Baque do Pampa – práticas vocais coletivas na UNIPAMPA

Coordenação: Carla Lopardo, Luana dos Santos e Lúcia Teixeira
Bolsista: Lucas Custódio Arruda
Contato: praticasvocais.unipampa@gmail.com

            O programa de extensão “Baque do Pampa: praticas vocais coletivas na UNIPApraticas-vocais-coletivasMPA” dá continuidade ao projeto iniciado em 2015/2, pretendendo ser um mobilizador de aprendizagens e trocas de conhecimentos musicais entre os atores participantes. Tendo foco nas práticas vocais, envolverá a comunidade interna da Unipampa – docentes, discentes, técnicos, pessoal de serviços terceirizados – e a comunidade externa, ou seja, indivíduos não necessariamente ligados à universidade, mas interessados em atividades coletivas que envolvam o uso da voz falada ou cantada. Os objetivos deste projeto estão relacionados com a possibilidade de oferecer espaços de aprendizagem musical através da voz, do canto em grupo, desde a perspectiva de que todos podem participar do grupo, sem pré requisitos. Todo o mundo pode cantar. A partir das experiências positivas e intensa movimentação e demanda por parte da comunidade interna e externa durante o projeto, o grupo tornou-se um programa de extensão que inclui duas modalidades:

Grupo Baque do Pampa Infantil

  • No Baque Infantil o foco está principalmente no cantar junto, vivenciar experiências musicais através da voz e do corpo e dos instrumentos em alguns momentos. Mas, sobretudo, construir juntos um espaço de troca e vivência através da música.
  • Dentre os objetivos específicos se encontram aqueles vinculados diretamente com as habilidades e destrezas que os participantes desenvolvem no projeto. Um projeto aberto à comunidade que abrange  diversas faixas etárias, dos 4 aos 14 anos.

Grupo Baque do Pampa juvenil

O grupo juvenil do Baque do Pampa iniciou suas atividades em 2019/2 e tem buscado desenvolver práticas musicais que incitem o agenciamento, protagonismo de seus/suas integrantes, em sua maioria jovens dos anos finais do ensino fundamental de Bagé/RS. Tendo como foco as práticas vocais, utiliza-se também de percussão corporal e outras formas de acompanhamento instrumental, com o objetivo de mobilizar experiências de criação musical e performances que transversalizem questões geracionais – especialmente as juventudes -, de gênero, de classe e étnico-raciais. As práticas musicais dos ensaios semanais, plurais e diversas ao tomarem por base as vivências sociais dos/as integrantes – professora e cantores/as -, são mixadas às experiências de conhecer a universidade e percebê-la como uma possibilidade no futuro de suas trajetórias. Neste sentido, as apresentações musicais, realizadas geralmente a convite, fazem parte do processo de jovens da sociedade envolvente articularem sons e músicas aos desafios – dilemas, sonhos e incertezas – da vida cotidiana local e regional.

Grupo Baque do Pampa Adulto

    Os dois grupos têm acolhido convites para apresentações musicais, realizadas na Unipampa e em outros espaços da cidade de Bagé, principalmente em espaços educativos e/ou atividades culturais. Os encontros do Baque também têm sido espaço formativo para discentes do Curso de Licenciatura em Música, através de projetos de ensino em torno dos componentes curriculares Regência Coral na Educação Musical I e II.

        O Baque do Pampa realiza seus ensaios todas as quartas-feiras, das 19:30 às 21:30, nas salas 4303, 4304 e 4307 do Campus Bagé. As inscrições são abertas regularmente nos inícios de semestre e não há pré-requisitos (apenas vontade de cantar!).