O Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) acaba de lançar o quarto volume da série de publicações Linguagem e Mercado. A série de e-books é fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea da Universidade que, neste volume, conta com a colaboração das professoras do PPGCIC Carmen Abreu e Marcela Guimarães em Silva, da mestranda Caroline Viana e do egresso do Programa e doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria, Fabio Frá Fernandes.
Este volume se propõe a ser o primeiro passo para a formação de uma rede internacional de pesquisa em torno de problemas do campo das indústrias e da economia criativa. O livro reúne 11 artigos assinados por 19 pesquisadores vinculados a 10 instituições e foi organizado pelo professor e pesquisador Juliano Domingues, coordenador do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Unicap.
A partir de distintas perspectivas, os trabalhos tratam de diferentes temas, articulando questões epistemológicas e metodológicas sobre a Comunicação e a economia criativa, com elementos sobre gestão estratégica e desenvolvimento, processos criativos, produção independente, animação, memória, patrimônio, audiovisual, cultura da participação, jornalismo e relações de trabalho.
Fabio e Marcela, com o artigo “Audiovisual e Memória Organizacional: os 60 anos do Ensino Superior no Noroeste Gaúcho“, tensionam o fenômeno dos produtos audiovisuais com as perspectivas teórico-metodológicas da memória e da comunicação organizacional. Por sua vez, Carmen e Caroline, no artigo “Patrimônio Histórico e Cultural: a memória do Brique da Vila Belga” articulam o fenômeno das indústrias criativas com as perspectivas da memória institucional como recurso para a preservação e valorização da história e da memória de organizações e instituições.
O livro pode ser acessado gratuitamente no portal da Editora Fi. No mesmo local, os volumes anteriores da coleção também podem ser conferidos.