História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 19

PPGCIC divulga resultado da seleção do regime especial

Foi divulgado nesta manhã o resultado do processo seletivo dos alunos do regime especial do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa. Ao todo, 14 candidatos participaram da seleção. Destes, oito foram aprovados.

A lista dos selecionados  pode ser conferida neste link. Informações sobre a documentação necessária, bem como sobre o prazo para recursos, podem ser conferidas na chamada pública do regime especial de 2018/01. O período das matrículas ocorrerá entre os dias 12 e 13/03/2018.

Inscrições para seleção de aluno especial podem ser feitas a partir do dia 15

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos especiais do primeiro semestre de 2018 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, os interessados podem realizar as suas inscrições, seguindo as orientações da chamada pública, disponível nesta página.

Os componentes curriculares que oferecem vagas para o regime especial são os seguintes: Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa, ministrada pelos professores Renata Coutinho e Joel Guindani; Comunicação para Políticas Culturais, ministrada pela professora Carmen Abreu, e Comunicação, educação e indústria criativa, ministrada pelo professor Gabriel Sausen Feil. São três vagas para cada componente.

A divulgação dos resultados finais do processo  seletivo, após o período para recursos, está prevista para o dia 27/02/2018.

Professora Ada Cristina Machado Silveira tem sua bolsa produtividade em pesquisa renovada pelo CNPq

Professora Ada Cristina Machado Silveira recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a renovação de sua bolsa Produtividade em Pesquisa.

Complementando estudos anteriores, seu atual projeto de pesquisa aborda a “Midiatização, Segurança Pública e Identidade Social nos Complexos Urbanos Fronteiriços Sulamericanos”.

Com recorte nas duas fronteiras tríplices mais expressivas do continente americano: Tabatinga (AM/BR), fronteira com Leticia (Colômbia) e Villa de Santa Rosa (Peru); e Foz do Iguaçu (PR/BR), fronteira com Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), o projeto busca ampliar os debates acerca da noticiabilidade construída midiaticamente em torno das fronteiras internacionais brasileiras, como forma de promover o conhecimento sobre agendas locais, mas que são de interesse nacional, destacando os aspectos de sua identidade social. Objetiva ainda, reconhecer a cena enunciativa com foco na noticiabilidade da segurança pública através da abordagem da midiatização, bem como combater os estereótipos e estigmas relacionados às esses Complexos Urbanos Fronteiriços.

Com a renovação da bolsa, professora Ada pode dar sequência aos estudos das comunidades de comunicação em regiões de fronteira.

Pesquisadora Produtividade CNPq desde 2009, Ada é professora colaboradora do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa e atua na linha de pesquisa “Comunicação para Indústria Criativa”.

GPAC realiza lançamento de seu primeiro livro

Integrantes do grupo de pesquisa Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (GPAC) realizaram, hoje, o pré-lançamento do primeiro livro do grupo – Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais: reflexões e interfaces da comunicação e indústria criativa.

A publicação é resultado de pesquisas e reflexões desenvolvidas no âmbito das linhas de pesquisa do grupo e, em cada capítulo, estabelece interfaces com a Comunicação e/ou com a Indústria Criativa. 

Participam da publicação, os docentes do PPGCIC Marcela Guimarães MartinsRenata Corrêa CoutinhoTiago Costa Martins, Joel Felipe Guindani e Carmen Abreu; o docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa Fernando Santor; e dos mestrandos em Comunicação e Indústria Criativa Fábio FernandesEmanuelle BuenoElisandro CoelhoMargarida Goldschmidt e Renata Antunes.

Nos próximos dias, o livro poderá ser adquirido no portal: http://omicult.org/

São Borja recebe o I Fórum Indústrias Criativas nas Organizações

Refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento social, cultural e econômico de São Borja região através do entendimento e legitimação das indústrias criativas nas organizações foi o principal objetivo do I Fórum “Indústrias Criativas nas Organizações”.

 

O evento aconteceu nos dias 06 e 07 de dezembro no Salão de Eventos da ACISB e contou com a participação de empresários, estudantes, professores, autoridades políticas e profissionais de diversas áreas.

A primeira noite de atividades do Fórum “Indústrias Criativas nas Organizações” aconteceu com intenso debate sobre Cidades Criativas, Coworking, Cultura Maker e Fab Labs. Os painelistas, Fabio Fernandes (Cidades Criativas); Emanuelle Bueno e Franceli Couto (Coworking); Margarida Goldschmidt e Renata Antunes (Cultura Maker e Fab Labs), trouxeram importantes reflexões sobre as temáticas, buscando conscientizar o público presente para as possibilidades de pensar São Borja como uma cidade criativa, um espaço de desenvolvimento das/para indústrias criativas.

Na segunda noite do evento, a sequência de reflexões aconteceu com o painel de Darlan Santos, que apresentou um mapeamento das indústrias criativas em São Borja, com base nos dados de empresas associadas à ACISB, demonstrando o potencial empresarial para economia criativa no município. Uma palestra sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo com Silon Junior Procath da Silva, coordenador de empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da UFSM. Encerrando as atividades do Fórum, a jornalista e mestranda em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, Greice Meireles realizou o pré-lançamento da Websérie “São Borja Conectada”, produto de comunicação como indústria criativa disponível em: https://www.facebook.com/SBConectada/

O I Fórum “Indústrias Criativas nas Organizações foi promovido pelo PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa; OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais; ACISB; Programa Qualifica São Borja; e Governo Municipal.

