A discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/UNIPAMPA), Érica Rebés Gonçalves, realizou a defesa de dissertação no dia 18 de dezembro de 2025, com o título “Da redação ao algoritmo: integração de inteligência artificial e inteligência humana nas estratégias do jornal Estadão”.
A banca examinadora foi composta pela orientadora do trabalho, profa. Dra. Vivian de Carvalho Belochio, e pelas professoras Dra. Alciane Nolibos Baccin e Dra. Roberta Roos Thier.
O objetivo central da pesquisa foi compreender como a potencialização da inteligência artificial (IA) pode agregar de forma positiva estratégias às rotinas de franquias jornalísticas, a partir do estudo de caso do Estadão no TikTok.

A discente Érica destacou que sua trajetória no PPGCIC foi fundamental para seu amadurecimento acadêmico e profissional. Segundo ela, “as trocas e inquietações para o pensar crítico sobre as práticas jornalísticas foram cirúrgicas por parte da minha orientadora Vivian Belochio”, além da contribuição de todo o corpo docente e dos colegas que atuam em diferentes áreas correlatas.
Texto: Beatriz Chetco
