Discente do PPGCIC têm pesquisa premiada no XV MEPT do IFFAR

Jazz Martinez, discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa e do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria de pesquisa durante a 15ª Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (XV Mept), realizada em São Vicente do Sul, no dia 3 de outubro.

Jazz Martinez conquistou o 2° lugar na categoria de pesquisa.

O trabalho premiado, intitulado “Cultura Visual e Ensino de Física: Perspectivas para Despertar o Interesse dos Estudantes”, foi desenvolvido sob a orientação da Dra. Cristiane Ludwig Araújo, docente do IFFar, e da Dra. Juliana Zanini Salbego, docente do PPGCIC. O estudo investigou o uso da Cultura Visual como uma estratégia para aumentar o interesse dos alunos no ensino de Física. O tema já havia sido explorado pela discente em seu produto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a Nós: Cartilha interdisciplinar para ensino de Artes e Ciências.

Jazz acredita que o prêmio representa um importante reconhecimento de sua pesquisa, mas ressalta que a participação no evento já era, por si só, vantajosa para o desenvolvimento de seus estudos: “O evento tem sido extremamente satisfatório para mim, mesmo antes da premiação, pois tive a oportunidade de dialogar com diversos alunos do ensino médio sobre como se sentem nas aulas de Física. A proposta de integrar elementos da cultura visual no processo de ensino despertou o entusiasmo deles. Alguns, inclusive, trouxeram exemplos de situações em que essas integrações foram fundamentais para a melhor compreensão da ciência”.

Apenas 100 trabalhos são escolhidos para apresentação em pôster.

A Mept, maior evento acadêmico do IFFar, acontece anualmente e destaca-se por apresentar uma amostra diversificada da produção acadêmica e científica da instituição. Este ano, a programação contou com 100 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, expostos em formato de pôsteres por estudantes do IFFar e de outras instituições. Ao final do evento, os cinco melhores trabalhos em cada modalidade foram premiados.