Mestrandos do PPGCIC realizam atividades de integração com a graduação da Unipampa

A integração entre os estudantes da graduação e da pós-graduação foi destaque na Semana Acadêmica de Relações Públicas da Unipampa. Nossos mestrandos Fábio Fernandes e Margarida Goldschmidt participaram das atividades, trocando experiências com os alunos de RP.

Fabio realizou uma oficina sobre como aplicar a metodologia do Design Thinking ao planejamento de relações públicas. Já Margarida Goldschmidt realizou um relato de suas experiências profissionais, abordando também aspectos da realidade prática do mercado de assessoria de comunicação na região das Missões.

A Semana Acadêmica de Relações Públicas é promovido pelo Diretório Acadêmico e Coordenação do Curso entre os dias 27 de novembro a 02 de dezembro.

Palestra “Objeto de Museu” acontece na próxima quinta-feira

Os projetos #VemProMuseu (curso de Relações Públicas) e Cambiando Saberes (Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa ), apresentam a palestra “Objeto de Museu: interação e perspectivas em diálogo”.

A proposta desta atividade é refletir sobre as perspectivas de análises e pesquisas do objeto de museu, compreendendo-os como vestígios materiais da memória.

Paula Andrade Coutinho, museóloga, coordenadora do setor de Museologia do Instituto Ricardo Brennand (Recife, PE), será a palestrante, facilitadora desta atividade.

O evento acontece na quinta-feira, 16 de novembro, às 19 horas no Museu Apparício Silva Rillo (Travessa Albino Pfeiffer, nº 84, centro de São Borja).

Vagas limitadas, com inscrições no link: https://goo.gl/6es6gt

Unipampa promoveu I Seminário de Políticas Públicas e Cultura Política nas Missões Jesuítico-Guarani

A Unipampa campus São Borja promoveu, nos dias 19 e 20 de outubro, o I Seminário de Políticas Públicas e Cultura Política nas Missões Jesuítico-Guaranis. O evento debateu os temas de política pública cultural e diversidade cultural,  com convidados de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Na primeira noite de atividades, o Seminário contou com mesa composta pelo Prof. Dr. José Márcio Barros, da PUC-MG, o cineasta Zeca Brito e a Profª. Drª. Sara Feitosa, debatendo acerca da temática da diversidade cultural.

Já no segundo dia, foi exibido um documentário sobre o pintor Glauco Rodrigues, denominado “Glauco do Brasil” de Zeca Brito. Na sequência, a programação teve mesa composta pelo Cientista Político Rafael Perich, e do Prof. Dr. Muriel Pinto, abordando sobre Políticas Culturais.

O Seminário é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e do I Fórum Permanente de Cultura Brasileira.

PPGCIC está com inscrições abertas para aluno regular

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, está com inscrições abertas para o ingresso de alunos regulares no primeiro semestre de 2018. O PPGCIC ofertará até 10 vagas, sendo cinco para cada uma de suas duas linhas de pesquisa: Comunicação para a Indústria Criativa; e Comunicação como Indústria Criativa.
As inscrições para aluno regular do PPGCIC ficam abertas até 03 de outubro. Podem ser inscrever egressos ou graduandos com previsão de conclusão de graduação de cursos de Comunicação ou em áreas afins, como Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes. A oferta de vagas é focada na formação de pesquisadores e profissionais com capacidade para compreender, refletir e intervir nos processos e na configuração de produtos estabelecidos na articulação entre comunicação e indústria criativa.
Na linha Comunicação como Indústria Criativa a comunicação é pensada para produzir bens e serviços que contribuam com a riqueza social, cultural e econômica. É a atividade criativa em si, representada pela produção, a exemplo, da publicidade, da mídia do audiovisual, entre tantos outros. Na segunda linha, Comunicação para Indústria Criativa, a comunicação trabalha para as indústrias criativas, tendo seus profissionais (relações públicas, publicitários, jornalistas) e aparelhos comunicacionais dedicados a promover, consolidar e valorizar estes setores, bem como ampliar o acesso e dar maior visibilidade a produção criativa.
O processo seletivo iniciará no dia 21 de outubro, com previsão de término no dia 1º de dezembro. A seleção terá diferentes etapas, com prova escrita e entrega de pré-projeto de processo ou produto; avaliação oral do pré-projeto; e avaliação do currículo.
Mais informações sobre o edital clique aqui.

Mesa dos mestrados profissionais no INTERCOM

Os mestrados profissionais em Comunicação estiveram em pauta durante o 40 Congresso Nacional das Ciências da Comunicação – INTERCOM, na Universidade Positivo, em Curitiba. A mesa coordenada pelo Professor Rafael Grohmann (FIAM- FAAM), foi composta pelos professores João Batista Freitas Cardoso (USCS), Maria Elisabete Antonioli (ESPM), Zulmira Nóbrega (UFPB) e a professora Sara Feitosa (PPGCIC/Unipampa). Alguns temas tratados foram como os mestrados estão constituídos; a mobilização por recursos direcionados pelos órgãos de fomento; e a criação dos doutorados profissionais.

Outras atividades deverão ser realizadas para fortalecer a atuação dos mestrados profissionais em comunicação.

Profa. Sara Feitosa representou o PPGCIC no INTERCOM.