O processo seletivo se dará em uma única etapa, que consiste em prova oral a ser realizada entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2022, de forma remota. A prova será desenvolvida a partir de dois eixos: eixo memorial descritivo (o memorial precisa ser enviado, por e-mail, até o dia 30/11) e eixo reflexões a partir das produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes (o link do currículo deve constar já no formulário de inscrição).
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) conta com duas linhas de pesquisa, são elas:
Comunicação como indústria criativa, que entende a atividade comunicacional como em si mesma indústria criativa;
Linha comunicação para a indústria criativa, que pensa a atividade comunicacional como um processo/produto que auxilia/valoriza a indústria criativa.
Poderão se inscrever graduados ou prováveis formandos, independente de suas áreas de formação. Ao total serão ofertadas 10 vagas universais, 01 vaga reservada a candidato técnico-administrativo em educação da Unipampa e 01 (uma) vaga reservada a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.
Para realizar a inscrição, o candidato deverá preencher um formulário de inscrição on-line, disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. Além disso, precisará anexar o diploma (ou o atestado de provável formando) e o histórico escolar da graduação. As inscrições são gratuitas.
Poderão se inscrever graduados ou prováveis formandos, independente de suas áreas de formação. O mestrado profissional é uma oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho e de continuação da formação acadêmica.
Para realizar a inscrição, o candidato deverá preencher um formulário de inscrição on-line, disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. Além disso, precisará anexar o diploma (ou o atestado de provável formando) e o histórico escolar da graduação. As inscrições são gratuitas.
Ao total serão ofertadas 10 vagas universais, 01 vaga reservada a candidato técnico-administrativo em educação da Unipampa e 01 (uma) vaga reservada a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. Para a inscrição, os candidatos às vagas reservadas precisam se atentar para alguns detalhes do item 3 do Edital.
O processo seletivo se constitui de uma única etapa: prova oral, a ser realizada, de forma remota (Google Meet), entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2022. Essa prova versará sobre dois eixos: eixo memorial descritivo e eixo reflexões a partir das produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes.
O envio do memorial deverá ser realizado, pelo candidato, até o dia 30 de novembro de 2022, para o e-mail do Programa: <ppgcicunipampa@gmail.com> (no Edital é possível encontrar as especificações para a elaboração do memorial). O Currículo Lattes não precisará ser enviado, pois o candidato já terá disponibilizado o link de seu currículo no formulário de inscrição.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) é gratuito, público e de qualidade. Os discentes contam com professores altamente qualificados, laboratórios e salas de aulas com espaço criativo e acesso a um amplo acervo de livros.
Mestrado profissional
Segundo a CAPES, o mestrado profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área do curso. O título de Mestre Profissional confere os mesmos direitos conferidos por um mestrado acadêmico, tanto no sentido de possibilitar que o egresso seja um candidato em potencial para um curso de doutorado quanto no sentido de preparação para a atuação docente.
Indústria criativa
Reconhecida como setores culturais e criativos constituída pelo patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, audiovisual, livro e literatura, e criações funcionais. São exemplos de indústria criativa na região: Ruínas jesuíticas-guaranis de São Miguel das Missões (Patrimônio material); Museus Casa João Goulart e Casa Getúlio Vargas; artesanato “Lã Pura”; festivais musicais (“Califórnia da Canção”, “Festival da Barranca”, “Canto Missioneiro”); festas e mostras regionais (“Festival da Cambona” e a “Mostra da Arte Missioneira”). Além disso, a produção de jogos eletrônicos, a arquitetura, a publicidade e as atividades midiáticas são áreas ligadas à indústria criativa.
Contatos:
Programa: ppgcicunipampa@gmil.com
Coordenador: Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil – gabrielfeil@unipampa.edu.br
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, lançou o edital de seleção para discentes regulares 2023/01.
O período de inscrições será do dia 01 de novembro até às 23h59min do dia 21 de novembro de 2022. Podem participar da seleção: portadores de diploma de graduação de qualquer área, ou graduando com previsão de conclusão do curso antes da matrícula no Programa de Pós-Graduação.
Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário on-line, disponibilizado no sistema Guri, e anexar o diploma (ou atestado de provável formando) e o histórico escolar da graduação.
Serão disponibilizadas ao total 10 vagas universais, 01 vaga reservada a candidato técnico-administrativo em educação da Unipampa e 01 (uma) vaga reservada a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. Os candidatos às vagas reservadas precisam se atentar para alguns detalhes do item 3 do edital.
O processo seletivo exige o envio de um memorial descritivo até dia 30 de novembro de 2022, para o e-mail do programa: <ppgcicunipampa@gmail.com> (no edital é possível encontrar as especificações para o desenvolvimento do memorial) e a realização da prova oral entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2022, que acontecerá de forma remota (via Google Meet).
O programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, nesta sexta-feira, 21 de outubro, participação em evento promovido pelo curso de Jornalismo da Unipampa.
