História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 2

PPGCIC publica edital para seleção de aluno(a) regular (2025/01)

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus São Borja, lançou o Edital Nº 435/2024, para para ingresso de discentes em nível de mestrado profissional no primeiro semestre de 2025. O edital geral dos processos seletivos da pós-graduação da UNIPAMPA e o edital específico do PPGCIC estão disponíveis neste link.

As inscrições ficam abertas entre os dias 30 de outubro e 20 de novembro de 2024. Podem se inscrever graduados ou prováveis formandos, independente de suas áreas de formação. Ao total, são ofertadas 12 (doze) vagas, sendo que, destas, 9 (nove) são destinadas para a ampla concorrência (universais), 01 (uma) para candidato técnico-administrativo em educação da UNIPAMPA e 02 (duas) para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.  

O Programa conta com duas linhas de pesquisa:

  • Linha 01 – Comunicação como indústria criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias – 07 (sete) vagas ofertadas;
  • Linha 02 – Comunicação para indústria criativa: educação, memória, política e economia – 05 (cinco) vagas ofertadas. 

Os candidatos deverão escolher a linha de pesquisa já no formulário de inscrição.

O processo seletivo se constitui de uma única etapa: uma prova oral, a ser realizada, de forma remota (Google Meet), entre os dias  02 e 06 de dezembro de 2024. Essa prova versa sobre dois eixos: eixo memorial descritivo (que deve ser enviado até o dia 27 de novembro) e eixo questões a partir de produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes.

Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher um formulário de inscrição on-line, disponibilizado no seguinte endereço eletrônico.

Confira o Cronograma completo, assim como outras informações, no link dos Editais.

Demais dúvidas deverão ser encaminhadas através do e-mail: posgrad.saoborja@unipampa.edu.br

2° Pit Stop da Criatividade promoveu um espaço de diálogo e integração no PPGCIC

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, o 2º Pit Stop da Criatividade, evento de autoavaliação e planejamento estratégico do Programa. O evento contou com uma série de atividades, incluindo palestras, apresentações, uma mostra de trabalhos técnicos e a aula inaugural do semestre. O 2º Pit Stop reuniu professores, discentes, egressos da Unipampa, além do público externo e convidados.

No primeiro dia, os docentes do PPGCIC Dra. Luciana Carvalho (PPGCIC/UFSM), Dr. Joel Guindani (PPGCIC/UFSM-FW) e Dr. Rafael Foletto (PPGCIC/UFSM-FW) apresentaram o Grupo Temático com os seguintes temas: “Trilhas possíveis da produção audiovisual na indústria criativa”, “Desinformação como ameaça à cidadania” e “Fluxos migratórios e saúde pública: perspectivas para o diálogo e a inclusão”.

A 8ª turma do PPGCIC apresentou os trabalhos desenvolvidos no componente curricular “Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa”, baseados nas 17 metas globais de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os projetos apresentados foram: Patrimônio Sãoborgense, Sustentabilidade em pática, Tekoha e MovimentAR.

Na sexta-feira, a programação do Pit Stop teve início com uma apresentação do PPGCIC, realizada pelo coordenador do Programa, professor Dr. Gabriel Feil. Em seguida, a professora Dra. Marina Prigol (PROPPI/Unipampa), coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação, a professora Dra. Francielli Cibin (PROPPI/Unipampa), chefe da Divisão de Pós-graduação, e o professor Dr. Valmor Rhoden, diretor do Campus São Borja, apresentaram as políticas de pós-graduação da Unipampa. O professor Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO) também compartilhou suas percepções sobre o PPGCIC. Entre os convidados, estiveram presentes representantes de outros programas de pós-graduação do Campus São Borja, como a professora Dra. Jaina Raqueli Pedersen (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social – PPGSSPS) e o professor Dr. Muriel Pinto (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – PPGPP).

O evento foi encerrado com a aula inaugural do 2º semestre de 2024 do PPGCIC, ministrada pelo professor Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO), coordenador dos Programas Profissionais da área de Comunicação, Informação e Museologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ele abordou o tema “A modalidade profissional na pós-graduação brasileira”, apresentando dados e perspectivas sobre o futuro dos programas profissionais no Brasil.

Durante o Pit Stop, ainda foi lançado o Volume 6 da Revista Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PPGCIC), que reúne os relatórios com os resultados obtidos nos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da 6ª turma do PPGCIC. A edição também inclui o Dossiê Criativo, espaço dedicado à publicação de produções científicas e técnicas, visando dar visibilidade às produções acadêmicas e de mercado dos egressos do PPGCIC.

