Andreza Martins Laurindo com seu trabalho “Relato de experiências da imersão ao repertório indígena no Baque do Pampa” recebe o prêmio Cardeal Amarelo, o que nos detona um orgulho enorme de nossa discente. Parabéns Andreza! Segue abaixo a imagem oficial de seu trabalho.
O Curso de Música parabeniza o egresso Antoniel Martins Lopes por sua defesa de dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMus – UFRGS). O trabalho, intitulado “Performances Musicais da Afrodiáspora: um estudo etnomusicológico entre as múltiplas vivências das juventudes negras de Bagé”, foi orientado pela professora doutora Maria Elizabeth Lucas, defendido em 30 de agosto de 2024 e reverbera imersões densas no campo acadêmico e na militância negra de seu autor. Atualmente, Antoniel é membro do Grupo de Estudos Musicais (GEM/UFRGS), além de integrante do ETNOSÔNICAS: Grupo de Estudos em Etnomusicologia (Curso de Música – Licenciatura / UNIPAMPA), junto à atuação como educador musical na APAE em Bagé.
O Curso de Música – Licenciatura deseja sucesso e excelentes novos caminhos na trajetória de Antoniel!
Dia 31 de Janeiro, terça-feira, às 10h ocorrerá a defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC) do discente Matheus Teixeira Azevedo. Sendo orientador, o professor doutor André Müller Reck. Estarão presentes na banca a professora doutora Lúcia Helena Pereira Teixeira (UNIPAMPA) e o professor doutor João Francisco de Souza Corrêa (UNIPAMPA).
A defesa do TCC acontecerá na sala 4203 na UNIPAMPA campus Bagé.
Dia 05 de dezembro, segunda-feira, às 9h ocorrerá a defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC) do discente Andreivis Rufino Henrique. Sendo orientador, o professor doutor Rafael Rodrigues e presente na banca as professoras doutoras Solange Maranho Gomes (UNESPAR) e Adriana Bozzetto (UNIPAMPA).
Link da reunião do meet: https://meet.google.com/iak-fkcv-srr
Acontecerá amanhã, 16/11, o 4º encontro de pesquisa em música da UNIPAMPA, organizado pelas Professoras Douturas Adriana Bozzetto e Lúcia Teixeira, como convidada especial Dra. Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres pelo período da manhã e a tarde apresentação das defesas dos professores do curso João Francisco, Rafael Rodrigues e José Daniel. Teremos uma programação pensada nos licenciandos afim de responder questões para suas futuras investigações.
Postado: 18/03/2022Nesta segunda-feira, dia 21 de março de 2022 as 16:00 horas da tarde, acontecerá a defesa de trabalho de conclusão de curso de um de nossos discentes do Curso de Licenciatura em Música, Igor Sousa Santos. O título do seu trabalho é “A ATUAÇÃO DO ARRANJADOR MUSICAL EM DIFERENTES GRUPOS MUSICAIS”, fazendo parte da banca examinadora estão, sua orientadora Prof. Dra. Lúcia Helena Pereira Teixeira e convidados, Prof. Dr. Rafael Henrique Soares Velloso (UFPel) e Prof. Dr. João Francisco de Souza Corrêa (UNIPAMPA).
Postado: 18/03/2022Nesta segunda-feira, dia 21 de março de 2022 as 10:00 horas da manhã, acontecerá a defesa de trabalho de conclusão de curso de um de nossos discentes do Curso de Licenciatura em Música, Luan de Paula Honório. O título do seu trabalho é “A FORMAÇÃO MUSICAL DO INSTITUTO ARTÍSTICO CARLOS GOMES NA CENA MUSICAL NATIVISTA DE DOM PEDRITO/RS”, fazendo parte da banca examinadora estão, seu orientador Prof. Dr. Rafael Rodrigues da Silva e convidados, Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica (UNIPAMPA) e Profa. Dra. Lúcia Helena Pereira Teixeira (UNIPAMPA).
