História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 19

PPGCIC realiza lançamento do Edital para ingresso de Alunos em Regime Regular 2019

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, campus São Borja, professores Vivian Belochio e Gabriel Sausen Feil, realizou o lançamento oficial do Edital para ingresso de Alunos em Regime Regular 2019. O lançamento aconteceu na tarde de 14 de setembro, durante o evento de apresentação do primeiro livro do Programa “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”.

Durante sua fala, a coordenação explicou sobre os objetivos do PPGCIC, a forma como está organizado, componentes curriculares, linhas de pesquisa e docentes. A partir dessa explanação, apresentaram as etapas que o interessados em ingressar no Programa precisam cumprir.

Nesta seleção, 12 vagas são ofertadas, sendo 06 para a linha de Comunicação como Indústria Criativa e 06 na linha de Comunicação para a Indústria Criativa. Podem ser inscrever para o processo seletivo portadores de título de graduação na área do PPGCIC ou em áreas afins (conforme grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes) e graduandos com previsão de conclusão da graduação (conforme grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Ciências
Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes) até o fim do mês de fevereiro de 2019.

As inscrições para a seleção acontecem de 17 de setembro a 05 de outubro. Podem ser efetivadas de modo presencial ou a distância, conforme explica o edital, que pode ser acessado aqui.

Livro “Comunicação e Indústria Criativa” é oficialmente apresentado à comunidade de São Borja e região

Na tarde de sexta-feira, 14 de setembro, aconteceu o lançamento oficial do livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias”.  O evento aconteceu no auditório do campus II da Unipampa São Borja e reuniu, além de autores do livro, membros da comunidade, discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade.

Para celebrar o lançamento, uma das organizadoras do livro, professora Marcela Guimarães e Silva, conduziu o evento, explicando o objetivo da obra, que busca apresentar noções introdutórias sobre os principais temas abordados nos componentes curriculares do PPGCIC. Trazendo reflexões necessárias à compreensão de processos, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.

Na sequência, alguns dos autores que compõem o livro realizaram uma breve explanação sobre o que tratam suas reflexões. As professoras Sara Feitosa e Vivian Belochio  falaram sobre os textos: “Quatro Relações entre a Comunicação e Indústria Criativa” e “A narrativa transmidiática como estratégia da indústria criativa: múltiplas apreensões dos objetos culturais em distintas plataformas e o caso RBS TV”.

Na sequência, o professor Gabriel Sausen Feil falou sobre seu texto em parceria com o professor Joel Felipe Guindani, que trata  da “Comunicação como e comunicação para a indústria criativa”, seguido da professora Marcela Guimarães e Silva, que apresentou  a “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação e Indústria Criativa: noções introdutórias”.

O livro “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias” está organizado em quatro seções. A primeira reúne contribuições de pesquisadores convidados a refletir sobre políticas públicas e economia criativa em termos conceituais e em distintas perspectivas, de modo que possam conduzir o nosso olhar às possibilidades de compreensão e de atuação dos profissionais da comunicação neste contexto, ampliando a discussão sobre as possíveis interconexões e trocas entre as diversas atividades criativas.

Na foto, alguns dos autores do livro, junto a alguns membros da comissão responsável pelo I Fórum Permanente de Cultura.

As demais seções apresentam algumas reflexões dos autores acerca da relação entre comunicação e indústria criativa, enfatizando o saber profissional da comunicação em duas condições: constituída enquanto atividade criativa, ao ser percebida enquanto comunicação como indústria criativa; e/ou constitui o setor, ao fornecer estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo, sendo reconhecida enquanto comunicação para a indústria criativa.

Após o lançamento, os presentes receberam uma cópia impressa do livro. Interessados na obra podem acessá-lo em versão digital aqui. Outras informações sobre o livro podem ser solicitadas por e-mail: ppgcic@unipampa.edu.br.

Edital de seleção de aluno regular está disponível

Já está disponível para consultas o edital de seleção de aluno regular da turma de 2019 do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa.  O documento pode ser acessado no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da aba processo seletivo.

As inscrições podem ser realizadas de 17/09/2018 até 05/10/2018. Em 2018, 12 vagas foram abertas. Elas estão divididas entre as duas linhas de pesquisa do Mestrado: Comunicação como Indústria Criativa e Comunicação para a Indístria Criativa. Logo, seis vagas estão disponíveis em cada linha.

Confira mais informações sobre as linhas de pesquisa clicando aqui. Dados sobre os docentes do PPGCIC e suas pesquisas atuais podem ser conferidos no site do PPGCIC, junto à aba pesquisadores.

