Projeto “Patrimônios ambientais – riquezas a serem descobertas” | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Projeto “Patrimônios ambientais – riquezas a serem descobertas”

CONHEÇA O PROJETO

Considerando o turismo como “[…] um fenômeno humano-social que pressupõe um deslocamento realizado por um sujeito motivado/mobilizado para vivenciar/conhecer o novo, o outro, em experiências relacionais no ou fora do local de experiência cotidiana, constituindo-se em espaço de contínua construção, formação e transformação do sujeito, que passa a ter novas percepções do outro e de si mesmo” (Lima, 2022, p.34), tem-se presente que a academia juntamente com a gestão podem contribuir, fertilizando o terreno para que essas aprendizagens se desenvolvam. Assim, este projeto de extensão universitária visa estimular o conhecimento via turismo, capacitando as pessoas a desenvolverem habilidades interpretativas, como observação aguçada, análise crítica e pensamento reflexivo sobre os recursos naturais de Jaguarão.

A primeira edição, desenvolvida em 2023/2024, buscou identificar a árvore símbolo de Jaguarão, registrada pela Lei 5.953/2014 – Anacauíta -, sobretudo as presentes em espaços públicos e turísticos.  Nos 7 espaços que apresentam a árvore, foram instaladas placas interpretativas contendo informações nos idiomas português, espanhol, inglês e, ainda em libras e no formato de áudio. 

Todavia, para além de realizar o mapeamento da espécie em locais públicos da cidade e buscar identificá-la, esse projeto tem como foco a interpretação e educação ambiental, ultrapassando a questão apenas informacional, ou seja, o projeto objetiva inspirar uma conexão mais profunda entre as pessoas e o ambiente, promovendo uma consciência e uma compreensão que levam a práticas mais sustentáveis e à conservação a longo prazo.

Na continuidade do Projeto, mais especificamente na fase 2 da ação (2024), será formatada a 1ª Trilha turístico-pedagógica ambiental de Jaguarão no Parque Linear orla do Rio Jaguarão.  Para tanto, 16 espécies foram mapeadas no espaço e serão devidamente identificadas.

Nesta segunda fase, além de provocar conexões entre os sujeitos e o patrimônio ambiental local, sensibilizando-os quanto a importância dos espaços verdes, dos recursos naturais para uma vida com mais qualidade de vida, bem como permitindo uma compreensão do meio ambiente em sua totalidade, será incentivada a prática esportiva e os cuidados com o corpo, em prol de uma vida mais saudável e sustentável.

Por meio do referido projeto, será possível realizar um trabalho transgeracional e interinstitucional, pois poderá envolver profissionais de diversas áreas do conhecimento, pessoas interessadas nas pautas e empresas que se dedicam a causa sustentável e saudável.

O projeto destina-se a todos os sujeitos aprendentes, sejam eles, discentes, autóctones, alóctones e/ou visitantes turistas de todas as faixas etárias, que poderão descobrir mais sobre as riquezas ambientais de Jaguarão, seja de forma autoguiada, ou na forma de trilhas turístico-pedagógicas ambientais. 

Equipe executora:

Profª. Dra. Francielle de Lima (coordenadora)

Profª. Dra. Maria do Socorro de Almeida Farias Marques (docente colaboradora)

Profª. Ma. Juliana Rose Jasper (docente colaboradora)

Andrea Alfonsina Rivero Sottimano (discente voluntária)

Ariane Ferreira Clavijo (discente bolsista)

Giovana de Oliveira (discente voluntária)

Jerusa Vieira Urrutia (discente voluntária)

Pablo Gabriel de Muniz Correa (discente voluntário)

Rodrigo Moraes (discente voluntário)

Ana Carolina da Rosa Machado (colaboradora externa)

Hélio Ramirez Farias (colaborador externo)

Lauís Brisolara Corrêa (colaborador externo)

Gisele Cemin (colaboradora externa)

Cláudio Alves (colaborador interno)

Norton Cardia Simões (colaborador interno)