Postado: 15/12/2021Nesta Sábado, dia 18 de dezembro de 2021 as 10:00 horas da manhã, acontecerá a defesa de trabalho de conclusão de curso de um de nossos discentes do Curso de Licenciatura em Música, Bruno Franco Antunes. O título do seu trabalho é “LAVAR, SECAR E ASSOPRAR”: UM ESTUDO ETNOMUSICOLÓGICO DA TRAJETÓRIA DO MÚSICO NILTON VERGARA, fazendo parte da banca examinadora estão sua orientadora Profa. Dra. Luana Zambiazzi dos Santos e convidados, Profa. Dra. Laurisabel Maria Ana da Silva (UFBA) e Profa. Dra. Adriana Bozzetto (UNIPAMPA).
Postado: 19/10/2021
Edital de isenção de taxa de inscrição para participantes sem apresentação de trabalho
A Comissão Organizadora do X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia – X ENABET, a ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 8 a 12 de novembro de 2021, em formato virtual, torna público o edital de isenção de inscrição para participantes sem apresentação de trabalho no X ENABET. O objetivo do presente edital é estimular a participação no X ENABET de estudantes, mestres, artistas e ativistas pertencentes ou ligados a grupos tradicionais e/ou populares, de espaços urbanos e/ou rurais, incluindo pessoas em posicionalidades socioeconômicas que impossibilitem o pagamento da taxa de inscrição no evento.
Prazo para solicitar a isenção: 18 a 25 de outubro
Resultado: 28 de outubro
Postado: 05/10/2021
Nesta noite de terça feira, dia 5 de outubro as 19:00 horas acontecera a primeira ADIÇÃO VIRTUAL DO COMPONENTE COMPOSIÇÃO E ARRANJO PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL 1 do curso de licenciatura em música da Unipampa do campus Bagé. Onde ocorrera a apresentação das composições dos discentes do curso, Luan Honório, Igor Sousa, Fernanda Pires, Thiago Ballestero e Lucas Velasque, sendo orientados pelo Professor João Francisco, venha prestigiar o trabalho dos colegas.
Link: https://meet.google.com/sth-ggez-big
Postado: 23/09/2021
No dia 27/09, às 16:00 horas, acontecera uma roda de conversa sobre Inclusão no Ensino Superior via google meet. Com a participação da professora Amélia Bastos e as convidadas graduandas Crisele Moraes, Viviane Viviam Cuadros e a egressa do Curso de Licenciatura em Música, Rosane de Fraga, em que elas irão relatar os seus percursos durante a graduação.
Para participar dessa roda de conversa basta se inscrever no link abaixo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSem_wzwrsb4Km5SJD342J4JS3q0hg3h-V5ozQjVOSobGhlSxA/viewform
Postado: 23/09/2021
Nesta terça-feira, dia 28 de Setembro de 2021 as 10:00 horas da manhã, acontecerá a defesa de trabalho de conclusão de curso de um de nossos discentes do Curso de Licenciatura em Música, Fábio de Lima Peralta. O título do seu trabalho é A TRAJETÓRIA DO MÚSICO NELCY VARGAS NOS FESTIVAIS DO RS: UMA PESQUISA ETNOMUSICOLÓGA, fazendo parte da banca examinadora estão sua orientadora Profa. Dra. Luana Zambiazzi dos Santos e convidados, Profa. Dra Lúcia Helena Pereira Teixeira (UNIPAMPA) e Prof. Esp. Rafael Gonçalves Oliveira da Silva (UNIPAMPA).