A abertura oficial do edital ocorrerá hoje, no auditório do campus II da Unipampa, às 17h30, no evento de lançamento do primeiro livro do PPGCIC, “Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias“. A obra foi organizada pelos professores Marcela Guimarães e Joel Guindani.

Sítio Arqueológico de São Borja será tema de debate no Cambiando Saberes

A próxima palestra do Cambiando Saberes está marcada para o dia 13/09 e apresentará mesa redonda sobre o Síto Arqueológico de São Borja. Participarão da discussão os professores Muriel Pinto  e Rodrigo Maurer, da Unipampa. O  consultor jurídico do município, Marcos Rogério, e o secretário de planejamento, João Pedro Daitx, também integram a mesa. O evento ocorrerá na Câmara de Vereadores de São Borja, a partir das 19h.

Sala 1207, do campus 1, ficou lotada durante a palestra.

Dissertações e teses em foco

Na última edição do Cambiando Saberes, alunos dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e Políticas Públicas (PPGPP) e a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa lotaram a sala 1207 do Campus 1  para acompanhar palestra promovida pelo PPGCIC no último dia 24 de agosto. Na ocasião, a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), Eugenia Barichello, apresentou análises e dicas sobre “Como planejar, executar e ser autor de sua dissertação ou tese”.

Lançamento do primeiro Livro do PPGCIC acontece na próxima semana

Organizado pelos professores Marcela Guimarães e Silva e Joel Felipe Guindani, o livro Comunicação e Indústria Criativa: políticas, teorias e estratégias celebra a primeira obra científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa.

A obra tem como objetivo apresentar noções introdutórias sobre os principais temas abordados nos componentes curriculares do Programa. Desta forma, traz reflexões necessárias à compreensão de processo, atividades e técnicas relacionadas à atuação na área da Comunicação e Indústria Criativa, com vistas à capacitação e qualificação profissional.

O lançamento oficial do livro acontece na sexta-feira, 14 de setembro, às 17h30 no auditório do campus II da Unipampa São Borja.

Na ocasião também acontecerá o lançamento do Edital para ingresso de Alunos em Regime Regular (2019) do PPGCIC.

Acompanhe a realização do evento aqui.

Produtos e processos de Comunicação e Indústria Criativa são apresentados em evento científico na universidade FEEVALE

As mestrandas da primeira turma do PPGCIC, Greice Meireles, Franceli Couto e Emanuelle Bueno, participaram do II Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares, que aconteceu de 29 a 31 de agosto, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Greice, Franceli e Emanuelle, além de participarem das atividades gerais do evento que, neste ano, teve como tema “Os desafios para o desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos nas sociedades contemporâneas”, compartilharam ainda, a trajetória de seus produtos e processos de comunicação e indústria criativa desenvolvidos junto ao PPGCIC.

Greice falou sobre a websérie São Borja Conectada, seu produto de comunicação e indústria criativa, produzido na forma de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A websérie é uma produção audiovisual seriada para veiculação na web, e tem como tema, as relações no ambiente urbano contemporâneo baseado na criatividade e tecnologia.

Emanuelle apresentou o trabalho intitulado “Ciberdemocracia e mídias sociais: análise do perfil institucional da Unipampa no Facebook”, recorte da pesquisa desenvolvida no Programa que originou o “GMS – Guia de Mídias Sociais Unipampa: redação, conteúdo e linguagem“.

Com o título “Comunicação para indústria criativa: As multiplataformas de Divulgação Científica do Pampa para a Universidade Federal do Pampa“, Franceli apresentou seu produto de comunicação para indústria criativa, também desenvolvido na forma de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Além das sessões de apresentação de trabalhos, o evento contou com mesas temáticas com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, entre eles Lucia Santaella e Raquel Recuero.

Os artigos podem ser consultados nos anais do evento em: https://www.feevale.br/Comum/midias/2fca221d-c881-470b-8e38-a29f0dd96631/II%20CIDI%20-%20Congresso%20Internacional%20de%20Diálogos%20Interdisciplinares.pdf

 

Construção de teses e dissertações será tema da próxima palestra do Cambiando Saberes, dia 24/08

Professora Eugenia Barichello, do POSCOM/UFSM.

Será realizada na próxima sexta-feira, dia 24/08, na sala 2301 do Campus I da Unipampa São Borja, a aula de abertura do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). O evento, que integra a programação do projeto de extensão Cambiando Saberes, será marcado pela realização de palestra da professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), Eugenia Barichello. O tema da apresentação é “Como planejar, executar e ser autor de sua dissertação ou tese”.

A pesquisadora Eugenia Barichello é professora titular da UFSM. Além de atuar no POSCOM/UFSM, é professora dos cursos de graduação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Jornalismo. Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London (UCL-UK), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. É bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq).

