História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 13

Chamada pública seleção de aluno especial 2019/02

Acontece entre os dias 22 e 24 julho as inscrições para a seleção de aluno em regime especial do PPGCIC. O mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa oferece 15 vagas distribuídas em cinco componentes eletivos. Confira os detalhes da chamada pública da seleção em regime especial 2019/02 Clique Aqui.  Inscrições na aba Editais – Discente Regime Especial.

 

PPGCIC abre chamada interna PAPG 2019

O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa abre inscrições para auxílio PAPG 2019. A chamada interna contempla a concessão de auxílio financeiro relativo ao Programa de Auxílio da Pós-Graduação (PAPG) em favor de estudantes regularmente matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu da Unipampa, recomendados pela CAPES. O PPGCIC conta com duas cotas de auxílio, com duração de 24 meses contados a partir de agosto de 2019.  As inscrições ocorrem nos dias 27 de 28 de junho de 2019, para mais detalhes leia a chamada interna do PPGCIC  na aba PAPG/Unipampa 

 

 

Segundo encontro do Cambiando Saberes fala sobre método design thinking

Por: Larissa Burchard

Na tarde da última sexta-feira (31), ocorreu o segundo encontro do projeto permanente “Cambiando Saberes”, organizado pela vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), Marcela Guimarães e Silva. Dessa vez, o convidado foi o diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus São Borja, Rafael Baldiati Parizi, doutorando de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Rafael Parizi apresenta as atividades desenvolvidas no IFFar | Foto: Organização do evento

Parizi falou sobre o tema “Métodos ágeis, Design Thinking e Lean Startup” com estudantes de graduação, mestrandos e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O diretor conversou sobre como os estudantes do IFFar desenvolvem aplicativos a partir do método de design thinking para atender as demandas dos clientes. Depois da apresentação, Parizi fez uma dinâmica com os participantes do evento. A atividade foi desenvolver uma proposta de aplicativo com o tema “Transporte urbano”, utilizando o método de design thinking.

Participantes realizando a dinâmica do encontro | Foto: Organização do evento

Os encontros do Cambiando são abertos ao público e ocorrem uma vez por mês, com convidados diferentes. O projeto busca discutir e trocar conhecimentos com pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas e tem o apoio da Prefeitura Municipal, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB). Para saber mais, curta a página do Cambiando Saberes e acompanhe todas as notícias.

Happy Hour do T3xto discute “O mestre Ignorante” de Rancière

Por: Larissa Burchard

Imagine conhecer escritores e pensadores diferentes e ainda discutir filosofia em um happy hour. Pode ser prazeroso, não é mesmo?

E é essa a proposta projeto de extensão realizado pelo grupo de pesquisa T3xto (GPT3xto), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A ideia do “Happy Hour do T3xto” é que os estudantes possam conhecer e debater sobre pesquisadores clássicos como Kafka, Nietszche, Deleuze através de leitura de obras, entrevistas e conversas que vão além do ambiente universitário.

Professor Marco Bonito entrevista a coordenadora do PPGCIC Sara Feitosa | Foto: Larissa Burchard

O projeto é feito uma vez por mês e o tema é escolhido por um professor do grupo. O Happy Hour desse mês ocorreu na  quarta-feira (29) às 19h30 no Aldeia Pub e o assunto “O mestre ignorante de Jacques Ranciére: reflexões sobre emancipação intelectual” foi escolhido pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e pesquisadora integrante do GPT3xto, Sara Feitosa.

Com uma proposta diferente, o encontro foge da simples apresentação oral e é dividido em três momentos que buscam criar um ambiente interativo entre alunos e professores. Primeiro ocorre o “Sarau do t3xto”, uma leitura de fragmentos da obra do autor pelos estudantes participantes do projeto. Depois vem a “3ntre-vista”, quando o professor e participante do grupo Marco Bonito entrevista o professor que escolheu o tema. No evento desse mês, Bonito conversou com Sara Feitosa sobre a proposta do método universal, de Jacques Jacotot, apresentada no livro O mestre ignorante,  de Rancière, um papo sobre filosofia da educação e a relação do professor com o aluno na formação acadêmica. Por último, vem o “Momento Pampa Stock”, uma atração musical para fechar o encontro. Dessa vez o show foi com o estudante do curso de Jornalismo William André.

Estudante de Jornalismo realiza show no Happy Hour | Foto: Juliana Tamaki

O próximo Happy Hour do T3xto ocorre em junho com um espaço músico-filosófico aberto a toda comunidade. Para saber toda a programação basta curtir a página do projeto no Facebook.

