Mestranda do PPGCIC é selecionada como pesquisadora do Observatório de Educação Digital

A discente Myrelle Rodrigues, da 9ª turma do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), foi escolhida para integrar o Observatório de Educação Digital do Legal Grounds Institute e PlacaMãe.org como pesquisadora voluntária. O instituto abre anualmente vagas para pesquisadores(as) de diversas áreas, como Direito, Educação, Políticas Públicas, Ciências Sociais e Licenciaturas.

O Observatório de Educação Digital tem como foco monitorar, avaliar e promover o desenvolvimento da educação digital no Brasil. Acompanhando a implementação da Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída pela Lei Federal nº 14.533/2023, a iniciativa busca analisar seus principais eixos estruturantes e fomentar debates, artigos, webinários e documentos direcionados às instituições de ensino. O objetivo é garantir que a formação educacional esteja alinhada às necessidades da sociedade contemporânea e do mercado digital, promovendo também o uso ético da tecnologia na educação.

Para Myrelle, essa oportunidade permitirá expandir as discussões que vem desenvolvendo no PPGCIC: “O Observatório discute políticas de educação e converge, quando se fala em digital, com o que desenvolvi no meu PD&I e no que pretendo desenvolver na minha dissertação”, destaca a pesquisadora.

O Legal Grounds Institute é um think tank que reúne cientistas, especialistas, professores(as), consultores(as), pesquisadores(as) e advogados(as) dedicados(as) a estudos sobre digitalização, regulação de serviços digitais, políticas públicas digitais, educação em novas mídias, tecnologias da informação e proteção de dados pessoais. O instituto tem como missão contribuir para uma esfera pública baseada na democracia, nos direitos humanos e na liberdade individual, promovendo pesquisas e disseminação do conhecimento.

Myrelle pretende ampliar as pesquisas que começou no PPGCIC. Créditos: Antônio Kanaan.