Talk Criativo 2025 apresenta projetos inovadores desenvolvidos por mestrandos do PPGCIC

Na última quinta-feira, 22 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizou mais uma edição do Talk Criativo, evento que marca a apresentação dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) desenvolvidos pelos mestrandos do curso. A atividade foi realizada no Auditório da Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB), reunindo estudantes, docentes, profissionais do mercado e comunidade em geral. A programação de 2025 contou com pitches dos projetos desenvolvidos ao longo do último ano, exibição de documentário e rodas de conversa com convidados.

A abertura do evento foi marcada pela exibição do documentário “Entre cruzes e culturas: A história viva da região das Missões”, produzido em 2025 pelo Stream Lab – Laboratório de Fluxo Criativo. A obra valoriza o patrimônio histórico e cultural da região missioneira do Rio Grande do Sul e foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Após a sessão, os criadores do filme, Camile Frá Fernandes e Nícolas Levkowicz de Menezes, participaram de um bate-papo com o público sobre os bastidores do processo criativo, os desafios da produção audiovisual regional, compartilhando dicas sobre o processo em editais para fomento da cultura como também a utilização de inteligência artificial para retratação histórica.

A gerente de produção, Camile Frá Fernandes, e o editor chefe, Nícolas Levkowicz de Menezes, explicaram a produção do documentário. Créditos: Danilo Oliveira.

No turno da noite, o Talk Criativo teve continuidade com uma conversa sobre captação de recursos para projetos culturais e artísticos em São Borja. A atividade contou com a participação de Jazz Ferreira da Rosa Martinez, discente do PPGCIC, e pelo egresso Ítalo Yeltsin Pereira Bicca, que compartilharam suas experiências práticas na elaboração e execução de iniciativas financiadas pela Política Nacional Aldir Blanc e pela Lei Paulo Gustavo. Além de apresentarem estratégias e aprendizados, os convidados também responderam perguntas do público, contribuindo para a formação de novos agentes culturais no município.

Jazz Martinez e Ítalo Bicca compartilharam suas experiências com a produção cultural local. Créditos: Danilo Oliveira.

Como encerramento da noite, os mestrandos da Turma 08 do PPGCIC apresentaram os projetos de PD&I desenvolvidos em 2024. Os projetos apresentados contemplam uma diversidade de temas relacionados à comunicação e à indústria criativa, como jornalismo regional, identidade cultural, gastronomia local, vivências femininas, memória e pertencimento, políticas públicas, acessibilidade comunicacional, arte urbana, combate à desinformação e iniciação científica. 

A oitava turma do PPGCIC desenvolveu projetos de desenvolvimento e inovação que refletem questões importantes para a sociedade. Créditos: Danilo Oliveira.

Cada proposta reflete a articulação entre teoria e prática, estando diretamente conectada às linhas de pesquisa do Programa. Na linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa (Linha 01), são desenvolvidos bens ou serviços em que as materialidades da comunicação são, por si só, uma indústria criativa. Apresentaram trabalhos nesta linha: Ana Isabel Andrade, Karine Moiano, Miguel Quiñonez e Rayssa Mambach. 

Já na linha de pesquisa Comunicação para Indústria Criativa (Linha 02), um processo de comunicação e/ou indústria criativa é entendido como a utilização das técnicas e estratégias de comunicação e seus profissionais para o desenvolvimento da indústria criativa. Discentes que produziram projetos nesta linha: Antônio Kanaan, Myrelle Rodrigues e Ronaldo Machado. 

Os mestrandos desenvolveram uma variedade de produtos, incluindo site jornalístico, estratégias de comunicação digital, podcast seriado, guias orientadores, campanha publicitária, protótipos de aplicativo e de sistema de cadastro e mapeamento, além de uma proposta de mural artístico colaborativo. Como Mestrado Profissional, o PPGCIC tem como objetivo promover a criação de produtos ou processos inovadores nas áreas da Comunicação e da Indústria Criativa, a partir da reflexão crítica, do embasamento teórico e da análise de mercado. A elaboração de um produto ou processo é um dos requisitos para a conclusão do curso, reforçando o compromisso do Programa com a aplicabilidade e a transformação social por meio da comunicação.

 

Confira registros do evento:

 

Texto: Julianny Cardoso.