História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 7

Últimos dias para submissão de trabalhos para o GT Estratégias Comunicacionais na/para a Economia Criativa

O período de submissão de trabalhos para o GT Estratégias Comunicacionais na/para a Economia Criativa do V Seminário (Des)Fazendo Saberes da Fronteira da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está acabando. As inscrições e submissões de trabalhos podem ser realizadas até 15 de julho no site do evento

 O GT, que será realizado em formato híbrido no dia 28 de agosto, convida pesquisadores a submeterem resumos ou artigos completos sobre temas relacionados à Comunicação e Economia Criativa. Os trabalhos devem abordar atividades e práticas criativas aplicadas a diversos âmbitos, incluindo social, cultural e mercado, e podem estar relacionados a estratégias comunicacionais, processos de criação, setores e indústrias criativas, produtos midiáticos, gênero, diversidade, consumo, estética, gestão de marcas, comportamento do consumidor e contexto mercadológico regional.

Informações importantes: 

Data e horário do evento: 28 de agosto, às 19h30; 

Formato: Híbrido (remoto/presencial); 

Período de inscrição: até 15/07; 

Período para submissão de trabalhos: até 15/07;

Link para inscrição: Site do V Seminário (Des)Fazendo Saberes da Fronteira.

“Depois das 18: Um câmbio de saberes sobre criatividade, inovação e desenvolvimento municipal”

O projeto Cambiando Saberes, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), e o Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promovem na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 18h30, um Happy Hour especial no WoodStock Pub. O evento será uma oportunidade para trocar ideias e conhecimentos sobre temas relevantes da atualidade, discutir inovação, explorar a criatividade e compartilhar soluções para o desenvolvimento municipal em um ambiente descontraído e inspirador.

O Happy Hour contará com a presença de Darlan Santos, secretário municipal de desenvolvimento econômico, inovação e desburocratização; Deise Moreira, analista de relacionamento com o cliente no SEBRAE São Borja; Frank Jonis, professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar); João Antônio, professor na Unipampa; e Ronaldo Machado, mestrando do PPGCIC. 

Venha participar deste encontro enriquecedor e cheio de trocas de conhecimentos!

Pit Stop possibilita espaço para troca de vivências no PPGCIC

Na última sexta-feira, 5 de julho, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em colaboração com o curso de Publicidade e Propaganda, organizou uma roda de conversa sobre a vivência do mestrado profissional na Associação Comercial de São Borja (ACISB). O encontro reuniu discentes da Unipampa e membros da comunidade externa e contou com a participação dos mestrandos Antônio Kanaan e Myrelle Rodrigues, que compartilharam suas próprias experiências dentro do Programa.

Discentes do PPGCIC e comunidade externa estiveram presentes no Pit Stop. Imagem: Maísa Elis/Bruno Castilho.

Antônio Kanaan destaca a relevância de espaços de fala como o Pit Stop: “acredito na importância da criação de espaços para falar sobre o Mestrado, tirando dúvidas de possíveis interessados/as no Programa. Acredito também na importância de dar visibilidade ao Programa, aos projetos e às dissertações”, afirma Antônio. O discente também ressalta que eventos como o Pit Stop permitem a integração entre discentes da graduação e mestrandos do PPGCIC. “O evento permite, ao apresentar as dúvidas, que a gente conte sobre a diversidade de trabalhos que são desenvolvidos dentro do Mestrado – e o que pode ou não ser realizado dentro do Programa”.

Imagens: Maísa Elis/ Bruno Castilho.

 

Para mais informações sobre o PPGCIC e futuros eventos, acompanhe as redes sociais e o site oficial do Programa.

Mestrandos do PPGCIC puderam falar sobre suas experiências no PPGCIC. Imagem: Maísa Elis/Bruno Castilho.

 

Texto: Julianny Cardoso.

Discente do PPGCIC vence Copa da Liga de Tênis de Mesa 2024 pela segunda vez

Paulo Ribeiro, estudante do primeiro semestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), conquistou sua segunda vitória na Copa Litusb de Tênis de Mesa 2024 no último sábado, dia 29 de junho. A competição, organizada pela Liga de Tênis de Mesa da Unipampa Campus São Borja (Litusb), reuniu novamente estudantes de graduação, pós-graduação e servidores do Campus São Borja, contando com a participação de dois discentes do PPGCIC: Paulo e Antônio Kanaan. 

Imagem: Paulo Ribeiro.

Paulo, que já havia conquistado o campeonato anterior em abril, venceu todas as partidas, assegurando o prêmio final. “O torneio dessa vez foi para defender o título, então havia um pouco mais de pressão”, afirma Paulo. 

A Copa Litusb de Tênis de Mesa da Unipampa incentiva a prática do esporte e promove a integração entre os diferentes cursos e níveis de ensino. A Litusb, por sua vez, mantém seu compromisso em realizar eventos que valorizem a prática do tênis de mesa, celebrando a dedicação dos participantes.

 

Imagens: Paulo Ribeiro.