PPGCIC e IFFar realizam seminário sobre indústria criativa e tecnologia da informação na próxima quinta

Por: Larissa Burchard

O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e o Núcleo de Inovação e Transparência de Tecnologia do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) realizam na próxima quinta-feira (23) o Seminário temático: Comunicação, TI e Indústria Criativa. O evento busca apresentar o último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e discutir temas como tecnologia da informação e economia criativa.

O seminário ocorre em dois momentos, primeiro o relações públicas do IFFar Elisandro Coelho e o professor do PPGCIC Tiago Costa Martins debatem sobre “O lugar da Comunicação e da Tecnologia da Informação na Indústria Criativa: o mapeamento da Firjan (2019)”. Depois o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia e professor do IFFar Bruno Siqueira apresenta o Programa de Incubação em Economia Criativa do instituto federal.

Outro assunto que será tratado é o edital aberto para projetos de economia criativa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFFar. Lançado em 10 de maio, o edital busca selecionar dois empreendimentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) que poderão ficar até dois anos na incubadora para se desenvolverem. O seminário esclarece como será a seleção, o processo de incubação e a importância do programa para empreendedorismo em São Borja. As inscrições vão até dia 31 de maio, mais informações no site do IFFar.

O evento ocorre na quinta-feira (23) às 19h na sala do PPGCIC na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Borja. Estão convidados estudantes do mestrado de Comunicação e Indústria Criativa, graduandos em comunicação e do curso de Sistema de Informação do IFFar e quem tiver interesse no tema.

Professoras e estudantes do PPGCIC marcam presença no V Seminário Internacional Buscando o Sul

As professoras Sara Feitosa e Marcela Guimarães e Silva avaliaram os trabalhos em GT no V Buscando o Sul | Foto: Larissa Burchard

Por: Larissa Burchard

O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) continua participando de eventos e compartilhando o conhecimento produzido em sala de aula. Dessa vez, a coordenadora do PPGCIC Sara Feitosa e a vice-coordenadora Marcela Guimarães e Silva representaram o programa no V Seminário Internacional Buscando o Sul, realizado pelo curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do dia 13 até 17 de maio. As professoras coordenaram o grupo de trabalho (GT) “Mídia, eleições e Indústria Criativa” na quinta-feira (16) e contribuíram com as apresentações dos estudantes no evento, buscando qualificar as discussões científicas.

Foram apresentados cinco trabalhos no GT, entre eles dois eram das estudantes do PPGCIC Madilei Rotta e Sonaira Canterle.

 

Sonaira, mestranda do PPGCIC, apresenta trabalho no V Buscando o Sul | Foto: Madilei RottaCom o trabalho “Comunicar Direitos Humanos: caminhos possíveis”, a jornalista Sonaira falou sobre a importância das discussões sobre comunicação e Direitos Humanos no ambiente universitário.

 

 

 

A publicitária Madilei Rotta apresentou um trabalho interdisciplinar sobre Indústria Criativa, comunicação e educação | Foto: Sonaira Canterle

A publicitária Madilei Rotta apresentou um trabalho interdisciplinar sobre Indústria Criativa, “INDÚSTRIA CRIATIVA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: breves reflexões interdisciplinares” que destaca o potencial da comunicação com práticas úteis à educação.

 

Vice-coordenadora do PPGCIC participa de I Semana Acadêmica da Unijuí

Professora Marcela Guimarães e Silva palestra em evento na Unijuí | Foto: Organização do evento

Por: Larissa Burchard

A vice-coordenadora e professora do PPGCIC, Marcela Guimarães e Silva, participou da I Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). O tema do evento foi “Inovação para negócios” e contou com a participação de diferentes profissionais e pesquisadores das áreas de empreendedorismo, desenvolvimento e inovação.

A professora palestrou sobre “Ambientes de Inovação na Indústria Criativa” no dia 8 de maio, terceira noite do evento, onde compartilhou experiências sobre a temática com professores e estudantes de graduação da Unijuí. Além disso, Marcela falou sobre o cenário da Indústria Criativa e a importância da criatividade para a inovação na região.

Para acompanhar mais notícias do PPGCIC não esqueça de curtir a página do programa no Facebook.

Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa divulga sua produção técnico-científica

Por: Larissa Burchard

Capa da primeira edição da Revista

As universidades, através de seus programas de pós-graduação – mestrados e doutorados – são as principais responsáveis pela produção de ciência e tecnologia no Brasil. Muito dessa produção é acessada apenas pela comunidade acadêmica, o que acaba distanciando a população em geral da pesquisa no país. Observando esse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/São Borja) propôs a elaboração de uma revista científica que circulasse além dos pares da universidade, mas podendo ser acessada pela comunidade em todas as suas instâncias.

Essa é a proposta da Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, um periódico científico escrito e organizado para ser consumido e compreendido por qualquer pessoa, sem a necessidade de domínio de determinada ciência.

O material publicado na revista é oriundo dos produtos e processos de comunicação e indústria criativa que cada mestrando do Programa planeja e executa durante seu primeiro ano de estudos. Ações que, direta ou indiretamente, beneficiam a comunidade são-borjense e da região. Por isso a importância de tornar público essa produção, valorizando os trabalhos executados e, também, servindo de insumo para futuras ações e pesquisas.

A revista é organizada pelo relações-públicas, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM) e ex-mestrando do PPGCIC, Fabio Frá Fernandes e pela professora do Programa, Dra. Marcela Guimarães e Silva. Seu conselho editorial reúne, além de professores da Unipampa, também professores da UFSM.

Em sua primeira edição, a revista compila oito artigos relatando o percurso de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de produtos de comunicação como uma indústria criativa ou processos de comunicação promovendo a indústria criativa realizados entre os anos de 2017 e 2018.

A Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação terá periodicidade anual, mas em 2019 recebe duas edições, uma já publicada referente à produção dos mestrandos da primeira turma (2017/2019) e outra dos mestrandos da segunda turma (2018/2019).

O acesso à revista pode ser feito diretamente no portal institucional do PPGCIC (cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic), ou através de sua fanpage no Facebook (facebook.com/ppgcicunipampa).

A PD&I no PPGCIC

Por ser um mestrado profissional, os mestrandos do PPGCIC precisam desenvolver dois produtos, sendo um de aplicação prática: Projeto de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação); e outro de cunho reflexivo, constituído na forma de dissertação. A PD&I, seguindo normas adaptadas da ABNT, se materializa em dois momentos, sendo o primeiro, pelo processo de planejamento de um processo de comunicação para a indústria criativa ou produto de comunicação enquanto indústria criativa, e o segundo pela execução desse projeto, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas na prática. O objetivo de produzir um produto ou um processo é gerar impacto positivo junto aos setores criativos da região. Por isso, as pesquisas feitas envolvem estudos de retorno social, cultural, econômico e afins, projetando os benefícios que o trabalho poderá gerar para a comunidade. O PPGCIC busca valorizar, desenvolver e preservar a Indústria Criativa trazendo alternativas de modelos de negócios e investimentos para a comunidade.

São exemplos de produtos e processos de comunicação e indústria criativa, que podem ser desenvolvidos pelos discentes e docentes do PPGCIC: ações de comunicação integrada; produção audiovisual institucional em mídia eletrônica e digital; produção gráfica e editorial; projetos culturais; protótipo de mapeamento de manifestações e equipamentos criativos e culturais; marketing de produtos e serviços criativos e culturais; campanhas de relações públicas; produção de eventos; projetos de acessibilidade cultural; produção em fotografia e memória; ações e produtos em apoio ao patrimônio e/ou ao turismo cultural, produção de moda, desenvolvimento de softwares, produção em design, fotografia, entre outros.

Dois trabalhos que exemplificam bem essas possibilidades de produtos e processos, publicados na primeira edição da Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação é o documentário Produção Audiovisual na Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina, realizado pelo relações-públicas Elisandro Coelho, com orientação do professor Joel Guindani e o Design Thinking como metodologia no processo de comunicação para a Missões Júnior, realizado pela publicitária Renata Antunes, com orientação do professor Tiago Costa Martins. No primeiro, é elaborado um produto na forma de documentário que recupera e registra a produção audiovisual, comparando suas práticas em território brasileiro e argentino. Já no segundo, a comunicação é utilizada para promover as atividades da Missões Júnior, empresa júnior do bacharelado em Sistemas da Informação do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), campus São Borja.

A proposta da PD&I no PPGCIC vai ao encontro do que a CAPES compreende e espera de um Mestrado Profissional, que precisa dar conta de qualificar seus discentes tanto como cientistas, quanto como profissionais. Desse modo, os mestrandos egressos do PPGCIC deverão ser capazes de solucionar problemas (ou saber fazer) a partir do conhecimento científico, proporcionando retornos imediatos às comunidades das quais fazem partem.