No último sábado, dia 14 de outubro, as docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), Marcela Guimarães e Silva e Renata Patrícia Corrêa Coutinho, estiveram presentes na Feira Del Libro da cidade argentina de Santo Tomé. Durante o evento, que aconteceu na Casa de la Historia y la Cultura del Bicentenario, foi apresentado o livro “Comunicação e Transformações na Indústria Criativa“.
O livro foi organizado pelos professores do PPGCIC Luciana Menezes, Marcela Guimarães e Silva, Rafael Foletto e Renata Patrícia Corrêa Coutinho e conta com produções de docentes e pesquisadores convidados.
Comunicação e transformações da Indústria Criativa está disponível gratuitamente em sua forma física e digital. É possível acessá-lo pelo link.
Na última sexta-feira, 06 de outubro, convidados, discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) se reuniram para o lançamento do quarto livro do programa. A celebração ocorreu no restaurante Good Vibes e contou com a presença das organizadoras da obra, como também de alguns autores.
O livro “Comunicação e transformações da Indústria Criativa: Cinco anos do PPGCIC”, explora as transformações ocorridas no campo da comunicação e da indústria criativa durante os cinco primeiros anos do programa, considerando a trajetória do mesmo, os produtos gerados e as pesquisas desenvolvidas. A obra é uma contribuição significativa para o campo da comunicação e indústria criativa, abordando tópicos atuais e relevantes que refletem o compromisso contínuo do programa com a pesquisa e o desenvolvimento nesta área em constante evolução.
PPGCIC expressa gratidão a todos os presentes no evento de lançamento, bem como a todos os envolvidos na criação e publicação deste livro.
Comunicação e transformações da Indústria Criativa está disponível gratuitamente em sua forma física e digital. É possível acessá-lo pelo link.
O livro “Comunicação e Transformações da Indústria Criativa: Cinco Anos do PPGCIC“, organizado por Luciana Menezes, Marcela Guimarães e Silva, Rafael Foletto e Renata Patrícia Corrêa Coutinho, surge como um esforço de observação, problematização e sistematização das contribuições do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa para o campo da comunicação e da indústria criativa. Durante um período de cinco anos, o programa atentou às mudanças profundas nas esferas social, cultural e econômica da sociedade e, por meio deste livro, busca entender de que forma o campo da comunicação tem respondido a essas transformações. O livro propõe reflexões acerca das mudanças teóricas, temáticas e contextuais ocorridas na indústria criativa.
Partindo da questão central da obra: “o que mudou na indústria criativa nesses cinco anos de existência do PPGCIC?”, os autores exploram as transformações ocorridas no campo da comunicação e da indústria criativa durante esse período, considerando a trajetória do Programa, os produtos gerados e as pesquisas desenvolvidas. Os capítulos do livro, escritos por pesquisadores do PPGCIC e de outras instituições, analisam novas abordagens teóricas e metodológicas, novas temáticas de produtos e de pesquisas, bem como as mudanças nas estruturas de mercado e de trabalho da indústria criativa.
“Comunicação e Transformações da Indústria Criativa” também conta com contribuições de docentes e pesquisadores convidados, que fazem parte da Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Economia Criativa. Essa rede reúne programas de pós-graduação interessados em pesquisas sobre o campo da Economia Criativa e suas interações com outros setores, com o objetivo de fortalecer o Setor Criativo.
O lançamento oficial do livro será realizado em um evento especial no restaurante La Divisa, no dia 06 de outubro, às 20h. Ademais, o livro estará disponível para o público na Feira do Livro de Santo Tomé (AR) em 14 de outubro.
Sobre o PPGCIC:
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa – Mestrado Profissional surgiu como resposta a uma necessidade de atuação na área da comunicação e indústria criativa na região em que a Universidade Federal do Pampa está inserida, especialmente no contexto de suas conexões com as regiões missioneiras e latino-americanas.
Entre os objetivos do Programa, está a ação de impulsionar o desenvolvimento da indústria criativa na Metade Sul e na Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul e contribuir para a consolidação do campo da indústria criativa no âmbito da pós-graduação em comunicação. Isso se traduz na promoção da interdisciplinaridade dentro dessa área, fomentando a convergência de conhecimentos e práticas que enriquecem o campo da comunicação e da indústria criativa.
O intuito do Programa é formar profissionais habilitados e qualificados para enfrentar desafios complexos e atuar em cenários diversificados. A capacidade de estimular a produção criativa em contextos variados é uma das marcas registradas dos graduados deste Programa, que se destacam como agentes de mudança e inovação na indústria criativa e no campo da comunicação.
O volume 6 da da Revista Eletrônica – Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, está preparando um dossiê especial para a edição de 2023. Esse dossiê constitui-se em um espaço para publicação de produções científicas (em formato de artigo) e produções técnicas (em formato de relato de experiência), com o objetivo de dar visibilidade às produções seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito do mercado, dos egressos do PPGCIC.
Serão aceitos trabalhos enviados conforme o calendário e normas a seguir apresentadas para os seguintes eixos:
Eixo 1: Produções Científicas: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas realizadas durante o mestrado e/ou oriundos da dissertação, de pesquisas do doutorado em curso ou da tese de doutorado no formato de artigo.
Eixo 2: Produções Técnicas: Serão aceitos trabalhos resultantes de experiências profissionais realizadas durante o mestrado ou após a conclusão do mesmo no formato de relato de experiência.
Os trabalhos devem ser enviados conforme o cronograma e as normas de formatação para o e-mail: dossiecriativoppgcic@gmail.com
Nos últimos dias 14 e 15 de setembro, realizou-se, em Brasília, o seminário “O Combate à Desinformação e Defesa da Democracia’’, organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O evento reuniu especialistas em diversas áreas para proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados na luta contra a desinformação e como isso afeta diretamente a democracia.
O Prof. Dr. Marco Bonito, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), foi convidado a participar do painel intitulado “Educação midiática, comunicação inclusiva e divulgação científica no combate à desinformação”. Durante sua palestra, Bonito abordou a “Acessibilidade Comunicativa no combate às desinformações” ao levar suas pesquisas atuais sobre a temática e falar sobre a importância da criação de conteúdo sem barreiras. Essa abordagem possibilita que pessoas com deficiência tenham acesso e possam verificar a veracidade das informações.
Bonito reitera a importância de abordar a acessibilidade comunicativa em um contexto de crescente desinformação. Ele ressalta que sua pesquisa é exclusiva e atualmente está sendo conduzida de forma pioneira na Unipampa, tornando a oportunidade de compartilhá-la ainda mais significativa.
No próximo dia 26 de setembro, às 19h, como parte do projeto ‘Uma Nova Canção’, acontece a palestra online ‘A música como indústria criativa’, apresentada pelos Professores Doutores Joel Felipe Guindani e Felipe Alvares. O evento tem como intuito abrir uma discussão sobre a música como uma arte criativa, a música relacionada às tecnologias, à criatividade e à identidade da música.
O primeiro palestrante, Joel Felipe Guindani, é Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Docente Associado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Joel realiza projetos de pesquisa, extensão e produção técnica em tecnologias da imagem (vídeo, fotografia e cinema) com interface teórica em Estética, Cidadania, Movimentos sociais, Educação e Indústria Criativa. É pesquisador e coordenador do Laboratório de Investigação em Imagem (Lii – Foto, Vídeo e Cinema).
O segundo palestrante, Felipe Alvares, é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é professor de Música no Instituto Federal RS – Campus Sertão. Felipe já desenvolveu trabalho docente nas áreas de educação musical, música e tecnologia; áudio e produção sonora para produtos audiovisuais e radiofônicos em diversos espaços escolares/não escolares. Também atua como contrabaixista, compositor, produtor musical e arranjador em shows e gravações musicais desde 1996.
O projeto ‘Uma Nova Canção’ é realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAZ – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e tem como propósito promover o diálogo e a partilha de histórias de vida.
As inscrições para a palestra podem ser realizadas pelo link.
Nesta sexta-feira (14), os mestrandos da Turma 7 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa apresentaram os planejamentos dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Com o propósito de desafiar os acadêmicos em suas práticas profissionais e incentivar o desenvolvimento de produtos ou processos comunicacionais que atendam às demandas da comunidade, o projeto de PD&I se desenvolve ao longo de dois semestres. Durante o primeiro semestre, os participantes se dedicam ao planejamento detalhado do projeto, enquanto no segundo semestre concentram seus esforços na execução do mesmo. Os trabalhos apresentados envolveram os mais diversos temas, como a tecnologia, desinformação, cultura, educação, acessibilidade e suas respectivas relações com a comunicação e a indústria criativa.
Na Linha de Pesquisa 01, Comunicação como Indústria Criativa, participaram os discentes Anelise Andres, Érika Rebés, Juliana Alves, Julianny Cardoso, Leonardo Carlini e Tuãne Araújo, com produções que visam abordar a comunicação enquanto indústria criativa.
Já na Linha de Pesquisa 02, Comunicação para a Indústria Criativa, os projetos visam utilizar a comunicação em benefício de determinada indústria criativa; apresentaram trabalhos, nesta linha, os discentes Jéssica Martinez, Lays Borges, Tamíris Centeno e Thiago Stoll.
Na última quinta-feira, dia 29 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), recebeu uma visita técnica realizada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Durante a visita, o coordenador do PPGDR, Daniel Baggio, e o professor Airton Mueller, reuniram-se com os coordenadores dos dois mestrados profissionais da Unipampa Campus São Borja: Gabriel Feil, do PPGCIC, e Muriel Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP).
Na última sexta-feira, dia 23 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizou um brainstorming com o objetivo de reunir discentes e docentes para debater a proposta de criação do doutorado profissional.
O evento, que faz parte do Plano de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGCIC, teve como propósito central fomentar a troca de ideias entre os participantes, a partir de atividades criativas, visando a construção da proposta do doutorado profissional. A criação do programa de doutorado é uma iniciativa relevante para fortalecer a formação e a pesquisa na área de Comunicação e Indústria Criativa, atendendo as demandas do mercado e contribuindo para o avanço acadêmico.
A presença do público interno foi fundamental para o sucesso do encontro, pois possibilitou a ampla discussão e o compartilhamento de perspectivas e conhecimentos daqueles que já estão inseridos no PPGCIC. Nesta etapa inicial, o Programa priorizou a participação dos discentes e docentes para a construção de um primeiro esboço. Entretanto, em futuras oportunidades, o PPGCIC planeja estender o convite aos egressos, técnicos e à comunidade externa, a fim de promover uma discussão ainda mais abrangente.
Fique atento às redes sociais para acompanhar os próximos eventos do PPGCIC!
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou no dia 16 de junho mais um encontro do projeto Cambiando Saberes de 2023.
O evento contou com a fala da doutoranda em Ciências da Comunicação na UBI – Portugal, Caroline Patatt sobre a sua experiência de intercâmbio. Caroline dividiu com a turma de Teorias da Comunicação e outros participantes, sobre sua jornada acadêmica fora do Brasil, os trâmites necessários para a ida a Europa e outros aspectos da mudança. Também respondeu a questões feitas pelos ouvintes e deu dicas importantes para quem está planejando estudar em Portugal.
O Cambiando Saberes é uma iniciativa permanente promovida pelo PPGCIC, que tem como objetivo fomentar a troca de conhecimentos entre os discentes do programa, a comunidade local de São Borja e pesquisadores de diferentes instituições. Fique atento às nossas redes sociais para acompanhar os próximos encontros!