 

Texto: Julianny Cardoso.

PPGCIC promove roda de conversa na ACISB sobre experiências da pós-graduação

Na próxima sexta-feira, 05 de julho de 2024, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda, realizará uma roda de conversa seguida de um coffee break na Associação Comercial de São Borja (ACISB). O evento, aberto à comunidade, terá início às 18h.

A roda de conversa promoverá uma troca de ideias entre os mestrandos Antônio Kanaan e Myrelle Rodrigues e a comunidade, onde serão compartilhadas experiências do Mestrado Profissional, proporcionando um ambiente enriquecedor para todos os interessados em comunicação, indústria criativa, inovação e pós-graduação.

Além de agregar conhecimento e promover discussões pertinentes, o evento valerá horas de extensão para os participantes.

Não perca essa oportunidade de aprender, trocar experiências e fazer networking!

 

Texto: Julianny Cardoso.

Discentes do PPGCIC apresentam trabalhos em colóquio nacional

Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ana Isabel da Silva Andrade, Ronaldo Machado e Thiago Stoll, apresentaram trabalhos na oitava edição do Colóquio Interprogramas Secomunica (2024), do Mestrado Profissional em Inovação e Economia Criativa (PPGCOM) da Universidade Católica de Brasília (UCB), realizado nos dias 12 e 13 de junho.

O evento anual acontece de forma híbrida (presencial e on-line) em Brasília e reúne estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes locais do Brasil. Nesta edição, o Colóquio tratou da temática “Comunicação, Tecnologia e Inovação Social”.

Nesse sentido, Ana Isabel da Silva Andrade, mestranda do PPGCIC, apresentou, de forma on-line, o resumo “Cultura cotidiana: veículo de comunicação piloto sobre cultura e identidade”, desenvolvido a partir do seu Projeto de Desenvolvimento e Inovação (PD&I), componente obrigatório do mestrado.

Já o mestrando Ronaldo Machado discutiu a respeito da inovação social, como já indica o título de seu artigo: “A inovação social, um escopo da comunicação para um determinado espaço e atores Sociais (proprietários dos restaurantes do Cais do Porto)”. A pesquisa de Machado também tem relação com seu Projeto de Desenvolvimento e Inovação.

A respeito da abordagem sobre Tecnologia, o mestrando Thiago Stoll, também de forma remota, apresentou a pesquisa “Tech Talk no Metaverso: compartilhando vivências profissionais em ambiente dinâmico de tecnologia”.

Após a apresentação dos resumos expandidos, e com a contribuição dos pesquisadores e profissionais que avaliaram as apresentações, os mestrandos que participaram desta edição do Colóquio poderão ter suas produções publicadas nos anais do Interprogramas Secomunica 2024.

Créditos: Rayssa Mambach

Cabine de Exibição de “A Flor da Gigóia” é realizada no Campus São Borja

No último dia 16 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa, através do projeto Cambiando Saberes, organizou uma cabine de exibição especial do filme “A Flor da Gigóia”. O evento reuniu pelo menos 70 participantes entre discentes, docentes, técnicos e funcionários terceirizados da Universidade Federal do Pampa.

O diretor do longa, Ivo Schergl Jr., é também discente do PPGCIC. Imagem: Myrelle Rodrigues.

Após a exibição do filme, os presentes tiveram a oportunidade de participar de uma conversa com o diretor Ivo Schergl Jr. e os atores Marcela Peringer, Raymundo de Souza e Alexandre Novaes, promovendo um debate enriquecedor sobre a produção do longa como também a escrita do livro homônimo. 

O público teve a oportunidade de conversar sobre a produção com atores. Imagem: Myrelle Rodrigues.

“A Flor da Gigóia” conta a história de Marceline, uma jornalista de sucesso que enfrenta o desafio de equilibrar sua carreira com a vida pessoal. A ideia do filme é desvendar e discutir o que é a felicidade, e como cada um reconhece ou não a existência da mesma. O longa ainda não tem data para estrear nos cinemas, mas o livro já está disponível.

Imagens: Myrelle Rodrigues.

Texto: Julianny Cardoso.

PPGCIC abre 25 vagas para alunos em Regime Especial 2024/02

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), abre, do dia 24 ao dia 26 de junho, as inscrições para a seleção de alunos do Regime Especial do Programa. 

Serão ofertadas 25 vagas, distribuídas nos seguintes componentes curriculares:

COMPONENTES CURRICULARES NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS
Comunicação, cidadania e acessibilidade cultural 10 vagas
Políticas culturais e economia criativa 10 vagas
Análise de Dados em Comunicação e em Políticas Públicas 5 vagas

Outras informações sobre os componentes curriculares podem ser consultadas no link

Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição online disponível no endereço eletrônico do Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Além disso, o candidato deverá anexar, na ficha, os documentos solicitados na Chamada

O processo seletivo será realizado através da avaliação de um texto dissertativo que deverá ser anexado ao formulário de inscrição. Nesse texto, os candidatos devem abordar suas intenções em relação ao componente escolhido, destacando suas afinidades com a área de concentração e linha de pesquisa do Programa.

