Tuãne Araújo, discente do terceiro semestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), conquistou o Prêmio Intercom (Região Sul) de Comunicação para Transformação Social, na categoria pesquisa de mestrado. O Prêmio faz parte do 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul e tem como objetivo reconhecer trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que geram impacto social positivo.
Orientada pelo Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, Tuãne venceu a premição com o trabalho intitulado “Timpá: ressignificação de memórias e decolonização cultural no cinema brasileiro – Uma produção audiovisual valorizando as narrativas indígenas”. O estudo, desenvolvido a partir de seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), o documentário “Timpá”, foi apresentado no Grupo de Trabalho (GT) Memórias e Identidades nas Audiovisualidades no dia 18 de julho.
Para Tuãne, que continua explorando a temática na dissertação, o reconhecimento de sua pesquisa é uma grande conquista. “Timpá é o ponto de partida para a discussão da representação das memórias coletivas e individuais das comunidades indígenas no cinema brasileiro. O filme destaca a transformação significativa de os próprios indígenas ocuparem o espaço cinematográfico para contar suas histórias de maneira autêntica. É uma celebração da autodeterminação audiovisual e uma reflexão sobre o cinema como ferramenta de descolonização cultural, ressaltando a importância de reconhecer e respeitar a diversidade das vozes que compõem a identidade brasileira”, ressalta a discente.