O evento intitulado “Circuito Interno de Jornalismo” foi promovido pelo Diretório Acadêmico do Curso de Jornalismo (DAJor) e contou com a realização de palestras e atrações em comemoração aos 16 anos do curso.
A professora Alciane Baccin foi a responsável por apresentar o PPGCIC e mostrar os projetos de jornalismo desenvolvidos no mestrado profissional.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou no dia 7 de outubro mais um encontro do projeto Cambiando Saberes.
O evento contou com a fala da Profª Drª Karina Poli sobre “Políticas Públicas e a Economia Criativa”.Alunos da pós-graduação, professores e estudantes da graduação puderam acompanhar a palestra e trocar conhecimentos acerca do assunto.
Além disso, houve o lançamento da identidade visual do PPGsLab, o laboratório de pesquisa dos programas de pós-graduação da Unipampa Campus São Borja: o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e o PPGCIC. O laboratório será utilizado, em um primeiro momento, pelos grupos de pesquisa de ambos os mestrados.
O Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, realizará, na próxima sexta-feira, 7 de outubro, às 14h30, na sala 5305, a segunda edição do projeto Cambiando Saberes de 2022. A Profª Drª Karina Poli ministrará a palestra intitulada “Políticas Públicas e Economia Criativa”.
Karina Poli é pós-doutora pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Comunicação pela mesma universidade. Foi pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London (2018-2020), onde estudou os impactos das políticas públicas para a Economia Criativa na formação de Hubs Criativos.
Atualmente é professora convidada do Curso de Especialização em Gestão Cultural no Centro de Estudos Latino Americano de Comunicação e Cultura (CELACC – USP), onde estuda os aglomerados urbanos culturais e criativos. Também é pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade do Porto, desenvolvendo programas de colaboração em ensino e aprendizagem em parceria com o CELACC. Ainda ministra cursos de aperfeiçoamento e capacitação no Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, administrado pelo Instituto Poiesis.
O Cambiando Saberes é um projeto permanente do PPGCIC, que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento por meio de atividades científicas e possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, discentes e profissionais. Após dois anos de atividades de forma remota, o Cambiando retoma suas atividades presenciais em 2022.
Além da palestra, o PPGCIC realizará, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), o lançamento da identidade visual do PPGs Lab, o novo laboratório dos programas de pós-graduação do Campus São Borja.
O evento oferecerá atestado de horas aos participantes. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/shXsGzTACgNriESn9.
Na quarta-feira, 28/09, as coordenações dos dois mestrados profissionais do Campus São Borja, representantes da Comissão de Empreendedorismo e Inovação e a Direção de Campus, se reuniram com o docente do Campus São Gabriel, Juliano Boldo, para discutir a possibilidade de desenvolver projetos por meio de fundação de apoio.
O professor Boldo apresentou a experiência, que está em andamento em São Gabriel, relativa à assinatura de contrato entre a Unipampa e uma fundação, o que possibilita que projetos possam captar recursos advindos tanto da iniciativa pública quanto da privada.
No Campus São Borja, o mesmo deve ocorrer. Logo, haverá reunião com uma fundação de apoio para o detalhamento do funcionamento e das documentações necessárias para a ação.
Na última sexta-feira (23/09), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o evento “Momento 3 em 1”, no qual foram realizadas três atividades: encontro de abertura do semestre, apresentação da nova coordenação do curso e lançamento do novo e-book: “Pesquisa e produção técnica em Comunicação e Indústria Criativa”, desenvolvido por pesquisadores do PPGCIC.
O evento contou com a participação de alunos regulares e em regime especial, de professores e autores que colaboraram com a escrita do livro, de forma presencial e remota, da Direção do Campus e também com a participação de demais interessados. No primeiro momento foram apresentados aos participantes a nova coordenação, composta pelos professores Gabriel Feil e Marcela Guimarães. Além disso, também foram abordados alguns aspectos referentes ao desenvolvimento do curso e as responsabilidades atribuídas aos mestrandos.
O segundo momento foi marcado pelo lançamento do ebook “Pesquisa e produção técnica em Comunicação e Indústria Criativa”, organizado pelos professores Gabriel Feil e Marco Bonito. Os autores falaram um pouco sobre o livro, as pesquisas desenvolvidas e o processo de escrita.
Na próxima sexta feira (24/09), às 14h, o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará um “momento 3 em 1”, no qual serão realizadas três atividades abertas ao público em geral: aula com a turma 6 do mestrado, apresentação da nova coordenação do Programa e lançamento do ebook “Pesquisa e produção técnica em Comunicação e Indústria Criativa”, desenvolvido por pesquisadores do PPGCIC e organizado pelos professores Gabriel Feil e Marco Bonito.
A atividade marca o início do semestre letivo (2022/02) e será realizada na sala 5305 – Prédio 3 da Unipampa/Campus São Borja. O PPGCIC espera vocês!
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está comemorando o resultado de sua primeira avaliação quadrienal, conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado profissional conquistou nota 4, o que representa o reconhecimento da qualidade do curso. O processo de avaliação está relacionado com os primeiros quatro anos de atuação do PPGCIC.
A nota 4 foi baseada em três pilares de avaliação da Capes: programa, formação e impacto na sociedade. O programa conquistou o conceito Muito Bom em todas as categorias. Essa avaliação é atribuída, geralmente, para programas com nota 5. Segundo a Capes, “para o caso de programas novos e/ou em consolidação, a Área adotou como padrão a subida máxima de um nível”. Por isso, o PPGCIC avançou de nota 3 para nota 4.
O coordenador do curso, Gabriel Feil, ressalta a relevância da conquista para o mestrado profissional, que tem proposta peculiar e busca integração ampla com a sociedade. Isso ocorre tanto por meio de estratégias e projetos do corpo docente quanto por meio de ações dos discentes, como os projetos de desenvolvimento e inovação (PDIs), orientados pelos professores durante o curso, que tem duração de dois anos. “A nota 4 representa, em primeiro lugar, um avanço, pois o Programa subiu de nota (geralmente, como foi com o PPGCIC, os programas iniciam as suas atividades com a nota 3). Em segundo lugar, a nota 4 representa o início da fase de consolidação do Programa e a sinalização para a possibilidade de já propor um curso de doutorado. O Programa já tem uma história, que passa agora a ser reconhecida formalmente. Por fim, não podemos deixar de chamar a atenção para o fato de que o PPGCIC ficou com o conceito máximo (Muito Bom) nos três quesitos que compõem a avaliação (programa, formação e impacto na sociedade). Não ficou com a nota 5 (nota máxima para programas que ainda não têm doutorado) porque a área adotou como critério padrão, para o caso de programas novos e/ou em consolidação a subida máxima de um nível”.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) da Unipampa, Fábio Leivas, salienta a importância da parceria entre o Programa e a universidade, através da Proppi e da direção do campus São Borja, para o resultado positivo da avaliação quadrienal. “Primeiramente, gostaria de pontuar que esta nota 4 obtida pelo PPGCIC é muito merecida e é fruto do resultado do trabalho dos docentes e discentes do curso, que, com apoio Institucional (do campus e da Proppi), conseguem desenvolver projetos de muita qualidade. Isso resulta em dissertações desenvolvidas de grande impacto na sociedade e mostra maturidade do grupo de trabalho. Para a Unipampa, a elevação da nota é muito importante, pois mostra que as Políticas Institucionais de apoio à Pós-Graduação estão dando resultados positivos”.
Proposta de doutorado profissional
Leivas destaca, também, que, a partir de agora, o PPGCIC pode voltar seus esforços para a elaboração de projeto de doutorado profissional. “Ainda vale ressaltar que [a nota 4] mostra que o curso está em processo de crescimento e consolidação, uma vez que, logo na primeira avaliação, teve conceito aumentado, estando apto, agora, a montar uma proposta de doutorado”, afirma. O coordenador do PPGCIC, Gabriel Feil, destaca que o corpo docente deverá assumir esse desafio nos próximos anos.
O coordenador de Área dos Programas Profissionais da área de Comunicação e Informação na Capes, Eliezer Pires, atualmente candidato para novo período no cargo, lembra que não existem, até o momento, doutorados profissionais na Comunicação e Informação. Logo, trata-se de um projeto que precisa ser organizado. “Neste quadriênio (2021-2024), temos o horizonte do doutorado profissional em nossa área. Nossos programas profissionais já possuem condições para dar esse passo. As características e expectativas que se tem em relação ao doutorado profissional configuram uma tarefa de formação de profissionais altamente qualificados para a prática profissional avançada e transformadora em contextos diversos. O doutorado profissional na área diferenciar-se-á do acadêmico, na medida em que se vincula a pesquisa à sua aplicabilidade e à proposição de soluções para problemas do cotidiano social e organizacional. Em relação ao mestrado profissional, distinguir-se-á pelo escopo da situação problema ser mais abrangente; o programa de pesquisa é mais extenso e a mobilização de recursos teórico-metodológicos apresenta maior complexidade”, observa. Sobre a avaliação em Muito Bom do PPGCIC em todos os quesitos da quadrienal, Pires comenta que, pelos conceitos obtidos, pode-se entender o Programa como nota 5. Ele explica que a nota 4 é reflexo de uma “política da área, de reconhecimento gradual”.
O diretor do campus São Borja, Valmor Rhoden, salienta que ambos os programas de pós-graduação do campus São Borja foram avaliados como nota 4. O fato está sendo comemorado. “Nós, da direção de campus, estamos muito felizes com este conceito 4 dos nossos dois mestrados profissionais. Queremos parabenizar a comunidade acadêmica dos cursos por essa conquista: coordenação, professores, técnicos e nossos acadêmicos. É um reconhecimento da consolidação do ensino de qualidade que temos na Unipampa – São Borja, que, agora em outubro, [completará] 16 anos de atuação aqui na cidade”, destaca.