Poderão cursar componentes curriculares como alunos(as) em Regime Especial de matrícula:

  • Portadores(as) de diploma de curso superior; 
  • Acadêmicos(as) dos cursos de graduação da UNIPAMPA que tenham cursado, com aproveitamento, pelo menos setenta e cinco por cento (75%) da carga horária total do seu curso de graduação; 
  • Acadêmicos(as) dos cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IESs) que tenham cursado, com aproveitamento, pelo menos setenta e cinco por cento (75%) da carga horária total do seu curso de graduação.

Cronograma do processo:

24 a 26/06 Período de inscrição;

28/06 Divulgação do resultado parcial 

Até 02/07 Período para recursos 

03/07 Divulgação do resultado final 

04 e 05/07 Período de matrícula

19/08 Início do 2º Semestre letivo 2024.

Acesse o link para conferir a chamada completa: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/files/2024/06/aluno-especial-2024-2-docx-2.pdf

 

Texto: Julianny Cardoso.

Cambiando Saberes promove exibição do filme “A Flor da Gigóia” e bate papo com diretor e atores

O projeto Cambiando Saberes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) convida a todos para um evento especial: a exibição do filme “A Flor da Gigóia”, seguida de um bate-papo com o diretor Ivo Schergl Jr. e atores do filme. O evento acontece no dia 19 de junho, às 16h, no Estúdio de TV da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja. 

“A Flor da Gigóia” conta a história de Marceline, uma jornalista de sucesso que enfrenta o desafio de equilibrar sua carreira com a vida pessoal. Quando sua filha de sete anos é diagnosticada com leucemia, Marceline se vê em um dilema profundo: manter o foco na carreira ou se dedicar integralmente à família? 

O elenco de “A Flor da Gigóia” é composto por renomados atores como Gustavo Novaes, Marcela Peringer, Raymundo de Souza, Ana Cibelle Andrade, Charles Paraventi e Babu Santana. O filme busca provocar reflexões sobre o conceito de felicidade e como cada indivíduo a percebe ou não. 

O longa é uma produção da Abaton Filmes com co-produção da Cavídeos, Naymar e Multiphocus Arte & Comunicação com direção do cineasta e discente do PPGCIC Ivo Schergl Jr.

O evento conta com certificação de participação.

Confira o teaser do filme no link.

Participe!

Texto: Julianny Cardoso.

Chamada de trabalhos para GT Estratégias Comunicacionais na/para a Economia Criativa do V Seminário (Des)Fazendo Saberes da fronteira

Está aberto o período de submissão de trabalhos para o GT Estratégias Comunicacionais na/para a Economia Criativa do V Seminário (Des)Fazendo Saberes da Fronteira da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O grupo de trabalho tem como área temática: Comunicação, cultura, identidade, memória e patrimônio e é organizado pelas docentes do PPGCIC Juliana Salbego, Marcela Silva e Renata Coutinho.

O GT, que ocorre em formato híbrido no dia 28 de agosto, convida pesquisadores a submeterem resumos ou artigos completos sobre temas relacionados à Comunicação e Economia Criativa, abrangendo suas diversas possibilidades de desdobramentos. As inscrições estarão abertas de 05 de abril a 15 de julho no site do evento. As submissões dos trabalhos também podem ser realizadas até o dia 15 de julho.

Os trabalhos submetidos devem abordar atividades e práticas criativas aplicadas aos diversos âmbitos de atuação, incluindo o social, o cultural e o mercado. Assim, os trabalhos deste GT podem estar relacionados a temas como: as estratégias utilizadas por instituições ou organizações com ou sem fins lucrativos; a comunicação e seus processos de criação; estudos que abordem questões comunicacionais em diálogo com as ciências humanas, sociais e sociais aplicadas; práticas que envolvam os setores criativos e/ou as indústrias criativas; análise de produtos midiáticos a partir do enfoque de gênero, diversidade, consumo, estética, gestão de marcas, comportamento do consumidor; estudos que privilegiem o contexto mercadológico regional; práticas contemporâneas na comunicação.

Informações importantes:

Data e horário do evento: 28 de agosto, às 19h30;

Formato: Híbrido (remoto/presencial);

Período de inscrição: 05/04 a 15/07;

Período para submissão de trabalhos: até 15/07.

Link para inscrição: Site do V Seminário (Des)Fazendo Saberes da Fronteira

O V Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira tem como tema “Decolonizar o saber, o poder, o ser e o viver” e acontece nos dias 28 a 30/08 na Unipampa, Campus São Borja. O evento visa promover o encontro interdisciplinar entre estudantes, professores, pesquisadores e demais participantes das ciências sociais e humanas. O encontro busca problematizar políticas, saberes e práticas em diversos contextos, fomentando o diálogo intercultural e a cooperação científica entre países latino-americanos e europeus para potencializar processos educacionais e de pesquisa, contribuindo para o bem viver.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento. Participe!