Por fim, a discente Jazz Martinez e a egressa Milene Marchezan apresentaram seus projetos desenvolvidos no PD&I em 2023 e 2022, respectivamente. Milene, orientada pelo professor Dr. Joel Guindani, desenvolveu o guia prático para acessibilidade em produções audiovisuais intitulado Comunicação Acessível. Jazz, orientada pela professora Dra. Juliana Zanini Salbego, construiu a Nós, uma cartilha interdisciplinar voltada para o ensino de artes e ciências.

O Pit Stop da Criatividade é um evento realizado anualmente pelo PPGCIC, com o apoio de docentes e discentes. Seu objetivo é promover um espaço de reflexão sobre o Programa, reunindo pesquisadores, professores, discentes e interessados no desenvolvimento científico focado na criatividade e inovação. Além disso, o evento busca integrar e fomentar o diálogo acerca das pesquisas realizadas no PPGCIC, bem como avaliar o presente e planejar o futuro do Programa.

Siga-nos nas redes sociais para não perder a edição de 2025: Instagram e Facebook.  

 

Confira as fotos do 2° Pit Stop da Criatividade:

PPGCIC realiza o 2° Pit Stop da Criatividade

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) promove, nos dias 12 e 13 de setembro, o 2° Pit Stop da Criatividade. O evento tem como objetivo oferecer atividades de autoavaliação e planejamento estratégico e conta com palestras, apresentações, uma mostra de trabalhos técnicos e uma aula inaugural com o coordenador de Área Adjunto da Capes (Comunicação e Informação), professor Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO). O 2° Pit Stop da Criatividade é gratuito e aberto ao público.

 

Confira o cronograma completo do evento:

Quinta-feira, dia 12:

A partir das 14 horas, no Auditório do Prédio Acadêmico III da Unipampa – Campus São Borja, inicia-se o Pit Stop Acadêmico. Os docentes Dra. Luciana Carvalho (PPGCIC/UFSM), Dr. Joel Guindani (PPGCIC/UFSM-FW) e Dr. Rafael Foletto (PPGCIC/UFSM-FW) apresentam o Grupo Temático “Trilha da Cidadania: desinformação, migrações, audiovisual”. Em seguida, acontece o Pit Stop Working In Process: Apresentação de trabalhos técnicos desenvolvidos durante o componente “Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa” da turma 08 do PPGCIC. 

Sexta-feira, dia 13: 

Com início às 9 horas, na sala 5305, ocorre o Pit Stop Talk. A atividade é uma apresentação do PPGCIC feita pelo coordenador do Programa, professor Dr. Gabriel Feil, e das políticas de pós-graduação da Unipampa, realizada pela coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Dra. Marina Prigol (PROPPI/Unipampa), pela chefe da Divisão de Pós-graduação, professora Dra. Francielli Cibin (PROPPI, Unipampa) e pelo diretor do Campus São Borja, professor Dr. Valmor Rhoden, ao professor Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO). 

Já na parte da tarde, às 14 horas, encerrando o 2° Pit Stop da Criatividade, no Auditório do Prédio Acadêmico III, acontece a aula Inaugural do PPGCIC: “Modalidade profissional na pós-graduação brasileira”, com o professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO e coordenador dos Programas Profissionais da área Comunicação e Informação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO). Por fim, o Pit Stop Popularização da Ciência & Tecnologia, que inclui o Lançamento do volume 6 da Revista Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PPGCIC) e a apresentação de processos/produtos já desenvolvidos por mestrandos do Programa.

A participação no Pit Stop não exige inscrição prévia, as inscrições serão feitas no local, com certificação aos participantes. Aproveite!

Discente do PPGCIC defende dissertação com tema “O audiovisual como ensino de Libras através do Instagram”

 A discente Milene Marchezan da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa, defendeu sua dissertação na última quinta-feira, dia 22 de agosto. A pesquisa, intitulada: “O audiovisual como ensino de Libras através do Instagram”, foi realizada sob orientação do Prof. Dr. Joel Felipe Guindani. A banca examinadora foi composta pelos docentes da Unipampa: Prof. Dr. Marco Antonio Bonito, Profa. Dra. Roberta Roos Thier e Profa Dra. Keli Krause.