Postado: 22/09/2021
Nesta segunda-feira, dia 27 de Setembro de 2021 as 15:30 horas da tarde, acontecerá a defesa de trabalho de conclusão de curso de um de nossos discentes do Curso de Licenciatura em Música, Paulo Cézar Soares da Rosa. O título do seu trabalho é O PROCESSO DE PRODUÇÃO MUSICAL DE DUAS MÚSICAS DO EXTENDED PLAY (EP) “SOLIDEZ”, fazendo parte da banca examinadora estão seu orientador Prof. Dr. João Francisco de Souza Corrêa e convidados, Prof. Dr. Marcelo Ricardo Villena (UNILA) e Prof. Esp. Rafael Gonçalves Oliveira da Silva (UNIPAMPA).
Postado: 09/09/2021
Nesta segunda-feira, dia 13 de Setembro de 2021 as 11:00 horas da manhã, acontecerá a defesa de trabalho de conclusão de curso de uma de nossas discentes do Curso de Licenciatura em Música, Micaela de Morais. O título do seu trabalho é PRÁTICAS MUSICAIS EM COMUNIDADES DA IGREJA IRMÃOS MENONITAS: UMA APROXIMAÇÃO AO CONTEXTO ANGOLANO CRISTÃO, fazendo parte da banca examinadora estão sua orientadora Profa. Dra. Adriana Bozzetto e convidadas, Profa. Dra Lúcia Helena Pereira Teixeira e Profa. Dra. Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres.
Postado: 31/08/2021
Programações:
Dia 08/09, quarta-feira:
14:00 horas: Abertura para todos da Unipampa
15:00 horas: Momento Literário com Kézia Lôbo: como atuar no meio literário em tempos de pandemia?
19:30 horas: Música, inclusão em contextos de pandemia: recursos de acessibilidade– com as psicólogas Ana Jerusa Castilhos e Amélia Rota Borges de Bastos
Dia 09/09, quinta-feira:
10:00 horas: Roda de conversa com TCCistas e orientação: desafios da pesquisa com o ensino remoto.
15:00 horas: Processos de mixagem e ferramentas de criação musical colaborativa – Rafael Gonçalves Oliveira da Silva
17:00 horas: Instrumentos antigos e medievais: História e demonstrações – Tales Melati
19:00 horas: Roda de conversa com os Pibidianos: PIBID e o ensino de música remoto na educação básica: um relato de experiência do núcleo Arte/Música
Dia 10/09, sexta-feira:
15:00 horas: Práticas de Libras: Música – com Jhenifer Amaral
17:00 horas: Levi e os Lenhadores de Bonsai – Banda
Os Grupos de Pesquisa em Música da Universidade do Estado do Pará (GEPEM, GEMAM E EMPODERA) estão realizando o 1º Fórum Permanente dos Grupos de Pesquisa em Música da UEPA. O Fórum tem por objetivo refletir sobre a música a partir de seus saberes, fazeres, poderes, bem como de articulações epistemológicas e práticas estabelecidas em contextos tanto regionais quanto globais. A articulação dos Grupos de Pesquisa em Música da UEPA também visa estimular contínua reflexão em torno da produção de conhecimento musical na Amazônia. O Fórum acontece via canal dos Grupos de Pesquisa em Música da UEPA no YouTube, em eventos mensais, sempre na última sexta-feira.
No próximo dia 27.08.2021, às 17h, será transmitida a Mesa Redonda intitulada “Decolonialidade e currículo em Música: impasses e possibilidades”, da qual participarão os professores/pesquisadores Dra. Luana Zambiazzi dos Santos (Unipampa) e Dr. Fábio Ribeiro (UFPB). As atividades do Fórum são inteiramente gratuitas e com certificação, e as inscrições podem ser feitas a partir do link https://forms.gle/5gNPYrThAvKpLhaF7.
Postado: 16/08/2021
O Curso de Música da UNIPAMPA informa que estão abertas as inscrições para o edital 299/2021 – Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior na área de CRIAÇÃO, COMPOSIÇÃO E TEORIAS MUSICAIS/EDUCAÇÃO MUSICAL, com requisitos de Graduação em Música e Doutorado em Música ou áreas afins.
No dia 17 de agosto, às 16 horas, o NEABI Oliveira Silveira e o grupo de pesquisa do Curso de Licenciatura em Música ETNOSÔNICAS, promoverão uma live com o fotógrafo Cesar Fraga, tematizando as experiências de sua expedição SANKOFA.
A expedição SANKOFA, que contou com Cesar Fraga como fotógrafo e um dos idealizadores, tornou-se recentemente mais conhecida por meio da série documental SANKOFA: a África que te habita, disponível na plataforma de streamingNetflix.
A atividade buscará refletir sobre as experiências de conexão entre Brasil e África, recuperando as marcas de resistência e da escravidão, mediante as práticas culturais que permeiam o Brasil e encontram sintonia com diversos países africanos.
O bate-papo será mediado por Catia Diogo, membra do NEABI Oliveira Silveira.
designer formado pela Escola Superior de Desenho Industrial/UERJ, pós-graduado em marketing pela COPPEAD/UFRJ e fotógrafo autodidata, Cesar Fraga atuou em projetos na América do Sul, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Antártida. Colabora com diversos veículos de comunicação, tais como o Jornal Extra e as Revistas National Geographic, Courrier Internacional (Portugal), Gol e História Viva. É autor das quatro exposições “Pomeranos de Jetibá” (2013/2014), da mostra Sankofa – Memória da Escravidão na África” (2016) e dos livros “Do Outro Lado”/ Editora Olhares (2014), “Empurrando Água”/ Clips Editora (2015) e “Guerreiro”/Clips Editora (2018). Ganhou um Prêmio de Excelência da Society for News Design (SND) pelo conjunto de fotos do Caderno “Somos todos África”/Jornal Extra (2014).
A parceria entre o Curso de Música, por meio do grupo de pesquisa “ETNOSÔNICAS: Grupo de Estudos em Etnomusicologia”, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Oliveira Silveira, ambos do campus Bagé da UNIPAMPA, vem promovendo diversas atividades que tematizam as questões étnico-raciais, junto às práticas culturais – entre elas, sons e músicas – afrodiaspóricas. Um exemplo de atividade foi a realização de duas edições do curso de extensão de formação continuada a professores/as da educação básica: Sons da Resistência: uma introdução às relações entre músicas e afrodiáporas.
Postado: 02/08/2021ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR SUBSTITUTO – EDUCAÇÃO MUSICAL: FLAUTA DOCE
O curso de Música da UNIPAMPA informa que estão abertas as inscrições para o Edital 285/2021 que trata de processo seletivo simplificado para professor substituto – Educação Musical: Flauta Doce
Na próxima quarta-feira, dia 31, às 16h30, haverá mais um encontro da série “Pesquisas em Música: Diálogos Virtuais”, que está em seu segundo ciclo. O encontro terá como palestrante convidada a profa. Dra. Lilia Neves Gonçalves (UFU) e tematizará principalmente os aspectos metodológicos da pesquisa em Música. O evento é aberto à comunidade e a participação deverá ser feita mediante inscrição prévia (até o dia 31/03, às 12h), por meio do link: https://bit.ly/3vRWQT4. Será fornecido atestado de participação aos/às presentes.
MANIFESTO DAS PESSOAS NEGRAS CONTRA O RACISMO NOS CURSOS DE MÚSICA
Na quarta-feira, dia 03/03 de 2021, a série <Pesquisas em Música: diálogos virtuais> iniciou um segundo ciclo.
Em 2020 tivemos 10 edições, cada uma contando com a apresentação de uma pesquisa de mestrado ou doutorado na área de Música, seguida de uma roda de conversa virtual (Google Meet). Os recortes foram variados, tendo como centro as temáticas musicais. Envolvemos pesquisadores/as do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e São Paulo.
Neste segundo ciclo teremos quatro encontros, focando nos seguintes eixos:
– Por que e para quem fazemos pesquisa em Música?
– Questões e objetivos da pesquisa em Música;
– Como e com quem pesquisamos em Música?
O primeiro encontro, no dia 03/03, às 16h30, contou com o professor Pedro Acosta (ver imagem em anexo) como palestrante. Após a sua apresentação, houve uma roda de conversa: https://meet.google.com/drv-uhwr-qzz
Os próximos encontros serão nos dias 17/03, 31/03 e 14/04 de 2021. Todas as sessões são abertas à comunidade em geral e a participação gerará atestado de presença.
5º Simpósio Anual da organização internacional de pesquisa em Música “Social Impact of Making Music” (SIMM – Impacto social do fazer musical)
No dia 12 de janeiro de 2021 iniciou virtualmente, por meio da plataforma Zoom, o 5º Simpósio Anual da organização internacional de pesquisa em Música “Social Impact of Making Music” (SIMM – Impacto social do fazer musical). O simpósio se desenvolveu por meio de atividades semanais até o dia 09 de março. A participação foi gratuita, mas para cada atividade foi realizada a inscrição prévia. (clique aqui).
A programação, com informações sobre os horários, temas semanais e convidados/as palestrantes do simpósio, pode ser acessada na página da organização SIMM (clique aqui).
O evento de abertura contou com a participação do etnomusicólogo Geoff Baker (Royal Holloway University, Inglaterra), que ministrou sua conferência “Rethinking Social Action Through Music” (Repensando a ação social por meio da música).
O Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA manifesta sua posição de repúdio a todas as formas de opressão a vidas negras neste estado, país e planeta.
Na véspera do Dia da Consciência Negra, mais um caso de violência racial demanda que clamemos por justiça, mediante o cotidiano racista vivenciado histórica e diariamente por negros e negras da afrodiáspora.
Ressaltamos a importância da existência de núcleos como os NEABIs e também de pessoas e espaços institucionais que atuem na manutenção e incremento de políticas afirmativas valorativas para as questões étnico-raciais e de restituição às históricas violências e genocídios acometidos às populações negras brasileiras. Enfatizamos a necessidade de apoio a movimentos sociais negros e de valorização das suas caminhadas de luta, plurais, intensas e emergentes neste país tão desigual.
Assumimos a necessidade de autocrítica como Curso, área de Música, universidade e, finalmente, como cidadãos brasileiros, latino-americanos e apontamos como vital a revisão dos saberes legitimados e a inclusão de novos/as narradores/as na construção de conhecimentos acadêmicos, como têm nos ensinado tantos intelectuais negros e negras deste país e do mundo.
O Dia da Consciência Negra, ao celebrar e reiterar a trajetória de luta e resistência de populações negras no Brasil, é mais um dos momentos fundamentais para a reflexão e ação em direção ao uma Educação e, consequentemente, uma sociedade mais justa e efetivamente antirracista.
Finalmente, solidarizamo-nos às populações negras brasileiras e esperamos que nossas ações como Curso e universidade possam servir de aliadas no combate ao racismo, na luta pela equidade e na valorização da inestimável construção cultural negra neste país, em respeito às suas ancestralidades e valores, tão expressamente marcados em seus sons, em suas músicas. Que novos tempos possam promover encontros como o narrado pelo poeta-músico-militante negro e gaúcho Oliveira Silveira, um dos idealizadores da instituição do 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra:
Encontrei minhas origens em velhos arquivos livros encontrei em malditos objetos troncos e grilhetas encontrei minhas origens no leste no mar em imundos tumbeiros encontrei em doces palavras cantos em furiosos tambores ritos encontrei minhas origens na cor de minha pele nos lanhos de minha alma em mim em minha gente escura em meus heróis altivos encontrei encontrei-as enfim me encontrei
Oliveira Silveira (1941-2009)
A docente Luana Zambiazzi dos Santos, juntamente com colegas brasileiros/as e colombianos/as da UNILAB, UFBA e UFRGS, coordenará o simpósio “Etnomusicologia e decolonialidade na América Latina”, entre os dias 23 e 24/11, como parte das atividades que integram o Congresso da Associação Latino-Americana de Antropologia, que ocorrerá de 23 a 28 de novembro de 2020, de forma virtual. Interessados/as deverão acessar a página do evento em: http://ala2020.com.uy/.
