Calendário de TCC 2019/2

    A coordenação de Trabalho de Conclusão de curso de Graduação (TCC) em Gestão Ambiental determina o cronograma para as atividades relacionadas ao TCC referente ao segundo semestre de 2019, seguindo a norma para trabalho de conclusão de curso aprovada pela Comissão do Curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Resolução 20, de 28 de abril de 211, do Conselho Universitário da UNIPAMPA.


ATIVIDADE

DATA

Início do semestre letivo 05/08/2019
Aula/reunião com os alunos matriculados em TCC (presença obrigatória) 22/08/2019 ás 17h30min – sala 218
Aceite de orientação de TCC * Até 31/08/2019
Divulgação dos alunos selecionados e orientadores 06/09/2019
Agendamento da data, horário, local da defesa e composição da banda de avaliação ** 11 a 15/11/2019
Divulgação das datas, horários  e locais das defesas Até 20/11/2019
Período de entrega do TCC para os integrantes da banda de avaliação Até 7 dias antes da data de defesa
Defesa do TCC (Período sugerido)*** 25/11 a 03/12 de 2019
Entrega da versão final corrigida e assinada, ata de defesa e demais documentos **** Até 7  dias após a defesa
Término do semestre letivo 12/12/2019

* O termo de aceite de orientação (de acordo com o modelo disponível no PPC do curso) deverá ser entregue Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso no prazo determinado.  A ausência de entrega do termo implicará em o aluno não ter orientador e ser, consequentemente, reprovado por frequência na disciplina.

** Esta etapa está sob responsabilidade do aluno e de seu orientador, que deverão fazer o convite para a banca e verificar os equipamentos na data da defesa. O agendamento da sala, data e horário de defesa deverá ser realizado presencialmente ou por e-mail com a coordenação de TCC.

*** A defesa deverá ser pública, com banca de avaliação composta por três meMbros, sendo: orientador + 2 (dois) professores +1 (um) suplente (professor da UNIPAMPA ou profissional não docente, com formação em nível superior, experiência e atuante na área desenvolvida no TCC)

**** A versão final deverá ser entregue em uma via, em formato digital (contendo a folha de aprovação assinada), seguindo o Manual de Normatização de Trabalhos Acadêmicos da UNIPAMPA. A ata de defesa deverá ser assinada pela banca de avaliação e pelo aluno e entregue, juntamente, com a versão final digital do TCC corrigida e assinada, sendo requisito para a publicação do resultado final. Além disso, o aluno deverá assinar e entregar o termo de autorização para publicação do TCC (em duas vias) e o atestado de correções do TCC assinado pelo professor orientador. Todos os documentos deverão ser entregues para a coordenação de TCC.

O aluno será considerado aprovado somente após a versão final corrigida do TCC e demais documentos assinados (ata de defesa, termo de autorização para a publicação do TCC e atestado de correções do TCC) dentro do período determinado para esta atividade.

Casos omissos serão encaminhados à Comissão do Curso de Gestão Ambiental.

Documento para download aqui: Cronograma TCC

Calendário de Estágio Obrigatório 2019/2


A Coordenação de Estágio obrigatório de Graduação em Gestão Ambiental determina o cronograma (Tabela 1) para as atividades relacionadas ao estágio referente ao segundo semestre de 2019, seguindo a Norma aprovada pela Comissão do Curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Resolução 29, de 28 de abril de 2011, do Conselho Universitário da UNIPAMPA.

Tabela 1- Cronograma de atividades para o Estágio Obrigatório, Gestão Ambiental – Unipampa, para o segundo semestre de 2019.


ATIVIDADE

DATA

Início do semestre letivo

05 de agosto de 2019

Reunião com os alunos matriculados em estágio para esclarecimentos

(presença obrigatória)

27 de agosto de 2019

Aceite de orientação de Estágio1

Até 30 de agosto de 2019

Divulgação dos orientados e orientadores

06 de setembro de 2019

Entrega da documentação inicial2

Até 27 de setembro de 2019

Composição da banca de avaliação3

Até 08 de novembro de 2019

Entrega da documentação pré-defesa4

Até 14 de novembro de 2019

Divulgação das bancas

Até 22 de novembro de 2019

Período de entrega do relatório para os integrantes da banca de avaliação

Até 7 dias antes da data de defesa

Defesa do Relatório

28 de novembro de 2019

Entrega da versão final corrigida em pdf, ata de defesa, declaração do orientador de correções, autorização de divulgação

Até 7 dias após a defesa

Término do semestre letivo

12 de dezembro de 2019

 

1 O Termo de aceite de orientação (que pode ser um e-mail do orientador) deverá ser entregue à Coordenação de Estágios no prazo determinado (Tabela 1). A ausência de entrega do termo implicará em o aluno não ter orientador e ser, consequentemente, reprovado por frequência na disciplina.


2 – 4 vias do TCE;

– 4 vias do Plano de Atividades;

O modelo dos TCE e Plano de Atividades estão disponíveis no site da Unipampa, na Divisão de estágios, no seguinte endereço:

http://porteiras.s.unipampa.edu.br/estagios/documentos/


3 A avaliação será no espaço cultural (III piso, acadêmico 2), em forma de poster, onde o estagiário fará uma breve explanação das atividades de estágio e a banca fará seus questionamentos e entregará a versão escrita com suas sugestões. A banca de avaliação será composta por três membros, sendo: orientador + 2 (dois) professores + 1 (um) suplente (professor da UNIPAMPA ou profissional não docente, com formação em nível superior, experiência e atuante na área desenvolvida no estágio)


4 4 vias da/o:

  • Ficha ACOMPANHAMENTO PROFESSOR ORIENTADOR;
  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO;
  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA PARTE CONCEDENTE;

    Termo-de-realização-de-estágio-empresa;

  • RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO (considerando uma via para o orientador, estagiário e dois membros da banca).

Casos omissos serão encaminhados a Comissão do Curso de Gestão Ambiental.

São Gabriel, 05 de Agosto de 2019.

Coordenadora de Estágios Obrigatórios

Participe do 4º SIGA

Participe do 4º Simpósio de Gestão Ambiental (SiGA), que vai ocorrer em São Francisco de Paula, de 17 a 19 de outubro.

Um planeta em mudança: diálogos, perspectivas e inovação para a sustentabilidade

As transformações sociais, políticas e ambientais, sinais de um mundo em mudanças, são objetos essenciais de estudo, de geração de conhecimento e difusão de tecnologias e metodologias que busquem a sustentabilidade ambiental. O esforço da construção de uma maior interrelação da comunidade científica com as diferentes esferas da sociedade é fundamental para que a produção acadêmica desempenhe um papel de inserção social que efetivamente resulte em ações positivas e transformadoras. Diferentes mecanismos podem ser empregados para promoção de inserção social das ações da Universidade e a pesquisa e a extensão têm importantes papéis nesse sentido, sobretudo quando estão aliadas e são construídas junto à comunidade externa à Universidade. Nesse sentido, um dos instrumentos utilizados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em São Francisco de Paula, Unidade Universitária Hortênsias, é a organização de eventos abertos e construídos junto à comunidade universitária e a comunidade externa, como o Simpósio de Gestão Ambiental (SiGA), que já tevetrês edições (2012, 2014 e 2017).

Data do evento

17 de outubro de 2019, 09h00 até 19 de outubro de 2019, 22h00

Local do evento

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Rua Assis Brasil, 842

Centro, São Francisco de Paula – Rio Grande do Sul