionou uma experiência de aprendizagem e intercâmbio com o saber e o fazer artístico de grandes mestres do cenário violonístico.


f6No dia 24 de abril de 2014, a professora Lúcia Helena P. Teixeira recebeu menção honrosa no “Prêmio Açorianos de Música 2013”, em Porto Alegre. A menção especial foi uma homenagem pelas atividades musicais do CORAL FEMININO DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO, que esteve sob sua responsabilidade nos últimos 21 anos.


adri1

A professora Adriana Bozzetto foi convocada, como coordenadora do Curso de Licenciatura em Música, para representar a UNIPAMPA de 24 a 26 de março de 2014 no I ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO SUPERIOR DAS ARTES, em Ouro Preto, MG. O Encontro foi realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) e a Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo do Encontro foi mobilizar e articular Instituições Públicas de Ensino Superior das Artes para dialogar ações que promovam a ampliação de programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura.


Professora Adriana Bozzetto representou a Unipampa e o Curso de Música na Audiência Pública com o Conselho Nacional de Educação em Londrina (PR), nos dias 14 e 15 de julho de 2013, dentro da programação do 33º Festival de Música de Londrina. Nesta audiência, foi discutida “a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica, com o objetivo de ouvir a sociedade e buscar caminhos para a implementação do ensino de música nas escolas. Trata-se de um movimento de escuta pública dando espaço para discussão, para o exercício político e cidadão, pautando-se nos princípios de liberdade de expressão, do respeito às diferenças e em ações dialógicas com e entre profissionais e interessados na melhoria da educação brasileira”. O evento foi realizado com o Conselho Nacional de Educação (CNE) em parceria com a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).


Professor Alexandre Machado Takahama participou do II VOX: IA, como integrante de mesa redonda, em junho de 2013, no Instituto de Artes da UNICAMP. Sua apresentação foi dentro do tema “Por uma história da Ópera no Brasil: avanços, métodos e dificuldades encontradas pelo pesquisador”, com os seguintes participantes:

Flávio Carvalho (UFU)
Paulo Kühl (UNICAMP)
Alberto Pacheco (UNL-FCT)
Alexandre Takahama (UNIPAMPA)
Moderadora: Alexandra Van Leuween


Professora Adriana Bozzetto representou a UNIPAMPA no VII Encontro de Pesquisa em Arte, nos dias 23 e 24 de maio de 2013, na FUNDARTE, em Montenegro, RS. Neste evento, coordenou o painel de abertura, participou de mesa de debates e conversas com o professor.


Professor Alexandre Machado Takahama participou, como regente, da Série “Maestros Convidados” junto à Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. O concerto foi no dia 26 de maio de 2013, às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno.