Projeto Pedagógico do Curso (PPC) | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

As diretrizes indicadas pelo Projeto Pedagógico do Curso Gestão do Turismo (PPC) visam consolidar um perfil de egresso ligado aos preceitos institucionais da Universidade e às metas recentes de qualificação profissional tecnológica no país.

O turismo se caracteriza como um fenômeno social e econômico possível de ser compreendido sob diferentes prismas disciplinares. Compreendê-lo exige viés interdisciplinar e fornecimento de parâmetros conceituais e técnicos aos futuros profissionais a trabalharem na área. A gestão se destaca como grande eixo pelo qual o turismo se posiciona como estratégia e oportunidade ao país, englobando práticas de planejamento e empreendedorismo. No entanto, essas iniciativas passarão a se tornar mais corriqueiras e bem sucedidas na sociedade brasileira, na medida em que cursos superiores passem a formar profissionais com capacidade crítica e criativa.

O PPC foi elaborado nos anos de implantação inicial do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa a partir de trabalho dedicado dos professores que compõem o Núcleo Docente Estruturante do curso e colaboradores. Espera-se que o mesmo possa ser um referencial para, juntamente com outros instrumentos de mesma envergadura, conduzir e aprimorar a formação de profissionais em turismo no Brasil.

Estrutura Curricular

O currículo do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo foi fundamentado em três pontos básicos:

  • As necessidades regionais e a realidade local onde está inserido o Curso;
  • A política de regionalização da Unipampa que, dessa forma, pretende estar cada vez mais presente e ser protagonista dos anseios e necessidades da sua região de abrangência;
  • As exigências curriculares mínimas do Conselho Federal de Educação.

O currículo pleno do Curso foi constituído por disciplinas obrigatórias e eletivas, distribuídas ao longo de 05 semestres letivos, acrescidos das atividades complementares de graduação (ACG), visando atender ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação.

Na elaboração do currículo do Curso, foram considerados os aspectos de promoção da integração entre a Universidade e a comunidade regional na qual o Curso está inserido, realização de atividades e visitas técnicas, trabalhos de campo, projetos de extensão e pesquisa, participação e organização de eventos. A distribuição da carga horária a ser integralizada pelos alunos fica na seguinte proporção, demonstrada pelo gráfico abaixo e descrita na matriz curricular:

matriz curricular do curso pode ser acessada clicando aqui.