Dia 04/11, às 19h, o discente do curso de Música Antoniel Martins Lopes e a profª Luana Zambiazzi ministraram a aula Sons como resistência: perspectivas etnomusicólogicas para o estudo de músicas afrodiaspóricas, como parte do curso “Arte e Cultura Afro-Brasileira”, organizado pelo professor Luis César Jacinto:
Convidamos a todos e todas a assistirem nossa primeira live dia 30 de outubro às 20h pelo canal do YouTube do CONTOS PARA CANTAR! Uma live de lançamento do livro com muita música para crianças, suas famílias e educadores em geral !
No dia 07 de outubro, às 15h, ocorrereu uma mesa-redonda da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) no contexto da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a temática: “Etnomusicologia contemporânea no Brasil: reflexões sonoras contra o paradigma colonial”:
Divulgação do Resultado Final da Chamada Interna PROGRAD nº 5/2020 para seleção de dois bolsistas, por curso de graduação, para monitoria de apoio à inclusão digital:
Em atenção ao item 5.6 da Chamada Interna PROGRAD nº 5/2020 – Monitoria de Apoio à Inclusão Digital, o curso de Música torna públicas as homologações das inscrições e divulga a data e os horários das entrevistas de cada candidato/a como parte do processo seletivo de bolsistas.
Atenção discentes que cursarão os componentes Trabalhos de Conclusão de Curso I e II do semestre de ensino remoto 2020/1: Segue a organização final de orientandos/as por orientadores/as.
No dia 08/09, o Curso de Música realizou, às 18h, aula inaugural do semestre 2020/1. Contou, como convidada, com a professora Dra. Ana Lucía Frega, da Argentina, que proferiu palestra com o título “El presente como punto de partida”.
Confira, aqui, o novo calendário acadêmico para 2020 e a oferta para o ensino remoto no curso de Música:
Confraria de la Yerba lança material didático literomusical
O projeto de extensão “Confraria de la Yerba” do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – está lançando o livro “Uma história com começo e sem final” da coletânea “Contos para Cantar”, Editora Cirkula. A obra está disponível no site da Editora e Livraria Cirkula e nas redes sociais.De acordo com a coordenadora do projeto, Carla Lopardo, o livro físico será divulgado, na modalidade de concertos didáticos, nas escolas públicas e privadas da rede municipal e estadual das cidades de Bagé, Porto Alegre e demais municípios interessados na proposta. “Uma história com começo e sem final” contém cinco propostas didáticas alicerçadas na Base Nacional Comum Curricular, propostas inclusivas para a sala de aula, vídeos e cifras das canções, audiodescrição dos contos e ilustrações que oferecem um olhar criativo para o desenvolvimento da imaginação e a fantasia através das histórias contadas e cantadas. Atualmente estão sendo realizadas, pelo projeto de extensão, oficinas e minicursos online e gratuitos para professores de todas as áreas e educadores musicais, através das iniciativas da Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cifor Unipampa).
