Discente do PPGCIC qualifica dissertação sobre “Competências plurais no setor público: o Guia de Linguagem Simples da Unipampa”

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) realizou, no dia 11 de dezembro de 2025, a banca de qualificação da dissertação da discente Myrelle Ferreira Gonçalves Rodrigues.

Intitulado “Competências plurais no setor público: o Guia de Linguagem Simples da Unipampa”, o trabalho investiga a aplicação da Linguagem Simples na comunicação pública, com foco na construção de materiais mais acessíveis, éticos e comprometidos com o direito à informação. A pesquisa busca refletir sobre competências comunicacionais no setor público a partir da experiência do Guia de Linguagem Simples da Unipampa.

A qualificação marcou um momento importante no percurso acadêmico da discente. “Mais do que uma etapa obrigatória, ela representa a chance de submeter meu trabalho a leituras atentas, experientes e generosas, que me ajudaram a tensionar ideias, rever caminhos e enxergar novas possibilidades”, destacou.

Para Myrelle, a pesquisa tem sido um exercício constante de articulação entre teoria e prática. “Tem sido um percurso de aprendizado constante, com o objetivo de pensar como a comunicação pública pode ser mais acessível, mais ética e mais comprometida com o direito à informação”, afirma. Após a qualificação, a pesquisadora relata a sensação de estar seguindo um caminho mais consciente dentro da pesquisa.

O trabalho é orientado pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva. A banca examinadora contou ainda com o Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e a Prof.ª Dra. Liana Braga Paraguassu, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Texto: Beatriz Chetco