 A dissertação de Milene poderá ser consultada posteriormente no site do PPGCIC. Já seu projeto de PD&I pode ser acessado pelos links: Instagram; YouTube.

   

Mestranda do PPGCIC vence prêmio Intercom de Comunicação para Transformação Social

Tuãne Araújo, discente do terceiro semestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), conquistou o Prêmio Intercom (Região Sul) de Comunicação para Transformação Social, na categoria pesquisa de mestrado. O Prêmio faz parte do 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul e tem como objetivo reconhecer trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que geram impacto social positivo. 

Orientada pelo Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, Tuãne venceu a premição com o trabalho intitulado “Timpá: ressignificação de memórias e decolonização cultural no cinema brasileiro – Uma produção audiovisual valorizando as narrativas indígenas”. O estudo, desenvolvido a partir de seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), o documentário “Timpá”, foi apresentado no Grupo de Trabalho (GT) Memórias e Identidades nas Audiovisualidades no dia 18 de julho. 

Para Tuãne, que continua explorando a temática na dissertação, o reconhecimento de sua pesquisa é uma grande conquista. “Timpá é o ponto de partida para a discussão da representação das memórias coletivas e individuais das comunidades indígenas no cinema brasileiro. O filme destaca a transformação significativa de os próprios indígenas ocuparem o espaço cinematográfico para contar suas histórias de maneira autêntica. É uma celebração da autodeterminação audiovisual e uma reflexão sobre o cinema como ferramenta de descolonização cultural, ressaltando a importância de reconhecer e respeitar a diversidade das vozes que compõem a identidade brasileira”, ressalta a discente.

Tuãne conquistou o prêmio com um artigo derivado de seu projeto de PD&I. Imagem: Vinícius Vieira.

Turma 8 do PPGCIC apresenta planejamento de projetos de PD&I

Na última sexta-feira (19), mestrandos da 8° turma e docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se reuniram para a apresentação da primeira parte dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I): o planejamento. 

Com o intuito de incentivar a criação de produtos ou processos comunicacionais que atendam às demandas da comunidade, o projeto de PD&I se desenvolve no primeiro ano do Programa. Como etapa inicial, durante o primeiro semestre, os mestrandos se dedicam a realizar o planejamento do projeto. Enquanto no segundo semestre, os esforços se concentram na execução do produto/processo. Os projetos apresentados pela turma envolveram os mais diversos temas, como cinema, arte, educação, cultura, inteligência artificial, estudos de gênero e suas respectivas relações com a comunicação e a indústria criativa em variados formatos como guias, protótipos de aplicativos, sites, podcasts, entre outros.

Na Linha de Pesquisa 01, Comunicação como Indústria Criativa, apresentaram projetos que visam abordar a comunicação enquanto indústria criativa: Ana Isabel Andrade, Danilo Perez, Emilene Lul, Ivo Schergl, Karine Machado, Miguel Quiñonez e Rayssa Mambach. 

Já na linha de Pesquisa 02, Comunicação para Indústria Criativa, os projetos visam utilizar a comunicação em benefício de determinada indústria criativa. Mostraram seus planejamentos: Antônio Kanaan, Myrelle Rodrigues, Paulo Ribeiro e Ronaldo Machado.

PPGCIC e Curso de Publicidade e Propaganda promovem debate sobre criatividade, inovação e desenvolvimento municipal em São Borja

No dia 10 de julho, aconteceu no WoodStock Pub o evento “Depois das 18: Um câmbio de saberes sobre criatividade, inovação e desenvolvimento municipal”. O encontro faz parte do projeto Cambiando Saberes, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), e foi organizado em conjunto com o Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O eventou contou com a presença de autoridades que puderam falar sobre inovação em São Borja. Imagem: Curso de Publicidade e Propaganda.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização, Darlan Santos; da analista de relacionamento com o cliente no SEBRAE São Borja, Deise Moreira; do professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Frank Jonis; do professor da Unipampa, João Antônio; e do mestrando do PPGCIC, Ronaldo Machado. 

O eventou contou com a presença de autoridades que puderam falar sobre inovação em São Borja. Imagem: Curso de Publicidade e Propaganda.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e conhecimentos sobre temas relevantes da atualidade, discutir inovação, explorar a criatividade e compartilhar soluções para o desenvolvimento municipal em um ambiente descontraído. Ronaldo Machado destaca que houve uma sinergia positiva entre os presentes, com a identificação de demandas em diversas áreas e a explanação sobre a comunicação como evento social na cidade, utilizando exemplos práticos de órgãos governamentais e não-governamentais.