A professora Adriana Bozzetto, coordenadora do GT 2.1 Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica do XIX Encontro Regional Sul da ABEM, informa:
“A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) vem convidar pesquisadores/as, professores/as, profissionais e estudantes da área de Educação Musical para submeterem propostas de trabalhos – em formato de vídeo-pôster, comunicação e simpósio – para os Encontros Regionais da ABEM do ano de 2020. Em função da pandemia da Covid-19, em 2020, excepcionalmente, os cinco Encontros Regionais da ABEM, com o tema A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo: proposições e ações a partir dos 30 anos de lutas, conquistas e problematizações da ABEM, acontecerão de forma unificada, em um mesmo período – de 09 a 20 de novembro –, em ambiente virtual. As conferências, painéis temáticos e mesas redondas acontecerão em forma de lives. Já as apresentações dos trabalhos (vídeo-pôsteres, comunicações e simpósios), que serão gravadas previamente em vídeo pelos/as autores com textos aprovados, estarão disponíveis do dia 16 ao dia 19 de novembro em salas virtuais. Nesses quatro dias, autores/as e público em geral poderão interagir de forma assíncrona, na área de comentários dos vídeos, e de forma síncrona, por meio de meets (reuniões virtuais), que serão conduzidos por coordenadores/as de GTs.”
PRAZOS IMPORTANTES
ATIVIDADE
DATAS E PRAZOS
Publicação da chamada
12 de junho de 2020
Abertura do sistema para envio dos trabalhos
15 de junho de 2020
Fechamento do sistema para envio de trabalhos
1º de setembro de 2020
Avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico
até 01 de outubro de 2020
Divulgação dos resultados e envio dos pareceres
até 02 de outubro de 2020
Fechamento do sistema para envio da versão final dos trabalhos e dos links dos vídeos produzidos pelos/as autores/as
até 15 de outubro de 2020
Divulgação dos dias, horários e links das salas virtuais
1º de novembro
Comunicamos o falecimento do discente Gilmar Mendes Barela, ocorrido em 06 de agosto de 2020, e desejamos-lhe muita luz e conforto aos/às familiares e amigos.
No dia 30 de julho de 2020, as docentes Adriana Bozzetto e Lúcia Teixeira, do curso de Música da UNIPAMPA, juntamente com as professoras Maria Cecília Torres (IPA) e Jusamara Souza (UFRGS), participaram de uma mesa-redonda no 28th Internacional Pre-Conference Seminar da ISME (International Society for Music Education), tendo por título geral: Qualitative research in Music Education: experiences in various contexts in Brazil.
No dia 18 de julho de 2020, a professora Lúcia Teixeira participou do seminário Metodologias do Ensino do Canto: diálogos em ambiente virtual, transmitido pela plataforma Zoom, e organizado pelo curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O título da palestra foi “Canto Coral: diferentes contextos, múltiplas metodologias de trabalho.
A professora Adriana Bozzetto participou, no último dia 02 de julho, às 17h, pela Plataforma Google Meet, de uma mesa redonda on-line cujo título foi A Formação do Educador Musical: Reflexões Epistemológicas. Esse evento fez parte do Projeto de Extensão “A Educação Musical em Tempos de Isolamento Social: um Tema em Debate”, promovido pela Universidade do Estado do Pará e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Além da professora Dr.ª Adriana Bozzetto (UNIPAMPA), o evento contaou também com a presença da professora Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS), e do Pará, o Prof. Dr. Augusto Souto (UEPA).
A mediação da mesa ficou a cargo da acadêmica e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/UERGS), Bárbara Spohr.
A professora Amélia Bastos conduziu uma roda de conversa com discentes do Curso de Música da UNIPAMPA, no dia 18 de maio de 2020, que teve como título Efeitos do isolamento social durante o período de quarentena.
O professor José Daniel Telles dos Santos mediou entrevista com a violonista Elodie Bouny, no dia 02 de junho de 2020, falando sobre o tema A Música, o Violão e suas Interfaces, organizado pela Divisão de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, através da Comissão Institucional de Formação de Profissionais da Educação Básica da UNIPAMPA (CIFORME) – uma comissão da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) – têm ofertado ações de formação continuada aos docentes da Educação Básica como forma de contribuição à sociedade durante o período de isolamento social. Nessa direção, o curso de Música – Licenciatura, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Oliveira Silveira (NEABI), ofertou, de 25/05 a 06/07, via Moodle, o curso Sons da Resistência: uma introdução às relações entre músicas e afrodiásporas, sob a coordenação geral da professora Luana Zambiazzi.
