2° Pit Stop da Criatividade promoveu um espaço de diálogo e integração no PPGCIC

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, o 2º Pit Stop da Criatividade, evento de autoavaliação e planejamento estratégico do Programa. O evento contou com uma série de atividades, incluindo palestras, apresentações, uma mostra de trabalhos técnicos e a aula inaugural do semestre. O 2º Pit Stop reuniu professores, discentes, egressos da Unipampa, além do público externo e convidados.

No primeiro dia, os docentes do PPGCIC Dra. Luciana Carvalho (PPGCIC/UFSM), Dr. Joel Guindani (PPGCIC/UFSM-FW) e Dr. Rafael Foletto (PPGCIC/UFSM-FW) apresentaram o Grupo Temático com os seguintes temas: “Trilhas possíveis da produção audiovisual na indústria criativa”, “Desinformação como ameaça à cidadania” e “Fluxos migratórios e saúde pública: perspectivas para o diálogo e a inclusão”.

A 8ª turma do PPGCIC apresentou os trabalhos desenvolvidos no componente curricular “Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa”, baseados nas 17 metas globais de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os projetos apresentados foram: Patrimônio Sãoborgense, Sustentabilidade em pática, Tekoha e MovimentAR.

Na sexta-feira, a programação do Pit Stop teve início com uma apresentação do PPGCIC, realizada pelo coordenador do Programa, professor Dr. Gabriel Feil. Em seguida, a professora Dra. Marina Prigol (PROPPI/Unipampa), coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação, a professora Dra. Francielli Cibin (PROPPI/Unipampa), chefe da Divisão de Pós-graduação, e o professor Dr. Valmor Rhoden, diretor do Campus São Borja, apresentaram as políticas de pós-graduação da Unipampa. O professor Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO) também compartilhou suas percepções sobre o PPGCIC. Entre os convidados, estiveram presentes representantes de outros programas de pós-graduação do Campus São Borja, como a professora Dra. Jaina Raqueli Pedersen (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social – PPGSSPS) e o professor Dr. Muriel Pinto (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – PPGPP).

O evento foi encerrado com a aula inaugural do 2º semestre de 2024 do PPGCIC, ministrada pelo professor Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO), coordenador dos Programas Profissionais da área de Comunicação, Informação e Museologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ele abordou o tema “A modalidade profissional na pós-graduação brasileira”, apresentando dados e perspectivas sobre o futuro dos programas profissionais no Brasil.

Durante o Pit Stop, ainda foi lançado o Volume 6 da Revista Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PPGCIC), que reúne os relatórios com os resultados obtidos nos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da 6ª turma do PPGCIC. A edição também inclui o Dossiê Criativo, espaço dedicado à publicação de produções científicas e técnicas, visando dar visibilidade às produções acadêmicas e de mercado dos egressos do PPGCIC.

Por fim, a discente Jazz Martinez e a egressa Milene Marchezan apresentaram seus projetos desenvolvidos no PD&I em 2023 e 2022, respectivamente. Milene, orientada pelo professor Dr. Joel Guindani, desenvolveu o guia prático para acessibilidade em produções audiovisuais intitulado Comunicação Acessível. Jazz, orientada pela professora Dra. Juliana Zanini Salbego, construiu a Nós, uma cartilha interdisciplinar voltada para o ensino de artes e ciências.

O Pit Stop da Criatividade é um evento realizado anualmente pelo PPGCIC, com o apoio de docentes e discentes. Seu objetivo é promover um espaço de reflexão sobre o Programa, reunindo pesquisadores, professores, discentes e interessados no desenvolvimento científico focado na criatividade e inovação. Além disso, o evento busca integrar e fomentar o diálogo acerca das pesquisas realizadas no PPGCIC, bem como avaliar o presente e planejar o futuro do Programa.

Siga-nos nas redes sociais para não perder a edição de 2025: Instagram e Facebook.  

 

Confira as fotos do 2° Pit Stop da Criatividade: