Comunicação e Transformações da Indústria Criativa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Comunicação e Transformações da Indústria Criativa

Luciana Menezes, Marcela Guimarães e Silva, Rafael Foletto e Renata Patrícia Corrêa Coutinho (Orgs).

Comunicação e Transformações da Indústria Criativa: Cinco Anos do PPGCIC surge como um esforço de observação, problematização e sistematização das contribuições do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa para o campo da comunicação e da indústria criativa. Durante um período de cinco anos, o programa atentou às mudanças profundas nas esferas social, cultural e econômica da sociedade e, por meio deste livro, busca entender de que forma o campo da comunicação tem respondido a essas transformações. O livro propõe reflexões acerca das mudanças teóricas, temáticas e contextuais ocorridas na indústria criativa.

 Partindo da questão central da obra: “o que mudou na indústria criativa nesses cinco anos de existência do PPGCIC?”, os autores exploram as transformações ocorridas no campo da comunicação e da indústria criativa durante esse período, considerando a trajetória do Programa, os produtos gerados e as pesquisas desenvolvidas. Os capítulos do livro, escritos por pesquisadores do PPGCIC e de outras instituições, analisam novas abordagens teóricas e metodológicas, novas temáticas de produtos e de pesquisas, bem como as mudanças nas estruturas de mercado e de trabalho da indústria criativa.

“Comunicação e Transformações da Indústria Criativa” também conta com contribuições de docentes e pesquisadores convidados, que fazem parte da Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Economia Criativa. Essa rede reúne programas de pós-graduação interessados em pesquisas sobre o campo da Economia Criativa e suas interações com outros setores, com o objetivo de fortalecer o Setor Criativo.

A versão digital do livro pode ser acessada aqui.

Mais informações sobre o livro enviar e-mail para: marcelasilva@unipampa.ed.u.br ou renatacoutinho@unipampa.edu.br 
Cartaz de divulgação do livro – versão digital (com QR Code)  aqui