Coordenado pela professora Carla Lopardo, o minicurso Contos para Cantar: ações multidisciplinares para a sala de aula foi ministrado pela docente, com parceria dos integrantes do grupo de extensão Confraria de la Yerba, no período de 10/06 a 08/07 de 2020.
A docente e integrantes do grupo de extensão Confraria de la Yerba ministraram, ainda, o webinário Contos para Cantar – da canção ao canto: processos da escrita criativa, nos dias 15 e 29/07.
O curso de Música – Licenciatura realizou a série <Pesquisas em Música: diálogos virtuais>, de 29/04 a 08/07, tendo convidado pesquisadores e pesquisadoras de diferentes subáreas da Música. A coordenação do projeto esteve a cargo da professora Luana Zambiazzi.
O Curso de Música externa mensagem de conforto aos familiares e de muita luz à nossa estimada ex-discente, Renata Tunholi, falecida em 18 de junho de 2020.
Inscrições Abertas para os seguintes Projetos de Extensão:
Discente do Curso de Licenciatura em Música é aprovado em seleção para Mestrado (UFRGS)
O discente Antoniel Martins Lopes, do Curso de Licenciatura em Música, foi aprovado com indicação de bolsa de estudos para o Mestrado em Música (Etnomusicologia/Musicologia) no processo seletivo 2020/1 do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, Antoniel teve atuação intensa em projetos de ensino, extensão e pesquisa no Curso de Música. Além disso, tem participado em eventos e apresentado trabalhos acadêmicos da área, abordando as interrelações entre música e questões étnico-raciais, temática a que tem dirigido sua atenção, desde o campo da Etnomusicologia (Antropologia da Música/Som) e a partir de suas motivações como militante no movimento negro estudantil ENEGRECE. Destaca-se sua premiação na categoria “apresentação oral em pesquisa” no SIEPE de 2016, que o possibilitou apresentar trabalho sobre narrativas sônicas de um bairro popular de Bagé na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2017: https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/aluno-analisa-praticas-sonoras-de-bairros-estigmatizados-em-bage/
Antoniel é integrante do grupo de pesquisa ETNOSÔNICAS: Grupo de Estudos em Etnomusicologia (UNIPAMPA), coletivo voltado para os estudos de músicas/sons/dimensões sônicas em seus contextos sociais/culturais/cosmológicos. O grupo é vinculado ao Curso de Licenciatura em Música e coordenado pela profa. dra. Luana Zambiazzi dos Santos.
Desde o dia 21/11/18, as solicitações e análises de quebras de pré-requisito no Curso de Música são regidas por regulamento específico.
Para o semestre 2019.1, o período para solicitação de quebra de pré-requisitos é de 07 de janeiro a 20 de fevereiro, através do preenchimento do formulário específico e entrega na Secretaria Acadêmica (conferir regulamento para solicitação e quebra de pré-requisito, no link abaixo). Após a solicitação, o/a discente deverá aguardar o resultado e, em caso de deferimento, deverá comparecer no ajuste presencial de matrícula.
Clique no link abaixo para ler o regulamento e acessar os formulários e listas de componentes curriculares com seus pré-requisitos.
Estão lançados os horários de componentes curriculares obrigatórios e complementares do Curso de Música. Além destes, outros, ministrados por docentes do núcleo de Educação, poderão ser abertos.
Confiram nos links abaixo aqueles específicos do Curso de Música:
As turmas dos componentes “Camerata de Violões” e “Prática Instrumental II: Violão” realizarão mostra musical, sob coordenação do prof. Davi Hackbart Covalesky, como encerramento dos componentes curriculares em 2018/2.
Segundo o coordenador da mostra, no repertório serão incluídos dois arranjos coletivos, elaborados pelos discentes no desenvolvimento do componente curricular. Haverá ainda a participação da turma do componente curricular “Praticas Musicais em Conjunto II”.