Mostra de PD&Is atrai alunos dos cursos de graduação da Unipampa

O programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja, realizou, entre os dias 14 e 21 de novembro, a Mostra de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&Is), no Hall do Campus I. Como parte da campanha de divulgação do processo seletivo para ingresso regular deste ano, que visa destacar a transformação pessoal e profissional impulsionada pela comunicação e criatividade, os egressos do Programa foram convidados a exporem o desenvolvimento de seus PD&Is. Ao total, cinco produtos de inovação foram expostos. 

A proposta da Mostra foi divulgar o que está sendo produzido no âmbito do PPGCIC, consolidando o compromisso de aproximar o Programa aos cursos de graduação da Unipampa. A iniciativa visa não apenas a apresentação de projetos inovadores, mas também a inspiração dos estudantes para enxergarem a comunicação como uma ferramenta transformadora de realidades.

Mostra de PD&Is aproximou o Programa dos cursos de graduação da Unipampa.

Durante a semana dedicada à Mostra, os estudantes puderam explorar a variedade de projetos que demonstram como a criatividade é trabalhada no PPGCIC. Os trabalhos expostos abrangeram as duas linhas de pesquisa: Comunicação como indústria criativa e Comunicação para indústria criativa. 

A participação ativa dos estudantes de graduação nas atividades propostas durante a Mostra foi fundamental para fortalecer os laços entre os diferentes níveis acadêmicos e promover a troca de experiências. 

Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar como a criatividade é desenvolvida no PPGCIC.

 

Confira os PD&Is expostos na Mostra:

Museus em redes: cultura, jornalismo e história. 

Desenvolvido pela egressa Nathalia Lopes e orientado pela Profa. Dra. Vivian de Carvalho Belochio, o projeto piloto foi uma franquia jornalística com atuação em múltiplas plataformas, na qual foram veiculadas notícias e conteúdos multimídia sobre os museus das cidades Alegrete e São Borja, localizadas na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

A iniciativa alcançou diversos públicos, como alunos de escolas públicas e outras instituições. Por meio do jornal impresso e das publicações online ampliou-se o número de informações sobre os museus públicos da Fronteira Oeste. 

Desgarrados – quatro décadas da canção.

Desenvolvido pelo egresso Matheus Bernardes e orientado pela Profª. Drª. Luciana Menezes Carvalho, é um webdocumentário polifônico e transmidiático sobre os 40 anos da canção “Desgarrados” de Sérgio Napp e Mário Barbará. Gravado nas cidades de Porto Alegre-RS e Uruguaiana-RS em outubro de 2021, o documentário conta com os depoimentos de Marlene Pastro, Victor Hugo, Luiz Carlos Borges, Neto Fagundes, Pirisca Grecco, Ayrton Patineti dos Anjos, Antônio Costaguta e a condução do jornalista Matheus Bernardes o documentário busca pelas falas desses representantes do meio artístico-cultural e imagens de arquivo a reflexão sobre a importância da música e seu significado, no passado, e 40 anos depois.

Pampa Tattoo

Websérie documental sobre prática profissional da tatuagem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, produzido por Bianca Obregon Fazion e orientado pela Profª. Drª Alciane Baccin. Buscou desenvolver um registro histórico e documental da tatuagem, refletindo sobre a prática enquanto forma de expressão e profissão, buscando contribuir para seu reconhecimento. A escolha de utilizar o formato websérie documental, se deu a partir da percepção da importância de pensarmos conteúdos jornalísticos criativos para as mídias sociais, buscando explorar as potencialidades que essa mídia oferece.

RELAÇÕES PÚBLICAS E GAMIFICATION

O projeto teve como objetivo geral desenvolver uma gamificação para a gestão de relacionamentos internos na indústria criativa, com objetivos específicos, como identificar falhas nos relacionamentos internos, mapear os perfis dos jogadores, idealizar, prototipar, testar e aplicar o jogo com os servidores do IFFar, e mensurar os resultados.

Desenvolvido por Anderson Lovato com orientação da Profa. Dra. Marcela Guimarães e Silva. A pesquisa resultou também na implementação de uma gamificação chamado “GamIFFar”, que teve como objetivo melhorar a comunicação interna e promover o desenvolvimento de habilidades entre os servidores de uma instituição de ensino. O jogo incluiu atividades que desafiaram os participantes a refletir sobre seus superpoderes (habilidades) e a promover a colaboração e a comunicação eficaz.

Comunicação acessível: um guia prático para acessibilidade em produções audiovisuais  

Milene Marchezan da Silva, com orientação do Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, desenvolveu o Guia Comunicação Acessível no formato de websérie, que trata sobre a temática da produção de audiovisual acessível. Tem o propósito de contribuir com a disseminação de conhecimento sobre a temática do audiovisual acessível, pensando em incentivar a produção de vídeos acessíveis e consequentemente diminuir as barreiras comunicacionais ao público cego e surdo.

O Guia Comunicação Acessível foi um produto pensado para os editores audiovisuais em geral, indivíduos que possivelmente pesquisam informações para este tipo de produção através de ferramentas de busca na internet, em sites que se relacionem à temática ou em vídeos com tutoriais no YouTube.