Ronaldo ressalta a importância da participação da Unipampa como case educacional e considera o evento um marco inicial para futuros debates: “O debate foi muito prazeroso para todas as partes, tanto para os convidados quanto para o público ali presente. A sinergia de informação com cases que foram apresentados dentro da própria cidade. Acho que o evento abre a possibilidade para novos encontros com outros temas, aumentando cada vez mais a divulgação para outros públicos”, conclui Ronaldo.

O público, composto por docentes, discentes e interassados no tema, puderam participar do debate. Imagem: Curso de Publicidade e Propaganda.

 

Últimos dias para submissão de trabalhos para o GT Estratégias Comunicacionais na/para a Economia Criativa

O período de submissão de trabalhos para o GT Estratégias Comunicacionais na/para a Economia Criativa do V Seminário (Des)Fazendo Saberes da Fronteira da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está acabando. As inscrições e submissões de trabalhos podem ser realizadas até 15 de julho no site do evento

 O GT, que será realizado em formato híbrido no dia 28 de agosto, convida pesquisadores a submeterem resumos ou artigos completos sobre temas relacionados à Comunicação e Economia Criativa. Os trabalhos devem abordar atividades e práticas criativas aplicadas a diversos âmbitos, incluindo social, cultural e mercado, e podem estar relacionados a estratégias comunicacionais, processos de criação, setores e indústrias criativas, produtos midiáticos, gênero, diversidade, consumo, estética, gestão de marcas, comportamento do consumidor e contexto mercadológico regional.

Informações importantes: 

Data e horário do evento: 28 de agosto, às 19h30; 

Formato: Híbrido (remoto/presencial); 

Período de inscrição: até 15/07; 

Período para submissão de trabalhos: até 15/07;

Link para inscrição: Site do V Seminário (Des)Fazendo Saberes da Fronteira.

“Depois das 18: Um câmbio de saberes sobre criatividade, inovação e desenvolvimento municipal”

O projeto Cambiando Saberes, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), e o Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promovem na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 18h30, um Happy Hour especial no WoodStock Pub. O evento será uma oportunidade para trocar ideias e conhecimentos sobre temas relevantes da atualidade, discutir inovação, explorar a criatividade e compartilhar soluções para o desenvolvimento municipal em um ambiente descontraído e inspirador.

O Happy Hour contará com a presença de Darlan Santos, secretário municipal de desenvolvimento econômico, inovação e desburocratização; Deise Moreira, analista de relacionamento com o cliente no SEBRAE São Borja; Frank Jonis, professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar); João Antônio, professor na Unipampa; e Ronaldo Machado, mestrando do PPGCIC. 

Venha participar deste encontro enriquecedor e cheio de trocas de conhecimentos!

Pit Stop possibilita espaço para troca de vivências no PPGCIC

Na última sexta-feira, 5 de julho, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em colaboração com o curso de Publicidade e Propaganda, organizou uma roda de conversa sobre a vivência do mestrado profissional na Associação Comercial de São Borja (ACISB). O encontro reuniu discentes da Unipampa e membros da comunidade externa e contou com a participação dos mestrandos Antônio Kanaan e Myrelle Rodrigues, que compartilharam suas próprias experiências dentro do Programa.

Discentes do PPGCIC e comunidade externa estiveram presentes no Pit Stop. Imagem: Maísa Elis/Bruno Castilho.

Antônio Kanaan destaca a relevância de espaços de fala como o Pit Stop: “acredito na importância da criação de espaços para falar sobre o Mestrado, tirando dúvidas de possíveis interessados/as no Programa. Acredito também na importância de dar visibilidade ao Programa, aos projetos e às dissertações”, afirma Antônio. O discente também ressalta que eventos como o Pit Stop permitem a integração entre discentes da graduação e mestrandos do PPGCIC. “O evento permite, ao apresentar as dúvidas, que a gente conte sobre a diversidade de trabalhos que são desenvolvidos dentro do Mestrado – e o que pode ou não ser realizado dentro do Programa”.

Imagens: Maísa Elis/ Bruno Castilho.

 

Para mais informações sobre o PPGCIC e futuros eventos, acompanhe as redes sociais e o site oficial do Programa.

Mestrandos do PPGCIC puderam falar sobre suas experiências no PPGCIC. Imagem: Maísa Elis/Bruno Castilho.