A palestra será iniciada às 14h. O evento é direcionado aos alunos do mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa, aos acadêmicos dos cursos de graduação da Unipampa e à comunidade interessada.

Mestrando do PPGCIC participa de evento no Uruguai

Entre os dias 3 e 4 de agosto, aconteceu a segunda edição do projeto Diplomatura Universitária  Trinacional em  Gestão de Políticas Culturais, em Bella Unión – Uruguai. O tema do encontro foi Economia da Cultura e Indústrias Culturais. O projeto é uma proposta de integração cultural dos municípios da tríplice fronteira – Barra do Quaraí (Brasil), Bella Uníon (Uruguai) e Monte Caseros (Argentina), que busca discutir a cultura como motor de desenvolvimento para a região.

Nosso mestrando, Elisandro Abreu Coelho, participou do evento, proferindo a palestra “Indústrias Criativas e a Cartografia da Produção Audiovisual na Fronteira São Borja-Brasil, Santo Tomé-Argentina”, a qual relata as etapas de sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, campus São Borja – PPGCIC.

Para Elisandro, “o evento foi uma oportunidade de discutir a temática da economia da cultura e também de apresentar a pesquisa que tenho desenvolvido durante o Mestrado de Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), bem como divulgar o documentário Movimentos da Produção Audiovisual na Fronteira São Borja-Brasil, Santo Tomé-Argentina, que produzi junto ao professor Joel Felipe Guindani, no primeiro ano de Mestrado”.

Elisandro, além de representar o PPGCIC (Unipampa, São Borja), também representou o Instituto Federal Farroupilha de São Borja, onde atua como relações-públicas. Os demais palestrantes do evento foram: professor de economia Mariano Pauluk da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ); Néstor Bohdan, docente de História no município de Bella Unión (Uruguai) e Diana Rosete, da  Universidad de la República (Uruguai).

PPGCIC divulga aprovados para o Regime Especial

Já está disponível, no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), a lista dos candidatos aprovados para o Regime Especial em 2018/02.  A documentação necessária para a realização das matrículas, que deverão ser realizadas entre os dias 06 e 07/08/2018, pode ser conferida aqui.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Secretaria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja. O e-mail para contato é o          posgrad.saoborja@unipampa.edu.br.

Mestrandos da segunda turma do PPGCIC apresentam seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Os mestrandos da segunda turma do nosso Mestrado realizaram hoje a apresentação de seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A PD&I, no PPGCIC, se materializa em dois momentos, sendo: o primeiro, no processo de planejamento deste processo ou produto, com ampla revisão da literatura e aferição de sua relevância social e regional; e o segundo por sua execução, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas pragmaticamente. Sua realização consiste na elaboração de um produto de comunicação enquanto indústria criativa ou um processo de comunicação para uma indústria criativa.

Cada discente projeta sua PD&I a partir de sua linha de pesquisa: Comunicação como Indústria Criativa e Comunicação para Indústria Criativa. Em 2018, nove projetos foram apresentados divididos em cada linha de pesquisa.

Na linha de Comunicação para Indústria Criativa, Alessandro Mateus Felippe propôs o “Experimenta”, um guia prático para consumo sustentável de moda em brechós na cidade de São Borja. Amanda Rafaela Lima tráz a ideia de um guia voltado ao “Radio Jornalismo no interior”. Por sua vez, Caroline Fátima Rodrigues Viana trabalhará com “Memória Institucional”, produzindo um anuário para o brique da Vila Belga em Santa Maria. Darlan Santos Grziwinski projetará “Indicadores para Indústria Criativa” como modelo para o Microempreendedores Individuais e Anderson Benites Lovato irá articular “Relações Públicas e Gamification” como proposta para inovação dos relacionamentos internos em ambientes da indústria criativa.

Para a linha Comunicação como Indústria Criativa, Lahis Borges Welter estará trabalhando o “Jornalismo Audiovisual móvel na Região Noroeste do Rio Grande do Sul” tendo a ótica do local em smartphones. “#ViUnipampa: vistas únicas do pampa no Instagram” é a proposta de Fernando da Cruz. Já Priscilla Inês Pellens Eich projetou um “Mapa Criativo da Publicidade” na cidade de Santa Maria.  E um “Protótipo de série de animação audiovisual infantil”, tendo a inteligência emocional aplicada à educação é o que propõe André Carlos Marchioro.

Durante o segundo semestre deste ano os projetos serão desenvolvidos, tendo como prazo de conclusão o mês de março de 2019. O trabalho de execução poderá ser acompanhado aqui em nosso Portal e também em nossa página no Facebook.